Eu, eu mesma e um câncer de tireoide
Olá!
Finalmente vou fazer um post falando um pouco mais sobre esse probleminha que me afligiu por esses últimos dias.
Inicialmente confesso que eu não sabia se iria falar sobre o assunto. Afinal, é algo tão delicado, né?
Mas depois pensei que é muito mais fácil passar esses problemas acompanhada do que sozinha, e qual companhia melhor que vocês? <3
Sem contar que provavelmente nesse momento várias pessoas estão passando pelo mesmo problema, então acredito que meu post vai ajudar muita gente que também sofre com essa doença.
Pensei em fazer um post só sobre o assunto, no final de tudo. Mas também achei que seria melhor fazer tipo um diarinho sobre o tratamento, para que vocês possam acompanhar em tempo real.
Então, vamos começar pelo começo!
Como eu descobri?
Se você acredita em Deus (assim como eu), saiba que eu tenho certeza que teve um dedo Dele nessa história toda.
Eu faço exames de rotina todo ano com minha clínica geral, que é minha médica desde que eu tinha 15 anos.
Todo ano eu fazia os exames comuns: sangue, urina, raio-x, essas coisas de sempre.
Até que ano passado, por eu ter acabado de completar 30 anos, minha médica resolveu fazer um check-up completão. Além dos exames normais, ela pediu dois exames do coração e um ultrassom de tireoide.
É importante frisar aqui que ultrassom de tireoide não é um exame rotineiro. Geralmente os médicos pedem exame de sangue e nele medem a quantidade de T3 e T4, hormônios fabricados pela tireoide. E também fazem um exame de palpação do pescoço a procura de nódulos.
Caso haja alguma alteração no exame de sangue ou algum nódulo no pescoço, aí sim o médico pede o ultrassom.
No meu caso, eu não tinha nenhuma alteração sanguínea e nem nódulo, mas Deus colocou a mão na cabeça da minha médica e ela “do nada” resolveu pedir esse exame.
Lembro até hoje dessa consulta:
– Tô te pedindo vários exames de sangue e do coração, pra gente ver como seu corpo tá funcionando.
– Ah, vamos pedir um ultrassom de tireoide também, não custa nada.
O resultado do ultrassom
Quando minha médica pegou o ultrassom, ela viu dois pequenos nódulos na imagem.
Na hora ela já me alertou que nódulos na tireoide são bem comuns e que eu não precisaria me preocupar tanto ou ficar com medo. Até porque cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos.
Mas ela disse que eu precisava investigar e me encaminhou para um endocrinologista.
No endocrinologista
Quando cheguei no endocrinologista ele já me alertou dizendo o mesmo que minha médica, que a maioria dos nódulos de tireoide são benignos, que eu não tinha porque me preocupar ainda.
Então ele me pediu uma punção de tireoide, um exame em que uma agulha é injetada diretamente no nódulo dentro da tireoide (dói!).
O líquido recolhido é enviado para análise para verificar se o nódulo é benigno ou maligno.
Resultado da punção
Existem basicamente 3 resultados de uma punção de tireoide: benigno, maligno e suspeito.
Além disso o resultado vem com uma classificação chamada de Bethesda, específico para exames citológicos da tireoide.
O meu resultado foi: Classificação de Bethesda IV – Suspeito de neoplasia folicular.
Ou seja, meus nódulos eram suspeitos, podiam tanto ser malignos como benignos.
Nesses casos os médicos realizam a cirurgia de tireoidectomia, que é a retirada parcial ou total da tireoide, pois se existe a possibilidade de ser maligno é melhor cortar o mal pela raiz logo.
Mas a certeza mesmo que ele seria maligno ou benigno eu só iria descobrir depois da cirurgia.
Com esse resultado, o endocrinologista me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço.
A cirurgia de tireoidectomia
Fui ao cirurgião de cabeça e pescoço e ele já pediu os exames pré-operatórios, além de me explicar passo a passo como seria a cirurgia.
Como estava perto do natal e eu não queria passar as festas de molho, perguntei se podia adiar a cirurgia.
Ele disse que não teria problema e minha cirurgia ficou marcada para o dia 30 de janeiro.
Meu médico me disse que ele iria abrir, retirar o tumor da tireoide e enviar para análise ainda dentro do centro cirúrgico, porque caso fosse benigno, ele iria manter pelo menos a metade dela.
Depois da cirurgia o médico foi falar com minha mãe e confirmou o diagnóstico:
“Era um tumor maligno e tive que retirar a glândula tireoide inteira. A parte boa é que retirei tudo, e com isso ela tem 100% de chances de cura.”
Então assim, foi um susto que passou rápido. Ao mesmo tempo que descobri que era câncer, descobri que eu não o tinha mais, hahaha!
A recuperação
Diferente das outras cirurgias que já fiz (nódulo de mama, nariz e vesícula, sou toda remendada), essa recuperação foi um pouco mais complicada.
Passei bem mal após acordar da anestesia e me senti muito mais cansada, afinal essa cirurgia foi bem mais agressiva que as outras.
Saí do hospital no dia seguinte e o maior incômodo é a sensação de garganta inflamada constante, que também é normal no caso da tireoidectomia e que costuma sumir depois de 1 semana mais ou menos.
Hoje, 5 dias após a cirurgia, ainda sinto esse incômodo na garganta que atrapalha um pouco pra comer. Sinto também uns enjoos esporádicos e queimação no estômago, que o médico disse ser causado pelo excesso de medicamentos.
Acabo de voltar no consultório médico para a primeiro retorno pós cirurgia. Ele só olhou os pontos para ver se estava tudo certo com eles e já me receitou os hormônios que precisarei tomar.
No início ele me passou uma dose geral, só até eu fazer o tratamento com iodo. Depois disso alguns exames de sangue serão feitos para regular a quantidade de hormônios até chegar numa dose que seja ideal pra mim.
O tratamento – Iodoterapia
Diferente dos outros tipos de câncer, o tumor de tireoide não responde bem aos tratamentos de quimio e radioterapia.
Nesses casos o tratamento utilizado é a iodoterapia.
Ele é relativamente simples, é só tomar uma quantidade de iodo estipulada pelo médico e pronto.
A parte chata mesmo é a preparação para o tratamento, que precisa de dieta especial, ficar sem maquiagem (pronto, morri agora) e mais alguns outros cuidados. O tratamento deve ser feito em um local especializado e é preciso ficar em isolamento total, pois o iodo é radioativo.
Nem todo mundo que têm o câncer de tireoide precisa fazer esse tratamento, depende muito do tipo do tumor.
Eu vou precisar fazer e vou contar aqui no blog como vai ser essa preparação e o tratamento.
A reposição hormonal
A tireoide é responsável pela fabricação dos hormônios T3 e T4, que controlam todo nosso corpo. É impossível viver sem esses hormônios e quando a tireoide é retirada, é preciso fazer uma reposição desses hormônios via comprimido, pra sempre.
O cirurgião de cabeça e pescoço junto com o endocrinologista indicam a quantidade de hormônio a ser tomada, quantidade essa que varia de pessoa para pessoa.
É preciso um tempo de adaptação entre o paciente e o médico até que se possa dosar a quantidade ideal de hormônio para cada caso.
Bom, acho que nesse primeiro momento é isso que tenho pra falar.
Por mais que tenha sido um susto, passou rápido! E agora vou me preparar pra fase mais chata do tratamento que é a iodoterapia.
Eu estou agradecendo a Deus todos os dias por essa chance que Ele me deu, porque eu nunca teria descoberto esse câncer no início se minha médica não pedisse esse exame.
E claro, posso dizer que a médica foi o anjo que Deus mandou para me dar uma segunda chance na vida!
Quero agradecer do fundo do coração todo o apoio que vocês me deram na cirurgia e continuam me dando agora, após o diagnóstico!
Vocês me ajudaram a me deixar mais calma para a cirurgia e estão me dando ânimo para continuar com o tratamento.
E lá vou eu ficar radioativa! Hahaha!
Muito obrigada! <3
Beijokas!
anita
Manu, querida. Muita força que o pior já passou. Vai dar tudo certo. estamos torcendo por vc! obrigada por compartilhar e ajudar com essas informações também. grande beijo. anita
Manu Alves
Obrigada pela força Anita!
Beijokas!
Juliana
Bah, que notícia triste 🙁
Mas que ótimo que descobriu logo e rapidinho tudo estará resolvido.
Força e ótima recuperação!
Manu Alves
Obrigada Juliana! 😀
Beijokas!
Larissa
Fiz a tireoidectomia total no dia 26/03 agora… Minha punção deu resultado maligno mesmo… Nem tenho palavras pra explicar o tamanho do susto. Como vc, Tbm acho que tive a mão de Deus pra descobrir… Sonhei várias vezes que estava com câncer de tireoide, até que resolvi procurar um médico… O meu era um nódulo só, de 1cmX0,9cm. Agora estou esperando para voltar ao médico na próxima quinta feira e descobrir se vou precisar da iodoterapia. Obrigada pelo depoimento otimista! To com tanto medo de ouvir a palavra Metastase que nem sei explicar… Legal ver que vc ouviu essa palavra, mas está forte e tranquila mesmo assim!
Manu Alves
Olá Larissa!
Caramba, você sonhou? Que interessante! Sem dúvida alguma foi Deus que tocou no seu coração!
Olha, a palavra metástase assusta mesmo, mas é mais por causa do que a gente vê na tv do que pelo que ela significa, viu? Quando a gente ouve a palavra dá a impressão que tem câncer no corpo inteiro, e não é bem assim. Metástase significa que as células malignas saíram do lugar de origem (no nosso caso, tireoide) e foram pra outro lugar, e esse lugar pode ser inclusive que seja do ladinho da tireoide, como foi o meu.
Se ouvir a palavra não se assuste! Se precisar da iodoterapia continua acompanhando o blog que vou postar como vai ser a minha, mas vou torcer aqui pra que você não precise! 😉
Beijokas!
NATIELI
Boa noite
Nossaa sua história e a mesma que a minha inclusive a parte da medica… quando meu médico viu ela ainda ficou na dúvida de pedir pulsão maia decidiu por via das dúvidas
Meu nódulo tinha 0, 7 milímetros tive que furar meu pescocinho umas 3 vezes para coletar. Fiz tudo sem contar para ninguém até ter o resultado um choque para toda família… pois meu tio faleceu do mesmo problema… Fiz a cirurgia chegou ontem o resultado confirmando a malignidade… pensa tenho reumatismo alérgica a glúten tibe sopro no coração e agora essa….
Pq? As perguntas chegam a todo o momento na minha cabeça… principalmente por estar de casamento marcado…. vou a procura de um hospital para fazer o iodo..
Me animei muito por ver um comentário de uma pessoa que depois de 10 anos está super bem…
Ainda estou com medo mais espero que de tudo certo para nós…
Manu Alves
Olá Natieli!
Já fiz a iodo e está tudo bem por aqui agora!
Tenho certeza que você também ficará bem! 😉
Beijokas!
Valquíria
olá,
eu li sobre sua trajetória com o câncer de tireoide. Queria saber de uma coisa, e deu alguma coisas nos seus exames de sangue (alguma alteração, ou o diagnostico para a cirurgia se deu primariamente por causa do resultado da sua punção?)
Manu Alves
Olá Valquiria!
Como disse no post, eu não tive nenhuma alteração nos exames de sangue. Os nódulos apareceram no ultrassom e depois disso o médico pediu a punção.
Beijokas!
Pâmela Santos
Olá, faz quase um ano que meu pai descobriu que tinha câncer de tireóide. Ele se operou, fez dieta, fez tudo direitinho como o médico recomendou, porém, depois de outros exames, apontou que o problema tinha “voltado”, e ele vai ter que se operar mais uma vez, dessa vez o médico falou que era mais complexo, e que quando ele for operar meu pai, ele falou “que Deus me ajude na hora e que eu consiga. Porque será somente Deus e eu.” Porque dessa vez pode ser fatal. Eu tenho 14 anos, meu pai tem mais 2 filhos, meus irmãos e tem minha mãe. Só de pensar na possibilidade de algo muito ruim acontecer com ele, é uma dor tão grande. Peço a Deus todos os dias pra que der tudo certo e ele fique bem. Obrigada pela sua história, foi reconfortante ler ela.
Manu Alves
Vai dar tudo certo, Pâmela! É só ter fé em Deus! 😉
Beijokas!
Tais
Minha paff de 2 nódulos deu um benigno classe II e o outro classe III inconclusivo minha consulta ainda está longe estou bem preocupada..obgada pelo apoio a todas nós.
Manu Alves
Olá Tais!
Vai dar tudo certo!
Beijokas!
Ana Claudia
Fui a duas semanas na ginecologista e ela pediu a ultra da tireoide, pois segundo ela o resultado sempre tem dado positivo para cistos ou nódulos.
O meu deu 1 cisto e a nódulo, estou com casamento marcado oara outubro e temho um filho de 3 ano, segunda vou a endocrinologista, e estou crendo no milagre de Deus para n ser nada de grave, mas isso nos abala emocionalmente ?. Obrigada por conta e por ler histórias motivadoras.
Manu Alves
Vai dar tudo certo, Ana!
Beijokas!
Aline
Olá! Obrigada por compartilhar sua experiência! Cheguei ao seu blog pesquisando sobre o assunto (câncer na tireoide). Acabei de ter o resultado da PAAF, grau V, paplífero. Marquei consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço, pra daqui 15 dias!!! Apesar de pesquisar bastante pela internet, confesso que fiquei bastante preocupada. Mas acompanhar um caso real é bem confortante! Ansiosa pra ler seus outros posts, mas não poderia continuar sem agradecer! Pois apenas esse primeiro post já me animou bastante! Obrigada!
Manu Alves
Que bom que gostou, Aline!
Já deu tudo certo na sua cirurgia e tratamento!
Beijokas!
Julia
Oi Manu! Você se importa em dizer qual era o tamanho dos nódulos que você tinha? Muito obrigada!
Manu Alves
Eu não lembro os tamanhos, Julia, por isso não citei no post.
Mas eram minúsculos, por isso não dava pra sentir na palpação do pescoço!
Beijokas!
Selma
Como voce esta se semtindo ?E quanto custou a operaçao?
Manu Alves
Estou bem, a cirurgia foi feita em 2015 e já tem post aqui no blog falando como estou atualmente.
Não sei os valores pois fiz tudo pelo convênio. 😉
Beijokas!
Marta
Boa noite manu ! Deus te abençoe seu blog está me ajudando MT , descobri a poucos dias que tenho 5 nódulos na tireóide nao dá pra apalpar, descobrimos primeiro pouca desfunçao no exame de sangue, depois a doutora pediu a ultrassonografia , enfim vou ter que fazer o exame de punção ,estava morrendo de medo , mas seu post me acalmou , espero em Deus que dê tudo certo ?? , obrigada por compartilhar sua experiência conosco ??
Manu Alves
Que bom que o blog está te ajudando, Marta!
Vai dar tudo certo!
Beijokas!
Cristina
Ola Manu tudo bem?
Meu caso foi muito semelhante ao seu qdo descobri, faço exames de rotina anualmente sempre em junho que é o mês do meu aniversario pra não esquecer kkk, enfim em junho de 2016 estava completamente normal, já em junho 2017 o meu médico constatou esse nódulo muito pequeno 0,5mm, muito difícil pra fazer o PAFF, mais o meu médico que é fera e Deus usou ele pra isso eu creio, conseguiu coletar o material, no mesmo dia da consulta.
Quinze dias estava eu la pra mostrar o resultado que já vinha como CARCINOMA PAPELIFERO… Nossaa meu mundo caiu.
Só que sabia que DEUS estava do meu lado sempre, meu médico me explicou meio por cima e me mandou pra um especialista de cabeça e pescoço que tb consegui já no mesmo dia ,tudo providencia de Deus, ja que tudo isso fica em uma cidade a 200km da cidade onde moro. Pois bem quando cheguei pra consulta era no hospital do câncer, confesso que passou muita coisa na minha cabeça qdo estava la e vendo aquelas pessoas cada uma com uma doença confesso que me deu medinho, mais tinha que me manter forte pq estava com meus filhos e minha nora,e ainda tinha que dirigir de volta pra minha cidade, pq além da minha consulta pra apresentar os exames seria simples depois íamos passear no shopping,comprinhas e tudo mais…mais não foi bem assim, Enfim chegou a minha vez na consulta e la estava eu de frente com o famoso Dr. Mario Eduardo, digo famoso pq trabalho na área da saúde como técnica em enfermagem e muitos pacientes nossos ja eram pacientes dele, e todos o amavam muito, pois é muito humano, Mais um anjo que Deus tava colocando na minha vida, muito competente e solicitado.
Qdo abriu minha biópsia olhou pra mim e perguntou se estava sozinha, disse que estava com meus filhos,e ele pergunta..São de maior? eu disse sim, ele …Então pode chama-los.
Tudo que eu não queria, mais depois pensei e vi que foi melhor o médico dizer do que eu, bom enfim, antes de falar explicou tudo, deu uma aula de anatomia da tireoide mostrou onde estava o nódulo, disse que eu precisava da cirurgia tireoidectomia total por ja ter dado carcinoma na punção e tb falou das possibilidades que poderia apresentar no pós cirúrgico, a conversa foi tão esclarecedora e com tanta leveza, que meus filhos não se assustaram muito que era meu medo, mais sem dúvidas nenhuma o Espirito Santo de Deus estava naquele consultório, Enfim ja saímos com a cirurgia marcada só faltava confirmar, lembrando que a urgência era pra eu aproveitar o convênio, não pela doença até pq esse nódulo a evolução e lenta.
Pois bem chegou o dia 20 dias depois, ja tinha realizado o pré operatório e me internei pra realização da cirurgia, que foi um sucesso com a graça de Deus, qdo acordei tive um pouco de falta de ar, agonia pela entubação, fiquei um pouco nervosa e agoniada ao ponto de ter que realizar algumas nebulização, mais no dia seguinte estava um pouco melhor, com 24 hs de cirurgia o DR. tirou o dreno e me deu alta, nos primeiros dias foi normal, ja entrei com a reposição de Cálcio, só que infelizmente a recuperação não foi tão boa, tive muitasss Cãimbras a ponto de ir ao pronto socorro varias vezes pra reposição de cálcio na veia, mais la em cima qdo comentei do DR na conversa ele tinha dito das possibilidades que eram em 10%, até qdo dei alta hospitalar ja sai com a receita pro possível acontecimento, era só apresentar ao médico do Pronto Socorro, Mais como vc Manu eu tb estava na minima porcentagem de Carcinoma e no entanto positivou né..kkkkkk, ja não me surpreendi muito,por também ter me encaixado na porcentagem das cãimbras…kkk eram tão frequentes as crises, que qdo fui tirar os pontos sete dias depois acompanhada só da minha filha que me levava, uma moça de 22 anos, que tb seria só uma viagem de retorno e ja voltávamos, não foi bem assim.
Na estrada no meio do nada me deu uma crise muito forte de Cãibra, paremos na cidade próxima e não tinha o Cálcio pra tomar endovenoso, ai meu DEUS que agonia, só de digitar aqui ja to agoniada, mais uma Vez DEUS entra na história, só me restava rezar ate chegar na próxima cidade e rezar em pensamento pq as cãibras eram tao fortes que inchava meu rosto e a falta de ar era tanta que nem a voz saia, mais enfim de crise em crise chegamos no hospital e meu médico ja me esperava e me internou novamente pra uma reposição mais forte, e ali fiquei por mais três dias em bomba de infusão com Cálcio direto na veia, tive alta ha 11 dias atras com o dobro de cálcio em comprimidos pra tomar em casa e graças a Deus não tive mais crise.
Amanha começo a preparação sem iodo pra realização da cintilografia e só depois saberei se vou precisar da iodoterapia ou não,vem mais um gelo na barriga né rsrs, estou bem graças a Deus ainda um pouco rouca, até por ter rinite alergia e minha região esta muito seca, Mais DEUS continua no controle e tenho certeza que Nunca me abandonará.
Pq resolvi falar um pouco disso aqui Manu, qdo descobri a doença,tinha muitas duvidas, comecei a pesquisar e encontrei o seu blog que me ajudou e vai me ajudar tenho certeza, até pq não cheguei na parte da iodoterapia kkkk, E outros blogs tb, só que não tinha visto um pós operatório como o meu, então resolvi dividir essa experiência , pra que as pessoas possa saber dos pros e dos contras, mais como vc mesma fala com FÉ não temos o que temer, encarar tudo de frente e com muita Fé.
Obrigada!!!!
Manu Alves
Sim, o importante é sempre encarar as coisas de forma positiva e com muita fé!
Boa sorte na sua cintilografia, espero que não precise da iodo!
Beijokas!
Luciana
Olá boa noite Manu,
Tudo bem?
Estava pesquisando sobre o câncer na tireio de. ..Pois essa semana recebi o diagnóstico de Carcinoma papilífero da tireio de. Fiquei super assustada! Porém fiquei bem mais tranquila com seu relato. Confio em Deus que ficará tudo bem. Um abraço! Como você está atualmente?
Manu Alves
Olá Luciana!
Estou ótima! Aqui no blog tem um post e vídeo contando como está minha vida agora!
Beijokas!
Paula
Olá vc operou?
Manu Alves
A pergunta foi pra mim ou pra Luciana?
Se foi pra mim, operei sim e falei tudo no post!
Beijokas!
Thais
Olá! . Fiz minha cirurgia no dia 24 de novembro. Total. . Ontem retirei os pontos e saí acabada do consultório quando descobri que o linfonodo retirado aderido à tiróide também tinha o carcinoma papilifero metastático. Já estou achando que deu tudo errado, que pode ter se espalhado. Meu médico pediu primeiro a pesquisa de corpo inteiro. Falou em poder ter de reoperar, iodoterapia ou nada no caso de já ter retirado tudo. Mas estou apavorada e achando que pode se espalhar….. bom desabafar
Manu Alves
Eu tirei 10 linfonodos, dos 10, 8 tinham processos de metastátase, hehe!
Primeiro fiz a iodoterapia e depois a PCI e não tinha nada no corpo. Não precisa se desesperar. Não se preocupe antes do tempo!
Beijokas!
Ana
Obrigada ? Manu
Manu Alves
Por nada!
Beijokas!
Ana
Oi manu moro na Suíça e descobrir que estava com câncer na tireoide mais já tem dois mês que ja fiss minha operação a gora vou fazer iodo estou. Um pouco nervoso mais tenho fé você mim deu muita força bjs
Manu Alves
Vai dar tudo certo!
Beijokas!
Deyse
Manu, boa tarde!!
A seu endocrinologista mantém o seu TSH suprimido?
Bjs.
Manu Alves
Olá Deyse!
Eu não faço acompanhamento com endocrinologista, só com cirurgião de cabeça e pescoço. Meu TSH fica bem baixo. 😉
Beijokas!
Beatrícia
Olá!!!
Faz 13 dias que fiz a retirada total da tireóide e amanhã receberei o resultado da biópsia pós cirúrgico.
Acredito que a cirurgia é a parte mais complicada do tratamento e estou confiante que tudo dará certo.
Também descobri por acaso e agradeço a Deus pela possibilidade de fazer o tratamento.
Adorei seus post.
Esclareceram-me muito!!!
Manu Alves
Sim, a parte mais chata é a cirurgia e que bom que já passou!
Boa sorte no seu tratamento!
Beijokas!
LUCIA HELENA PASIN DE CASTRO GADIOLI
TB estou me sentindo mais segura e confiante lendo seus posts Manu! Quando recebi a confirmação do nódulo de carcinoma papilifero fiquei sem chão…MT desorientada ,não sabia nada sobre a tireóide! Nunca havia feito outra cirurgia a não ser uma cesariana! Enfim em março2018 recebi o diagnóstico e estava programada minha festa de 50 anos p abril envolvendo contratos assinados , buffet ,local som …bem foi um balde de água fria não sabia se iria p frente ou desistiria de TD! Qd conversei com o cirurgião cabeça e pescoço ele agiu com MT naturalidade me perguntando o q eu gostaria de fazer? Que não iria ter problema algum eu operar no próximo mês…que não faria diferença alguma! Bem a questão era mais emocional e psicológica…mas fui adquirindo uma força tão grande que só por Deus mesmo! Que resolvi neste um mês de espera continuar trabalhando o dia todo e ainda cumprir com todos os meus desejos programados para a festa dos meus 50 anos! Sempre disse p meu marido que queria dançar New York (minha música predileta)fazendo uma apresentação de dança! Então ele topou e todas as noites desse um mês de espera agoniante foram trocados pelas aulas de dança onde funcionou como uma verdadeira terapia! Bem a festa e a dança foram inesquecíveis …..assim como a cirurgia um sucesso 05 dias após…ainda estou me recuperando retiro os pontos na próxima 5 feira ! Lógico que ainda estou bem apreensiva pois não tenho o resultado da biópsia final! Mas descobri com TD essa experiência que sou mais forte do que imaginava e capaz de enfrentar as dificuldades que a vida nos impõe! Nunca estamos sozinhos ! Isso é MT importante sentir TD essa cumplicidade de quem está passou ou está passando pelos mesmos momentos difíceis! Bjs a TDS !
Manu Alves
É isso aí! O importante é seguir essa batalha de cabeça erguida!
E que bom que não desistiu da sua festa de aniversário! Aliás, parabéns pelos 50 anos!
Beijokas!
karol
Olá Pessoal !
Eu também sonhei que tinha um câncer..! Só não sabia aonde…!?? Fiz um checkup total e eu inclusive pedi para o endocrinologista fazer o ultrasson da tireóide ! Estou com um nódulo folicular papilífero 6,6mm 6mm 4mm….! Li algo sobre considerarem nódulos encapisulados como neoplasia foficular ! Estou fazendo mais exames para me certificar que é mesmo maligno..! O fato é que estou com ele há 8 anos ou + !
Agora vamos ver os próximos capítulos..!
Manu Alves
Boa sorte aí no seu tratamento! E cuidado com esses sonhos, hahaha! Você fez certo em fazer um check-up, mas também não se desespere. Talvez os nódulos sejam benignos, quem sabe?
Beijokas!
Ana Caroline
Bom dia!!
A três semanas atrás descobri do nada, um caroço na minha garganta, não da para ver, só sentir, ele está pequeno, e não sinto dor, marquei um clinico para o mês que vem e espero não ser nada muito grave, pesquisei sobre o que seria, e foi assim que vim parar no seu blog, fico feliz por ter dado certo contigo, e espero ter a mesma sorte.
Manu Alves
Olá Ana! Vá sim no médico, mas não se desespere, as vezes é só uma coisa boba!
Beijokas!
Priscila Duarte
Eu descobri indo em uma consulta no ginecologista, comentei que meu pai tinha e ele me pediu uma ultrassom da tireoide por via das dúvidas. Operei em janeiro desse ano, em abril fiz o iodo, e depois de 5 meses meu chão caiu de novo, descobri que ele tinha se espalhado, dessa vez ele foi para os linfonodos (sistema linfático), em setembro operei e 20 de novembro fiz novamente o iodo. Ao todo foram 5 nódulos, todos malignos, tendo desde a primeira punção constatado que era maligno. Fácil?? Não, não é nem um pouco né, mais é um dia de cada vez, hoje foi o primeiro dia que comi e não passei mal. Dessa vez a dose do iodo foi bem maior, então era dia e noite náusea e vômito (esses sintomas foram apenas nessa segunda vez). Mais creio que agora estou livre de tudo. Creio também que são experiências pra podermos ajudar o próximo. A todas que estão passando por isso, apenas creiam que no final tudo dará certo. Deus abençoe vocês e também a você Manu por compartilhar com a gente sua história. Bjos
Manu Alves
Com certeza você já está livre de tudo! Já deu tudo certo!
Beijokas!