Enciclopédia do cabelo ruivo perfeito

Olá!

Eu participo de um grupo de ruivas no Facebook, onde eu e várias meninas dividimos informações sobre como conquistar um cabelo ruivo perfeito.

Esses dias eu publiquei lá uma série de dicas para tentar conseguir o tom de ruivo ideal e achei que deveria vir mostrar para vocês também.

Vai ajudar as meninas que estão começando na saga de chegar ao ruivo perfeito!

cabelo ruivo perfeito

Primeiramente vamos entender um pouco como funcionam as tinturas. O primeiro número que aparece é a altura do tom, que vai de 1 (Preto Azulado) até 10 (louro ultra claro). Quanto mais alta for sua tintura, mais claro seu cabelo vai ficar. As tinturas que imitam o ruivo natural geralmente vão de 6 até 9.

  1. Preto Azulado
  2. Preto
  3. Castanho Escuro
  4. Castanho Médio
  5. Castanho Claro
  6. Louro Escuro
  7. Louro Médio
  8. Louro Claro
  9. Louro Claríssimo
  10. Louro Ultra Claro

Os números que vem depois do ponto são os reflexos de cor. Para um ruivo natural geralmente são usados os finais .4 (acobreados).

  1. Acinzentado
  2. Pérola
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom
  8. Irisado

Quando as tinturas tem dois números após o ponto, significa que aquela tintura tem os dois reflexos. Exemplo: 8.34 – Louro Claro Dourado (3) Acobreado (4). Nesse caso como o 3 veio primeiro, significa que nessa mistura tem mais dourado que acobreado. Se fosse ao contrário, 8.43, a mistura teria mais acobreado que dourado.

Se os números após ao ponto são iguais, significa que aquela tintura tem um reflexo reforçado, ou seja, a cor é mais forte. Exemplo: 7.44 – Louro Médio Acobreado Intenso (ou Acobreado Extra).

OBS: As tinturas Igora Royal da Schwarzkopf seguem um padrão diferente desse que eu acabei de falar. Não sei todos, mas vou falar dos que são mais importantes para o nosso caso. O acobreado é equivalente ao 7, enquanto que o dourado é equivalente ao 5. A tintura 7.7 da Igora é equivalente ao 7.4 de outras marcas.

Algumas marcas trabalham com os reflexos já misturados, como o 9.43 e 8.34 Keune, 8.34 Majirel, 8.44 Truss e etc. Mas se você não encontrar, pode comprar as tinturas separadas e misturar.

Para conseguir uma tintura equivalente ao 8.34, basta fazer essa mistura:

  • 60% de 8.3 + 40% de 8.4

Para conseguir um 8.43, misture:

  • 60% de 8.4 + 40% de 8.3

Aí você pode subir ou descer o tom de acordo com o seu desejo. Eu já falei da minha mistura de 9.43 nesse post.

Ou você pode comprar um mix, que nada mais é que uma tintura com um reflexo puro, já pronto. A numeração dos mix começam com 0, o reflexo vem após o ponto.

Exemplo: Color Touch 0.34 (mix laranja), Color Perfect 0.43 (um ruivo que puxa mais pro cobre do que para o laranja), Keune 0.44 (Cobre Extra), Color Touch 0.33 (dourado).

Elas nunca devem ser usadas sozinhas, é preciso sempre misturar com uma tintura base.

Você deve acrescentar o mix na sua tintura para intensificar o reflexo desejado. A quantidade de mix varia de marca para marca e você pode saber quantidade certa lendo a bula do fabricante.

Agora que você já aprendeu TUDO sobre tons e tinturas, vamos as dicas:

1 – As tinturas podem ter o mesmo número, mas se forem de marcas diferentes costumam agir de formas diferentes. Um exemplo: A Keune geralmente abre mais que a Alfaparf, ou seja, costuma ficar um pouco mais clara. Já a 7.4 da Yamá é um laranja bem aberto enquanto que o 7.4 da Color Perfect é um acobreado super fechado. Então tome cuidado ao escolher a marca da sua tintura.

2– Não é porque a tinta daquela moça que você viu na internet ficou linda nela que vai ficar igual em você. Bases diferentes, tons diferentes.
Cada fio de cabelo é diferente e reage de formas diferentes em relação as tinturas. Então você pode ir em uma loja, comprar a tintura igual a que a Júlia Petit usa (que dizem as más línguas ser a 8.34 da Keune) e quando passar ficar totalmente diferente do cabelo dela.
Se você gostou do cabelo de alguém, o ideal é tentar descobrir como chegar lá com tinturas indicadas para o seu tipo de cabelo e conseguir o tom ideal.
Exemplo: Muita gente sabe que uma das minhas inspirações ruivas é a Júlia Thetinski. Ela usa a 8.4 da Keune, mas sei que meu cabelo não abre a cor com uma tintura 8. O que eu fiz? Investi em uma 9! Igual não ficou, mas pelo menos chegou perto no que diz respeito à altura do tom!

3 – Cada cabelo abre a cor de uma forma diferente, isso independente da cor original do seu fio. Tem cabelo castanho que clareia muito bem com uma água oxigenada de 20 volumes, enquanto outros podem necessitar de OX de 40. Seu cabelo pode ser naturalmente claro e não conseguir atingir um bom nível de clareamento, sendo necessário o uso de uma OX mais alta. Geralmente a gente já sabe como nosso cabelo reage de acordo com as tinturas. Se você ainda não sabe, o ideal é fazer testes de mechas com OX diferentes até encontrar aquela que faça você chegar no tom que você quer. Ou talvez partir para uma tintura mais clara (como eu, que tenho que usar uma 9).

4 – Alguns cabelos tendem a puxar para o cobre, outros puxam para o dourado, e isso pode ser importante na hora de tingir. Se o seu puxa para o dourado e você quer um ruivo dourado, talvez uma .4 sozinha já vai ficar bom (já que o fio já tem o dourado).
Se o cabelo puxa para o acobreado (a maioria dos castanhos puxa) e você quer um ruivo mais laranjinha, passar a uma .4 sozinha vai escurecer demais. Não adianta, se puxa pro cobre e quer laranjinha, você PRECISA do .3.
Lembram das cores primárias? Então, misturar vermelho (.4) com amarelo (.3), você vai ter o laranja! Já ensinei as misturinhas de tintura lá em cima!
Para saber para qual reflexo seu cabelo puxa, pegue uma mecha pequena e passe uma mistura de descolorante com OX de 20 e deixe por uns 10 ou 20 minutos. Se eu cabelo descolore primeiramente para o amarelo, seu fio puxa pro dourado. Se descolore pro laranja, puxa para o acobreado.

5 – Tinta não clareia tinta, pelo menos não de uma primeira vez. Dependendo do fio do cabelo e a cor que ele está, talvez seja impossível abrir só com tintura. Melhor partir logo para o Dekapcolor, é mais certeiro e você vai danificar menos.
Se o cabelo abre a cor com facilidade, aí talvez a tintura dê jeito, mas é mais ou menos umas 3 ou 4 tinturas, no cabelo inteiro, para que você consiga clarear.

6 – Tinturas de farmácia não são vilãs, mas é preciso tomar certo cuidado com elas. A maioria delas puxa para o vermelho, mas se você misturar uma tintura dourada a chance de conseguir um ruivo laranjinha aumenta.
Acontece em alguns casos da tintura de farmácia sozinha ficar um cobre lindo? Acontece, mas como falei lá em cima, os cabelos não reagem da mesma forma. Então não é porque a coleguinha usa a 77.44 da Koleston e fica laranjinha que o seu também vai ficar.
Tenta ela com uma .3 misturada e se ficar laranja demais, é fácil de corrigir. Se não usar um dourado e ficar muito vermelho, é mais difícil de consertar e vai ter que partir pro Dekapcolor ou descolorante.

7 – Vai partir pro ruivo? Começa com os tons mais claros logo e se não gostar, escurece depois. Se você escurecer de cara e não gostar, vai ser difícil clarear.

8 – Cabelos naturalmente escuros talvez precisem ser descoloridos para chegar ao ruivo natural, talvez não. Visite um cabeleireiro para que ele possa analisar e ver se o seu tom pode ser conseguido sem descoloração.

9 – Cabelos tingidos de cores escuras ou vermelhos intensos precisam passar por um descarrego de cor (aleluia!) antes de partir para o ruivo. Eu sempre sugiro o Dekapcolor, que não danifica o cabelo. Mas se ele não resolver infelizmente vai ser preciso descolorir. Para não danificar tanto comece com luzes e vá clareando aos poucos. E lembre-se que não precisa descolorir totalmente. O grau de descoloração ideal é aquele amarelado meio queimado, sabe? E saiba que a cor acobreada não vai pegar de primeira, pelos motivos que explicarei abaixo.

10 – Sair do loiro para o ruivo não é fácil como parece. O cabelo descolorido tem as escamas muito abertas e por isso não consegue segurar o novo pigmento acobreado da tintura ruiva. Então é necessário ter paciência e tingir várias vezes até o cabelo fixar bem a cor. Para entender melhor o drama, clique nos links abaixo e acompanhe a minha saga do loiro platinado para o ruivo:

cabelo ruivo perfeito: manu ruiva e loira

11 – Se você for adepta da progressiva, melhor fazer o procedimento antes da tintura ruiva. A química da progressiva costuma desbotar muito a cor do cabelo, e se você tingir antes todo seu trabalho (e dinheiro) vai embora pelo lavatório do seu cabeleireiro. Por isso é melhor fazer a progressiva, aguardar uns 15 dias e só depois tingir.

12 – Cabelo ruivo é mutante. Quando você tinge é uma cor, depois de 15 dias desbota e fica outra, muda no sol, na luz branca, na luz amarela, na sombra. Acostume-se para ver seu cabelo de diversas cores, haha!

13 – Justamente por essa mudança, a gente pode acabar tendo falsas esperanças sobre determinado tom. Você viu uma menina na internet com um ruivo laranjinha lindo e quer igual. Mas na maioria das vezes rola um aumento de saturação, configuração de câmera ou uma luz especial para que fique daquele jeito, sendo que na “vida real” é apenas mais um ruivo dourado normal como qualquer outro. Por isso não crie tanta expectativa com uma foto que você viu por aí, na maioria das vezes nem é a cor real! Vejam aqui embaixo o cabelo da Júlia Petit em várias luzes diferentes:

cabelo ruivo perfeito - julia petitMesma mulher, mesmo cabelo, mesma tintura!

Talvez você já esteja com o tom de cabelo ruivo perfeito na sua cabeça, você que ainda não percebeu! 😉

Dicas extras:

 – Quer aprender a tingir a sobrancelha para deixá-la mais harmoniosa e combinar com o seu novo cabelo ruivo? Leia o post: Como tingir as sobrancelhas?

 – Para ver uma seleção de ruivas lindas e se inspirar nos tons delas, veja: Top 5: Ruivas do Cinema

 – Para manter a saúde dos cabelos no processo de “ruivização” é importante tratar bastante o cabelo e o cronograma capilar é uma “mão no shampoo”: Cronograma Capilar

 – E para aprender a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo, leia: Prolongando a cor dos cabelos tingidos

Nossa, acho que nunca escrevi tanto assim na minha vida, haha!

Mas ACHO que tentei explicar ao máximo todos os detalhes para que você consiga conquistar o cabelo dos seus sonhos.

Mas você já sabe, né? Se por acaso restou alguma dúvida, é só comentar que eu tenho todo o prazer do mundo de te responder! 😀

Só peço por favor que não me peçam sugestões sobre qual tom é ideal para o seu tipo de pele. Para saber o tom ideal é preciso visitar um cabeleireiro para que ele lhe analise pessoalmente e indique o que é melhor (foi o que eu fiz).

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

119 comments

  1. Olá Manu!!

    Que post maravilhoso, heim?
    Super explicativo e didático!! Amei!
    Parabéns!!!!

    PS.: Lembra da tragédia no meu cabelo? (ficou acajú na raiz e o resto continuou meio dourado/acobreado D:) Então, já desbotou bastante a raiz (AMÉM), mas ainda tá um vermelho chato! =/ Como sobrou a 8.4 e a 7.45 da última coloração, to pensando em comprar a 8.3 e fazer uma mistura com as três! Nas seguintes proporções, é claro: 1/2 da 8.4 + 1/4 da 7.45 + 1/4 da 8.3.
    Acredito que assim eu consiga das uma igualada na cor ser alaranjar muito e nem ficar acajú. O que você acha?

    Beijo e se cuida! =*

    1. Olá Karen!
      Obrigada! 😀

      Se eu fosse você deixaria essa 7.45 de lado por um tempo! É ela que tá dando o reflexo acaju!
      Usa só 8.4 com 8.3, bem melhor!

      Beijokas!

  2. Manu amei o blog e estou pensando em retornar pra minha saga ruiva! 🙂

    Hoje estou com o cabelo num tom de borgonha, mantendo com shampoo colorante da L’oreal.

    Minha base é castanho bem escuro, mas eu já descolori, estava bem cobre, depois fui pro amora e passei preto em cima!
    Me ajuda pls!!
    Será que arrisco uma mistura pra voltar pro cobre em casa mesmo?

    Beijos

  3. Nossa adoreiiiii!!!
    Vou tentar fazer no meu, mas o meu cabelo é bem escuro, então acho que vou ter um poquinho de trabalho! kkkk
    Além do mais eu ja pintei ele varias vezes com o vermelho intenso, vermelho acobreado, coral, cereja, fúscia e outros…
    Mas seu post é ótimo, adoreiii!!!
    Bjuuss

  4. Boa noite! amei o post! muito bom, parabéns! haha. Eu já estou nessa luta ruiva faz uns 6 meses, mas como é minha cabelereira quem faz eu não sei nada. Única coisa que sei é minha tinta: Alfaparf 8.43 com OX de 40.
    Porém, tenho notado que a tinta não “pega” na minha parte inferior do cabelo.. isto é: na franja e perto da raiz fica super acobreado e laranjinha, como eu gosto. Mas na parte inferior (tenho um baita cabelão) parece que a tinta não fixa…

    o que tu me sugere para consertar isso (isto é: para deixar o cabelo igual? assim tá tão estranho).. ??? também to pensando em mudar pra igora royal 7.77, será que é uma boa idéia?

    obs: sou castanha-escuro e meu cabelo era virgem até então e nunca fiz outra tintura, nem progressiva, nem chapinha e nem secador de cabelo (deixo sempre secar ao natural).

    1. Que bom que gostou Cristiane!
      Então, isso pode acontecer por seu cabelo estar com excesso de pigmento. O meu acontece exatamente a mesma coisa e infelizmente não sei como resolver! 🙁

      Sobre trocar de tintura vai ser do seu gosto. Se você quiser escurecer um pouco pode tentar essa da Igora.

      Beijokas!

  5. Manu!
    post perfeito. sério!
    Talvez se eu tivesse lido esse post há uns anos atrás não teria sofrido tanto com o ruivo ao longo do tempo rsrs
    Parabéns flor. adoro o blog
    bjaoo
    anita

  6. Amei o post Manu! Super bem explicado e tirou muitas dúvidas que eu tinha. Pintei com a Yellow 8.4 há duas semanas (sábado, dia 18, pra ser mais exata) com ox 20 da mesma marca, no comprimento pegou legal, ficou linda, apaixonei, um cobre puro am♥r (mas nas duas primeiras lavagens ficou avermelhado), porque eu estava loira (base 8), mas a raiz, que é um castanho escuro, ficou marrom (tinha 4 dedos de raiz e uns malditos fios brancos ¬¬). Se eu usar uma ox de 30 na raiz consigo chegar mais perto da cor do comprimento, ou vou ter que apelar pra ox 40? Apesar de ter ficado uma cor linda, AINDA não é o que eu quero. Meu sonho é um laranjinha *-* Ruiva é um bixo indeciso mesmo, hein?

    1. Que bom Clíssia!
      Então, se você quer laranjinha tem que misturar com uma dourada, como falei no post.
      E se a raiz não tá abrindo, tente primeiro a de 30 e se não der, parta para a 40!

      Beijokas!

  7. Oi Manu!
    A cor do seu cabelo tá linda! Nossa, que diferença do loiro, né? Ficou muito lindo em vc.
    Viva as ruivas musas! \o/
    Vida longa aos fios ruivos.
    Beijo.

    1. Own, obrigada Julia!
      Ouvir isso de você é muito bom, já que é uma das minhas inspirações ruivas! 😀
      Obrigada mesmo! Viva as ruivas musas! \o/ Uhuuu!

      Beijokas!

  8. Manu, sua enciclopédia está ótima, serio !
    Estou ruiva há 9 meses, só q nunca passei do 8.4, só q aconteceu uma tragédia ruvia comigo, se vc puder me ajudar, ficarei mto emocionada. Ontem pintei meu cabelo com a 7.4 yellow, primeira vez q eu usei essa tinta e o resultado foi uma raiz ruiva linda de morrer, e o comprimento perto de um 5.4 ou 6.4 e as pontas, que estavam mais douradas, escureceram e ficaram sem brilho. Semana q vem, tenho um evento importante pra participar, e eu to super triste com esse cabelo de cores diferentes. O q vc me aconselha a fazer? Estou pensando num soap cap, fazer uma progressiva pra desbotar, ou um banho de brilho com o restinho de 7.4 q sobrou. O q vc acha melhor? o banho de brlho vai escureccerrr )):

    1. Oi Carol!
      Que bom que gostou!
      Olha só, eu te recomendo passar o Dekapcolor na área que tá escura (sem pegar a raiz), aí depois você tonaliza com o CKamura Cobre ou Conhaque.
      O soapcap danifica muito, o Dekapcolor é mais seguro!
      Acredito que um uso só do Dekap já vai igualar raiz e comprimento, aí você usa o CKamura só pra realçar o brilho! 😉

      Beijokas!

