Vlog: Tudo sobre a iodoterapia!
Olá!
Estava eu no hospital internada para a iodoterapia e pensei: porque não fazer um vlog falando sobre o tratamento e mostrando como é o quarto do hospital?
E aí eu fiz! \o/
Quando eu fui ler um pouco mais sobre a iodoterapia na internet, confesso que me assustei com alguns depoimentos que eu li.
Muita gente dizendo que era horrível, que chorou o dia todo, que foi o pior dia da vida e sinceramente? Não é bem assim.
Claro que não é fácil, afinal nós estamos falando de um tratamento de câncer. Só que venhamos e convenhamos: a iodoterapia é um tratamento muito mais simples do que uma quimio ou uma radioterapia.
O tratamento é super simples, não causa efeitos colaterais e é muito eficaz no tratamento do câncer de tireoide.
A única parte chata é ficar sozinho no quarto, mas são 2 dias, passa rápido! Aproveite esse tempo pra ler um livro, pra assistir os filmes que estiver a fim, pra colocar um seriado em dia…etc!
Pra provar tudo isso que tô falando, assista o vídeo abaixo! Nele eu falo tudo o que achei sobre a iodoterapia!
Cuidados pós-iodoterapia
Depois que saí do hospital tive que tomar alguns cuidados em casa. Cada médico segue uma conduta diferente e você precisa seguir o que o seu médico pede. No meu caso os cuidados que precisei tomar foram:
– Não dormir na mesma cama com outra pessoa
– Não ter contato com mulheres grávidas, crianças e animais
– Ter o mínimo possível de contato com as outras pessoas da casa, e se precisar ficar por mais tempo no mesmo ambiente que os outros, ficar a mais ou menos 2 metros de distância deles
– Lavar as roupas e roupas de cama separadas das outras roupas
– Não fazer xixi no ralo
– Dar sempre duas descargas após o uso do banheiro
Tive que tomar esses cuidados durante 5 dias e no sexto já pude voltar a ter minha vida normal!
Ah, quando saí do hospital já me liberaram da dieta sem iodo e pude comer normalmente, uhuuu!
Concluindo, o que quero dizer com esse post é com o tratamento é simples e você não precisa ter medo, pois não é um bicho de 7 cabeças!
Vai na coragem, tenha fé em Deus e tudo dará certo!
Você já fez a iodoterapia? Que tal comentar aqui sua experiência para ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo tratamento?
Vou esperar os comentários! 😀
Beijokas!
Juliana
Parabéns pela maneira que tu encara as coisas! É surpreendente. Eu sou assim bem realista e objetiva também, mas com certeza ia ficar super entediada no hospital rss Ia passar 24h na internet haahaha
Que bom que deu tudo certo e tu já está melhor 🙂
Eu nunca tinha ouvido falar nesse tratamento antes de ver no teu blog. Fiquei impressionada com os cuidados posteriores.
Manu Alves
Obrigada Juliana!
Eu também nunca tinha ouvido falar, descobri tudo quando precisei passar pelo procedimento mesmo!
Beijokas!
Jacqueline Costa
Manu, você me ajudou muito! Já fiz a tireoidectomia e em breve vou fazer a iodoterapia. Também encaro a questão da mesma forma que você. Sou tranquila e acho que estou super no lucro. Se precisasse de uma radio ou quimioterapia seria muito pior. Obrigada por esclarecer e por confirmar que é um procedimento simples. Com certeza vou tirar de letra assim como você.
Beijos!
Manu Alves
Que bom Jacqueline!
Bom saber que gostou do post e bom saber que você já fez a cirurgia e tá em tratamento!
Pois é, acho que estamos “no lucro” por ter tido uma doença que tem altas chances de cura e com um tratamento mais simples que os outros!
Vai tirar de letra, tenho certeza!
Depois que fizer a iodo volta aqui depois pra me contar como foi, tá?
Beijokas!
Taua
Oi manu..estou passando passando pelo mesmo procedimento e venho seguindo seu blog e suas receitas! Gostaria de te perguntar se após a iodo a dietalta volta ao normal quando se ganha alta ou tem de esperar a PCI? Um abraço!
Manu Alves
Olá!
Acho que já te respondi no Instagram, e a resposta da pergunta também está escrita no post.
Pude comer normalmente após a saída do hospital. 😉
Beijokas!
Dy
ola gostaria de saber sobre a injeção que tomou pois o medico não prescreveu
no meu pedido esta radioiodoterapia o laboratorio informou que e o iodo liquido.
o medico tem que pedir?
Manu Alves
Nem todo médico prescreve, Dy.
Chama Thyrogen, ela é cara e as vezes os convênios não cobrem.
É o médico que pede sim. 🙂
Beijokas!
Melissa
Oii Manu, vou fazer a iodoterapia daqui 25 dias, e li todos os seus posts sobre, muito esclarecedores. Minha tia achou seu post na internet e me indicou. Bjossss
Manu Alves
Que bom que gostou, Melissa!
Já está fazendo a dieta?
Tem um post aqui no blog com dicas sobre dieta para iodoterapia!
Beijokas!
Melissa
Estou sim, e pra mim é uma tortura ficar sem doces e chocolate. Já li todos os seus posts sobre iodoterapia e salvei aqui os alimentos que eu não posso comer. :DD
Manu Alves
Faz o bolinho de chuva da receita que postei aqui, foi o que me salvou!
Beijokas!
Melissa
Vou ler novamente e ver se consigo fazer 🙂 e quanto a cicatriz? vc lembra quanto tempo foi até ela desaparecer? ou não desaparece? Obrigada ^^
Manu Alves
Até agora a minha não desapareceu… Mas meu corpo não é muito bom para cicatrização (tenho tendência a quelóide).
Beijokas!
Melissa
ahh entendi. Brigada por responder meus coments, continue sempre com essa humildade ^^
ah! eu fiz um churros com quase a mesma receita do seu bolinho de chuva, mas comi sem recheio, não tem jeito rs na próx. vou fazer o bolinho. bjoss
Manu Alves
Imagina, qualquer dúvida pode perguntar!
Olha, o bolinho de chuva me salvou! Se não fosse ele eu acho que estaria agredindo todo mundo dentro de casa por falta de doce no sangue, hahahahah!
Beijokas!
Melissa
Teve um dia que eu tava me sentindo uma louca, cortar açúcar desse jeito tão de repente, faz a gente enlouquecer haha só tenho que aguentar agora mais dez dias, nunca vi um mês passar tão devagar viu haha bjoss
Manu Alves
Sei como é…o meu caso foram 20 dias e eu parece que durou 40, hahaha!
Beijokas!
Melissa
No meu caso dava um mês, mas vc nem acredita, uma semana antes da iodoterapia, fui na medica realizar o PCI, e a médica disse q eu nem precisava ter feito a dieta! Ela disse q cada hospital utiliza seu método, e no caso deles, eles não utilizavam. Na vdd, quando foi passado pra mim a dieta, eu não poderia comer só o peixe, frutos do mar e folhas verdes, dai em casa, eu pesquisei e achei a dieta completa e resolvi seguir, achando q precisava. No fim, nem precisava. Fui meio burrinha viu rsrs. Mas td bem né, agora já foi. Realizei a iodo essa semana, fiquei 2 dias no hospital e ja nao aguentava mais. Espero q eu não precise mais de nenhuma sessão, obrigada por todas as informações, bjos!!
Manu Alves
Que legal! Se eu soubesse teria feito a iodo nesse hospital aí, hahaha!
Que bom que deu tudo certo! E geralmente 1 sessão é suficiente!
Beijokas!
Melissa
Chama hospital A.C. Camargo (caso alguém que passar por aqui pelo seu blog queira uma indicação haha). Uma sessão foi suficiente pra mim mesmo. 🙂 Obrigada
Manu Alves
Conheço o AC Camargo, ótimo hospital!
E geralmente é só uma sessão mesmo que é necessária.
Beijokas!
Mariana Furlan Prospero
Olá Manu!!
Que benção ter achado seu blog!!
Fiz uma tireoidectomia há 3 semanas e na biópsia o meu nódulo também foi confirmado que era maligno.
Assim como você, estou encarando tudo com muita fé e sempre procurando ficar otimista!
Antes de achar sua página, estava pesquisando sobre o assunto e é assustador a quantidade de pessoas que passaram pelo mesmo que nós, porém, infelizmente, encaram tudo isso de forma 100% negativa.
Só tenho uma dúvida: antes da iodo você fez PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro)? Pois eu vou fazer e é com ela que farei com as injeções (thyrogen), para não precisar ficar sem o hormônio e entrar em estado de hipotireoidismo.
E você, como está?
Um grande beijo para você!
Manu Alves
Olá Mariana!
Assim, doença nunca é algo bom, né? Mas temos sempre que pensar pelo lado positivo, já que assim fica muito mais fácil enfrentar os obstáculos!
Eu fiz o PCI uma semana após a iodoterapia!
Estou bem, graças a Deus, e tem post aqui no blog contando como está a vida sem tireoide!
Beijokas!
Thais Regina de oliveira
Bom dia!!
Gostei mto das suas dicas e tbm estou levando da melgor forma possivel. Fiz a cirurgia e o proximo passo é a iodoterapia, gostaria de saber o hospital que vc fez?Achei o quarto bem legal
Manu Alves
Olá Thais!
Eu falei no vídeo o nome… é Hospital Santa Paula 😉
Beijokas!
Fabiane
Oi Manu, tenho doença de Graves e a opção de tratamento que me deram foi a iodoterapia , claro que numa dose menor, mas posso passar de hiper para hipor estou ansiosa. O você acha?
Manu Alves
Fabiane, não conheço nada sobre o tratamento de iodoterapia para casos de hiper…mas se foi recomendado, acredito que seja uma boa opção!
Beijokas!