Agora é hora de atacar as estrias!

Olá!

Depois de váááários posts sobre celulite, vou falar de outro probleminha chato e que atinge não só as mulheres, mas os homens também: estrias.

As estrias muitas vezes incomodam até mais do que a celulite. Ainda quando estão localizadas em áreas não tão expostas como barriga e bumbum não incomodam tanto, mas as pessoas que tem estrias em braços e pernas geralmente ficam bem complexadas com o problema.

As estrias são lesões que acontecem após uma ruptura das fibras que sustentam a pele, causando esse aspecto e que pode alcançar uma grande extensão. Ambos os sexos podem ter estrias, mas as mulheres são mais propensas.
Os locais mais atingidos são: bumbum, seios, coxas, e região lombar da coluna, mas podem aparecer também nos braços, axilas e atrás dos joelhos.

As estrias costumam aparecer em situações em que a pele é esticada mais que o esperado. Adolescentes que crescem muito rápido, pessoas que engordam rapidamente, grávidas e pessoas que fazem musculação e ganham muita massa muscular. Na maioria das vezes, se a pessoa faz o exercício direitinho o ganho de massa é lento e a pele se adapta a esse crescimento, mas em casos em que há uso de anabolizantes e o crescimento é muito rápido, há uma maior chance de ter estrias.

As estrias podem aparecer pois dois motivos: mecânicos e hormonais.

Mecânicos: Quando a pele é tensionada excessivamente, as fibras elásticas se rompem e com isso aparecem as estrias. Observando o aspecto da pele com estria, realmente dá a impressão que a pele foi “rasgada”. Se você pegar algum material que tenha um grau de elasticidade e esticar ao máximo, uma hora ele vai romper. É a mesma coisa que acontece na nossa pele.

Hormonais: Os hormônios que estão aumentados na época do crescimento e na gravidez impedem a ação dos fibroblastos, células  responsáveis por manter e produzir as fibras elásticas na pele. Com os fibroblastos sem funcionar direito, a pele fica com menos fibras elásticas e com isso aparecem as estrias. Aqui o exemplo é um pouco diferente. Quando esticamos um material que não tem muita elasticidade ele se rompe com bem mais facilidade do que um material super elástico. Nosso corpo quando está com excesso de hormônios é como se fosse um material com pouca elasticidade.

Algumas pesquisas mostram que a causa principal das estrias são os hormônios, pois tanto no caso do crescimento, gravidez e até na obesidade há um alteração hormonal. Por isso que evitar as estrias se torna algo um pouco difícil de fazer, já que não conseguimos controlar nossos hormônios.

Já para a causa mecânica pode-se fazer dietas e exercícios físicos para evitar a obesidade, mas não dá para evitar que a barriga cresça na gravidez ou que um adolescente cresça na puberdade! Então o que mais ouvimos falar para evitar as estrias é o uso de hidratantes e óleos corporais.

Alguns estudos demonstram que os hidratantes podem evitar as estrias pois deixam a pele mais macia, hidratada e consequentemente mais “maléavel”, fazendo com que se adapte melhor a tensão excessiva da pele esticada. Já outros estudos mostram que os hidratantes não tem o poder de interferir na ação dos fibroblastos e fibras elásticas, e por isso não podem impedir que as estrias apareçam.

Infelizmente ainda não há nenhum estudo que comprove alguma dessas teorias, e também não saberemos se vamos ou não ter estrias. Então acho que qualquer forma de evitar é válida, mesmo que não comprovada cientificamente. Dizia minha avó que tudo que não mata, engorda. Nesse caso utilizar hidratantes na pele não faz mal nenhum, então não custa tentar né?

Eu quando ficar grávida vou me lambuzar de hidratantes, pois se alguma estria aparecer vou pelo menos ter minha consciência de “fiz minha parte!” Aliás, eu preciso falar para vocês um pouco sobre a diferença entre óleos e hidratantes.

O óleo corporal não hidrata! Ele não tem a capacidade de penetrar na nossa pele e hidratá-la, por isso ele fica apenas na parte mais superficial como se fosse uma película, que impede que a hidratação natural seja perdida. Ou seja, se sua pele está seca o óleo não vai adiantar muito, pois a função dele é manter a hidratação que no caso se uma pele seca, não existe!

Já o hidratante, como o próprio nome diz, consegue penetrar em áreas mais profundas e repor a água que a pele perde com o decorrer do tempo. É como se a gente desse água para a nossa pele beber, e isso é o mais importante para ela, ficar hidratada. Por isso para evitar as estrias (se isso realmente for eficaz), vocês tem que usar cremes hidratantes, e não óleos!

Mas poxa Manu, eu amo óleos, como eu faço? Vocês podem intercalar o uso desses produtos! De manhã usar um hidratante e a noite o óleo corporal, ou da forma que vocês preferirem!  Algumas pessoas gostam de usar hidratante todos os dias e óleo uma vez por semana, ou usar um hidratante e logo em seguida o óleo, assim dá para conseguir a hidratação e mantê-la por mais tempo.

“O que a pele falou para o hidratante? Nossa, nossa, assim você me hidrata!” 😐 Piadinha infame para terminar o post com bom humor, hahaha!

Semana que vem começarei a falar dos tratamentos para quem já tem as estrias e pretende pelo menos amenizá-las. Farei da mesma forma que a série sobre celulite, um tratamento por semana! Qualquer dúvida, já sabem, é só comentar!

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Luana Mester (02/02/2012)

    Nossa, é horrível mesmo. Tenho poucos e gosto de passar hidratantes.
    Beijos

    • Manu Alves (02/02/2012)

      As estrias incomodam né? Tenho algumas também, mas como sou branquela não aparecem tanto!

      Beijokas!

  • Andressa (22/03/2012)

    Pretendo engravidar este ano e já estou me previnindo contra as estrias. Comprei o nivea da latinha azul, vou passar com hipoglos com amendoas de manhã. Após o banho vou usar oleo de amendoas.

    • Manu Alves (22/03/2012)

      Que bom Andressa! Tô torcendo para que o baby venha logo!
      E você está fazendo certinho! Use cremes hidratantes e óleos, intercalados! É mais eficaz que usar só o óleo! 😉

      Beijokas!

  • Nathy (15/04/2012)

    Ah eu tenho é horrivel , aqui na onde voc tem estrias Manu

    • Manu Alves (15/04/2012)

      Olá Nathy!
      Eu não tenho estrias, mas em compensação tenho celulite em dobro! 🙁

      Beijokas!

  • talita (25/07/2012)

    tenho um bb de 6 meses e sempre fui magra e com a pele bonita.
    Pois bem…depois do parto minha barriga ficou mole e mesmo eu voltando meu peso…tem tipo uma flácidez no centro da barriga.
    Mas o que mais me deixa triste são as estrias marrons que apareceram nas laterais da barriga,nos culotes.
    Fiz umas quatro sessões de carbox mas dói demais e não consegui fazer mais…comprei um creme manipulado de ácido retinóico(acho que é isso…)e nada adiantou…
    Estou depressiva e não uso mais blusinhas,nem vou a praia…
    Preciso de ajuda urgente…
    Tem algum creme que pelo menos clareie essas estrias?Sou triste demais,pois me incomodo e meu casamento está ruim devido a isso…

    • Manu Alves (25/07/2012)

      Olá Talita!
      Existem alguns tratamentos que amenizam, mas sugiro você ir a um dermatologista para que ele lhe indique um bom tratamento!
      Cremes geralmente não tem o poder de clarear, são necessários tratamentos mais potentes que só a dermatologista pode lhe indicar!

      Beijokas!

  • Adelani (30/08/2012)

    Olá Manu! Olha eu aqui de novo srrssrrs!!
    Então amore tenho estrias na barriga tive meu filho e por falta de informação não me cuidei , bom fiz carbox um tempo (dóiii!!!!) , melhorou bastante porém não tanto quanto eu queria .Ouvi falar q CICATRICURE é otimo pra estrias ,rugas e compania .Porém já usei tantos produtos para eliminar ou pelo menos melhorar o aspecto ,(sem sucesso) q estou com medo de jogar meu rico dinheirinho fora .Não sei se vc vai saber informar mais vc sabe se o Cicatricure funciona pra eliminar estrias ? qual o melhor em gel em creme ?
    Mais uma vez aguardo respostas
    Bjs linda

    • Manu Alves (30/08/2012)

      Olá Adelani!
      Olha, eu não sei te falar se o Cicatricure é bom para as estrias. Eu vi a propaganda que fala sobre isso, mas não conheço ninguém que usou! 🙁

      Eu não acho que esses cremes tenham o poder de melhorar estrias, pois é um problema mais profundo. Indico mesmo fazer mais sessões de carboxiterabia, corrente galvânica ou peeling.

      Beijokas!

  • Rafaella Oliveira (09/09/2012)

    Nooosa tenho muitas estrias fico triste ..as vezes me enzolpo di oupas por caus delass….me ajudem por favor….

    • Manu Alves (09/09/2012)

      Olá Rafaela!
      Sugiro que você procure um dermatologista, para ela avaliar o seu caso.

      Beijokas!

  • Daniela (23/09/2012)

    Olá Manu.
    Vou começar a fazer aplicações com o Striat, mas a fisioterapeuta que vai fazer esta no ultimo ano de faculdade, (é minha prima), e gostaria de saber se mesmo com as aplicaçóes posso usar algum creme para ajudar na melhora das estrias? se sim qual você me indicaria? ja pesquisei o da Vita Derm, Cicatricute, Bio-medicim, Racco….. Tenho estria branca e vermelhas, sinto muita vergonha de usar biquini, blusinhas, é muito triste. Espero em Deus conseguir diminuir bem pois eu sei que elimina-las não vão, mas diminuir seria uma vitória pra mim, fui ver quanto custa uma cirurgia e quase cai de costa. Um grande bj e amei o seu blog, vc esta de parabéns.

