Hipotireodismo subclínico: O que é?

Olá!

Gente, preciso contar uma coisa pra vocês: o hipotireoidismo me pegou. Uma hora mais cedo ou mais tarde isso acontece, né? Ainda mais pra quem não tem tireoide!

O importante nesses casos é não se desesperar e procurar o seu médico para ver o que pode ser feito.

MAAAS, e quando a gente faz o exame, tá tudo normal mas continuamos sentindo os sintomas? Tem muita destireoidada aqui que passa por isso, né?

Hipotireodismo subclínico: O que é?

E foi o que aconteceu comigo! Engordei 4 kgs do nada, exames normais. Fechei um pouco a boca, aumentei a intensidade dos exercícios físicos e depois de 2 semanas eu engordei mais 0,5kg, hahaha! Acho que tinha algo errado aí, né?

Falei com meu médico, ele realmente disse que os exames estavam normais mas aumentou um pouco da dose do hormônio mesmo assim, porém sempre deixando bem claro que qualquer coisa diferente que eu sentisse era pra voltar correndo pro consultório! Afinal não é normal engordar tanto em pouco tempo, principalmente levando em consideração que tenho um genética mais magra, não engordo com facilidade e sou uma pessoa bem ativa.

Depois de 1 mês e meio com a dose nova de hormônio (passei de 112 para 125mcg), exercícios físicos e uma reeducação alimentar (a mesma que fiz antes), perdi 3 kgs. Ou seja, era realmente o hormônio que estava fraco.

O que eu tive foi o que chamamos de hipotireoidismo subclínico, ou seja, você tem os sintomas (pode ter um sintoma só ou pode ter todos), mas seus exames estão normais.

No vídeo de hoje eu expliquei melhor sobre hipotireoidismo subclínico e dei mais detalhes da minha “descoberta” sobre esse tipo de alteração. Clica no play pra assistir:

Esses são os links que citei no vídeo:

Para quem é da área da saúde e deseja ler um artigo científico, leia esse do Consenso de Tireoide sobre hipotireodismo subclínico:

Por isso eu sempre digo, pessoal: procure um médico que não te trate como um pedaço de papel. Exames foram feitos para serem analisados junto a uma análise clínica do paciente. Eles devem ser analisados junto a outros exames e com uma análise clínica minuciosa, sempre respeitando o que você tem a falar.

Não deixe que os sintomas de deixem pra baixo e estraguem sua qualidade de vida. Você precisa se sentir bem e deve ter uma vida normal!


Alguém já tinha ouvido falar sobre hipotireodismo subclínico?

Me conta nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários