Como tingir as sobrancelhas?

Olá!

Depois que eu fiz esse post aqui, em que eu discutia sobre tingir ou não as sobrancelhas, muitos comentários apareceram com a seguinte dúvida: resolvi tingir, mas como fazer?

Como eu tinjo as minhas sobrancelhas há um tempão, resolvi fazer o post explicando como fazer e tirar de uma vez por todas as suas dúvidas a respeito do procedimento!

como tingir as sobrancelhas

Qual tintura utilizar?

Existem algumas tinturas que são exclusivas para sobrancelhas, mas elas costumam ser caras e são bem difíceis de encontrar para comprar. A maioria dos cabeleireiros usa a tintura comum de cabelos para esse fim.

Mas é importante fazer um teste de alergia antes para que você saiba se não vai ter alguma reação. Pegue um pouco da mistura, passe em algum local do rosto sem pelos (pode ser uma parte da testa, por exemplo), deixe agir por uns 20 minutos e enxágue. Se em 24 horas a região não ficar vermelha ou irritada, você pode usar normalmente.

Clareando as sobrancelhas – para loiras

As loiras são as que mais costumam tingir as sobrancelhas, para que rosto fique mais harmonioso. O ideal nesse caso é que as sobrancelhas fiquem pelo menos 2 tons mais escuras do que a cor do cabelo, para que o resultado não fique muito artificial.

E não tem segredo nenhum: basta usar a mesma tintura que você usa no seu cabelo. Como queremos que ela fique mais escura, é necessário deixar a mistura agir por menos tempo.

Não dá para especificar um tempo ideal, pois assim como o cabelo, a sobrancelha pode clarear mais rápido ou mais devagar em cada pessoa. Então para saber o tempo de ação da tintura, é necessário fazer um teste e determinar o tempo certo para o seu caso.

O teste para descobrir o tempo ideal de pausa é simples: faça a mistura da tintura como recomendado na bula da tintura, ou seja, seguindo a recomendação da proporção entre a tintura e a água oxigenada, exatamente como você faria para tingir o cabelo, mas nesse caso, em uma quantidade menor.

Eu costumava usar meia colher de chá de tintura com 1 colher de chá de OX de 40.

Misture bem e usando um pincel de sombra (que você vai reservar só pra isso a partir de agora), passe a tintura nas sobrancelhas no sentido contrário do crescimento dos pelos, para que ela possa pegar bem da raiz. Não tenha dó e passe bastante produto, mas tenha cuidado para que não escorra para o olho.

Sente na frente do espelho e com um relógio, marque 5 minutos. Retire a tintura da sobrancelha com um algodão umedecido com água e veja a cor que ficou. Vá fazendo isso a cada 5 minutos até atingir a cor desejada. Depois veja quanto tempo ao todo você gastou para clarear e anote, para não esquecer.

O teste tem que ser feito com paciência mesmo, respeitando esse tempo de 5 minutos para que você não corra o risco de deixar sua sobrancelha clara demais.

Agora é só retocar quando for necessário fazendo da mesma forma do teste. Ao retirar o produto com um algodão, lave bem o rosto para tirar qualquer resíduo de tintura.

Quando eu era loira eu costumava deixar a tintura agindo por 10 minutos. Um dia eu passei a tintura na sobrancelha, o telefone tocou e eu fui atender. Esqueci completamente e deixei agir por 20 minutos! Fiquei praticamente albina! 😮

Então quando forem tingir as sobrancelhas, se concentrem apenas nisso! 😉

Caso acontecça um erro desses parecidos com o meu, use uma sombra marrom para escurecer por um tempo. Entre 2 e 3 semanas a sobrancelha já começa a crescer e ficar da cor original.

Vejam abaixo uma foto minha com minha sobrancelha “original” e depois com a tintura.

sobrancelhas manu loira

“Enruivecendo” as sobrancelhas

Muitas meninas quando resolvem ficar ruivas querem também deixar a sobrancelha ruiva, para combinar melhor e também para harmonizar o rosto. Eu faço isso e acho que fica muito legal e bonito.

Nesse caso, o legal é que as sobrancelhas sejam praticamente iguais ao cabelo ou que pelo menos, puxem para o loiro.

