Tudo sobre umectação capilar

Olá!

Eu fiz um post sobre umectação capilar aqui no blog uma vez, que chamei de Hidratação Pré-Shampoo.

Mas eu acho que o post não ficou tão completo e muita gente acessa aquele post sem saber que minha hidratação pré-shampoo nada mais que a própria umectação!

Na ocasião também acabei usando um óleo errado e uma leitora fofa me alertou nos comentários.

Por causa disso resolvi fazer um novo post, agora mais completo e com dicas especiais para que você possa fazer sua umectação capilar sem erros! 😉

umectação capilar

O que é a umectação capilar?

No post do Cronograma Capilar eu expliquei que o cabelo precisa de três coisas para que ele fique saudável: reconstrução, hidratação e nutrição.

A reconstrução repõe as proteínas perdidas no fio do cabelo, a hidratação repõe a água e a nutrição repõe os lipídios. Para maiores informações sobre o cronograma acesse esse post.

E onde entra a umectação? Como a umectação capilar é feita com óleos, ela faz parte da etapa de nutrição.

Para que ela serve?

Como falei anteriormente, a umectação capilar serve para repor os lipídios perdidos do fio do cabelo.

A umectação deixa o cabelo hidratado, macio, mais encorpado, com menos frizz, dá brilho e ajuda muito a melhorar aquelas pontinhas ressecadas.

Para que tipo de cabelo a umectação é indicada?

Não há nenhuma contraindicação à umectação capilar, ela pode ser feita em qualquer cabelo que esteja ressecado, principalmente se o cabelo não responde muito bem as hidratações feitas em casa com máscaras de hidratação.

É ideal apenas que se tome cuidado para não colocar óleo próximo a raiz do cabelo, para não deixar o cabelo oleoso.

Faça uma vez no seu cabelo e veja como ele vai reagir. Tem gente que ama a umectação e tem gente que odeia! Eu adoro!

Que tipo de óleo deve ser utilizado?

Você pode utilizar qualquer óleo de sua preferência, desde que ele seja 100% vegetal. Não use reparadores de pontas ou óleos de origem mineral, eles tem várias substâncias que ao invés de tratar o cabelo, podem prejudicar.

Para saber se o óleo é 100% vegetal basta olhar o rótulo e ver a composição do produto. Se tiver algo a mais do que o óleo indicado, ele não deve ser utilizado.

Os mais utilizados são: óleo de coco, rícino, argan, abacate, amêndoas, ojon, macadâmia, e etc. Todos esses óleos são encontrados facilmente em casas de produtos naturais ou casas de essências. Fiquem de olho: óleos de perfumaria na maioria esmagadora das vezes NÃO são naturais! Prefira comprar nesses lugares que citei! Na internet você também encontra várias lojas que comercializam os óleos 100% vegetais!

Um óleo muito utilizado para umectação e que traz bons resultados é o azeite de oliva, aquele mesmo que a gente usa na pizza! (ai que fome!). Mas é preciso que ele seja extra-virgem! E não se preocupe, depois que lavar o cabelo não fica com cheiro de salada! 😀

Como a umectação é feita?

Depois de escolher o óleo de sua preferência, passe sem dó mecha a mecha, até que todo o cabelo seja envolvido. Dê ênfase nas partes mais danificadas e ressecadas. Coloque uma touca plástica para que você não saia carimbando óleo em todo o lugar que encostar, hehe!

Tente ao máximo não deixar o óleo chegar perto da raiz, para não deixar o cabelo oleoso. Já existem alguns óleos que podem ser usados também para massagem no couro cabeludo, se o seu óleo for desse tipo, aí sim pode ser passado no cabelo inteiro!

O óleo vegetal pode e deve ser aplicado no couro cabeludo! Além de hidratar, ele vai nutrir o couro e estimular o crescimento dos fios e NÃO vai deixar o cabelo oleoso. 😉

 Duas horas já são o suficientes para conseguir bons resultados, mas quanto mais tempo você ficar com o óleo no cabelo, melhor.

Você pode passar o óleo de manhã e lavar só a noite, ou passar a noite, dormir e lavar só no dia seguinte. Eu já fiz de todas as formas e acho que a aplicação noturna é a melhor! Novamente, sugiro que testem e vejam qual é a melhor forma no cabelo de vocês!

Depois do tempo de ação, lave e condicione normalmente o seu cabelo com seus produtos de sempre. Para resultados ainda melhores, use uma máscara de reposição hídrica após a umectação. As máscaras de reposição hídrica costumam ser a base de pantenol (Oi Bepantol!), semi di lino, ceramidas, e etc.

Agora é só finalizar seu cabelo como de costume!

Quantas vezes por semana posso fazer a umectação capilar?

Isso vai depender de como seu cabelo vai reagir. Tem gente que faz umectação em toda a lavagem, tem gente que faz uma vez por semana, outros a cada 15 dias…

Tudo vai depender de como seu cabelo está e como ele vai ficar depois da umectação (se vai pesar, se ficou oleoso, se o cabelo reagiu bem, etc).