  9. Oi, Manu! Tudo bem?
    Adorei o post! Super completo e explicativo mesmo. E já me inscrevi no seu canal do youtube também.

    Gostaria de fazer um pedido… Você diz que faz tudo sozinha em casa, né? Então porque você não grava um vídeo pintando os cabelos, please?! Meu cabelo é comprido também e gostaria de aprender a pintar os cabelos em casa pra não depender sempre do salão.

    Obrigada!

    Beijos

    1. Que bom que gostou Emeline!
      Ai, eu fico tão feiosa tingindo meu cabelo, acho que teria vergonha de postar, hahaha!
      Até porque eu não sei se faço certo, na parte de trás eu vou tacando tinta e esfregando com a mão mesmo como se fosse um shampoo, não tem muito segredo!
      Por isso mesmo que eu acabo gastando mais tinta que o comum!

      Beijokas!

      1. Hahahaha, mas e quem é que fica bonita tingindo o cabelo?!
        Mas, tudo bem, Manuzinha… Que pena… O jeito é eu arriscar mesmo e ver no que vai dar, então. Imagino que a parte mais difícil seja a de trás mesmo. De qualquer forma, valeu pela dica! 😉

        Beijos!

          1. Ebaaaa! Tá bom, Manu! Só de você tentar já fico feliz, hehehe.
            Mas o post que você ensina é muito bom, obrigada! Já salvei aqui nos meus favoritos. 😉
            Beijão!

          2. É que realmente não tenho uma técnica, sabe?
            Na frente beleza, vou dividindo e passando na raiz bonitinho…mas atrás é uma bagunça só! hahaha!
            Tanto que gasto quase 2 tubos de tintura, sendo que no salão eu gastaria 1 só e olhe lá, rsrs

            Beijokas!

  10. Boa noite Manu, adoro suas dicas estou fazendo o cronograma capilar preparando meu cabelo para um bom tom de ruivo rs, ando pesquisando tons e produtos e achei um que me interessou, mas gostaria muito de saber se vc tem alguma referência pra me dar sobre ele. Segue abaixo nome e link do site onde encontrei. Por gentileza, me diga o que sabe sobre este produto, dependendo do que tiver para me dizer compro ele ou faço a mistura da Yellow que vc ensinou.
    Desde já muito obrigada pelo seu blog.
    Abraço.
    Coloração Crazy Color Laranja Tec Italy (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526154605-coloraco-crazy-color-laranja-tec-italy-_JM)

    1. Olá Eliza!
      Não conheço a tintura da Tec Italy, mas pelo que entendi esse é apenas um mix, que deve ser usado para reforçar uma cor e por isso tem que ser misturado com uma tintura base. No post eu explico melhor sobre os mix, dá uma olhadinha!

      Beijokas!

  11. Olá Manu!
    Sou nova no seu blog, conheci ele em seu canal do youtube, depois de assistir milhares de vídeos pesquisando sobre ruivos (rsrs). Sempre gostei de ruivos, mas nunca tive coragem de pintar. Até que no começo do ano criei coragem, meti a cara mesmo e fui, depois de me sentir bem mais segura assistindo seu vídeo ”Como conseguir o tom de ruivo natural” que esclareceu bastante as minhas dúvidas. Meu cabelo é virgem, castanho claro, e faço selagem a cada 6, 7 meses. Bem, fui comprar a tinta, procurando alguns tons que tinha pesquisado, mostrei uma foto com a cor que eu queria e a vendedora me indicou que usasse somente o 8.4 da alfaparf, achei meio estranho pois tinha visto que precisava misturar com outros tons e tals, mas segui a dica (o tom que quero é parecido com o da Marina Ruy Barbosa). Pintei, usei 2 caixinhas e meia pois meu cabelo é grande e muito volumoso, porem só pegou na raiz do meu cabelo (gostei da cor da raiz, mas queria que ficasse no cabelo todo) o restante do cabelo ficou só um pouco avermelhado.

    Uma semana antes de pintar eu fiz selagem… será que isso influenciou de alguma forma??
    Usei alfaparf 8.4, com OX 30 (não sendo da alfaparf), já fiz duas lavagens no cabelo e ele vai clareando a cada lavagem, mas puxando pro louro. Será que devo aumentar o volume da OX pra pegar no cabelo todo?? Devo misturar com uma outra cor?? Tô sem esperanças já :/ por favor, me dê uma luzzz!!! Rsss
    Um bj, e parabens.. seu blog é mára!! hahaha

    1. Olá Diacira!
      É bem comum o cabelo virgem não pegar a tintura de primeira! Como as cutículas de um cabelo natural são bem seladinhas, as vezes são necessárias mais aplicações da tintura para que o cabelo pegue bem a cor!
      Mas a selagem também pode ter influenciado, porque ela fecha tão bem a cutícula do fio que as vezes a tintura não consegue penetrar!
      Eu no seu lugar esperaria um pouco, para que a química da selagem fique mais suave e depois tingiria de novo. Talvez serão necessárias umas 3 tinturas no cabelo inteiro para pegar bem a cor.
      A raiz geralmente fica mesmo mais clara que o comprimento, é normal. Pra driblar isso você pode usar uma OX de 20 na raiz e OX de 30 nas pontas!
      Ou, se você quiser ainda mais claro, uma OX de 30 na raiz e uma de 40 nas pontas, só até a cor pegar bem. Depois você trata bastante e vai retocando só a raiz!
      Obrigada pelo carinho!

      Beijokas!

  12. Amei, você super me salvou, vi seu vídeo e tudo haha Será que você pode me dar uma opinião por gentileza? Então meu cabelo esta com tintura castanho escuro, pretendo descolorir chegar em um tom entre chocolate e castanho claro, depois misturar Keune 8.4 com color touch 0.34, queria um ruivo perto do seu com um reflexo laranjinha… Obrigada :))

    1. Olá Thayná!
      Se você quer um parecido com o meu, tenta usar a mesma tintura: 9.43 com 7.44 e usa o mix 0.34
      O 8.4 da Keune costuma escurecer um pouco!

      Beijokas!

  13. Olá,

    Meus cabelos estão em cima castanhos e embaixo loiro, como ficar Ruiva dessa forma???
    Me ajude,pleaseee. Beijocas.

  14. Oi Manu parabéns pelo blog e pelo cabelo lindo!
    Assisti seu vídeo e vi que você demorou pra fixar a cor nos cabelos pq era loiro. Poderia por favor me tirar umas duvidas???/
    1- Você conhece alguém que fez a pre pigmentação e deu certo?
    2- Para manter o ruivo qual tonalizante você usa?
    3- Alguma vez já passou a tinta com ox de 30 na raiz pra retocar e de 20 no comprimento e pontas para manter a cor???
    4- Pode me passar o link do vendedor do ebay?
    Muito obrigada

    1. Olá Lilian, obrigada!
      Não conheço ninguém que fez pré-pigmentação;
      Eu não tonalizo mais, mas antigamente usava o CKamura Conhaque, que o link está no post, e tintura fantasia, que tem post aqui no blog;
      Nunca passei tintura com ox diferente na raiz e pontas;
      O link do vendedor do Ebay está no post que falo da Keune, que está linkado aqui em cima!

      Beijokas!

  15. Muito obrigada por ter respondido, se voce nao tonaliza mais, o que faz pra manter a cor até o proximo retoque?

    1. Meu cabelo já fixou a tintura então não desbota mais.
      Assim, ele desbota um pouco, mas depois de uns 15 dias ele para de desbotar e continua com o mesmo tom, que particularmente é o que eu mais gosto.
      Então não tonalizo mais! 😉

      Beijokas!

  16. Oi, Manu!! Primeiramente, queria te agradecer MUITO pelo post e pelo vídeo. Vc não tem IDEIA do quanto vc me ajudou e do quanto esclareceu um monte de coisas para mim (e acredito que pra muitas outras meninas tb haha)! Então, eu estou um pouco chateada com o que aconteceu com meu cabelo (nada mt grave, entretanto), então vou tentar te explicar bem rapidinho. Essa foi a primeira vez que pintei meu cabelo; ele era “virgem”, mas tinha um restinho de progressiva que eu tinha feito nele. E eu tinha só as pontas descoloridas. Tirando isso, no comprimento inteiro e na raiz, ele não tinha tintura alguma. Mas enfim, eu resolvi pintá-lo com a Igora 7.77, usando uma OX de 30. A cor ficou linda no primeiro dia. Pegou beeem na raiz e na parte que estava descolorida. Ficou com uma cor bem legal mesmo. Porém, eu percebi que no comprimento, não pegou mt bem. E fiquei chateada e ao ver que tinha puxado para um tom mais castanho, que era exatamente o que eu temia que acontecesse. Eu lavei meu cabelo 2 vezes até agora, e ele está na mesma situação… Está clarinho na raiz e nas pontas, mas no comprimento está praticamente castanho. Eu cheguei à conclusão de que esse não era bem o tom que eu queria, pq pra pegar nele todo, acredito que eu tenha que usar um tom mais claro. Eu estava pensando em botar um 8.7 da igora ou um 7.4 de outra marca, ou qualquer outra numeração que equivalha ao 8.7 que eu disse. Quero um acobreado mais puxado pro laranjinha, sabe? Não precisa ser nem dourado. Queria aquele “ruivo natural laranjinha”. Haha O problema é que eu não tenho a mínima experiência com esse tipo de coisa, então fiquei em dúvida se eu uso a mesma tinta que estou agora (igora 7.77), pq eu tenho uma “extra” aqui em casa que acabei comprando da ultima vez, ou se eu compro a outra tinta mais clara, equivalente à 8.7 que eu disse (isso SE esse realmente for o tom que deixaria meu cabelo ruivo natural laranjinha, né… Pq eu realmente não tenho muita noção dessas coisas). Mas a minha maior dúvida é a seguinte: no caso de eu passar uma tintura mais clara do que a que está no meu cabelo agora (7.77), basta eu usar uma ox de 30 com a nova tintura e aplicar no cabelo? Tipo, pra mudar de “tom”, basta fazer isso? Ou tenho que fazer alguma coisa mais complexa? Eu fiquei com essa dúvida, e realmente não sei qual seria a melhor opção. Só sei que eu quero deixar meu cabelo bem mais laranjinha do que ele está atualmente, pous, como eu disse, ele está castanho no comprimento. :/ Mas enfim, eu agradeço desde já, Manu! Vc é uma fofa e super simpática! <3

    1. Ai desculpa! Ali em cima, eu quis falar que estava em dúvida se usava a Igora 7.77 com OX de 40 ou se seria preferível eu comprar uma tinta com um tom mais claro (tipo a 8.7) com uma OX de 30 (ou menos, talvez) para passar no meu cabelo e ficar com o tom próximo do que eu queria (que é um mais laranjinha). Mas eu nem sei se a 8.7 deixaria ele assim. Acho que talvez ficaria um acobreado bem clarinho, mas sem estar puxado pro laranjinha, né? Ai, agora não sei. Haha Preciso muuuito da sua ajuda pra responder todas essas minhas perguntas, Manu. 🙁 Vc vai salvar minha vida, pq um dos meus sonhos (sério) sempre foi ser ruiva.

      1. Se a intenção é um ruivo mais claro, seria melhor usar um 8.77 com ox de 30.
        Mas como falei, não é a altura do tom que deixa laranja, e sim a mistura de cobre com dourado.
        Você pode usar tanto a 7.77 como a 8.77, mas precisa ou de um mix laranja ou misturar alguma dessas com uma tintura dourada (da Igora é a 8.5) para deixar laranjinha.

        Beijokas!

    2. Olá Bruna!
      Obrigada pelo carinho!
      Como seu cabelo era virgem antes, depois que esse 7.77 desbotar acredito que outra mais clara vai pegar sem problemas.
      Sobre passar essa novamente ou uma 8.77 vai depender realmente se essa é a cor que você quer. As duas deixam um ruivo bonito, só que o 7 é mais escuro e o 8 mais claro.
      E para deixar a cor mais uniforme da próxima vez, comece tingindo primeiro pelo comprimento, deixe agir uns 10 minutos e depois passe na raiz.
      Para ficar puxado pro laranja é e necessário usar algo de dourado, pois como disse no post para ficar laranjinha é preciso misturar vermelho (que nesse caso seria o cobre) e dourado. Essas duas da Igora só tem cobre, que na maioria das vezes vai dar um cobre profundo como resultado, e não laranjinha.
      Você pode tentar usar um mix laranja na sua tintura atual, como o 0.34 da Color Touch, ou fazer alguma mistura de 8.7 com 8.5 da Igora, usando algumas das proporções que expliquei no post.

      Beijokas!

  17. Oiiii Manu!!!!
    Queria fazer uma perguntinha básica kkk, já me disseram que pintar a sobrancelha com tinta permanente( c/amônia e ox) faz cair o pelo. é verdade???? meu cabelo ta ruivo e passo hena na minha sobrancelha as vezes, mas fica um tom mais escuro que o cabelo, eu queria um tom quente, mas to com medo de pintar com tinta!! bjussssss :*

  18. Olá tudo bom
    Então minha saga ruiva começou a uns dois meses e decide ficar ruiva também
    Adorei seu blog e todas as dicas me ajudaram bastante , eu pintei meu cabelo com a alfaparf 8.4 e ox 30 ficou muito legal detalhe meu cabelo era castanho escuro bem escuro eu descolori e hidratei muito para consegui chegar na cor que quero uma luta.

  19. Primeira vez que visitei seu blog e adorei. Há uns dois meses e meio mais ou menos eu resolvi ficar ruiva e comecei com o acaju porque estava sem coragem, logo depois eu mudei pra 6.20 violeta que é do salão que e pinto, mas eu queria mudar de novo porque me agrada só nos primeiros dias que eu pinto e quando começa a desbotar eu fico chateada por não achar essa tinta na farmácia ou em outras lojas e isso me prende muito a ficar indo no salão todo mês pra retocar a raiz. Queria muuuuito uma ajuda pra acertar num tom “ruivo escuro” e com essas mudanças quem sabe vou criando coragem pra no final do ano ficar ruivissima acobreada!! beijos e parabéns pelo sucesso!

  20. Boa noite Manu !

    Amei seu post! Meu ajuda , por favor… Usei o 7.77 da Igora com Ox 30, meu cabelo não chegou a ficar ruivo laranjinha, ficou um tom como o da Julianne More, só que nas pontas, um tom mais escuro, já faz 20 dias que pintei. Em casa ainda tenho uns 3 tubos da Igora 7.77. Será que se eu passar novamente consigo um tom mais laranjinha ? O que vc sugere ? Ou faço alguma mistura do 7.77 com outra ?

    Obrigada, Bjo…

  21. Olá, eu uso Majirel 8.34 há um tempo, mas ele puxa mais para o dourado, e eu gostaria de mais pra acobreado. Você me recomenda alguma tinta p eu usar, ou misturar com essa?

    1. Elis, acho que você pode tentar duas coisas:
      Usar um mix, como o 0.44, que vai reforçar esse cobre que você quer, ou misturar com a 7.4 da mesma marca, meio a meio!

      Beijokas!

  22. Oi manu!

    Me ajuda?
    Tava cheia de luzes mas enjoei, ai pintei com 7.3 da koleston, mas to achando uma cor meio sem graça e tava querendo mudar pro ruivo. Rsrs
    Eu consigo fazer isso com essa cor q eu pintei?
    Consigo fazer nesse primeiro momento sem tinta? Meu cabelo ta bem seco por causa das luzes anteriores e da koleston q é bem forte.
    Achei uma color touch 7.43, o q vc acha? Ou daria certo com keraton ou esse do Celso kamura?

    1. Lyssa, depende do tom de ruivo que você quer.
      Teria que fazer um teste de mecha pra ver se a tintura alcança o tom que você deseja.
      Sobre o tonalizante, vai depender da cor que ele está. Se estiver escuro o tonalizante só vai dar os reflexos.
      E aí tanto faz ser com o CKamura ou com Color Touch. O Color Touch fixa um pouco mais.

      Beijokas!

  23. Brigadu manu!
    Vou esperar e fazer o teste de mecha com tinta mesmo. Vai q o tonalizante só da reflexos e eu gasto dinheiro a toa…
    Beijus e brigada d novo! 🙂

  24. Oi manu!
    Segui sua dica e passei a 744 ( nao achei 74, esgotou em todos os lugares) com ox de 30. Ficou ótimo! !
    So q onde tava loiro parece q a tinta nao pega direito, um saco isso né? Aff…

    Vou pra praia no ano novo e espero q minha nova cor nao fique toda na agua. Kkkkkk

    Bjs e obrigada!!!

    1. Que bom!
      Onde tá loiro demora mesmo pra pegar, não se preocupa que é assim mesmo!
      E não querendo te assustar, mas existe um risco grande do mar levar sua cor, hahah!
      Caso aconteça, quando voltar tonaliza com CKamura Conhaque!

      Beijokas!

  25. Manu, ja levou! Kkkkk
    Um banho e a raiz ta linda e a parte loira ta tosca. Kkkkkk
    Ja to atrás desse c.kamura pra ontem!

    Beijus
    Ps: seu cabelo ficou lindo q vi no face e comentei. *.*

    1. É um saco isso né?
      Também sofri a primeira vez que fiquei ruiva, mas o CKamura salva!
      Se não encontrar, tenta o Keraton Cobre, também é ótimo!

      Obrigada! :* :* :*

      Beijokas!

  26. Olá, Manu.. Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo seu post didático, amei cada explicação

    Preciso de um help, estou tentando entrar para o “clube das ruivas”, porém eu era loira platinada e como você havia dito no porto acima é bem complicado da tonta penetrar nos fios. Bom, como sou apressada usei uma tinta 7.43 e adivinha? Ficou beeeem … Beeem desbotado. Queria comprar alguns desses tonalizantes, mas ainda não sei qual.. Estava pensando em um 8.43 ou 8.34 não sei bem, meu cabelo ta meio rosa nas pontas, pois ele era cinza. Ai vem minha pergunta: – Será que pega essa coloração no meu cabelo?

    Help me, please.
    Beijos e obrigada pelo post.

    1. Que bom que gostou Lais!
      Não entendi sua pergunta, primeiro você disse que queria usar um tonalizante e depois perguntou se a coloração iria pegar no seu cabelo. São produtos diferentes, hehe.
      O 8.43 ou 8.34 são colorações, mas não tenho como saber se a cor vai pegar no seu cabelo pois cada fio é diferente e você só vai saber testando.
      O cabelo loiro demora um pouco até fixar a cor então você terá que usar várias tinturas até chegar no tom ideal, como eu fiz. 😉

      Beijokas!

  27. Oi Manu, pode me ajudar com o meu drama?
    Eu tava num ruivo mais escuro e fiz um soap cap pra subir um pouco a base. Meu cabelo ficou laranja com 15 minutos da misturinha. Eu achei que abriu legal mas a cor tá bem artificial e estou preocupada com a tinta que devo comprar, tenho medo que fique uma cor fantasia. Eu consigo aqui na minha cidade das marcas majirel, igora, color perfect e evolution e gostaria de um ruivo 7.44. Tem alguma indicação da tinta, como cada uma reage, qual ficaria boa?

    1. Olá Luci!
      Eu gosto muito da 7.4 da Majirel, que inclusive é minha cor atual!
      Joga Majirel na busca aqui do blog que você vai achar o post sobre ela. Fica um ruivo muito bonito e natural.
      A 7.44 só tem da Keune, então acho que você não vai encontrar, por isso te sugeri a 7.4. Tem a 7.77 da Igora (que é equivalente a um 7.44) mas ela costuma deixar um pouco mais avermelhada. Não te recomendo a Color Perfect e nem a Evolution Alfaparf porque elas escurecem muito!
      Eu usei a Majirel com ox de 30 e achei que ficou numa cor boa, acredito que você também deverá usar com ox de 30!

      Beijokas!

  28. Obrigada gata!! Só mais uma coisinha!
    Segui sua dica e comprei a majirel 7.4, a ox de 30, e um mix vermelho pra misturar bem pouquinho, porque gosto do toque avermelhado.
    Eis a questão, eu estou com a raiz (louro escuro) crescida um dedo. O que posso fazer na hora de pintar que iguale a cor com o resto do cabelo, que está laranja? Se eu fizer a mistura e pintar primeiro a raiz, deixar um pouquinho a mais que o resto do cabelo, vai ficar igual? Ou vou precisar usar ox de mais volumes na raiz, daí vai complicar nas proporções por causa do mix, né? O que eu faço?

    1. Depende de como seu cabelo reage, Luci.
      Se a diferença entre raiz e pontas for muito grande talvez seja necessário usar uma ox diferente na raiz e outra nas pontas.
      Se não for muita diferença, é só passar na raiz primeiro e depois de um tempo jogar para as pontas.
      O ideal é você fazer um teste de mecha pra saber qual a melhor forma!

      Beijokas!

  29. Manu,

    Estou acompanhando seus post sobre o ruivo perfeito.
    Eu quero meu cabelo ruivo laranjinha, mas todas as cores que estou passando está puxando para o vermelho (cor que não gosto nada, nada).

    Ontem mesmo tingi meus cabelo passei Alfa Parf Evolution 8.4 e 8.3 com OX de 30, mas não ficou a cor que eu quero, e também não pegou nas pontas do meu cabelo (tipo quando coloco as pontas perto da raiz existe uma diferença nítida).

    Por favor Manu me ajuda, como faço para meu cabelo ficar laranjinha.

    beijossss

    1. Que cor está o seu cabelo, Giseli?
      Um ruivo laranjinha precisa de uma base bem clara.
      E uma mistura que geralmente dá certo (desde que a base do cabelo esteja clara) é o 9.4 e 9.3 da Yellow com mix 0.34 da Color Touch, com ox de 30.
      Se suas pontas não estão pegando você precisa começar a tingir por elas. Passe a tintura no comprimento, aguarde uns 15 minutos e só depois passe na raiz.

      Beijokas!

  30. Manu estou pensando em passar 7.4+8.3 com ox 20vol. Da igora meu cabelo está loiro no comprimento de luzes e a raiz virgem loiro médio eu axo…será que vai fica bom pois não quero vermelho e nem laranja

  31. Eu AMEI! Perfeita explicação, tirou TODAS as minhas dúvidas! E talvez eu realmente esteja com o tom que sempre quis e não percebo porque to sempre achando castanho. Não gosto muito claro, gosto mais cobre, mas na segunda semana já está outra cor, realmente. Enfim… seguindo na eterna busca do ruivo perfeito!

    1. Que bom que gostou Nanda!
      Cegueira ruiva passa, viu? Depois de um tempo você acostuma e vê que seu cabelo tá do tom que você sempre quis!

      Beijokas!

  32. Oii adorei suas super dicas. Eu estou atualmente usando a 8.4 yama + ox 30. Mais eu gostaria de estar mudando para igora. Posso usar a 8.77 + ox 30 sem medo de manchar? Não queria q ele ficasse mais escuro. Só queria manter a cor. Mais a igora é melhor q yama por isso quero mudar haha

  33. Oi Manu,

    Meu cabelo natural é castanho claro. Na minha primeira coloração para o ruivo utilizei a tina 7.4 da Majirel com ox 20. O comprimento do cambelo não pegou e eu tive que tingir de novo com uma tinta 8.4 da igona. No final, meu cabelo ficou um chocolate acobreado. Estou agora partindo para o retoque de raiz e desejo colorir meu cabelo de novo para que pegue melhor o louro acobreado. Estou entre duas opções. Mas desejo saber se elas irão funcionar de maneira semelhante, qual danifica mais o cabelo ou qual pode abrir mais a cor. Estou entre, usar a Majirel 7.4 com ox 30, ou keune/maijerel 8.4 com ox 20. Tenho o receio da tinta ainda não pegar bem, mas também não quero que fique laranja, desejo basicamente o cobre mesmo.

  34. Que saga sem fim a minha rs. Eu ainda não estou plenamente satisfeita com meu ruivo. Quero uma pitada de vermelho, mais vibrante. Vou mudar de cabeleireiro. Encontrei uma em minha cidade que pelos ruivos que faz, parece ser a expert aqui. Recebo elogios do meu ruivo, mas não estou satisfeita. Difícil mesmo encontrar um ruivo que satisfaça. Eu já estou achando que vou viver em constante busca, rs.

  35. Oi Manu, tudo bem ?

    Faz 1 mês que resolvi me tornar ruiva, rsss , comecei com 7.77 igora + ox 30.
    Minha base (natural) é um louro claro / médio…

    Queria abrir só mais um pouquinhoo tom, você acha que o 8.77 igora + ox 30 me ajudaria ? Meu cabelo não é tão fino, digamos que é de espessura média, abre com facilidade … o que acha ?

    OBS: Quero que fique bonito mesmo desbotado, pois com a 7.77 lavo todos os dias, já faz 1 mês que apliquei e a cor tá bonita, natural 🙂

      1. \o/ obrigadaaaa Manu, sim tingi somente 1 vez, mas to com a tal “cegueira ruiva” parece que está escuro ainda sabe….rsssss queria um pouco mais aberto…rsss

  36. Oi Manu, achei ótima suas explicações. Estou querendo pintar meu cabelo de ruivo. Nunca pintei, nem usei tonalizante. Meu cabelo tem mistura da cor natural de castanho médio e claro. Então estou na dúvida qual marca de tinta usar e qual ox 20 ou 30?Gostaria de chegar no tom da Marina Ruy Barbosa. Então, pesquisando vi que a Majirel 8.34 ou a mistura da Igora 9.7 e 8.77 dê certo, utilizando ox 30. O que você acha? Obrigada

  37. Ola linda, entao meu cabelo esta virgem e na altura de um 7.1 e eu eu quero ele na altura de um 8.43 entao comprei a majirel e uma ox de 30 e fiz o teste de mecha 2 vezes. O primeiro teste não clareou muito e ficou apenas um reflexo acobreado e no segundo a raiz clareou e atingiu o tão sonhado 8.43 mas as pontas deram uma leve clareada… Como eu devo pintar pra o cabelo nao ficar com a raiz mais clara? Sugere alguma outra tinta? Eu comprei tambem o banho de brilho keraton cobre eu devo aplica-lo logo apos a primeira coloração ou esperar ele clarear e atingir o tom que eu quero e desbotar um pouco? Ele ajuda a clarear?
    Agora sobre a Henna alguns sites dizem que ela hidrata os cabelos e alguns dizem que resseca e quebra… Vc acha uma opção legal?

    Desculpa pelo turbilhão de perguntas mas eu estou muito confusa e com um pouco de medo do meu cabelo ficar com uma cor feia :/ mas muito empolgada pra pintar *-*. Amo o jeito que você explica então espero que vc responda <3

    1. Olá Larissa!
      Você deve começar a tingir pelas pontas! Primeiro passa nas pontas, deixa agir por uns 20 minutos, depois na raiz e deixa agir por mais uns 30, aí fica tudo uniforme! Você usou com ox de 30?
      O Keraton pode ser aplicado quando você quiser, logo após tingir, caso tenha achado que não ficou tão ruivinho, ou quando desbotar. Ele não clareia os fios.
      A henna é ótima, porém ela só pega em cabelos previamente claros. Que eu saiba ela só hidrata e não danifica os fios, mas como falei, o cabelo precisa estar bem claro pra pegar.
      Beijokas!

  38. Olá linda meu cabelo natural é o loiro medio, fiz luzes nele todo. Cansada do loiro resolvi passar o 7.46 porém ele ficou mto vermelho. Queria um tom da Marina Ruy Barbosa, posso passar um 8.43 por cima? Ahh pelo fato da minha raiz tá virgem o 7.46 ficou mais forte na raiz doq nas pontas., Gostaria que me ajudasse nosso tbm. Obg

    1. Lah, se você passar o 8.43 por cima agora não vai adiantar muito, porque tinta não clareia tinta.
      No seu caso eu usaria o Dekapcolor antes pra tirar esse 7.46 e só depois usaria o 8.43 ou 8.34!
      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *