Cuidados especiais para pessoas sem tireoide

Olá!

Acho que tooooodos vocês já sabem que eu sou destireoidada, né? Hahaha!

Tive que retirar toda a tireoide ano passado por causa de um câncer, todos os detalhes sobre a cirurgia e tratamento você encontra nesses posts.

Depois que a gente retira a tireoide é preciso tomar alguns cuidados (simples!) para manter a nossa saúde em dia.

Vou dividir todos esses cuidados com vocês no post de hoje! 😉

Cuidados especiais para pessoas sem tireoide

pessoas-sem-tireoide-cuidados

1 – Fazer reposição hormonal

A reposição hormonal é obrigatória em casos de tireoidectomia, seja ela total ou parcial. Isso porque a tireoide é responsável pela fabricação dos hormônios T3 e T4, e quando não temos mais tireoide os níveis de hormônios podem zerar, trazendo uma série de sintomas desconfortáveis.

Então você vai precisar tomar o hormônio todos os dias, pro resto da sua vida.

Vá regularmente ao seu médico para que exames sejam feitos a fim de encontrar a dose hormonal correta para você.

E para tomar o hormônio é preciso seguir algumas dicas:

  • Tome SEMPRE a dose indicada pelo seu médico
  • Tome todos os dias em jejum
  • Depois que tomar o hormônio aguarde no mínimo meia hora para se alimentar. O ideal é aguardar 1 hora, mas se você não puder, 30 minutos já serão suficientes.
  • Tome sempre com um gole de água
  • Não tome outros medicamentos juntos. Tome apenas o hormônio e deixe para tomar outro remédio em média 4 horas após.
  • Não esqueça de tomar seu hormônio. Nunca. Esquecer de tomar pode fazer você ter vários sintomas de hipotireoidismo e aumentar o nível de TSH, que em grandes quantidades pode facilitar uma possível volta do câncer.

2 – Realizar alguma atividade física

O metabolismo de uma pessoa sem tireoide pode ser um pouco mais lento, mas isso depende muito de pessoa para pessoa.

Independente do seu metabolismo é importantíssimo que você pratique alguma atividade física, seja ela qual for.

Isso faz com que o seu metabolismo fique mais acelerado, contribuindo para a manutenção da sua saúde.

E claro, a atividade física vai fazer bem não só para a saúde hormonal, mas faz bem para o corpo como um todo.

3 – Se alimentar corretamente

Uma alimentação correta e equilibrada é importante para todas as pessoas. Mas quem passou pela tireoidectomia deve se atentar um pouco mais e tentar ao máximo manter uma dieta saudável.

Isso é importante para ajudar na manutenção de peso, da sua saúde e também para manter os níveis de cálcio na corrente sanguínea, já que em alguns casos além da glândula tireoide, a glândula paratireoide (responsável por manter o nível de cálcio no sangue) também é retirada.

Em outros casos, a glândula paratireoide não é retirada mas pode sofrer alguma alteração durante a cirurgia, por isso é importante o acompanhamento médico regularmente.

Para evitar qualquer problema, o ideal é sempre ter uma dieta saudável e equilibrada, até mesmo para evitar possíveis doenças causadas pela má alimentação.

4 – Manter os cuidados com a cicatriz

A cicatriz da cirurgia fica na região do pescoço, que é uma área sujeita a excesso de raios solares, o que pode causar manchas deixando a cicatriz bem aparente.

Então é preciso tomar cuidado com a exposição solar, usando um protetor solar no mínimo FPS30 na região da cicatriz.

Se você for para algum lugar como uma praia ou piscina em que a exposição solar é intensa, proteja sua cicatriz com um band-aid.

Tome esses cuidados por aproximadamente 1 ano, que é o tempo total da cicatrização. Depois disso é importante continuar protegendo, mas os cuidados não são mais tão intensos como no primeiro ano.

5 – Visitar seu médico regularmente

Algumas pessoas que fizeram tireoidectomia fazem acompanhamento com endocrinologista, outros com cirurgião de cabeça e pescoço e outras pessoas acompanham até com os dois juntos.

Independente de qual médico você acompanhe, é importante que você o visite regularmente, respeitando o intervalo solicitado por ele.

Eu estou indo no meu cirurgião a cada 2 meses, pelo menos nesse primeiro ano pós tireoidectomia. Agora que meus hormônios estão bem controlados, provavelmente esse intervalo fique mais espaçado.

E lembre-se: um paciente de câncer só sai totalmente de alta 5 anos após a cirurgia/tratamento. Por isso é importante visitar seu médico sempre que solicitado para acompanhar o andamento da sua recuperação.

Não deixe de visitar seu médico. Nunca!


Tem mais alguém destireoidado aí?

Me conta, como está a sua vida sem tireoide? Eu já contei como a minha vida está aqui nesse post!

Beijokas!

Comentários

comentários