Quanto mais ressecado e danificado ele estiver, mais vezes você poderá fazer a umectação!

E você Manu, faz como?

Bom, eu não estou mais seguindo o cronograma capilar pois meu cabelo já está bem mais recuperado das agressões. Agora só preciso que ele cresça e toda a parte que era loira vá embora, aí terei meu cabelo saudável de novo.

Na verdade eu ainda meio que sigo, mas não tão certinho como antes. Eu continuo fazendo reconstruções, hidratações e nutrições, mas vou revezando conforme minha vontade, rsrs.

Eu faço umectação mais ou menos a cada 15 dias, ou quando percebo que as pontas do meu cabelo precisam de um “up” instantâneo.

Eu uso o óleo de coco na minha umectação, pois no meu cabelo achei que ele se saiu melhor que o azeite. Eu comprei numa casa de produtos naturais, e esse óleo é aquele que as pessoas tomam para emagrecer. Paguei algo em torno de R$25,00 e acho que compensa, pois dura bastante.

Como falei no tópico anterior, eu já usei de diversas formas mas a minha preferida é passar o óleo a noite e lavar no dia seguinte. Antigamente eu deixava só meia hora, mas depois que comecei a deixar mais tempo percebi que o resultado era melhor.  No meu cabelo a umectação responde muito bem, pois deixa meu cabelo mais lisinho, disciplinado, sem frizz e com bastante brilho!

Bom, acho que tirei todas as dúvidas de vocês sobre a umectação capilar, né? Mas se ainda restou alguma, por favor comentem no post que eu respondo! 😀

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Priscila (28/06/2014)

    Manu olha eu e minhas perguntinhas aqui de novo! 😛 hahaha
    Linda após fazer a umectação eu lavo normalmente com shampoo né, precisa utilizar uma mascara? e se precisar tem que ser nutritiva ou hidratante? Ou uso apenas shampoo e condicionador? bjus

    • Manu Alves (29/06/2014)

      Pode perguntar sempre que quiser Priscila!
      Então, tudo depende do seu cabelo! Eu sempre uso uma máscara de hidratação porque gosto mais assim, mas uma de nutrição também fica ótimo!
      Tem gente que prefere só condicionar depois porque acha que se usar máscara fica muito pesado, ou seja, vai de cada cabelo.
      Sugiro você testar cada dia de um jeito diferente: um dia só com condicionador, outro com máscara hidratante e outro com nutritiva e veja como seu cabelo fica melhor. E o shampoo se usa sempre!
      Beijokas!

    • Allyne (12/01/2017)

      Priscila após a umectação lava o cabelo até retirar o óleo que muitas vezes requerer duas lavagens com shampoo, após usa o condicionador.

  • Priscila (28/06/2014)

    Só mais uma perguntinha eu li que se fizer a umectação com azeite tem que ser “extra virgem” né! Porém li em uma reportagem que alguns azeites foram reprovados em uma pesquisa, alguns são virgens e outros são refinados ambos se passando por “extra virgem”. O azeite que eu tenho aqui em casa é o Borges e ele foi classificado como “virgem” posso ta usando ele no meu cabelo? Acho que por ser virgem não terá o mesmo resultado que um extra virgem né, mas também nao deve estragar né? O que vc acha? Ah qual marca vc usava? bjosssss :*

    • Manu Alves (29/06/2014)

      O ideal mesmo é usar o extra-virgem. Vi essa reportagem dos azeites reprovados, por isso que eu parei de usar azeite e comecei a usar óleo de coco pois esse eu sei que é 100% virgem!
      Estragar eu não acho que estraga, mas o resultado do extra virgem é melhor. Eu usava o Gallo, que eu sei que também foi reprovado!

      Beijokas!

  • Priscila (01/07/2014)

    obg Manu!! :*

  • Priscila (02/07/2014)

    Esqueci uma coisa, pode lavar o cabelo com agua morna ou somente fria? depois da umectação nao pode usar secador nem chapinha porque pode oxidar o componentes do azeite? Depois de quanto tempo posso usar calor no cabelo (secador e chapinha) seria só na proxima lavagem?? bjoss

    • Manu Alves (02/07/2014)

      Olá Priscila!
      Lava o cabelo normal, com água morna.
      E pode usar secador e chapinha normal, desde que você tem enxaguado bem e que use um bom protetor térmico!

      Beijokas!

  • Jussiara martins (19/06/2017)

    Eu fiz a minha com óleo de coco e azeite de oliva todos extra virgem é uma colherzinha de óleo de argan da INOAR gente vcs não tem noção como meu cabelo ficou sem volume parecendo que relaxei com brilho sedoso meu cabelo é Crespo dei prancha tá super liso amei mas como eles sem elasticidade precisando de reconstrução vou fazer essa umectação uma vez por semana😘

    • Manu Alves (21/06/2017)

      Pode fazer 1 vez por semana sim que seu cabelo vai adorar!
      Deixa de um dia pro outro que fica melhor ainda!
      Beijokas!

  • Melanie (21/07/2017)

    Meu cabelo é misto ,bem oleoso na raiz ai posso passar o oleo na raiz ?

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.