19fev

Cronograma Capilar

   

Olá!

Você já ouviu falar em cronograma capilar? Provavelmente sim, porque essa é a nova febre que está rolando na internet.

E porque tem tanta blogueira falando disso? Porque o resultado é realmente animador e excelente para tratar os cabelos!

Estou fazendo há mais ou menos 1 mês e a melhora do meu cabelo é visível. Então vou explicar como funciona e os produtos que estou usando. Tenho certeza que você vai querer fazer também!

cronograma capilar

Um cabelo precisa de 3 coisas para ficar saudável, brilhante e bem tratado: hidratação (reposição hídrica), nutrição (reposição lipídica) e reconstrução (reposição protéica).

Sabendo disso, foi criado então o cronograma capilar, para que na mesma semana você reponha todas as substâncias necessárias para a manutenção de um cabelo bonito e saudável.

O nome cronograma é feito justamente porque é isso que é feito: um cronograma de todos os tratamentos que você vai fazer na semana para recuperá-los e mantê-los saudáveis.

Vamos entender agora como funciona cada uma dessas reposições.

Hidratação – reposição hídrica

A reposição hídrica serve para repor a água perdida dos fios, e essa reposição é que deixa o cabelo macio e maleável.

Ingredientes que fazem parte da hidratação: pantenol (Bepantol), vitaminas no geral (E, C, A, etc), semi di lino e mel.

Aqui não tem segredo nenhum, é só lavar o cabelo e usar a máscara de hidratação específica para reposição hídrica. Para melhores resultados, faça como especificado nesse post: Hidratação em casa como no salão!

Nutrição – reposição lipídica

A reposição lipídica é feita através de substâncias oleosas, que ajudam a segurar a água que você repôs na hidratação e nutre seu cabelo intensamente. Deixa o cabelo macio, brilhante e com frizz reduzido.

Ingredientes que fazem parte da nutrição: óleos 100% vegetais no geral (coco, abacate, argan, ojon, azeite, etc), manteiga de karitê, cacau e semente de uva

A nutrição pode ser feita de duas formas: Antes de lavar, como eu ensinei no post da Hidratação Pré-Shampoo ou na Hot Oil Argan,  ou lavar o cabelo normalmente e passar a máscara nutritiva após o shampoo.

Reconstrução – reposição protéica

Como o próprio nome diz, ajuda a repor as proteínas e são elas que ajudam a selar as escamas do cabelo, “segurando” a hidratação e a nutrição feita nos passos anteriores. O cabelo fica mais forte e com menos propensão a quebra.

Ingredientes que fazem parte da reconstrução: queratina, creatinina, cisteína, colágeno e produtos que oferecem reposição de massa capilar no geral.

A reconstrução pode ser feita através de cauterizações (aprenda a fazer uma Cauterização Caseira), queratinizações, reconstruções a frio, com uma máscara de reconstrução que contenha esses ingredientes acima citados ou até mesmo, com máscaras específicas de reposição de massa capilar.

O ideal para fazer o cronograma é ter um intervalo de pelo menos 1 dia entre uma lavagem e outra, para que o cabelo não resseque tanto com as lavagens frequentes e possa ter tempo para absorver bem as reposições que você vem fazendo.

Mas se você gosta de espaçar mais a lavagem, não tem problema. O importante mesmo é seguir a ordem em cada fase.

E como organizar o seu cronograma?

Vai depender muito do estado atual do seu cabelo. Se ele está extremamente danificado, você pode começar pela Fase 1, fazendo a  hidratação, nutrição e reconstrução toda semana, lavando-os 3 vezes por semana e seguindo essa regra:

Fase 1 – cabelos extremamente danificados

Dia 1: Hidratação

Dia 2: Nutrição

Dia 3: Reconstrução

Repita novamente os passos na outra semana.

É preciso apenas ter cuidado com o excesso de queratina que pode acabar quebrando o cabelo. Nesse caso, recomendo intercalar as máscaras de reconstrução. Exemplo, em uma semana use um produto com queratina e na outra, opte por alguma com aminoácidos ou colágeno.

Você pode ir fazendo seu cronograma dessa forma até perceber que seu cabelo está melhor. Quando isso acontecer, passe para a Fase 2, ou pode começar direto dessa fase caso seu cabelo não esteja tão danificado.

Fase 2 – cabelos danificados

Dia 1: Hidratação

Dia 2: Nutrição

Dia 3: Hidratação

Dia 4: Nutrição

Dia 5: Reconstrução

E depois, comece tudo de novo.

Nesse caso, como a reconstrução é feita só a cada 15 dias, não tem muito problema usar apenas a queratina.

O cabelo já está quase 100%  e você precisa manter a saúde dele ou está apenas levemente danificado? Faça da seguinte forma:

Fase 3 – cabelos levemente danificados e para a manutenção de cabelos que passam sempre por processos químicos como progressivas e tinturas.

Vá intercalando a hidratação e a nutrição e escolha um dia no mês para fazer a reconstrução, que será feita mensalmente.

Nessa fase você pode espaçar mais os tratamentos e lavar o cabelo normalmente com seu shampoo e condicionador nos intervalos. Pode, por exemplo, a cada duas lavagens “normais” fazer uma hidratação e intercalar com a nutrição. E claro, fazendo a reconstrução uma vez ao mês.

A frequências das lavagens, hidratações e nutrições vai ser estipulada por você, de acordo com a forma que seu cabelo está respondendo ao tratamento.

___________________________________________________________________________________________________

Para seguir o cronograma capilar tem que ser bem regrada e não ter preguiça de cuidar do cabelo, porque se você não seguir certinho o resultado pode não ser muito animador.

Mas se você fizer tudo direitinho, o cabelo vai ficando cada dia mais lindo bem tratado! Eu estou fazendo há um mês e meu cabelo é outro!

Segui exatamente a ordem especificada no post, começando na Fase 1 e no momento, estou na Fase 2 usando esses produtos (resenha nos links em azul):

Hidratação: Máscara Seda Pro Color, Máscara Wella Professionals Brilliance, Ampola Azul Alfaparf, Máscara Pantene Hidratação. Quando uso as máscaras da Seda e da Pantene, eu coloco uma colher de sopa de Bepantol Solução na mistura.

Nutrição: Hidratação Pré-Shampoo com Azeite de Oliva, Máscara AMO Yenzah, Hot Oil Argan com Óleo de Argan Yenzah, Óleo de Camélia InoarÓleo de Argan e Cártamo Bio Extratus, Novex Óleo de Ojon (resenha em breve).

Reconstrução: RMC Vermelho Amend, Máscara Absolut Repair, Máscara Fiberceutic, Cauterização Caseira, Máscara de Revitalização e Reposição de Massa Seda Pro-Natural.

Quando eu termino de tingir meu cabelo eu faço uma cauterização no mesmo dia, para selar bem as cutículas abertas pela coloração. Depois começo o cronograma na fase 2.

Informações importantes:

  • Comece o cronograma sempre nessa ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. O cabelo precisa estar bem nutrido e hidratado para receber as proteínas, por isso é importante seguir a ordem especificada.
  • Se você usa secador frequentemente, não esqueça de usar SEMPRE um bom protetor térmico.

A cada dia que passa meu cabelo está ficando mais recuperado e saudável! Recomento muito o cronograma capilar para quem acha que o cabelo não tem mais solução!

Você faz o cronograma capilar? Me conta o que achou e dá dicas do que fazer para deixar o cronograma mais completo! E se você ainda não faz, que tal começar a fazer e depois me contar o que achou? Vou aguardar! :D

Beijokas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Comments

  1. Anita says:

    Ai Manu, o mais difícil é separar as benditas máscaras! Sobretudo aqueles que se dizem estruturantes sabe, tem queratina, mas não se chamam de reconstrução. hahaha
    nunca tenho força de vontade pra fazer o procedimento um mês, mas amei a ideia de fazer essas fases pra quando o cabelo já está menos danificado. Depois mostra pra gente mais pra frente como anda seu tratamento ;) e principalmente se ajudo o cabelo a fixar a cor. Ando chorando com meu ruivo manu… :( depois que passei o dekap para mudar de tinta meu cabelo não segura nada, vc sabe se isso é normal?
    Beijãooo

    • Manu Alves says:

      Se tem queratina, é reconstrução!
      É só levar em consideração a fórmula. Se tiver vitaminas, pantenol, esse tipo de coisa, é hidratante. Se for a base de óleos, é de nutrição.
      Tenta comprar uma das opções que eu uso, aí fica mais fácil! :D
      Então, o cabelo quanto está muito danificado e poroso fica com as escamas abertas, e por isso que o fio tem dificuldade de segurar a cor.
      Por isso comecei o cronograma, pois desconfiava que era isso que estava fazendo meu cabelo desbotar tanto. Mas já faz 2 meses que tingi (vou retocar a cor na sexta), aí vou poder ver se isso melhorou depois do tratamento!
      Talvez seja isso que esteja causando o desbotamento do seu também! :(
      Aí eu falo aqui no blog! ;)

      Beijokas!

  2. Anita says:

    Ai Manu, você me entende! hahaha Vou esperar pelas suas resenhas ruivas então. desconfio que seja porosidade. vou tentar mesmo sua receita ai do cronograma para na próxima aplicação conferir se meu cabelo segura mais ;)
    beijão!!!! anita

    • Manu Alves says:

      Ruivas são como irmãs, sempre nos entendemos, haha!
      Eu percebi que tinha algo errado quando fiz um teste de mecha usando o Cobre do CKamura PURO no meu cabelo e ele simplesmente foi embora quando enxaguei!
      Por isso comecei o cronograma, e sinto ele bem melhor agora!
      Dá uma preguicinha mesmo fazer o cronograma, mas vale a pena!

      Beijokas!

  3. Carla says:

    Olá Manu, valeu pelas dicas…adorei!!! Manu, a máscara da hidratação pode ser a mesma para reconstrução ou vice versa?

    • Manu Alves says:

      De jeito nenhum! São tratamentos diferentes e produtos diferentes!
      No post do cronograma dá para entender melhor!

      Beijokas!

  4. Morgana says:

    Manu vc nao sabe o quanto suas postagens me ajudaram!! Muito obrigada pela atenção. Já dei início hj ao meu cronograma capilar, usei uma máscara hidratante da Lowel (alto impacto) que particularmente gosto muito. Queria saber se as ampolas de tratamento como por ex. a Powercell Repair Loreal Profissional podem substituir as máscaras hidratantes. Outra duvida, as máscaras a base de óleos (como a Nativa SPA Máscara Capilar de Tratamento Ultra Hidratante Monoï e Argan, o Boticário) fazem o mesmo efeito que os óleos vegetais usados isolados (como na Hidratação pré-shampo, como vc citou).
    Mais uma vez muito obrigada!!! beijaoo

    • Manu Alves says:

      Que bom que te ajudei Morgana!
      Então, a Powercell que eu saiba é reconstrutora, então pode ser usada normalmente mas na fase de reconstrução! A ampola azul da Alfaparf é minha preferida, e entra na fase de hidratação. Você pode substituir do jeito que você achar melhor, desde que elas se encaixem na fase correta!
      Serve sim, eu uso a de AMO da Yenzah (de óleo de macadâmia) e adoro! Mas sinceramente, eu acho que a pré shampoo um pouco melhor! Tenta usar com azeite uma vez pra você ver, é muito boa! Eu gosto de intercalar: uma vez eu faço a pré-shampoo e na outra, com máscara normal.

      Beijokas!

  5. Morgana says:

    Muito obrigada Manu, me ajudou bastante mesmo! Está de parabéns pelo blog. Tenha ctz que acaba de ganhar mais uma leitora assídua! Sucesso sempre!!
    Beijos

    • Manu Alves says:

      Que bom que gostou Morgana! Obrigada pelo carinho!
      Depois me conta se o tratamento tá dando certo!

      Beijokas!

  6. Camila says:

    Olá. Comecei o cronograma há uma semana e mesmo usando mascarás BBB (hidratação: Head e Shoulder – Nutrição: Elseve Nutrição 10x – Reconstrução: Nutrição Celular Acquaflora), já tenho sentido uma melhora significante no meu cabelo, pois no ano passado fiz muitos processos quimicos (Escova Definitiva Fox por 5 vezes – a louca do alisamento kkk) hoje tenho visto brilho, maciez e quase não caem mais fios.
    Super recomendo, mesmo que você não tenha tantas condições de ter mascaras profissionais, as de mercado também funcionam.

    • Manu Alves says:

      Olá Camila!
      Mas é isso mesmo! Fazendo o tratamento certinho, mesmo as máscaras mais baratas dão ótimos resultados!
      Se quiser melhorar mais ainda, acrescente Bepantol em alguma dessas máscaras!
      Tô louca por essa máscara da Head e Shoulders, dizem que é ótima! :D

      Beijokas!

  7. Michele Nunes says:

    Adorei, vou fazer, pois fiz mechas e meu cabelo está toooodo ressecado.

  8. Tatiane Tardin says:

    Vou fazer o possível pra seguir o cronograma, meu cabelo esta super fino e ressecado.
    Manu, você conhece a ampola de reconstrução da loreal absolut repair??
    Vou comprar a semi de lino aqui em Barreiras – já tem, rs.
    Vou esta aqui sempre agora. bj

    • Olá Tatiane!
      Conheço sim e já usei!
      Ela é ótima, mas eu achei que o resultado dela é exatamente igual ao da máscara Absolut Repair. Como tenho a máscara aqui, não compensa gastar mais com ampola já que são praticamente iguais!
      Mas pode usar que você vai adorar!
      A Semi di Lino é perfeita!

      Beijokas!

  9. Jucerlane Ramos says:

    Oi Manu, tô fazendo o cronograma , tem uma semana e já estou sentindo muita diferença…fico ainda em dúvida na diferença de nutrição e hidratação, ms estou me esforçando, ah e eu gostaria de saber o que faço para tirar a aparência de cabelo espigado….já sou leitora assidua, rsrsr.

    bjuu!!!

    • Jucerlane, com um mês de cronograma seu cabelo vai ficar outro! Espera só pra ver!
      Em relação a hidratação e nutrição, lembra que tudo que tem óleo é nutrição (árgan, coco, abacate, etc…)
      Agora, quando é vitamina (B5, ceramidas, Vitamina E e etc), é hidratação! ;)

      Beijokas!

  10. Eu tento fazer… faço cada etapa 1 vez por semana, mas confesso que as vezes furo algumas semanas =/
    Amei o sue cronograma e vou segui-lo :)

  11. Deixa de ser furona menina! Hahaha!
    Seguindo direitinho o resultado é excelente!
    Beijokas!

  12. pryscila says:

    Oi Manu, li uma vez o seu blog e virei fã…
    a cada lavagem é uma etapa?

    bjs

  13. Mary says:

    Oi Manu,

    Olha eu aqui de novo! Quero muito aderir ao cronograma capilar, mas tenho bastantes produtos aqui em casa e não consegui decifrar o que cada um seria nas etapas. Pode me ajudar?
    Bom de shampoo e condicionador eu tenho a linha Dove Hidratação Intensa (condicionador), Dove Reconstrução de Pontas Duplas (shampoo), Loreal Absolut Repair Neofribine (shampoo), Loreal Fiberceutic (condicionador) e Dove Brilho Therapy (condicionador).

    De máscaras eu tenho: Dove Pós Progressiva com com vital keratin, Dove Controle de Queda com trichazole ativo, Belladona Argan com Óleo de Argan + Silicone + Cisteína e Creme Thermo Cell Repair Amidocell Loreal.

    De tudo isso eu não sei onde encaixar cada um! Heheheehehheehhehe Sei que deve ser um saco responder perguntas estupidas, mas me dá uma luz por favor! ^^

    • Mary, shampoo e condicionador não entram nas definições de Cronograma Capilar, são só as máscaras!
      E só pra frisar, o Fiberceutic não é condicionador, e sim uma máscara de reconstrução.

      Para decifrar é fácil: tudo que é queratina é reconstrução, tudo o que é óleo e nutrição, e tudo o que sobra é hidratação.
      No caso das que você citou, A Belladona é Nutrição, Pós Progressiva Reconstrução e o Controle de Queda está me parecendo que é hidratação.
      O Thermo Cell Repair é finalizador e também não entra nas definições de cronograma.

      Beijokas!

  14. ME TIRA UMA DÚVIDA?
    passo shampoo normal, faço H , N ou R, de acordo com o dia e dps passo o condicionador? Quando usa shampoo anti resíduo. Peguei meu 13º e vou comprar as coisas pra começar; pra ser sincera meu cabelo está uma merda e eu preciso tratá-lo
    Valeu (=

  15. Eu tento fazer… faço cada etapa 1 vez por semana, mas confesso que as vezes furo algumas semanas =/
    Amei o sue cronograma e vou segui-lo :)

Speak Your Mind

*