Enciclopédia do cabelo ruivo perfeito

Olá!

Eu participo de um grupo de ruivas no Facebook, onde eu e várias meninas dividimos informações sobre como conquistar um cabelo ruivo perfeito.

Esses dias eu publiquei lá uma série de dicas para tentar conseguir o tom de ruivo ideal e achei que deveria vir mostrar para vocês também.

Vai ajudar as meninas que estão começando na saga de chegar ao ruivo perfeito!

cabelo ruivo perfeito

Primeiramente vamos entender um pouco como funcionam as tinturas. O primeiro número que aparece é a altura do tom, que vai de 1 (Preto Azulado) até 10 (louro ultra claro). Quanto mais alta for sua tintura, mais claro seu cabelo vai ficar. As tinturas que imitam o ruivo natural geralmente vão de 6 até 9.

  1. Preto Azulado
  2. Preto
  3. Castanho Escuro
  4. Castanho Médio
  5. Castanho Claro
  6. Louro Escuro
  7. Louro Médio
  8. Louro Claro
  9. Louro Claríssimo
  10. Louro Ultra Claro

Os números que vem depois do ponto são os reflexos de cor. Para um ruivo natural geralmente são usados os finais .4 (acobreados).

  1. Acinzentado
  2. Pérola
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom
  8. Irisado

Quando as tinturas tem dois números após o ponto, significa que aquela tintura tem os dois reflexos. Exemplo: 8.34 – Louro Claro Dourado (3) Acobreado (4). Nesse caso como o 3 veio primeiro, significa que nessa mistura tem mais dourado que acobreado. Se fosse ao contrário, 8.43, a mistura teria mais acobreado que dourado.

Se os números após ao ponto são iguais, significa que aquela tintura tem um reflexo reforçado, ou seja, a cor é mais forte. Exemplo: 7.44 – Louro Médio Acobreado Intenso (ou Acobreado Extra).

OBS: As tinturas Igora Royal da Schwarzkopf seguem um padrão diferente desse que eu acabei de falar. Não sei todos, mas vou falar dos que são mais importantes para o nosso caso. O acobreado é equivalente ao 7, enquanto que o dourado é equivalente ao 5. A tintura 7.7 da Igora é equivalente ao 7.4 de outras marcas.

Algumas marcas trabalham com os reflexos já misturados, como o 9.43 e 8.34 Keune, 8.34 Majirel, 8.44 Truss e etc. Mas se você não encontrar, pode comprar as tinturas separadas e misturar.

Para conseguir uma tintura equivalente ao 8.34, basta fazer essa mistura:

  • 60% de 8.3 + 40% de 8.4

Para conseguir um 8.43, misture:

  • 60% de 8.4 + 40% de 8.3

Aí você pode subir ou descer o tom de acordo com o seu desejo. Eu já falei da minha mistura de 9.43 nesse post.

Ou você pode comprar um mix, que nada mais é que uma tintura com um reflexo puro, já pronto. A numeração dos mix começam com 0, o reflexo vem após o ponto.

Exemplo: Color Touch 0.34 (mix laranja), Color Perfect 0.43 (um ruivo que puxa mais pro cobre do que para o laranja), Keune 0.44 (Cobre Extra), Color Touch 0.33 (dourado).

Elas nunca devem ser usadas sozinhas, é preciso sempre misturar com uma tintura base.

Você deve acrescentar o mix na sua tintura para intensificar o reflexo desejado. A quantidade de mix varia de marca para marca e você pode saber quantidade certa lendo a bula do fabricante.

Agora que você já aprendeu TUDO sobre tons e tinturas, vamos as dicas:

1 – As tinturas podem ter o mesmo número, mas se forem de marcas diferentes costumam agir de formas diferentes. Um exemplo: A Keune geralmente abre mais que a Alfaparf, ou seja, costuma ficar um pouco mais clara. Já a 7.4 da Yamá é um laranja bem aberto enquanto que o 7.4 da Color Perfect é um acobreado super fechado. Então tome cuidado ao escolher a marca da sua tintura.

2– Não é porque a tinta daquela moça que você viu na internet ficou linda nela que vai ficar igual em você. Bases diferentes, tons diferentes.
Cada fio de cabelo é diferente e reage de formas diferentes em relação as tinturas. Então você pode ir em uma loja, comprar a tintura igual a que a Júlia Petit usa (que dizem as más línguas ser a 8.34 da Keune) e quando passar ficar totalmente diferente do cabelo dela.
Se você gostou do cabelo de alguém, o ideal é tentar descobrir como chegar lá com tinturas indicadas para o seu tipo de cabelo e conseguir o tom ideal.
Exemplo: Muita gente sabe que uma das minhas inspirações ruivas é a Júlia Thetinski. Ela usa a 8.4 da Keune, mas sei que meu cabelo não abre a cor com uma tintura 8. O que eu fiz? Investi em uma 9! Igual não ficou, mas pelo menos chegou perto no que diz respeito à altura do tom!

3 – Cada cabelo abre a cor de uma forma diferente, isso independente da cor original do seu fio. Tem cabelo castanho que clareia muito bem com uma água oxigenada de 20 volumes, enquanto outros podem necessitar de OX de 40. Seu cabelo pode ser naturalmente claro e não conseguir atingir um bom nível de clareamento, sendo necessário o uso de uma OX mais alta. Geralmente a gente já sabe como nosso cabelo reage de acordo com as tinturas. Se você ainda não sabe, o ideal é fazer testes de mechas com OX diferentes até encontrar aquela que faça você chegar no tom que você quer. Ou talvez partir para uma tintura mais clara (como eu, que tenho que usar uma 9).

4 – Alguns cabelos tendem a puxar para o cobre, outros puxam para o dourado, e isso pode ser importante na hora de tingir. Se o seu puxa para o dourado e você quer um ruivo dourado, talvez uma .4 sozinha já vai ficar bom (já que o fio já tem o dourado).
Se o cabelo puxa para o acobreado (a maioria dos castanhos puxa) e você quer um ruivo mais laranjinha, passar a uma .4 sozinha vai escurecer demais. Não adianta, se puxa pro cobre e quer laranjinha, você PRECISA do .3.
Lembram das cores primárias? Então, misturar vermelho (.4) com amarelo (.3), você vai ter o laranja! Já ensinei as misturinhas de tintura lá em cima!
Para saber para qual reflexo seu cabelo puxa, pegue uma mecha pequena e passe uma mistura de descolorante com OX de 20 e deixe por uns 10 ou 20 minutos. Se eu cabelo descolore primeiramente para o amarelo, seu fio puxa pro dourado. Se descolore pro laranja, puxa para o acobreado.

5 – Tinta não clareia tinta, pelo menos não de uma primeira vez. Dependendo do fio do cabelo e a cor que ele está, talvez seja impossível abrir só com tintura. Melhor partir logo para o Dekapcolor, é mais certeiro e você vai danificar menos.
Se o cabelo abre a cor com facilidade, aí talvez a tintura dê jeito, mas é mais ou menos umas 3 ou 4 tinturas, no cabelo inteiro, para que você consiga clarear.

6 – Tinturas de farmácia não são vilãs, mas é preciso tomar certo cuidado com elas. A maioria delas puxa para o vermelho, mas se você misturar uma tintura dourada a chance de conseguir um ruivo laranjinha aumenta.
Acontece em alguns casos da tintura de farmácia sozinha ficar um cobre lindo? Acontece, mas como falei lá em cima, os cabelos não reagem da mesma forma. Então não é porque a coleguinha usa a 77.44 da Koleston e fica laranjinha que o seu também vai ficar.
Tenta ela com uma .3 misturada e se ficar laranja demais, é fácil de corrigir. Se não usar um dourado e ficar muito vermelho, é mais difícil de consertar e vai ter que partir pro Dekapcolor ou descolorante.

7 – Vai partir pro ruivo? Começa com os tons mais claros logo e se não gostar, escurece depois. Se você escurecer de cara e não gostar, vai ser difícil clarear.

8 – Cabelos naturalmente escuros talvez precisem ser descoloridos para chegar ao ruivo natural, talvez não. Visite um cabeleireiro para que ele possa analisar e ver se o seu tom pode ser conseguido sem descoloração.

9 – Cabelos tingidos de cores escuras ou vermelhos intensos precisam passar por um descarrego de cor (aleluia!) antes de partir para o ruivo. Eu sempre sugiro o Dekapcolor, que não danifica o cabelo. Mas se ele não resolver infelizmente vai ser preciso descolorir. Para não danificar tanto comece com luzes e vá clareando aos poucos. E lembre-se que não precisa descolorir totalmente. O grau de descoloração ideal é aquele amarelado meio queimado, sabe? E saiba que a cor acobreada não vai pegar de primeira, pelos motivos que explicarei abaixo.

10 – Sair do loiro para o ruivo não é fácil como parece. O cabelo descolorido tem as escamas muito abertas e por isso não consegue segurar o novo pigmento acobreado da tintura ruiva. Então é necessário ter paciência e tingir várias vezes até o cabelo fixar bem a cor. Para entender melhor o drama, clique nos links abaixo e acompanhe a minha saga do loiro platinado para o ruivo:

cabelo ruivo perfeito: manu ruiva e loira

11 – Se você for adepta da progressiva, melhor fazer o procedimento antes da tintura ruiva. A química da progressiva costuma desbotar muito a cor do cabelo, e se você tingir antes todo seu trabalho (e dinheiro) vai embora pelo lavatório do seu cabeleireiro. Por isso é melhor fazer a progressiva, aguardar uns 15 dias e só depois tingir.

12 – Cabelo ruivo é mutante. Quando você tinge é uma cor, depois de 15 dias desbota e fica outra, muda no sol, na luz branca, na luz amarela, na sombra. Acostume-se para ver seu cabelo de diversas cores, haha!

13 – Justamente por essa mudança, a gente pode acabar tendo falsas esperanças sobre determinado tom. Você viu uma menina na internet com um ruivo laranjinha lindo e quer igual. Mas na maioria das vezes rola um aumento de saturação, configuração de câmera ou uma luz especial para que fique daquele jeito, sendo que na “vida real” é apenas mais um ruivo dourado normal como qualquer outro. Por isso não crie tanta expectativa com uma foto que você viu por aí, na maioria das vezes nem é a cor real! Vejam aqui embaixo o cabelo da Júlia Petit em várias luzes diferentes:

cabelo ruivo perfeito - julia petitMesma mulher, mesmo cabelo, mesma tintura!

Talvez você já esteja com o tom de cabelo ruivo perfeito na sua cabeça, você que ainda não percebeu! 😉

Dicas extras:

 – Quer aprender a tingir a sobrancelha para deixá-la mais harmoniosa e combinar com o seu novo cabelo ruivo? Leia o post: Como tingir as sobrancelhas?

 – Para ver uma seleção de ruivas lindas e se inspirar nos tons delas, veja: Top 5: Ruivas do Cinema

 – Para manter a saúde dos cabelos no processo de “ruivização” é importante tratar bastante o cabelo e o cronograma capilar é uma “mão no shampoo”: Cronograma Capilar

 – E para aprender a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo, leia: Prolongando a cor dos cabelos tingidos

Nossa, acho que nunca escrevi tanto assim na minha vida, haha!

Mas ACHO que tentei explicar ao máximo todos os detalhes para que você consiga conquistar o cabelo dos seus sonhos.

Mas você já sabe, né? Se por acaso restou alguma dúvida, é só comentar que eu tenho todo o prazer do mundo de te responder! 😀

Só peço por favor que não me peçam sugestões sobre qual tom é ideal para o seu tipo de pele. Para saber o tom ideal é preciso visitar um cabeleireiro para que ele lhe analise pessoalmente e indique o que é melhor (foi o que eu fiz).

Beijokas!

Comentários

comentários