A forma de fazer é a mesma de cima, utilizando a mesma tintura do cabelo na sobrancelha e fazer o teste para descobrir o tempo ideal de pausa.

Esse procedimento foi o que eu fiz por alguns meses, mas estava meio desanimada pois assim como o cabelo, a sobrancelha também desbota e escurece rápido demais! As vezes com uma semana eu já sentia que tava escura demais.

Como a outra opção é ter a sobrancelha puxada para o loiro, eu troquei de tintura e ao invés de usar uma cor acobreada, utilizei apenas a dourada.

Atualmente eu uso a tintura 8.3 (louro claro dourado) com OX de 30 na sobrancelha por 20 minutos (proporção 1:2). O meu caso ao usar essa tintura foi bem interessante e vai funcionar também para quem tem a sobrancelha escura como a minha.

Você sabe que o cabelo castanho ao ser clareado puxa para o acobreado, certo? Como minha sobrancelha é castanha, usando uma 8.3 ela acaba puxando um pouco para o cobre. Então a minha sobrancelha fica praticamente igual ao meu cabelo e ainda posso espaçar mais o retoque, já que nessa cor ela não desbota como no ruivo puro.

Se sua sobrancelha já é clara e você só vai acobrear, pode usar a mesma tintura do cabelo mesmo. Por mais que desbote, como os tons são claros a cor que fica mesmo desbotada é bem bonita.

Agora vejam as imagens da minha sobrancelha escura depois que fiquei ruiva, e usando a 8.3:

sobrancelhas manu ruiva

Cuidados especiais

  • Já falei mas vou repetir novamente, faça sempre o teste de alergia antes de usar, mesmo que você nunca tenha tido reação a aquela marca de tintura no cabelo. A pele do rosto é muito mais sensível do que a do couro cabeludo, então o teste é primordial;
  • Muito cuidado ao passar a tintura. Use o pincel de sombra e passe apenas onde tem pelo, e fique de olho para que não caia nos olhos;
  • Use um hidratante facial antes de tingir, para ajudar a proteger mais a pele;

Restou alguma dúvida ainda sobre o assunto? Se sobrou, já sabe, é só perguntar nos comentários! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

70 comments

    1. Olá Claudia!
      Não mancha! Pelo menos nas tinturas ruivas acobreadas como a minha, não mancha!
      Com um vermelho intenso eu nunca tentei, mas nesses casos não acho que tenha necessidade de mexer na cor das sobrancelhas.
      Para as loiras não mancha nada MESMO! 😀

      Beijokas!

  1. Manu adorei o post, parabéns. Mas estou em dúvida numa coisa, eu tenho cabelo e sobrancelhas super pretos, pretos mesmoooo. Estou querendo virar loira, sei que preciso ir com calma e vou começar fazendo apenas mechas e a princípio não precisarei mexer nas sobrancelhas, mas quando ficar loira, vou querer tingi-las também, será que elas irão ficar alaranjadas como meu cabelo? O que fazer?

    Bjos

    1. Olá Vanessa!
      Então, como eu disse no post, no cabelo loiro a gente deixa a sobrancelha uns 2 tons mais escura que o cabelo, ou até 3 dependendo do caso.
      Como não vai precisar clarear tanto, acredito que não puxará para o alaranjado.
      Exemplo, eu hoje, como ruiva, uso a 8.3 com ox de 30 por 20 minutos, por isso ela puxa pro acobreado (e também porque uso uma cor dourada, que por si só já puxa ainda mais pro cobre) Você usando uma 10.1 (é bom ser acinzentada para neutralizar qualquer alaranjado que possa ficar) com OX de 40, vai ficar um tom bonito e não vai ficar laranja! 😉

      Beijokas!

  2. Olá manu!
    Eu vi as fotos ai em cima e adorei as mudanças..
    A cor do meu cabelo é castanho claro, mas eu quero pintar ele e deixar mais claros(como eu era quando criança), só que eu não sei qual tom usar e onde comprar.. poderia me ajudar nessas questões?
    Eu adorei a sua sobrancelha loira, quero +/- assim só que mais pra aquele loiro natural um pouco mais escuro do que o que vc usou, até porque eu sou ‘tipo russa'(vamos dizer assim), pele morena e cabelos claros…
    brigadinha desde jáh.. bjuu

    1. Olá Tainá!
      Se seu cabelo é castanho claro, é só cpmprar a cor que você deseja. Louro escuro, louro médio…é só você olhar a cartela de cores! 😉
      Em perfumarias você encontra a tintura e terá a disposição a cartela para escolher a cor.
      Beijokas!

  3. Que legal, valeu pela dica, existem tintas muito acobreadas que deixam a sobrancelha vermelha mesmo, eu estou usando um loiro acizentado pra pintar as minhas, mas quando estou com preuiça eu só uso o brow set da mac. Mas sabe que existem ruivos com sobrancelha escura também.

    1. Que bom que gostou Chris!
      Tô louca pra comprar o brow set da MAC!
      Eu já vi esses ruivos naturais com sobrancelha escura, tentei deixar a minha mas não gostei!

      Beijokas!

  4. Manu, também percebi isso, cabelos castanhos escuros/médios quando clareados, descoloridos ficam acobreados! Por que isso acontece? Quero clarear para loiro, mas não quero que puxem para o cobre, isso é possível? Fiz mechas, mas achei que puxou muito para o acobreado, como posso neutralizar isso? Sei que devo ir com calma, clareando lentamente até atingir o tom desejado. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    1. É da própria estrutura do fio do cabelo João! Infelizmente puxa pro cobre mesmo!
      Olha, primeiro o cabeleireiro precisa descolorir o máximo que puder, depois é preciso tonalizar com um tonalizante acinzentado, assim ele neutraliza o cobre!
      Mas faça com calma, aos poucos, que logo, logo seu cabelo ficará lindo!

      Beijokas!

  5. manu, teus guias estão me ajudando muito! obrigada =)
    estou louca pra pintar minha sobrancelha haha eu uso a 8.4 da alfaparf no cabelo e minha sobrancelha é super preta e escura…
    qual tua sugestão de tinta para pintar ela de maneira que fique harmonioso com meu cabelo?? hehe. eu tava pensando em fazer com um ox super fraco da primeira vez, só pra testar mesmo.

  6. oi eu tenho cabelo castanho escuro e quero deixar ele bem preto mas disseram que vai ficar feio por causa da minha sombrancelha entao decidi pintar mas não quero manchar minha pele (sou moreno do sol) . Nao tenho pinceis, faz diferena??? e é preciso luvas??
    e qual numero de cor que devo usar??
    qual sua opiniao?

    1. Olá Gabriel!
      Se você vai tingir de preto não tem porque tingir as sobrancelhas. Não vai ficar feio.
      E é quase impossível tingir sobrancelhas de preto com tintura sem manchar a pele. Se você quiser muito, pode tentar a henna com uma designer de sobrancelhas.

      Beijokas!

  7. Olá Manu!! adorei seu blog, nossa luta para sermos ruivas é muito grande né? rsrs Como vc faz pra sobrancelha ficar uniforme? a Minha sempre fica com a raiz mais escura e a tinta pega mesmo nas pontas, aí já fico com aquele ar de q ja cresceu e está desbotando, sabe? A sua não fica assim ?? rsrs
    bjuuu

  8. Olá Stella! Obrigada!
    Então, eu passo a tintura com um pincel e deixo ela toda bagunçada (com os pelinhos pra cima, fica a coisa mais horrível do mundo, hahaha) e espalho beeeem a tintura. Como se estivesse esfregando mesmo a tintura da sobrancelha.
    No meu caso pega certinho desde a raiz.
    Tenta assim, passando no sentido contrário do crescimento dos fios e bagunçando bastante, vai dar certo!
    Beijokas!

  9. De quanto em quanto tempo você tinge as sobrancelhas? Porque dado alguns dias começa aparecer uma raiz escura, não?

  10. Oi! Meu cabelo era castanho claro mas minha sobrancelha sempre foi castanho escuro, agora estou loira e não gostei desse contraste que deu entre a minha sobrancelha e o loiro! Que tinta eu uso para tingir minhas sobrancelhas? Uma vez descolori e ficou um avermelhado horrível! ;(
    Obrigada!

  11. Minha sobrancelha é castanho como colorir os brancos que estão aparecendo? e que produto usar?
    Grata

    1. Nesse caso é melhor procurar uma designer e ver se pode ser feito com henna, porque tintura escura mancha a pele na hora de tingir a sobrancelha!

      Beijokas!

  12. CUIDADO! NÃO CAIA NESTA.

    ednaldo lima de almeida

    isto é errado,qualquer tintura para cabelelo cor e tom, maxton,wella etc… é apropiada exclusivamente para cabelo, não é para usar em sobrancelha, ele é somente para cabelo, a tintura para cabelo já foi criada , estudada e testada por quimicos e é proibido para outro uso, pode ler na bula, o couro cabeludo já foi estudado para receber esta tinta, usar estas tintura em sobrancelhas é desacomselhavel, pode causar serios danos, desde cegueira, irritaçao gravissima, vc pode fazer este porcedimento, mas com a tintura adequada.para sobrancelha, pois existe tintura exclussiva para sobrancelha, não caia nesta, sou cabeleireiro a 30 anos, sei do que estou falando, não faça esta loucura, quer mais informaçoes sobre o assunto, consulte o GOOGLE, ou emtra no meu face, lá tenho dicas de como fazer uma sobramcelha correta, meu face é. ed coiffeur.

    1. Olá Ednaldo!
      Obrigada pela dica, mas tingir as sobrancelhas foi indicação do meu cabeleireiro e eu confio bastante no trabalho dele!
      Tinjo a minha há uns 5 anos e nunca tive problemas!

      Beijokas!

  13. Oi Manu, adorei o post. Estou na dúvida em qual tonalidade de tinta usar, tenho uma 7.7 e uma 8.0 em casa, mas tenho medo que fique acobreada, na verdade eu queria que ficasse um tom de marrom, só para dar uma amenizada no preto da minha sobrancelha. Meu cabelo está loiro(faço luzes há tempos), e o contraste com a sobrancelha escura está me incomodando. Ah outra coisa: devo usar tintura ou tonalizante? Bjão

    1. Olá Bibiana!
      Obrigada!
      Tem que usar tintura, tonalizante não vai pegar na sobrancelha escura!
      Use a tintura mesmo, mas acho melhor usar a 8.0 para ficar mais natural.
      A cor que vai ficar vai depender do tempo que você vai deixar agindo. Faça como eu ensinei no post e veja quanto tempo vai ser necessário ficar para deixar no tom que você quer!
      Beijokas!

  14. pois é, se conselho vc bom, não dava vendia, e se vc fosse a minha cliente jamais passaria esta recomendaçoes pra vc, porque eu sou cabeleireiro e não um quimico, e eu como cabeleireiro preciso zelar da beleza e da saúde de minhas clientes, como eu disse, se conselho fosse bom, não dava, vendia, mas aconselho a voce a fazer uma micropigmentaçao na sua sobrancelha, assim vc fica livre de aplicar tintura de cabelo na sua sobrancelha, que é um PERIGO, se vc continuar usando tinta na sua sobrancelha, vc terá no futuro um grande problema, como queda de sua sobramcelha, e futuramente cegueira, é óbvio que tem pessoas que vão ter estes problemas mais cedo outras mais tarde, como eu disse pra voce não sou um quimico e sim um cabeleireiro, e eu respeito toda e qualquer quimica, eu só usa para aquele fins, tintura para cabelo é para cabelo, tintura para sobrancelha, é para sobrancelha, desculpe-me por alguma coisa. mas cuidado, pense no que eu disse,porque se não um dia voce ira lembrar do que eu te disse e voce vai ver que eu tinha razão. um beijo.

    1. Obrigada Ednaldo!
      Não tenho como fazer micropigmentação porque minha sobrancelha é escura, e eu gosto delas mais claras.
      As tinturas de sobrancelha são extremamente caras e nem tem o tom que eu eu uso, então o que resta é usar a de cabelo mesmo!

      Beijokas!

  15. Oi Manu, sou loira mas minha sobrancelha é muito escura, tentei fazer como você explicou mas mesmo assim nao fica clara…. Obrigada
    Beijinhos

  16. Olá linda, eu quero ficar ruiva. Vou usar o cobreado 48 nas sobrancelhas eu faço como? Me explica certinho por favor. Quero meu cabelo da cor do seu, usando essa cor fica?

    1. Olá Kamilla!
      Não conheço essa cor 48!
      O passo a passo de como tingir as sobrancelhas tá no post, não tem erro!
      E sobre o meu cabelo tem post dele aqui no blog também! 😉

      Beijokas!

    1. O passo a passo fica complicado, porque cada cabelo é diferente. Não tem como você fazer a mesma coisa que eu fiz já que o seu cabelo provavelmente é diferente do que o meu era.
      Mas tudo o que eu fiz eu fui contando aqui, e tem post de como conseguir o cabelo ruivo desejado, dá uma pesquisada! 😉

      Beijokas!

  17. Tenho minha sobrancelha bem preta e to ruiva agora, qual a melhor coloração pra mim usar? Usei a tinta 4.66 pro meu cabelo *

      1. Oiii manu
        Então e que meu cabelo e mais pro ton vermelho escuro , usei o vermelho intenso mais não pegou nele inteiro porque antes ele era preto azulado nisso fiz descoloração , e pintei de vermelho mais ainda ficou manchado , com algum lugares com tons de vermelhos diferentes , queria chegar ao vermelho acobreado qual numeração ? E que marca vc me recomendaria e que o que acha que devo fazer pra descolorir e conseguir chegar ao vermelho acobreado
        Hellpppp

        Bjinhossss ..

        1. Olá Juliana!
          Aqui no blog tem vários posts de como chegar no acobreado, com dicas de cores e marcas.
          Tem também um vídeo bem explicativo. Sugiro dar uma olhada nos posts e no vídeo, pois todas as recomendações estão lá!

          Beijokas!

  18. Oiii Manu, obrigada pelas dicas! Vou tentar usar a Igora 7-70 (é a primeira vez que uso), vou fazer o teste de alergia, mas mesmo na caixinha falando que não se deve colorir a sobrancelhas é seguro colorir? E eu posso passar somente a tintura sem a OX?

    1. EU sempre usei a tintura de cabelo na sobrancelha Jacque, uns dizem que não podem, outros dizem que podem…
      Eu tinjo por indicação de um cabeleireiro (que é um excelente profissional) e confio no que ele diz!
      Sem a OX a tintura não reage e não tinge nada.

      Beijokas!

  19. Manu, obrigada pela resposta, eu tingi minhas sobrancelhas ontem, ficou bom, mas não ficou tão claro quanto eu gostaria, posso tingir hoje de novo ou tenho que esperar um intervalo de tempo um pouco maior, tipo uns 15 dias? Isso tem alguma coisa a ver? Ou eu posso tingir quantas vezes quiser etc? Obrigada!

  20. amo ser ruiva naural,minhas sombrancelhas são escuras também e fica bom ,mais eu uso lápis meio amarronzado e fica bom

  21. Oii!! Então eu queria saber…. Tenho sombrancelhas pretas e vou fazer uma californiana com um marrom bem marrom devo pintar a sombrancelha?? Se eu devo que cor devo usar me deram a idea de pintar de castanho escuro mais não vai ficar escuro?? Posso usar bigen?? Como percebe, são varias dúvidas!!! Pfv me responde!! Bjoo

    1. Olá Kethellyn!
      Se você vai fazer californianas não precisa tingir sobrancelha, pois sua raiz vai continuar natural e vai combinar com a cor das sobrancelhas.

      Beijokas!

  22. Oi Manu, adorei suas dicas
    Estou ruiva a pouco tempo e quero muito clarear a sobrancelha, não quero deixá-la totalmente ruiva, mais clarear um pouquinho.
    Porém eu tenho micropigmentação na sobrancelha, teria alguma forma de clarea-la?
    Se que se eu clarear os pelos mesmo estando com micropigmentação ficará estranho?
    Obrigada Manu
    Abraços!!

    1. Olá Bianca!
      Não tem como clarear a micropigmentação, pois ela é como se fosse uma tatuagem na pele.
      E clarear os pelos com ela não vai adiantar muito, pois a pele continuará escura. 😉

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *