Tireoide e glúten – qual a relação?

Olá!

Desde que fiz a cirurgia de tireoide eu recebo muitos comentários perguntando sobre como está minha dieta após a retirada da tireoide e iodoterapia.

Aliás, tem gente que pensa que a dieta sem iodo precisa ser seguida para sempre, ou que é bom cortar o glúten porque leu sei lá onde que ele fazia mal para a tireoide!

Bom, primeira coisa que temos que saber é: dieta sem iodo é feita apenas durante o período pré iodoterapia, ou pode perdurar até uma ou duas semanas após, dependendo da indicação médica. Depois que o médico libera, você pode voltar a comer normalmente.

Mas é o glúten? É bom mesmo cortá-lo da alimentação? Eu não sou nutricionista e por isso não posso opinar nada em relação à isso. Mas para resolver essa nossa questão eu convidei a Dra. Marina Fernanda, uma maravilhosa nutricionista, para tirar essa nossa dúvida!

 

Tireoide e glúten – qual a relação?

Primeiro vamos entender melhor a relação entre glúten e porque algumas pessoas não devem consumí-lo:

O que é glúten?

Dra. Marina: O glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrada nos cereais como trigo, centeio ou cevada. Quando é colocado em água, o glúten é o que dá a consistência flexível e semelhante a cola, característica da massa criada com farinha de trigo.

Portanto, pães, massas alimentícias (macarrão), biscoitos, bolos, salgadinhos, barras de cereais, quibe, pizzas, tortas, molhos brancos, granola, empanados, farinha de rosca, cerveja, whisky e vodka de cereais. assim como outros produtos produzidos com farinha de trigo e cevada, contêm glúten.

Quem não pode consumir glúten?

Dra. Marina: Pessoas com doença celíaca ou que possuem reações alérgicas ao glúten, não podem consumir nem mesmo alimentos que contenham traços pequenos dessa substância, pode ser prejudicial à saúde nesses casos.

Os portadores de doença celíaca não devem consumir nem mesmo carnes e legumes empanados em farinha de trigo, ou alimentos produzidos em óleo de fritura onde tenha sido imerso outros alimentos contendo farinha de trigo.

E quem tem problemas na tireoide, podem consumir glúten?

Dra. MarinaA tireoide é um órgão sensível à presença de determinados compostos tóxicos ou alergênicos, inclusive aqueles presentes na alimentação. Algumas doenças da tireoide podem ser autoimunes, ou seja, quando o organismo passa a atacar as células da própria tireoide. Muitas vezes, esta doença autoimune, chamada de Doença de Hashimoto, pode estar relacionada com o consumo do glúten em pacientes com hipersensibilidade ou alergia a esta fração proteica presentes em alimentos que contenham trigo, cevada, centeio e aveia.

A produção excessiva da tireoide é encontrada em quase 4,2% das pessoas com doença celíaca, e a hipoatividade autoimune da glândula tireoide é encontrada em cerca de 13% dos pacientes celíacos. Portanto é recomendado que todos os pacientes que sofrem de doença autoimune da tireoide sejam examinados para doença celíaca. 4,8% das pessoas com doença autoimune da tireóide têm doença celíaca.

Há relatos de que em alguns casos em que a doença celíaca e o câncer foram diagnosticados ao mesmo tempo, a mudança na alimentação, somada aos tratamentos convencionais, resultou na remissão total do câncer.

Ou seja pessoal, a única relação entre consumo de glúten e tireoide é na Doença de Hashimoto, uma doença autoimune que pode estar ligada à doença celíaca.

Pacientes com doença celíaca ou que tenham alergia à glúten podem vir a desenvolver a Doença de Hashimoto ou câncer de tireoide. E em alguns casos, quando a pessoa descobriu essa alergia/doença celíaca e começou a cortar o glúten, junto com tratamentos tradicionais, o câncer teve remissão total.

Qualquer outra doença da tireoide (hipotireoidismo, hipertiroidismo ou câncer de tireoide) NÃO tem relação com o consumo de glúten! Então gente, é vida normaaaal! Pode comer o que quiseeeer! Claro, tomando cuidado com que a gente já sabe: evitar muitos doces, refrigerantes, frituras, etc. 😉

Mas Manu, eu cortei o glúten da minha alimentação e me senti muito melhor e mais saudável! Não é melhor manter essa dieta?

Bom, você cortou o glúten e consequentemente você diminuiu também a ingestão de carboidratos e farinhas brancas, já que o glúten está presente em pães, pizzas, biscoitos, etc. Então nesse caso você se sentiu melhor por cortar o glúten ou por diminuir carboidratos e farinhas brancas, que costumam ser menos saudáveis que outras farinhas?

Para descobrir isso a melhor coisa que você deve fazer é consultar um nutricionista, pois apenas ele poderá de orientar sobre dieta e alimentação!

No geral, não faz mal nenhum comer glúten e todas as coisas gostosas do mundo, o importante é sempre saber a quantidade certa a se comer. Não tem problema comer um chocolatinho no dia, o que não pode é comer 1 barra de 1 quilo de uma vez!

E mais uma vez, para saber o que consumir e a quantidade certa de coisas para se consumir, consulte uma nutricionista!

A Dra. Marina atende consultas particulares e alguns convênios! Sigam ela lá no Instagram para aproveitar as dicas de alimentação e também para marcar uma consulta e obter uma orientação nutricional personalizada!


E agora eu quero saber de você: como é sua dieta após o câncer de tireoide?

Mudou muito?

Me conta nos comentários!

Beijokas!

 

Comentários

comentários