Cuidados específicos para os cabelos das ruivas

Olá!

Como vocês já sabem, saí do time das loiras e fui para o time das ruivas. Por causa dessa mudança de visual tive que tomar alguns cuidados diferentes, e vou compartilhar esses cuidados com vocês!

O shampoo

Quando eu tinha o cabelo loiro sempre optava por shampoos hidratantes e desamareladores, para tentar reverter os danos da tintura loira e evitar o temível efeito amarelado.

Agora com o cabelo ruivo, tenho que obrigatoriamente usar shampoos específicos para cabelos tingidos. Isso porque o ruivo é a cor que mais desbota, então é necessário usar um shampoo que além de limpar, ajude a prolongar a cor.

Antigamente eu acreditava que shampoo para cabelo tingido era balela, que não ajudava em nada para prevenir o desbotamento. Mas isso não é verdade, e o shampoo para cabelos tintos tem SIM o poder de prolongar a cor dos fios. Então se você é ruiva ou tem o cabelo tingido com uma cor que desbota com facilidade, use o shampoo específico!

Eu estou usando o shampoo da Phytoervas Cabelos Coloridos e estou gostando. Logo, logo farei resenha no blog e vocês terão um post completo falando só dele!

O condicionador

O ideal é sempre usar o condicionador da mesma linha do shampoo, porque eles se completam (que romântico <3)! Brincadeiras a parte, realmente o condicionador da mesma linha que o shampoo possui ativos que se completam, e por isso o resultado ao usar os dois juntos é bem melhor.

Então também é primordial usar um condicionador para cabelos tingidos, da mesma marca do shampoo.

A reconstrução

Se o seu cabelo não está tão destruído como o meu, pode fazer uma reconstrução 1 vez por mês ou só quando você sentir necessidade. Como eu vim do cabelo descolorido, estou fazendo a cada 15 dias até eu conseguir reconstruir os fios totalmente.

A reconstrução além de restaurar os fios, fecha as cutículas do cabelo e por isso ajuda a reter um pouco mais da cor do cabelo. Cabelo ressecado e poroso tem mair dificuldade de segurar o pigmento da tintura. Cabelo saudável consegue fixar melhor os pigmentos e prolonga a cor dos fios.

No momento estou usando a máscara Midollo di Bamboo Alfaparf e a Absolut Repair da Loreal.

A hidratação

Se a gente reconstrói, tem que hidratar. E além disso, sabemos muito bem que a tintura resseca bastante os fios, por isso temos que hidratar bastante, toda semana, religiosamente.

As máscaras para cabelos tingidos são ótimas, pois além de hidratar e repor a massa perdida no processo de coloração também ajudam a prolongar a cor. Mas se você não tiver ou não puder comprar uma específica, use outra do seu gosto.

Como meu cabelo tá bem danificado, uso uma máscara de hidratação potente e intercalo com uma pra cabelos tingidos

Atualmente estou usando as máscaras AMO da Yenzah e Seda Pro Color. Uso também a ampola azul Alfaparf.

O leave-in

Leave-in é essencial para quem tem cabelo tingido. O produto ajuda a hidratar e proteger o cabelo contra as agressões externas, e por ter essa proteção indiretamente ele ajuda a prolongar a cor.

Se você optar por um exclusivo para cabelo tingido, vai proteger a cor diretamente. Além disso, esses leave-ins especiais para cabelos tingidos vem sempre com proteção solar, que é essencial para manter a cor dos fios.

Estou usando o leave-in Seda Pro Color.

A proteção térmica

O calor do secador e da chapinha também auxiliam no desbotamento dos fios, e por isso quando mais você evitar o uso de ferramentas térmicas, melhor.

Mas quando o uso do secador for necessário, use sempre um bom protetor térmico. Ainda não encontrei um leave-in para cabelo tingido que tenha proteção térmica. Tá aí uma dica para as empresas de cosméticos: Um leave-in para cabelo tingido, com filtro solar e proteção térmica. É pedir muito?

Como proteção térmica estou usando o Óleo de Argan Yenzah e o Óleo de Macadâmia, também da Yenzah.

A finalização

Sempre usei reparadores de pontas com filtro solar para evitar  que o cabelo loiro amarelasse. Continuo usando, agora para evitar o desbotamento e o ressecamento dos fios.

Os finalizadores ajudam a hidratar, fechar as escamas e proteger contra os raios solares (aqueles que tenham filtro solar).

Sou apaixonada por óleo de Argan e é ele que uso também como finalizador.

O tonalizante

Esse foi o produto que tive que acrescentar na minha listinha de cuidados capilares. Isso porque o cabelo ruivo desbota muito, mais ou menos depois de 15 ou 20 dias. Como temos que dar um intervalo de pelo menos 30 dias entre uma coloração e outra, uso o tonalizante para reavivar a cor.

Existem dois tipos mais famosos. Tem aqueles que vem no tubinho igual uma tintura e é necessário usar uma emulsão reveladora, como a Color Touch da Wella ou a Richesse da Loreal. E tem também o banho de brilho tonalizante, que já vem pronto e é só passar diretamente no cabelo ou misturado com algum creme de tratamento, como o Keraton da Kert ou o Color Intense da Celso Kamura.

Estou usando o Color Intense, vejam a resenha dele aqui!

Ufa! Esse são os meus cuidados com os cabelos ruivos. Quem disse que só cabelo loiro dava trabalho né?

Se tiverem alguma dúvida, já sabem, é só perguntar! 😀

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

22 comments

  1. Oi Manu, cabelo ruivo dá trabalho mesmo, mas vou te dar uma dica: minha irmã tem cabelo ruivo tingido, e o dela é aquele tom laranjinha, e ela usa uma linha ótima da Natura, a Realce e proteção da cor, sabe? tipo tem o shampoo, leave-in e o condicionador para cabelos ruivos, ela usa há meses, e está dando super certo pra ela, pq vc não experimenta? e por favor eu quero uma ajuda sua, o meu cabelo é liso, fino e com algumas luzes, só que ele anda ressecado, e com uns fios grossos feios no meio, acho que é frizz, né, Manu o que é melhor pra deixar o cabelo bem hidratado e sem esses fiozinhos ruins: cauterização ou reconstrução? (hidratação eu já faço)beijocas

    1. Olá Patrícia!
      Muito boa a sua dica! Vou comprar esse aí da Natura pra ver se realmente é bom! Obrigada! 😀

      Reconstrução e cauterização são a mesma coisa, o que muda é a forma de fazer. Enquanto a reconstrução é feia a frio, a cauterização é finalizada com chapinha. Mas as duas utilizam queratina na composição!
      Como seu cabelo não está tão danificado, a cauterização pode ser melhor, mas procure um cabeleireiro e peça uma opinião dele, que realmente entende do assunto! 😉

      Beijokas!

      1. Gostaria de corrigir a parde de Restauração e cauterzação ser a mesma coisa, Restauração como diz o nome é para repor as vitaminas, proteinas e até hidratação do cabelo, já a Cauterização fecha as cutículas independente se foi inserido a “alimentação” do cabelo !! Portanto evitem a cauterização se seu cabelo está danificado!!!!

        1. Olá Rubia!
          Ela não perguntou da restauração, e sim da reconstrução!
          A reconstrução e a cauterização são feitas com os mesmos produtos (a base de queratina) só que a reconstrução é feita a frio e a cauterização, a quente, onde selamos as cutículas!
          O cabelo dela não está tão danificado, apenas ressecado pelas luzes e por isso aguenta uma cauterização! 😉

          Beijokas!

  2. Oi Manu! Parabéns pelo site, é lindo. E você ficou REALMENTE linda ruiva. Manu, eu sempre quis ser ruiva (Desde pequena, assistir Harry Potter e ver a família Weasley…), mas eu tenho o cabelo bem escuro, quase num tom de preto (Perguntam se eu tingi!), minha pele não é escura, mas também não sou muito branca, eu queria um ruivo do tom do seu, meio alaranjado mesmo, não quero me passar por natural, só queria ter o cabelo ruivo. Tenho sardinhas! =) Não me importo de ter que descolorir, mas queria saber se ficaria bom no tom. =\ Obrigada, espero sua ajuda!
    Um beijo! Ale =)

    1. Olá Alexia!
      Obrigada! 😀
      Ah, confesso que minha vontade de ficar ruiva também aumentou quando conheci os Weasley, haha!
      Então, quanto ao tom acho muito difícil opinar porque várias coisas tem que ser levadas em consideração. Eu não tinha a mínima noção de qual cor escolher, então fui em um especialista e ele me orientou quanto ao tom que poderia usar, avaliando meu tom de pele, olhos, sobrancelhas e muito mais.
      Ele me indicou usar um ruivo frio, parecido com o da Júlia Petit. Mas eu quis um pouquinho mais alaranjado e agora alcancei o tom que eu queria (logo, logo vou fazer post no blog).
      Então sugiro você fazer o mesmo: falar diretamente com um profissional para ver o que é melhor para você!

