7 erros que você comete ao tentar ficar ruiva!

Olá!

Eu participo de alguns grupos de ruivas no Facebook e acompanho muitas meninas desesperadas postando que não conseguiram atingir o ruivo desejado ou que estragaram o ruivo que já tinham conseguido.

E em 90% desses posts foram causados por erros que poderiam ser facilmente evitados com dicas simples.

Por isso que hoje vou listar erros que você pode estar cometendo na sua tentativa de ficar ruiva. É só ficar de olho neles e não repetir mais, ok?

Erros que você comete ao tentar ficar ruiva

7-erros-ao-ficar-ruiva-emma-stone

1 – Não fazer teste de mecha

Esse é sem dúvidas o principal e o erro mais frequente na hora de ficar ruiva!

Você compra uma tintura nova, de marca diferente, ou compra uma cor porque tal blogueira ficou com o cabelo lindo usando e no seu… não ficou como você esperava!

Cada cabelo é diferente e cada marca age de uma forma diferente.

Ao comprar uma tintura que você ainda não conhece ou se for sua primeira vez, faça antes um teste de mecha. Se a cor não ficar do jeito que você quer, fuja dela!

2 – Passar a tintura sem respeitar a base anterior do cabelo

Esse erro também é bem comum!

Exemplo, estou usando agora a tintura 7.4 da Majirel com ox de 30, e com ela consegui um tom de ruivo bem aberto. Mas isso aconteceu comigo porque eu vim de um cabelo com um ruivo previamente claro.

majirel-74-detalhes

Uma menina com o cabelo castanho escuro ou usando uma tintura mais escura vai usar a mesma tintura e mesma OX que eu e provavelmente não vai conseguir o mesmo tom, porque existe uma regra muito básica na colorimetria e que deve sempre ser respeitada:

Bases diferentes = Tons diferentes

Então ao usar uma tintura, pense antes: como está sua base?

Se estiver escura e você quiser um ruivo claro, vai ter que fazer uns testes de mecha com a coloração e ox de 30 e 40 pra ver se o tom que você quer pode ser conseguido só com a tintura.

Caso contrário, você pode partir pra uma tintura mais clara que a que você deseja ou partir pra descoloração.

Tudo é questão de testes e mais testes!

Por isso que é o tópico 1 é o mais importante! 😉

3 – Esperar que o cabelo atinja o tom de primeira

Pode acontecer? Pode! Mas é raro!

Tenha em mente que você não vai conseguir o tom com a primeira tintura que usar por uma série de fatores:

– Base anterior (que pode estar escura ou clara demais)

– Marca da tintura

– Cabelo danificado

Etc, etc, etc…então se não conseguir o tom, não saia desesperada por aí comprando uma tinta preta pra tacar no cabelo porque não ficou como você queria.

Tenha paciência que logo, logo você vai atingir o ruivo dos seus sonhos!

4 – Confundir vermelho com acobreado

Existem dois tipos de ruivos: o ruivo avermelhado e o ruivo acobreado.

Muita gente confunde os dois e por isso acaba não conseguindo atingir o tom desejado.

Então tenha em mente que:

Ruivo avermelhado: Use tinturas que tenham 6 na numeração. Exemplo: 6.66, 7.6, 8.66, etc…

Ruivo acobreado: Use tinturas que tenham 4 na numeração. Exemplo: 7.4, 8.44, 9.43, etc…

OBS: A tintura Igora Royal tem uma numeração diferente. Os vermelhos tem a numeração 8 e os acobreados tem numeração 7. 😉

5 – Confiar em um cabeleireiro sem conhecer seu trabalho

Esse também é um erro bem comum.

Existem excelentes profissionais que podem deixar seu cabelo lindo como existem os que não entendem nada e podem estragar sua cor.

Ao ir em um salão para ficar ruiva, pergunte ao profissional se ele tem experiência em colorimetria e peça pra ver fotos de clientes que ele já fez a cor.

Caso ele não saiba nada sobre ruivos ou não tenha nada pra te mostrar, procure outro profissional.

6 – Confiar nas vendedoras das lojas de cosméticos

Existem algumas vendedoras que são realmente entendidas do assunto e que podem te ajudar.

Mas também existem aquelas que só querem vender e vão te empurrar qualquer coisa mesmo que aquilo não seja o ideal para o seu cabelo.

Minha dica é que você vá na perfumaria já com o máximo possível de informações sobre ruivos para que ninguém queira te “passar a perna”. É para isso que o Google e os blogs existem! 😉

Se você receber uma informação diferente, agradeça a atenção da moça e confie apenas no que você pesquisou. Se ainda sim você tiver dúvidas, vá pra casa sem comprar nada e faça uma nova pesquisa na internet para ter certeza do que você precisa.

7 – Não pesquisar sobre ruivos na internet

Hoje em dia a internet está recheada de informações sobre tudo o que você imaginar, e quando falamos de cabelos então, temos informações cada vez mais ricas!

Eu vejo muitas meninas que querem ficar ruivas, não entendem NADA de coloração e já chegam nos grupos perguntando coisas do tipo:

“Quero ficar ruiva mas não sei que tinta usar, como começar, como meu cabelo deve estar, que marca usar, que ox usar, que tonalizante usar…”.

Claro que ninguém nasce sabendo e não é preciso entender tudo de tintura para mudar a cor do cabelo, mas é preciso ter no mínimo uma base de informações sobre o assunto.

Se você não sabe nada, a chance de você errar e não conseguir o tom do seu cabelo é muito grande! Se alguém te responde que pra ficar ruiva você tem que usar uma tintura 9.1 com ox de 40 e você não sabe que essa cor na verdade é um loiro e não um ruivo, já imaginou o que pode acontecer?

Então não tenha preguiça, antes de começar sua saga ruiva digite “como ter um cabelo ruivo” no Google e se deleite com o tanto de coisa boa que tem na internet sobre o assunto!

Ficou com dúvidas? Comente no blog das blogueiras, pergunte nos canais do Youtube, pergunte nos grupos de Facebook…sempre vai ter alguém disposto a te ajudar.

Mas ter o mínimo de informações sobre o assunto vai te ajudar a entender melhor as respostas das pessoas.

Aqui no blog mesmo tem vários posts sobre cabelo ruivo. É um bom começo para que você entenda o assunto e possa conseguir o cabelo ruivo dos seus sonhos:

– Enciclopédia do cabelo ruivo perfeito

– Como conseguir um tom de ruivo natural (vídeo)

– Como sair do ruivo vermelho pro ruivo acobreado

– Cuidados especiais para as ruivas

– Como tingir as sobrancelhas

– Minha saga ruiva completa

– Minha cor atual


Espero que esse post possa te ajudar a não errar mais e conseguir o ruivo dos seus sonhos!

Se sobrou alguma dúvida, é só perguntar! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Renata (16/06/2015)

    Todos erros muitos comuns mesmo Manu! Acho que umas das coisas que mais tem nos grupos de acobreadas são meninas que não entendem que cada cabelo é diferente do outro, não tem regra.Não tem como eu querer um tom e saber exatamente qual tinta vai chegar nele! Tem que fazer teste de mecha e conhecer o seu cabelo :}

    http://www.umbigosemfundo.com.br

    • Manu Alves (16/06/2015)

      Verdade, Rê!
      Vejo muito isso também. As meninas postam uma foto e perguntam: “qual tinta chegar nesse tom?”. Aí o pessoal vai respondendo “usei a tinta X e ficou assim”, mas poxa, ficou assim nela, não significa que vai ficar em todas!
      Tem que realmente conhecer seu próprio cabelo antes!

      Beijokas!

  • Aline (20/02/2016)

    Entrei na saga ruiva! O cabeleireiro usou a Igora 8.77, mas me frustrei um pouco pq n ficou td uniforme. A raiz abriu mais. Ele disse q na segunda aplicação ficará melhor porque o pigmento já vai ter fixado melhor. Daqui a 2 meses ele pediu p eu voltar lá. Ele disse que pra atingir de primeira teria q ter descolorido, q não achava jogo.

    • Manu Alves (23/02/2016)

      Se o seu cabelo era natural o ideal é começar a tingir pelas pontas, para não dar essa diferença!

      Beijokas!

  • Aline (20/04/2016)

    O cabeleireiro ajeitou a diferença da raiz pro comprimento, mas nao ficou todo uniforme. Em algumas partes por dentro do cabelo quase não pegou. Eu também tinha umas mechas. Queria abrir mais o tom. Será que se ele pintar todo com a mesma coloração, a cor pode clarear mais, realçar mais? Usei a Alfaparf 8.4, que li que escurece. Será que devo mudar de tinta?
    Ando super confusa e sinceramente não sei de que cor meu cabelo está, porque muda demais com a iluminação. Queria deixar mais laranjinha, mas não sei se ficaria feio.

    • Manu Alves (22/04/2016)

      Aline, sugiro você trocar de tintura mesmo. Alfaparf escurece demais!
      Sugiro Igora, Keune ou Majirel!

      Beijokas!

  • Aline (17/06/2016)

    Manu, estou em crise com a cor do meu cabelo. Além de não ter ficado uniforme, tem hora que acho bonito, tem hora que quero um tom que puxe menos para o laranja. Quero um meio termo, eu acho. São tantos tons lindos que me deixam confusa. Ainda tem a mudança do cabelo na luz pra me pirar mais ainda, kkkk. Usei a majirel, que até abriu mais o tom, mas novamente o cabeleireiro deixou minha raiz mais clara notavelmente. As partes dentro do cabelo insistem em não abrir muito. E pesquisando, achei um trabalho d um cabeleireiro com vários ruivos. Apaixonei! Estou pensando seriamente em mudar de cabeleireiro. Queria te mostrar um dos ruivos que ele fez, que amei. Vou colocar o link: https://www.instagram.com/p/BGKeIsUmPDO/?taken-by=studiopontes

    Vc pinta em salão? É muito caro? Só estou com medo do preço, kkkkkk.

    • Manu Alves (20/06/2016)

      Olá Aline!
      Eu não faço a cor no salão, faço em casa mesmo! 🙂
      Beijokas!

  • Aline (05/07/2016)

    Oi Manu!Gostaria de saber o que vc acha que eu devo fazer(aqui na minha cidade nao tem nenhum cabeleireiro especialista em colorimetria) Resolvi ficar ruiva em casa mesmo.. Meu cabelo era virgem e fiz luzes so q a cabeleireira detonou meu cabelo e recem agora depois de 7 meses q fiz ele ta melhor. Entao resolvi passar a 8.4 da Alfaparf com ox 30 so q onde tem luzes ele ficou douradinho(ao inves de ruivo)e na raiz escura ele ficou escuro avermelhado, ou seja ta uó! Isso que passei na raiz primeiro e so nos ultimos 15min puxei pro resto do cabelo. Vou passar Dekapcolor pra tirar essa tinta, mas nao sei o q passar depois, por causa das luzes, sei q vai ficar desigual a cor..Vc pode me dar uma sugestao de como posso igualar? Sera que só descolorindo a raiz? Tenho medo de descolorir e ele nao pigmentar por ficar fragil d+.. Bom desculpe o comentario enorme,é q realmente nao sei o q fazer..Bjao!

    • Manu Alves (07/07/2016)

      Aline, é bem difícil igualar a cor só com tintura, viu…
      Você pode tentar usar uma ox mais forte na raiz e outra nas pontas, mas sempre tem o risco de manchar.
      Não recomendo descolorir a raiz porque vai acontecer o que você falou, ter problemas para pigmentar.
      Te recomendo mesmo ou ter paciência, e ir tingindo os fios e tonalizando até conseguir igualar (foi o que eu fiz) ou ir em um salão para fazer com um profissional.
      Beijokas!

  • July Freitas (10/08/2016)

    Olá, meu cabelo está castanho médio pra claro, com recente coloração após descoloração global! Gostaria de ficar ruiva avermelhada, será que consigo? Não quero um tom muito aberto, quero um tom mais fechado. Obrigada :*

    • Manu Alves (10/08/2016)

      Se seu cabelo está castanho claro e você quer um ruivo mais fechado, provavelmente você conseguirá fácil.
      Basta usar a tintura escolhida!
      Beijokas!

  • July Freitas (10/08/2016)

    Você me indica alguma cor Manu?
    obs: sou morena clara (pele meio amarelada)

    • Manu Alves (12/08/2016)

      Pra um vermelho escuro acredito que um 6.66 vai funcionar! Ele é um vermelho mais claro, mas como sua base está escura provavelmente o resultado será um vermelho mais fechado mesmo. 😉

      Beijokas!

  • Letícia (15/10/2016)

    Manu, eu já fui ruiva mas a raiz ficou clara e o resto do cabelo mt fechado, então me frustei e fiz o que não era pra fazer: pintei de preto. Agora quero voltar a ser ruiva só que dessa vez penso em recorrer ao método de descoloração mas tenho medo de acabar com meu cabelo… Fora que já tem uns quatro dedos de raiz virgem… Enfim, o que você acha que devo fazer?

    • Manu Alves (17/10/2016)

      Letícia, você pode tentar usar o Dekapcolor para tirar o máximo possível desse preto.
      Se você quer um ruivo mais fechado talvez já dê jeito. Se você quer um ruivo bem claro, aí talvez seja necessário descolorir e eu recomendo que faça isso em um salão, pois descoloração não é procedimento para ser feito em casa. 😉
      Beijokas!

  • Letícia evelyn (18/11/2016)

    Moça, sou loira a quatro anos, resolvi ficar ruiva já andei pesquisando muito mas não encontro nada que tire a minha dúvida, para pintar o cabelo de ruivo no caso preciso descolorir toda a raiz e passar a tinta por cima de onde já está descolorido ou depois de descolorir devo passar uma tinta loira para “neutralizar” para depois passar a tinta ruiva?? Achei o seu post excelente,obrigada!

    • Manu Alves (21/11/2016)

      Não precisa descolorir a raiz, Letícia.
      Mas será preciso fazer uma pré pigmentação na parte loira e uma tinta mais clara na raiz.
      O ideal é que você faça isso em um salão, para não correr o risco de manchar. 😉
      Beijokas!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.