Tratando as estrias: Cosméticos

Olá!

Esse é o último post da série sobre tratamentos para estrias aqui no blog! Perdeu alguma coisa? Vou colocar os links dos outros posts que já rolaram por aqui:

Agora que já estão por dentro dos tratamentos mais conhecidos, vamos falar um pouco sobre os cosméticos utilizados para esse fim!

Lá no primeiro post sobre estrias, eu expliquei que elas se formam por causa da perda das células elásticas que mantém a pele íntegra e com elasticidade o suficiente para que não se rompa. Quando existe a perda dessas células, a pele perde toda a elasticidade e se rompe, e o espaço que se forma nesse rompimento são as famosas estrias.

Vocês devem ter percebido que a maioria dos tratamentos para estrias segue um mesmo padrão: lesionar a pele com estrias para estimular nova formação de células elásticas e com isso, melhorar o aspecto da pele. Basicamente essa é a melhor (e por enquanto única) forma de tentar melhorar esse probleminha estético. Os cosméticos infelizmente ainda são produtos que não conseguem agir da mesma forma que os tratamentos e por isso dificilmente eles vão causar alguma melhora das estrias.

A maioria dos cosméticos para este fim possuem em sua composição colágeno, elastina, retinol e bastante componentes hidratantes como óleos essenciais, hidratantes potentes entre outros. Esses cosméticos ajudam sim a regenerar a pele, mas é algo muito superficial  que não chega a atingir completamente as estrias, e o resultado é apenas uma leve (bem leve) melhora.

Esses cosméticos são mais indicados para a prevenção de estrias e para tratar as estrias mais recentes, mas para as estrias antigas o resultado não é muito satisfatório. Tanto que ao procurar em perfumarias e drogarias quase não se encontram produtos para isso. Conheço apenas 4, mas nunca testei nenhum deles e não sei dizer se são bons ou não, mas mostro aqui para vocês caso tenham curiosidade de testar algum deles:

1 – Creme para estrias Bio-Médicin: Atenua estrias, cicatrizes e quelóides de forma progressiva, eficiente e segura. Não contém ácidos em sua formulação e através de enzimas vegetais, digere as células mortas, estimulando o processo de renovação celular.

 2 – Body Strechmark Loção de Tratamento Cosmético Anti-estrias Avon: Antiestrias. Após a primeira aplicação* melhora a elasticidade da pele. * Baseado em testes com consumidoras.

3 – Anti-estrias Biovergetures Biotherm – Gel-creme preventivo de estrias que melhora a resistência e a elasticidade da pele, estimulando a regeneração dos tecidos e aumentando a flexibilidade cutânea por uma associação de óleos vegetais naturais. Sua textura é muito leve, não oleosa e de rápida absorção.

4 – Striactive Dermage – Previne o aparecimento de estrias, além de suavizar a aparência de estrias recentes e imperfeições existentes, através da sua fórmula ultraconcentrada, rica em agentes hidratantes, vitaminas e óleos vegetais. Ação hidratante, regeneradora e cicatrizante, aumentando a resistência, elasticidade e firmeza da pele. Pode ser usado por qualquer tipo de pele.

Infelizmente ainda não inventaram nada milagroso que acabe de vez com as estrias. 🙁

O que podemos fazer por enquanto é tentar evitá-las hidratando bastante nossa pele. Lá no primeiro post sobre estrias eu falei um pouco sobre a diferença entre óleos corporais e hidratantes, vale a pena relembrar, pois muita gente não sabe a diferença entre esses dois produtos e acabam fazendo a prevenção de forma errada.
Se as estrias já apareceram, é melhor apelar para os tratamentos estéticos para pelo menos tentar amenizar o aspecto. E lembrem-se que quanto mais nova a estria, mais chance ela tem de ser tratada. Quando vir algum risquinho novo na sua pele, corra para a clínica de estética, talvez ainda dê tempo de reverter o processo!

Espero que tenham gostado de todos esses posts  e já sabem, qualquer dúvida podem perguntar!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

26 comments

  1. Eu ia comprar o da bio-médicin, mas resolvi ir numa dessas farmácias de manipulação antes e o farmacêutico fez outro creme pra mim, com ingredientes mais potentes e saiu bem mais barato.
    O creme(manipulado) é super bom, eu não tive mais estrias e deu uma amenizada nas que eu já tinha. 😀

    1. Olá Jacque!
      Os cremes manipulados são bons mesmo, pois dá para fazer uma junção de vários princípios ativos em um só! Outra dica legal é pedir para o dermatologista uma manipulação com ingredientes potentes!

      Beijokas e obrigada pela dica!

      1. Simone, infelizmente não posso autorizar a publicação de fórmulas no blog, pois são indicados para casos diferentes e só o dermatologista é que pode avaliar e verificar quais princípios ativos são indicados para o caso em questão!

        Beijokas!

  2. oi, eu estava pensando em comprar este bio-médicin… mas como é para fazer a manipulação? eu vou nessas farmácias de manipulação e ele já sabe o que seria bom para estrias? eu queria um que fosse até melhor do que este bio-médicin. Me ajuda, obrigado!

    1. Olá Lucas!
      O Bio-Médicin já vem pronto, não precisa manipular!
      Para estrias eu recomendo mesmo um tratamento estético, pois esses cremes não são tão eficazes. Também ouvi falar do Cicatricure, mas nunca usei e não sei te falar se é bom!

      Beijokas!

  3. olá Manú! JÁ usei o creme da avon solutions e tive um resultado leve e gostei muito dele….
    Ademiro a sua profissão e pretendo me tornar uma profissional como você… faça contato com migo……

    1. Olá Jessiane!
      Que bom que gostou!
      A Fisioterapia é uma profissão linda, eu amo! Tenho certeza que você vai gostar também!

      Beijokas!

  4. Estava pensando em comprar creme tanto para celulite como para estrias, será que eu poderia usar um pela manha e o outro pela noite?

  5. Aproveitando a estetica aki…uma pergunta..vc tem varizes….tem algum post falando sobre esse temido assunto…

    te agradeço!

  6. Queria te fazer uma pedida…um post sobre varizes! ja pensou em fazer ou nao….
    ninguem nunka pediu ainda….
    seria bem legal..
    E vc tem algum post sobre soluçao para dentes amarelados…uma duvida!

    Ah!estou esperando a resenha do gel secativo da clear&clean…tahh..quando tiver um tempinho faz para gente…rsrsrs..:D

    1. Então, eu nunca fiz post sobre varizes porque isso não é um problema tão fácil de ser resolvido.
      As varizes se formam por má circulação, e é preciso descobrir o porque disso, com um médico vascular.

      Dentes amarelados é outra coisa que só pode ser resolvido com dentista!

      Tenho uma lista de produtos para resenha, quando der eu faço do gel secativo!

      Beijokas!

      1. certO! Mas dentes amarelados poderia ser usado algo para amenizar a cor num eh….para deixar mais claros um poukinho…
        sei…sao problemas resolvidos por medicos..igual as estrias tbm…e tem post indikando como talvez possa ameniza-la com cosmeticos….
        ai imaginei q tivesse dos dentes tbm…para ameniza-lo a cor amarelada!

        obg

        1. Não Regina, porque varizes são problemas internos, causados por má circulação e não existe nada capaz de clareá-las.
          É algo totalmente diferente das estrias, que são problemas superficiais e não são causados por problemas de saúde. Estrias podem ser tratadas por fisioterapeutas e esteticistas, e não só por médicos.
          As varizes não, só um médico vascular é que pode analisar pois pode ser algo muito mais grave que um simples vasinho.

          Existem alguns produtos de farmácia que dizem clarear os dentes, mas eu não gosto de indicar nada desse tipo pois nunca usei e minha dentista não me autoriza a usá-los! 😉

          Beijokas!

  7. Gostei da explikaçao! Realmente vc esta certa,concordo!

    Muito obrigada,por me deixar informada!

    agradecida…:D

  8. Manu… Eu ja vi comentarios na internet sobre uma dika facil de cuidar de estrias….
    eh facil de fazer..
    eh com oleo de mosqueta e borra de cafe,em seguida retirar com agua morna!
    dzem q ameniza bastante…
    estou de passando isso pq tem muitas pessoas em busca de produtos faceis de encontrar para facilitar na amenizacao de estrias..mas quero saber se vc ja ouviu falar nisso….
    pois dao ate para suas leitoras usarem..
    posso te pedir um favor..
    so kero dividir isso com vcs..vc teria curiosidade de olhar na net se encontraria algo bom sobre oleo de mosqueta…assim vc poderia passar mais uma dica facil para suas leitoras!

    acho q o oleo de mosqueta poderia ser encontrado em farmacias..

    1. Rezynha, o óleo de rosa mosquesta é bom para evitar estrias, se elas já estão lá realmente fica um pouco mais complicado de tratar.

      Sinceramente não indico esses tratamentos caseiros, até porque não existe nenhum estudo que comprove que possa melhorar com isso.

      Beijokas!

    1. Sou fisioterapeuta, trabalho com estética, então eu não gosto de ensinar coisas que eu não tenha certeza que funciona, sabe?
      Vai que dá errado, aí a pessoa vem me culpar depois, rsrs…
      Se quiser comprar o óleo para evitar, compre, porque ele é ótimo! Mas para tratar talvez seja necessário algo melhor, como um tratamento estético mesmo! 😉

      Beijokas!

  9. ola
    gostaria que me dessa alguma dica.
    eu tenho estrias vermelhas nos dois lados da coxa e algumas branquinhas na regiao do bumbum…
    voce me sugere alguns creme ou algum tratamento para amenizar….as que me encomodam mais sao as vermelhas…
    isso apareceu pelo fato de engordar e emagrecer muito rapido pois eu tenho essa tendencia…
    o que posso fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *