Cronograma Capilar – O Guia Definitivo

Olá!

Provavelmente muitas de vocês já devem ter ouvido falar no cronograma capilar, né?

Eu já fiz um post aqui no blog sobre o assunto. Mas ainda vejo que muita gente tem dúvidas na hora de seguir seu cronograma, já que tem muita informação na internet e tanta coisa pode acabar confundindo sua cabeça.

Mas agora seus problemas acabaram! 😀

Nesse post vou colocar todas as informações sobre o cronograma capilar, pra você aprender de vez tudo sobre o assunto!

Cronograma Capilar – O Guia Definitivo

cronograma-capilar-guia-definitivo-2

O que é o cronograma capilar?

Um fio de cabelo saudável é composto de várias substâncias, entre elas estão a água, o óleo (que é entregue ao cabelo através do sebo do couro cabeludo) e proteína (que forma a estrutura do fio do cabelo).

Quando um cabelo é danificado por causa do uso de alguma química, essas substâncias vão se perdendo e deixando o fio ressecado, frágil e poroso.

Antigamente nós tínhamos o costume de apenas usar máscaras de hidratação, que repõem a água perdida. Mas e o óleo perdido? E a queratina?

As empresas de cosméticos foram percebendo que o cabelo precisava não só de hidratação, e começaram a investir em produtos a base de óleo (nutrição) e a base de queratina (reconstrução).

Ainda sim nós cometíamos o erro de usar apenas uma delas, o que ainda não era o suficiente para restaurar um fio de cabelo danificado. Na verdade, o uso de apenas uma máscara poderia até causar mais problema nos fios, pois o excesso de queratina em um fio de cabelo pode até piorar a situação.

Até que alguém um certo dia teve a brilhante ideia de fazer um cronograma, em que seriam utilizados produtos para substituir TUDO o que o cabelo perde quando está danificado.

O resultado dessa reposição de substâncias é um cabelo forte e saudável.

E assim surgiu o cronograma capilar, que conquista cada vez mais adeptas já que é um tratamento que realmente traz benefícios e que consegue restaurar totalmente o cabelo danificado.

Quais são as fases do cronograma capilar?

  • Hidratação – que serve para repor a água perdida dos fios
  • Nutrição – que serve para repor o óleo perdido nos fios
  • Reconstrução – que serve para repor a proteína perdida dos fios

Como seguir o cronograma?

No cronograma capilar você precisa lavar seu cabelo 3 vezes por semana. E em cada lavagem, alternar os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.

Você pode usar seu shampoo de costume para lavar os cabelos, ou pode querer também seguir um cronograma de lavagem, utilizando shampoos hidratantes, nutritivos e reconstrutores.

Faça o que você acha que seja melhor para o seu cabelo.

Eu gosto de alternar os shampoos em cada lavagem, mas não sigo nenhuma regra.

Qual cronograma capilar eu devo seguir?

Existem vários cronogramas capilares na internet. O original é esse aqui:

cronograma-capilar-oficial

Porém, pelas minhas experiências, verifiquei que nem todos os cabelos poderiam se adaptar com o cronograma original. Então eu criei 3 cronogramas diferentes, um para cada estado do cabelo: muito danificado, pouco danificado e cronograma de manutenção.

Pois eu acredito que um cabelo mais danificado precisa de mais reconstrução do que um cabelo pouco danificado. Então, na minha humilde opinião, não faz sentido seguir um cronograma só, né?

Então vejam abaixo o Cronograma Capilar by Desejos de Beleza, desenvolvido para danos diferentes em cada cabelo:

Cabelos muito danificados

Se seu cabelo tem muita química (duas químicas ao mesmo tempo ou mais) e está muito danificado, com o fio muito poroso, quebrando com facilidade e sem forma, comece seguindo esse cronograma.

Siga-o até perceber que o cabelo esta totalmente saudável e recuperado.

cronograma-capilar-cabelos-muito-danificados

Cabelos pouco danificados

Se você tem apenas 1 tipo de química (tintura OU progressiva OU alisamento…etc) e ele está danificado, mas não muito, siga o cronograma abaixo.

cronograma-capilar-cabelos-pouco-danificados

Cronograma de manutenção

Você seguiu o cronograma, seu cabelo está recuperado, mas você ainda continua aplicando algum tipo de química nos fios, sugiro seguir o cronograma de manutenção.

Muita gente comete o erro de parar de fazer o cronograma após o cabelo ser restaurado, mas continua fazendo química e aí obviamente o cabelo vai danificar de novo, né?

Para manter o cabelo saudável mesmo usando suas químicas, siga fazendo o cronograma de manutenção.

cronograma-capilar-manutencao

Se você não tem o costume de lavar seu cabelo 3 vezes por semana mas quer continuar seguindo o cronograma de manutenção, basta apenas seguir a regrinha da tabela, mas de acordo com sua frequência de lavagem.

Como classificar as máscaras?

Eu já fiz um post bem legal aqui no blog ensinando como classificar as máscaras para o cronograma capilar. E também fiz uma tabela enorme com o resumo de tudo, que vou colocar novamente aqui.

Ao comprar uma máscara, olhe o rótulo e veja quais os ingredientes dela. De acordo com o ingredientes é que você vai classificá-la como sendo hidratação, nutrição ou reconstrução. 😉

Para mais informações não deixe de ler o post: Como classificar as máscaras do cronograma capilar

classificar-máscaras-cronograma-capilar-2


E aí, gostaram do post?

Com ele não dá mais pra se confundir, né?

Vamos restaurar nossos cabelinhos com o cronograma capilar!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

8 comments

  1. Ooi manu ! Gostaria de saber se a glicerina liquida pode ser usada antes do shampoo da Clear pos quimica e se ela se encaixa no cronograma ?

    1. Karina, a glicerina serve para ser usada junto com a máscara de hidratação, e não antes do shampoo.
      Ela se encaixa na fase de hidratação. 😉
      Beijokas!

  2. Oi Manu ! Estou começando agora, compre a linha de hidratação da KPRO com shampoo, condicionador e mascara hidratante para hidratação e a mascara caviar intense, a vendedora me disse que ela seria para nutrição,só que ela tem oleo e queratina, posso usa-la na etapa de nutrição?

    1. Olá Livia!
      Então, depois de usar essa linha como você sente seu cabelo? Se ele ficar mais molinho, liso e comportado, significa que no seu cabelo a máscara age como nutrição. Agora, se você sente que seu cabelo fica mais duro, espesso e até meio áspero, o produto age como reconstrução!
      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *