Olá!

Quando a gente hidrata os cabelos no salão de cabeleireiros, temos a impressão que os fios ficam muito mais hidratados do que se fizéssemos em casa não é mesmo? As vezes até utilizamos o mesmo produto que o cabeleireiro usou, mas o cabelo nunca fica a mesma coisa! Só que existem alguns segredinhos básicos que podemos seguir para conseguir hidratar nossos cabelos e conseguir quase o mesmo resultado do que no salão. Quer saber quais são? Eu te conto!

A lavagem

A lavagem é o primeiro e um dos passos mais importantes para conseguir um cabelo bem hidratado, pois é aqui que o cabelo vai ser preparado para receber o creme, e se esse passo não for feito de forma correta o cabelo não vai absorver os nutrientes  como deveria.

  • Na primeira lavagem, utilize um shampoo anti-resíduos para começar, pois ele vai retirar qualquer resíduo de produto, poluição ou oleosidade que geralmente não sai com um shampoo comum. Se o cabelo é oleoso utilize o anti-resíduos uma vez por semana. Se é normal utilize a cada 15 dias. Agora, se o cabelo for ressecado, danificado ou tingido utilize apenas uma vez ao mês, pois esse shampoo resseca levemente o cabelo e se usado em cabelos com essas características muitas vezes pode ressecar ainda mais, e nos casos dos cabelos tingidos, pode desbotar a cor.
  • Justamente os cabelos ressecados, danificados e tingidos precisam ser hidratados toda semana, mas o que fazer se não pode usar o anti-resíduos toda semana também? Nos outros dias que não puder usar o shampoo anti-resíduos, utilize um shampoo transparente, pois ele costuma limpar o cabelo melhor que os outros e não resseca os fios.
  • Na segunda lavagem utilize um shampoo hidratante específico para o seu tipo de cabelo (normais, oleosos, danificados, tingidos, enrolados, ressecados, etc). Hoje em dia existem produtos para todos os tipos de cabelos, é só procurar o mais adequado no seu caso.

Pulo do gato 1: Já perceberam que os cabeleireiros utilizam pouquíssimo shampoo? Eles não estão fazendo isso para economizar o produto e sim porque não é preciso usar um monte de shampoo para lavar o seu cabelo! O shampoo em excesso deixa o cabelo pesado, por isso é necessário o mínimo de produto mas que seja o suficiente para limpar os fios. A quantidade certa de shampoo a ser usada em um cabelo longo é (pasmem!) uma colher de sopa! Pouquíssimo né? Em um cabelo médio a quantidade é meia colher de sopa e em cabelos curtos, uma colher de chá!

Pulo do gato 2: Massagear bem! Lavar os cabelos não é só tacar o shampoo na cabeça, esfregar de qualquer jeito e enxaguar. Tudo tem que ser feito com calma e paciência. O primeiro passo é não colocar o shampoo direto na cabeça, e sim colocar nas mãos e depois levar para os fios, para que não corra o risco de ficar com acúmulo de produto em um local só. Com o shampoo já no cabelo, faça massagens circulares em todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos (nada de unhas). Não tenha pressa e massageie bem devagar. Depois, massageie o comprimento do cabelo da raiz até as pontas.

Depois de tudo isso, enxágue MUITO BEM o cabelo, nada de deixar shampoo nos fios! Enxágue quantas vezes forem necessárias até que todo o produto tenha sido retirado.

A hidratação

Muitas pessoas usam o condicionador antes da máscara, mas esse hábito não é muito correto. O condicionador tem o poder de fechar as escamas dos fios que foram abertas pelo shampoo, e se você utilizá-lo logo após a lavagem, a máscara não vai conseguir penetrar totalmente no fio já que as escamas estão fechadas. Então após a lavagem, o certo é ir direto para a hidratação.

  • Escolha o creme de hidratação (ou máscara) de acordo com o eu tipo de cabelo. Pegue uma pequena quantidade do creme e passe no cabelo em mechas pequenas, massageando bem como se estivesse escalando uma corda. Comece pela ponta e vá subindo até o comprimento sem atingir a raiz. Esse passo demora um pouco, principalmente em quem tem muito cabelo, mas é aqui que o creme de hidratação conseguirá penetrar até as partes mais profundas dos fios do cabelo.
  • Aguarde o tempo de pausa  indicado na embalagem do produto que você está usando. Você pode utilizar uma touca plástica ou de alumínio, mas NUNCA use touca térmica, que pode cozinhar o cabelo e causar um estrago gigantesco!

Depois do tempo de pausa, enxágue bem novamente. Cremes de hidratação com enxágue foram feitos para serem retirados totalmente dos fios e por isso é preciso enxaguar até que todo o produto tenha sido removido.

Condicionar

Esse passo pode (ou não) ser pulado. A maioria dos cremes de hidratação tem o poder de hidratar e fechar as escamas do cabelo, por isso esse passo pode ser ignorado. Porém alguns não tem essa característica, e nesse caso condicionar é preciso.

Como saber se preciso ou não utilizar o condicionador? Quando for necessário, na própria embalagem do produto estará escrito. Eu gosto de usar condicionador sempre que hidrato, mas isso é uma opção minha. Faça o teste usando o condicionador e depois sem usar, e veja o que acha. Mas quem tem cabelo oleoso ou muito fino, sugiro que pule essa etapa para não correr o risco de ficar com cabelo muito pesado.

Enxágue muito bem pois assim como a máscara, condicionador NÃO é para ser deixado nos fios.

Finalizar

Depois de todos esses passos, agora é só finalizar o cabelo da forma que você deseja. Seque bem os fios com a toalha para retirar o máximo de umidade possível, mas não esfregue. Quando molhados nossos cabelos ficam bem mais frágeis e qualquer coisinha pode quebrar os fios. Seque o cabelo apertando e soltando a toalha contra o cabelo.

Utilize um bom leave-in que esteja de acordo com o tipo do cabelo, pois esse produto hidrata (e continua hidratando ao longo do dia), protege contra danos futuros e contra poluição. Dê preferência para os produtos com filtro-solar, assim você protege os cabelos também contra os raios solares. Aqui também vale alertar que a quantidade de produto utilizada é mínima! Se usar demais você corre o risco de ficar com o cabelo pesado e com cara de sujo! A quantidade ideal para ser usada em cabelos longos é o equivalente  a uma moeda de 50 centavos, em cabelos médios meia moeda e em cabelos curtos, uma moeda de 1 centavo.

Se o cabelo é oleoso e muito fino, opte por leave-ins em spray que geralmente hidratam sem pesar. Mesmo sendo em spray não exagere na dose!

Se for usar secador e chapinha, utilize um leave-in já com proteção térmica.

E para finalizar, utilize sempre um reparador de pontas para tirar o frizz e controlar as pontinhas ressecadas.

E é isso! Seguindo todos esses passos vocês conseguirão hidratar o cabelo e conseguir um resultado igual aos dos salões de cabeleireiros. Qualquer dúvida comentem, amo responder as dúvidas de vocês!

Beijokas!

Comentários

comentários