5 benefícios do Pilates

Olá!

Acho que todo mundo aqui sabe que sou instrutora de Pilates, né?

E muita gente não sabe o quanto essa prática de exercícios é cheia de benefícios que ajudam a manter nosso corpo bonito e saudável!

Por isso hoje eu resolvi vir aqui dividir com você 5 benefícios do método Pilates. Quem sabe você não se anima para começar a praticar também?

5 benefícios do Pilates

1 – Fortalece e tonifica os músculos

Provavelmente você já deve ter ouvido a frase: “Pilates é só alongamento”. Mas, miga, o Pilates é muito mais que isso!

Nós trabalhamos bastante o alongamento pois ter uma boa flexibilidade é uma das peças chaves para manutenção de um corpo livre de problemas posturais e patologias ortopédicas como hérnia de disco, artrose, tendinites, bursites e etc.

Mas além da flexibilidade o Pilates trabalha MUITO o treino de força da musculatura, melhorando de forma signitiva a força e a resistência muscular.

O resultado disso? Músculos fortes, tonificados, que previnem ou tratam patologias ortopédicas e de quebra, te deixam com um corpo super modelado e durinho. 😉

2 – Melhora a postura

Na maioria esmagadores das vezes problemas posturais são causados por falta de flexibilidade e fraqueza muscular. Como no Pilates nós trabalhamos exatamente essas questões, com o tempo você vai percebendo que sua postura vai ficando cada vez melhor e mais alinhada.

E claro, são trabalhados pontos específicos que respeitam a individualidade de cada aluno, para que você tenha um resultado melhor e mais rápido.

3 – Alivia as dores

As dores musculares podem ter inúmeras razões como: patologias ortopédicas (hérnia de disco, tendinite de ombro, condromalácia patelar, etc.), alterações posturais (escoliose, ombro protuso, hiperlordose, etc.) e tensão muscular.

Ao realizar o Pilates você vai trabalhar força muscular e flexibilidade como um todo, melhorando (e em alguns casos, até curando) patologias e disfunções que estão te causando dor.

A maioria dos praticantes relatam que não precisaram mais tomar analgésicos ou anti-inflamatórios para dor depois que começaram a praticar Pilates!

4 – Diminui a ansiedade e o stress

O exercício físico no geral auxilia da diminuição do stress e da ansiedade. Porém o Pilates vai ainda mais além.

Por ser uma atividade mais calma e que respeita a atividade do aluno, a prática do Pilates auxilia ainda mais na redução do stress, já que os exercícios são realizados em um ambiente calmo e tranquilo.

Além disso, o Pilates trabalha muito a respiração e a mecânica respiratória, que auxilia no controle da ansiedade.

O Pilates é um método que cuida não só do corpo, mas também da mente!

5 – Promove bem-estar, relaxamento e melhora a autoestima

A realização de qualquer tipo de atividade física estimula a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que melhoram o humor e dão a sensação de bem-estar, prevenindo inclusive quadros de depressão.

O Pilates não fica atrás e também é benefício na liberação desses neurotransmissores, fazendo com que o praticante sinta-se cada vez melhor após a realização de cada aula.

Como falei no tópico anterior, a atividade é praticada em uma ambiente tão calmo e tranquilo, que faz com você saia da aula relaxada, com uma sensação gostosa de ter praticado uma atividade física e ter relaxado ao mesmo tempo. É muito legal e você só vai saber como é isso após fazer uma aula!

Então o Pilates trabalha na melhora do seu stress, diminui a ansiedade, previne depressão, aumenta a flexibilidade e tonifica a musculatura deixando todo o corpo durinho e modelado. Isso fará com que você se sinta melhor consigo mesma, aumentando consideravelmente sua autoestima.

É ou não é uma atividade física completa?


Alguém aí pratica Pilates?

Que tal me contar nos comentários a sua experiência e como você tem se sentido desde que começou a praticar?

Beijokas!

Comentários

comentários