    • Manu Alves (24/09/2012)

      Olá Daniela!
      Olha, cosméticos não adiantam muito para tratar estrias já existentes. Eles são ótimos para evitar que elas apareçam, e só.
      Você pode usar algum hidratante com colágeno na fórmula como um coadjuvante, mas o que vai ajudar a tratar mesmo vai ser o Striat.

      Obrigada pelo carinho! 😉

      Beijokas!

  • stephany (24/09/2012)

    Oops vou so indicar uma coisa , minha traz do chile para mim um oleo de rosa mosqueta e muito boom .

    • Manu Alves (24/09/2012)

      Olá Stephany!
      Realmente falam muito bem do óleo de rosa mosqueta, principalmente na gravidez para evitar as estrias.

      Beijokas!

  • solange (26/09/2012)

    oi manu tudo bem?tenho varias estrias na barriga,elas são escuras,eu vi propaganda do cicatricure,vc pode me dizer se ele pode pelo menos clarear as estrias?
    desde já te agradeço.
    um abraço

    • Manu Alves (26/09/2012)

      Olá Solange!
      Eu nunca usei o Cicatricure e não sei como ele funciona, então não dá pra eu te falar se é bom ou não!

      Beijokas!

  • carina (14/12/2012)

    Olha, eu estou usando o creme/ gel que vocês mencionaram e ele não fez nada ainda nas minhas estrias… já estou quase terminando a bisnaga, prometi a mim mesma que usaria a primeira, se fizesse algum efeito eu compraria mais, porém , nada ainda! :/

    • Manu Alves (14/12/2012)

      Olá Carina!
      Eu não indiquei nenhum produto nesse post, rsrs.
      Indiquei apenas produtos para evitar as estrias…mas se elas já existem, melhor você procurar um fisioterapeuta ou esteticista pra um tratamento estético. 😉
      Beijokas!

  • Nati (26/01/2013)

    Oi, o que seria melhor para estrias recentes, corrente galvânica ou carbox? obrigada!

    • Manu Alves (27/01/2013)

      Olá Nati!
      O ideal mesmo é você visitar sua dermatologista para ela avaliar suas estrias, porque várias coisas precisam ser levadas em consideração, como a localização, quantidade, largura e comprimento das estrias, daí ela te passa o melhor tratamento.
      Entre os dois eu gosto mais da corrente galvânica!

      Beijokas!

  • Carla Andrade (11/03/2013)

    Manu, você acha necessário passar hidratante depois de cada banho ou é preciso apenas uma vez ao dia? Já experimentou o hidratante da avon de um litro? Acha que é bom? Eu adoro o de algodão da natura, mas como é caro, nem sempre posso comprar.

    • Manu Alves (11/03/2013)

      O ideal é usar duas vezes ao dia, de manhã e a noite.
      Nunca usei esse hidratante, mas uso o óleo corporal Avon Naturals e adoro. Lembrando que o ideal é sempre usar óleo e creme, intercalando o uso.

      Beijokas!

  • Regina (11/04/2013)

    Manu no seu primeiro comentario desse post,vc diz assim…AS ESTRIAS INCOMODAM NE..TENHO ALGUMAS TAMBEM..MAS COMO SOU BRANKELA NAO APARECEM TANTO!

    Ai a NATHY pergunta em qual lugar vc tem….e VC responde:NAO TENHO ESTRIAS,MAS EM COMPESAÇAO, TENHO CELULITES EM DOBRO! Afinal mulher vc tem estrias ou nao…rsrsrsrsrs…

    • Manu Alves (11/04/2013)

      Regina, eu tenho estrias que não aparecem, por isso disse que em outro comentário que não tenho estrias.

      Beijokas!

  • Regina (12/04/2013)

    Mas ter vc tem neh..engraçado eh q n aparecem e vc v q tem!kkk

  • Regina (13/04/2013)

    ;D

  • cris (21/05/2017)

    Como faço pra sumir com as estrias brancas??? E o que posso fazer minha pele é muito seca? ?? Será que é falta de vitamina. …não como salada e nem frutas. ..si alguém puder mi ajudar agradeço desde ja

    • Manu Alves (22/05/2017)

      Sumir não tem jeito, existem alguns tratamentos que amenizam, como a corrente galvânica. Você precisa procurar uma clínica de estética para uma avaliação.
      Para o problema de pele seca é preciso beber bastante água e hidratar a pele com hidratantes potentes.
      Beijokas!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.