Cabelos coloridos com cor fantasia – Parte 1
Olá!
Uma leitora lá na fanpage me sugeriu um post super legal: falar um pouco sobre cabelos coloridos, como faz para ter, manutenção, se estraga muito o cabelo, essas coisas.
Então vou tentar reunir o máximo possível de informações sobre o assunto para tentar ajudar quem tá querendo ficar colorida!
Nessa primeira parte vou só explicar como ter o cabelo colorido, como manter a cor e etc. Na segunda parte que vai ao ar na segunda feira, vou dar sugestões de tinturas para se alcançar a cor fantasia desejada. Resolvi dividir para que o post não fique tão grande!
Por onde começar?
Infelizmente, a maioria esmagadora dos cabelos fantasia precisam ser descoloridos. Você só vai conseguir uma cor forte e real se o seu cabelo estiver bem branquinho.
E isso nem é só no cabelo, né? Se você vai pintar uma parede da sua casa e quer que a cor fique bem fiel o que você faz? Passa uma demão de tinta branca antes!
Então não tem pra onde correr, antes de usar a tintura fantasia é preciso descolorir.
Se o seu cabelo é virgem é mais fácil, praticamente qualquer descolorante vai conseguir clarear os seus fios e deixá-los prontos para a tintura fantasia.
Agora, se o cabelo é tingido, o negócio complica. Isso porque o descolorante não vai conseguir clarear totalmente um cabelo que tem tintura, principalmente se for tingido de cores difíceis.
Nesse caso, o ideal é começar tentando tirar o excesso de pigmentos de tintura do cabelo usando o Dekapcolor e só depois partir na descoloração.
Trate antes, durante e depois
Descolorir o cabelo danifica bastante. Então se você tem preguiça de cuidar do cabelo melhor nem pensar e usar cor fantasia. É pra cuidar do seu cabelo como se ele fosse seu filho!
Algumas semanas antes de descolorir já comece a tratar muito para que o cabelo fique forte e aguente melhor a química do descolorante.
Já comece seguindo o Cronograma Capilar e não o abandone nunca mais! Haha!
E para as meninas cacheadas, um alerta: como o descolorante abre demais a fibra do cabelo, ele acaba perdendo sua forma e com isso os cachos vão embora! 🙁
E as lisas provavelmente vão ficar com o cabelo armado e com volume (o meu ficava quando eu era loira 🙁 ).
Então secador, escova, chapinha e baby liss serão seus melhores amigos agora!
Use um descolorante de qualidade
Como falei no tópico anterior, descolorir o cabelo danifica os fios, e muito! Se você usar um produto de baixa qualidade então, vai estragar ainda mais!
Descolorante é algo que não dá para economizar, então compre um de boa qualidade como o Igora Vario Blond da Scwarzkopf, Platinum da L’Óreal Professionnel e o Supermeches da Alfaparf. E use de preferência a água oxigenada correspondente a marca.
Já tratei e descolori, e agora?
Agora é a hora de colorir seu cabelinho, usando a tintura fantasia da cor escolhida.
Na verdade as tinturas fantasias são semi-permanentes, ou seja, agem como um tonalizante. Por serem tonalizantes essas tinturas não danificam o cabelo, mas em compensação costumam desbotar bem rápido.
Algumas cores como o azul e rosa costumam ficar bonitos mesmo desbotados. Já os roxos e verdes costumam ficar estranhos, precisando de retoques de cor com mais frequência.
Depois do cabelo já descolorido (quase branquinho), é preciso passar a tintura fantasia no cabelo inteiro e deixar agir pelo tempo indicado pelo fabricante.
Como o tonalizante não estraga, quando desbotar você pode usar novamente sem problema algum.
Retoque de raiz
O retoque de raiz é mais fácil, basta descolorir a parte crescida e depois passar o tonalizante no cabelo todo de novo.
Algumas meninas detestam raiz aparecendo e retocam a cada 15 dias. Outras não ligam e retocam quando achar que devem. Não tem uma regra para isso, retoque a raiz quando você começar a se sentir incomodada com ela.
Posso fazer em casa?
Poder pode, mas não recomendo. Pelo menos não na primeira vez que você vai ter que descolorir o cabelo todo.
Descolorir não é tarefa fácil, a chance de manchar o cabelo e danificar demais é muito grande, por isso sugiro que procure um bom cabeleireiro para isso.
Para o retoque de raiz e para usar a tintura fantasia você já pode fazer em casa. Só não esqueça de continuar usando um descolorante de boa qualidade, principalmente quando for fazer em casa.
Gasta muito?
A tintura fantasia costuma ser um pouco cara e como é preciso retocar a cor do cabelo inteiro sempre, você acaba gastando mais.
Além disso vai ter os gastos dos tratamentos que vai ter que fazer para manter a saúde dos fios.
Meu cabelo tá já colorido, como tratar?
O melhor tratamento a se fazer em um cabelo descolorido é seguir o Cronograma Capilar (clica no link para saber como funciona). Assim você fornece para o seu cabelo tudo o que ele precisa para ficar saudável.
Use shampoos específicos para cabelos tingidos, de preferência sem sulfatos, que ajudam a manter a cor do cabelo por muito mais tempo. Use sempre bons hidratantes sem enxágue, protetores térmicos e reparadores de pontas
Se você tingiu seu cabelo se azul ou roxo, pode usar produtos específicos para desamarelar cabelos loiros (das cores correspondentes ao seu cabelo), vai ajudar a manter a cor por mais tempo.
E aí, tirei todas as suas dúvidas? Se falou alguma, é só perguntar nos comentários!
E não perca a parte 2, com uma seleção de quais tinturas usar para conseguir o seu cabelo fantasia!
Beijokas!
denise
Adorei as dicas
Manu Alves
Que bom que gostou Denise!
Beijokas!