7 dicas para cuidar de cabelos com progressiva
Olá!
A escova progressiva se tornou um fenômeno no país, pois muitas mulheres que amam um cabelo liso não abrem mão desse tipo de química para manter os fios mais lisos e comportados.
Porém, infelizmente a química da progressiva com o tempo pode deixar os fios secos, danificados e sem vida.
Para contornar essa situação é preciso ter alguns cuidados especiais, assim você vai conseguir manter um cabelo mais saudável e ainda por cima manter a progressiva por mais tempo nos fios! 😉
Cuidados de cabelos com progressiva
1 – Use shampoos com pH equilibrado
Muita gente acha que quem tem progressiva é preciso usar shampoo sem sal, ou acham que é preciso utilizar apenas um tipo de shampoo específico. Mas isso é um mito!
Quando se tem progressiva nos fios (ou tintura), é necessário utilizar um shampoo que tenha um pH baixo, pois ele limpa os fios sem abrir demais as cutículas fazendo com que a química se mantenha mais tempo nos fios, prolongando o efeito liso.
Não interessa se o shampoo tem sal ou se ele não é necessariamente indicado para cabelos com progressiva, o ideal é que ele tenha pH baixo!
Se na embalagem não tiver o pH do produto, você pode ligar no SAC da marca e solicitar essa informação.
Para entender melhor sobre o assunto, leia: O mito do shampoo sem sal
Você também pode optar por shampoos sem sulfato, que limpam o cabelo sem agredir os fios mantendo também os fios lisos por mais tempo.
2 – Siga um cronograma capilar
Um cabelo com progressiva perde muitos nutrientes que são responsáveis pela manutenção da saúde do fio.
Para reverter esse problema é preciso devolver os nutrientes, e a melhor forma de fazer isso é através do cronograma capilar.
No cronograma capilar você hidrata, nutre e reconstrói o fio, deixando-o muito mais forte e saudável.
Para saber como seguir o cronograma, acesse: Cronograma Capilar: O guia definitivo
3 – Fuja do formol
As primeiras escovas progressivas continham formol em sua fórmula, porém essa substância é altamente tóxica para o organismo, podendo causar vários problemas para a saúde.
Hoje em dia as progressivas com formol são proibidas pela Anvisa, mas algumas marcas ainda colocam o produto em sua fórmula.
Antes de fazer o procedimento, vá até o cabeleireiro, pergunte a marca que ele usa e faça uma pesquisa na internet para saber se o produto é livre de formol.
E no dia da aplicação peça para o cabeleireiro colocar o produto no potinho na sua frente, para que você tenha certeza que ela está usando o produto correto e se não vai acrescentar alguma substância a mais.
4- Evite a chapinha
Nós já sabemos que usar chapinha sempre pode danificar os fios, certo? E a química da progressiva em si também já danifica os fios.
Imagina fazer progressiva E continuar usando chapinha? Não tem cabelo que aguente!
Se você é adepta da progressiva, procure fazer uma de qualidade para que ela deixe seu cabelo bem liso e você não precise usar chapinha sempre.
Opte por fazer escovas tradicionais ou compre uma escova rotativa, pois ela ajuda muito para quem tem dificuldade de utilizar a dupla secador+escova.
Se ainda sim precisar usar chapinha, utilize um bom protetor térmico e cuide dos fios em dobro.
Veja esse vídeo-resenha da Escova Rotativa Philips e aprenda Como cuidar de cabelos lisos de chapinha.
5 – Evite shampoos anti-resíduos
O shampoo anti-resíduo tem uma capacidade maior de limpeza, retirando também a química da sua progressiva, por isso evite esse tipo de shampoo caso você deseje manter seu alisamento por mais tempo.
Se você sentir que o cabelo está muito pesado e quer usar um anti-resíduos, use no máximo 1 vez ao mês. Não se preocupe, por mais forte que o anti-resíduos seja ele não é capaz de retirar toda a química se for utilizado 1 vez ou outra quando necessário. 😉
Tire todas as suas dúvidas sobre shampoo anti-resíduos nesse post: Shampoo anti-resíduos – Perguntas Frequentes.
6 – Diminua a frequência das lavagens
Quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido sua progressiva vai sair.
Se você quer manter seu liso por mais tempo tente diminuir a frequência das lavagens, lavando no máximo 3 vezes na semana.
7 – Corte as pontas regularmente
As pontas dos cabelos são as que mais sofrem, pois ressecam e danificam com bastante facilidade.
Em cabelos com progressiva elas ficam ainda mais propensas ao ressecamento, ficando sem vida, danificadas e muitas vezes, até quebradas.
Para evitar issso, além de seguir todos os cuidados do post, corte as pontinhas do seu cabelo a cada 3 meses, assim você manterá o cabelo todo saudável, da raiz até as pontas!
Espero que gostem das dicas! 😉
Beijokas!
Onde me encontrar?