26mar

Tingindo os cabelos em casa!

   

Olá!

Muitas pessoas me perguntam como que eu faço para retocar a raiz do meu cabelo sozinha, então eu resolvi fazer um post explicando como eu faço, para verem que é super fácil e qualquer um também pode fazer!

Você vai precisar de:

  • A tintura (óbvio, né?)
  • Um recipiente plástico (o metálico pode alterar a química da tintura)
  • Um pincel aplicador de tintura
  • Luvas de proteção
  • Pente ou escova
  • Prendedores de cabelo de plástico
  • Um relógio para marcar o tempo de ação da tintura

Depois de ter organizado tudo o que é preciso, vamos começar a preparação:

  1. Coloque as luvas de proteção. Naqueles kits de perfumaria geralmente já vem com a luva, mas nas tinturas que tem apenas o tubinho não vem. Você pode comprar um pacote de luvas descartáveis nas perfumarias, é super baratinho e vem um monte!
  2. Antes de misturar a tintura, verifique no tubinho o número da coloração e veja se realmente é a cor indicada na caixinha. Já vi casos em que o tubo veio trocado com a coloração errada, causando um grande estrago! Então é sempre melhor prevenir!
  3. No recipiente plástico, coloque todo o conteúdo do tubo de tinta com a quantidade de água oxigenada indicada na bula e misture bem, utilizando o próprio pincel. Misture bem até que a mistura formada se torne homogênea.
  4. Penteie bem os cabelos para que não fique nenhum nó e divida-o em 4 partes: primeiramente seguindo a linha central do cabelo, dividindo-o em duas partes: direita e esquerda. Depois, divida seu cabelo em uma linha que vai de uma orelha até a outra em mais duas partes: frente e trás. Prenda cada parte com um prendedor.
  5. Geralmente começa-se a tingir o cabelo pela nuca, mas como eu faço sozinha para mim fica mais fácil começar pela frente, e é assim que eu faço. Faça do jeito que você achar melhor!

Agora, vamos para a aplicação:

  1. Se for tingir o cabelo inteiro: Com o uso do cabo do pincel (que já é fininho justamente para isso), separe pequenas mechas do cabelo e passe a tintura desde a raiz até as pontas, tomando o cuidado para que todos os fios recebam a tintura. Vá fazendo isso em todas as mechas até todo o cabelo tenha recebido a coloração.
  2. Se for retocar a raiz: Separe mechas finas como falei aqui em cima, mas passe a tintura apenas na parte crescida do seu cabelo. Principalmente no caso dos cabelos loiros, isso é importante para que sue cabelo não estrague por excesso de tintura, por isso passe apenas na raiz. Faça isso em todo o cabelo.
  3. Geralmente a parte de trás é bem complicada, pois não dá para ver aonde estamos passando a tintura. Vá separando as mechas como fez na frente e passe a tintura normalmente, pois geralmente você vai conseguir sentir onde a tintura foi passada (vai sentir o cabelo molhado).
  4. Depois, esfregue bem com a ponta dos dedos toda a região da cabeça, para que todas as partes do cabelo recebam a tintura. Para ter certeza que todo o cabelo recebeu a coloração, utilize um espelho de frente para o outro e veja se a parte de trás da cabeça está toda coberta com a tintura. Separe os fios com os dedos até constatar que a tinta pegou em todos os lugares.
  5. Aguarde o tempo de ação indicado na bula da tintura. Respeite o tempo de ação e não retire antes e nem após o indicado. Se retirar antes a tintura pode não colorir corretamente e se deixar mais tempo, além de não fazer diferença na coloração você pode danificar os seus fios. Deixe exatamente o tempo indicado pelo fabricante.
  6. Geralmente no retoque de raiz você pode colocar a tintura nas pontas nos últimos 10 minutos para realçar a cor e o brilho. Nos casos das tinturas escuras eu recomendo fazer isso, mas nas tinturas loiras, principalmente as claríssimas como a minha, melhor não fazer. Essas tinturas clareadoras são muito mais fortes que as escuras, e mesmo 10 minutos podem ressecar os fios. Nesse último caso, faça o realce da cor e brilho apenas a cada 6 meses ou quando você perceber que a cor está desbotada e sem vida.
  7. Depois do tempo de ação, enxágue bem os fios com água morna até que todos os resíduos de tintura tenham saído. Algumas marcas pedem para usar shampoo, outras não. Respeite o que foi indicado pelo fabricante da sua tintura.
  8. Algumas tinturas vem com o creme hidratante pós-coloração, que costuma ser muito bom! Algumas não vem, e nesses casos eu recomendo fazer uma hidratação com alguma máscara exclusiva para cabelos tingidos, que hidrata os fios e protege a cor.
  9. Agora é só finalizar o penteado de costume e sair desfilando com os cabelos lindos!

Alguns cuidados a serem tomados:

  • Faça sempre a prova de toque antes para ter certeza que não tem alergia ao produto escolhido. Isso é muito importante, pois uma reação alérgica no couro cabeludo pode ser muito grave! Siga as recomendações da bula do produto e faça como indicado!
  • Não faça transformações drásticas em casa, como sair do preto para o loiro ou do castanho para o vermelho cereja. Esse tipo de coloração deve ser realizada por um profissional, que vai saber exatamente o que fazer para conseguir alcançar o tom que você deseja.
  • Tenha cuidado com outras químicas que você tem no cabelo. Se você acabou de fazer uma progressiva, espere um pouco antes de colorir , pois química demais em pouco tempo pode danificar muito o cabelo. Se você possui coloração feita a base de henna, não use qualquer tintura do mercado pois a maioria delas contém amônia e essas duas químicas não são compatíveis, podendo causar um grande estrago nos seus fios.

Acho que é isso meninas! Eu já tinjo meu cabelo em casa há uns 10 anos, e seguindo essas regrinhas eu nunca tive problemas!

Já até falei aqui no blog sobre como saí do preto para ao loiro, e se tiverem essa curiosidade, é só clicar aqui.

Espero que eu tenha ajudado e qualquer dúvida, podem perguntar!

Beijokas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Comments

  1. julia says:

    oi , tenho tentado achar o tom de loiro ideal p mim, mais tem sido muito dificil, acho que meu cabelo tá uma porcaria , se puderem me ajudar dando sugestões eu agradeço….

  2. Oi, lindinha! Adoramos o post. Confere ele hoje na nossa fan page. beijos

  3. Andressa says:

    Me ajudem quero mudar meu estiloo .Olha eu sou morena clara,tenho cabelos castanhos médio o meu cabelo agora esta no meio das costas tenho franja ele é bem liso eu Amo meu cabelo liso so que eu tbm gosto de pontas meio no tom de mel *-*Manu oq eu faço to cansada de mim se puder me manda uma foto sugestão de algum estilo pra mim Bjos

    • Manu Alves says:

      Olá Andressa!
      O ideal nesses casos é sempre consultar um cabeleireiro, para que ele possa te avaliar e te indicar o melhor a ser feito!
      Foi isso que eu eu fiz quando resolvi que queria deixar de ser loira! ;)

      Beijokas!

      • Andressa says:

        Obrigada Manu acho que vou tomar essa atitude mesmo … Seu cabelo ficou lindoo.. Aqui pq vc não faz um post sobre cuidados com as unhas ? Pq tem muitas pessoas como eu que roem as unhas ai ficamos sem saída as vezes com unhas pequenas e feias :/
        Esperando ansiosamente a este Post . :)) 2 beijocas de Luz *-*

        • Manu Alves says:

          Obrigada de novo Andressa!
          Então, já tem alguns posts sobre esse assunto por aqui (inclusive sobre alimentação, que tem tudo a ver com unhas fortes!).
          Dá uma olhadinha na categoria Unhas (dicas) que tem aqui no menu superior!

          Beijokas!

Speak Your Mind

*