      Beijokas!

  3. Adorei as dicas!Tenho cabelos vermelhos a muitos anos, quero mudar para o ruivo, sou morena clara
    mas também uso, alisar a raiz com a composição de amônia, com fiz alguns dias ficou desbotada a cor vermelha, seria legal jogar qual coe para ficar um ruivinho legal.bj.

    1. Olá Monica!
      Não dá pra sair do vermelho direto pro ruivo natural, primeiro é necessário retirar os pigmentos vermelhos com decapagem ou Dekapcolor.
      Existem vários tons de ruivo, você precisa saber primeiro qual você quer pra depois saber que cor usar! 😉
      Esse post fala dos tons principais: http://desejosdebeleza.com/tons-de-cabelo-ruivo/

      Beijokas!

  4. Oi Manu, então, eu sou apaixonada por ruivas e já faz um tempinho que eu tenho vontade de mudar o meu cabelo, eu até seria louca de mudar completamente e pintar os fios massss meu namorado abomina isso e eu não quero magoá-lo…
    Meu cabelo é castanho clarinho e tem alguns reflexos naturais meio claros, no sol parece meio laranja, enfim, queria uma ideia do que eu posso fazer pra não mudar radicalmente sabe? Não pretendo tonalizar o cabelo e estava pensando em passar um shampoo para cabelos vermelhos só pra dar uma mudada, acrescentar alguns reflexos, o que você acha?
    PS: A situação é complicada e a explicação ficou confusa, perdão haha.

    1. Olá Vick!
      Mas qual shampoo seria esse? Não conheço nenhum que dê esses reflexos (antigamente tinha o Wellaton, mas hoje em dia ele é considerado tintura).
      Você pode tentar fazer umas luzes acobreadas, é o máximo que dá pra fazer sem mudar radicalmente. Mas eu sinceramente prefiro luzes loiras!
      Acho mais fácil pegar umas fotos de ruivas lindas e convencer o namorado! Hahaha!

      Beijokas!

  5. Adoro o tom ruivo, porém tenho dúvidas quanto a intervalo de coloração, tom de pele e etc. Quanto vc gasta mensalmente com a manutenção, manu? Sabemos que o laranjinha é caro e vai embora rápido com as lavagens :/
    Ótima semana, bj! ^^

  6. Adoro o tom ruivo, porém tenho dúvidas quanto a intervalo de coloração, tom de pele e etc. Quanto vc gasta mensalmente com a manutenção, manu? Sabemos que o laranjinha é caro e vai embora rápido com as lavagens :/
    Ótima semana, bj! ^^

  7. Uhul Manu! Que postagem completíssima! Amei de todo coração!
    Sua escrita é clean e bem explicativa! Passarei a acompanhar seu blog, ainda mais com postagens ruivicas <3 (:(, a primeira tintura sempre é para esvaziar os bolsos.
    Irei dar uma olhada sobre os tratamentos, mas acho que ficarei com a linha Seda pro-color, está dentro do orçamento, rsrs
    Beijocas!

  8. Oe manu!
    Essa semana vo pintar meu cabelo de vermelho rubi , Estou com um pouco de medo pois faço progressiva. Estou comprando todos os produtos certin pra cuidar do cabelo . Mais ainda estou com medo. Sera que com o tempo meu cabelo vai ficar fraco ?

  9. Oi Manu! Estou com uma dúvida. Gostaria de pintar meu cabelo comum castanho avermelhado (mas,um vermelho discreto). Meu cabelo é castanho claro, mas tenho medo de pintar e ressecar. A questão é: Eu poderia ao invés de pintar passar apenas um tonalizante para ficar castanho avermelhado? O que você me sugere? Ah, o meu cabelo tá caindo um pouco. É arriscado fazer uma escova inteligente e também pintar?

    1. Olá Valéria!
      Como você quer só dar uma avermelhadinha no seu cabelo, o tonalizante vai servir no seu caso sim.
      Recomendo a Color Touch ou a Richésse, num tom por volta do 6.6.
      Sobre a escova inteligente, de primeiro momento não teria problema já que você não vai usar tintura, e sim tonalizante que não estraga os fios.
      Mas peço que você tire essa dúvida com o cabeleireiro que vai fazer a escova, pois ele conhece a química utilizada e vai te dizer melhor o que pode ou não ser feito. 😉

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *