Cuidados pós iodoterapia e vida sem tireoide
Olá!
Eu prometi para vocês que iria fazer um vídeo contando como foram os cuidados que eu tive que tomar após a iodoterapia e também como está a vida sem tireoide.
Acontece que esses últimos dois meses da minha vida estão bem corridos, pois fiz o curso de pilates, fiz os estágios, graças a Deus já consegui um emprego na área então por causa disso fica bem difícil de gravar vídeo, pois já contei pra vocês que pra gravar algo aqui só de madrugada!
Pra não ficar devendo esse conteúdo pra vocês, vou fazer um post escrito mesmo, tá? Melhor isso do que nada, né? Hahaha! 😀
Pós iodoterapia e Vida sem Tireoide
Cuidados pós iodoterapia:
Bom, já contei nesse post aqui como foi a iodoterapia, tanto que até gravei um videozinho lá no hospital contando como é o procedimento. Se você não viu, é só dar o play aqui embaixo:
Saí do hospital e a primeira notícia que eu tive foi: Você pode voltar a comer normalmente. UHUUUU!
Cheguei em casa e fui logo atacando uma pizza:
Muita gente tem dúvida dos cuidados que é preciso tomar após a iodo, mas percebi que isso varia muito tanto de hospital como também de pessoa.
Nem sempre todo mundo toma a mesma dose de iodo, por causa disso os cuidados podem ser diferentes. Outra coisa, quando a gente sai do hospital o físico mede nosso nível de radioatividade, então dependendo de quanto está esse nível talvez seja necessário que o cuidado seja diferente.
E como falei no início, cada hospital segue regras diferentes estipuladas pelo médico nuclear e pelo físico, por isso você precisa ter em mente que os cuidados que eu tive podem ser diferentes para você, ok?
Vou falar os cuidados que EU, Manuela, tive que tomar. Durante 5 dias eu precisei:
– Não dormir na mesma cama com outra pessoa
– Não ter contato com mulheres grávidas, crianças e animais
– Ter o mínimo possível de contato com as outras pessoas da casa, e se precisar ficar por mais tempo no mesmo ambiente que os outros, ficar a mais ou menos 2 metros de distância deles
– Lavar as roupas e roupas de cama separadas das outras roupas
– Não fazer xixi no ralo
– Dar sempre duas descargas após o uso do banheiro
O que eu fiz:
Aproveitei que minha casa tem um quartinho nos fundos e pedi pra minha mãe deixar lá alguns pertences que eu pudesse precisar, como alguns cosméticos, etc. Lá também tinha um banheiro com chuveiro, então não saia do quartinho por nada, hahaha!
Eu até podia, se quisesse, ir na minha casa e bater um papo com meus pais, desde que eu ficasse a 1 metro de distância deles. Mas o Mingau ficava por lá e como eu não poderia ter contato nenhum com ele, eu evitava de ir o máximo possível.
Quando precisava ir, eu pedia pro meu pai trancar ele no quarto. Eu entrava, resolvia o que tinha pra resolver e já voltava correndo.
Levei meu notebook, iPad, celular e ficava o dia todo conversando com os amigos, namorado e vendo seriado no Netflix.
Minha mãe levava a comida pra mim, eu comia e depois ela voltava pra buscar o prato. Me senti em um hotel 5 estrelas. Se precisasse ficaria mais uns 15 dias assim, eu nem ligaria, hahaha!
Os 5 dias passaram rapidinho e no sexto dia eu já voltei pra minha vida normal!
Após 7 dias de iodoterapia voltei ao hospital para realizar a PCI, pesquisa de corpo inteiro, que serve para verificar se restou alguma célula maligna após a realização do procedimento com iodo.
O exame é suuuuper sossegado! Você deita numa cama e ela anda bem devagarinho dentro de um troço redondo. Demora mais ou menos uns 20 minutos, é bem rápido.
Peguei o resultado do exame após alguns dias, levei no meu cirurgião e graças a Deus, eu estava livre do câncer! 😀 😀 😀
Vida sem tireoide:
Desde a primeira semana pós cirurgia eu venho tomando o Puran T4 de 100mg, que segundo meu médico é uma dose meio “genérica” para eu ir tomando até fazer os exames de sangue e poder dosar a quantidade ideal de hormônio que precisarei tomar.
Confesso que não acostumei ainda com essa história de tomar remédio todo santo dia ao acordar, e já esqueci de tomar uma vez ou outra.
O que aconteceu quando eu esqueci? Nada.
Mas isso não significa que pode esquecer, hein? Segundo o meu endocrinologista, o esquecimento pode causar um aumento do TSH e isso pode levar a um aparecimento de um novo câncer. Minhanossinhora, depois que ele falou isso nunca mais eu esqueci, haha!
E como está a minha vida sem tireoide? Exatamente igual a minha vida de quando eu tinha tireoide.
Quer dizer, tiveram algumas mudanças e eu nem sei dizer se foram causadas por isso.
Eu fiquei um pouco mais enjoada pra comer (mas isso eu sempre fui), e isso me fez perder alguns quilinhos.
Fiquei um pouco sonolenta, mas dormir é o que eu faço de melhor então sono nunca fui um problema na minha vida. E só.
Continuo igualzinha antes. Não tive alteração de humor, não fiquei depressiva, não tive queda de cabelo, não tive nada.
Tô inteirona!
Eu só pude fazer os exames de sangue para verificar a quantidade de hormônio que eu tinha agora, dois meses após a iodo, porque segundo meu médico a injeção de Thyrogen que tomei (falei dela aqui) deixa o TSH mutcho loko e isso pode acabar alterando o resultado.
Fiz o exame mas ainda não fui no médico pra ele ver o resultado, então não sei ainda se vou manter essa dose de hormônio ou se vou precisar aumentar ou diminuir. Conto pra vocês no Instagram. Não me segue??? Num quidito! Então aproveita e me segue agora, é só clicar no botão “seguir” aqui embaixo! 😀
Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma.
Se ainda sobrou alguma dúvida, é só perguntar. 😉
Beijokas!
jane
Boa Tarde manu!
faz 3 anos que eu descobri o cancer de mama, passei por todo o procedimento; quimioterapia, radioterapia, e ainda continuo em acompanhamento oncologico, fiquei 2 anos em tratamento.
Infelizmente no fim do ano passado(2015), descobri o cancer de tiroide, vou precisar fazer o iodoterapia tbm, mas depois que eu vi o seu depoimento me animei…bjs
Manu Alves
Você é uma guerreira Jane. Já se livrou do câncer de mama que é bem mais complicado, então tenho certeza que vai tirar de letra o câncer da tireoide. 😉
Boa sorte e que Deus te abençoe no tratamento!
Beijokas!
Cris
Oi Manu. HOJE é dia 18 de novembro de 2019 e está fazendo 21 dias que tirei total. Graças a Deus que correu tudo bem, e olha que sou bariátrica. Estou tomando levoid 100, cálcio e vitamina D. No resultado da biópsia deu papilifero, mas confinado na tireoide bem pequeno 0,5 cm; então, pelo resultado, meu cirurgião disse que provavelmente eu não iria precisar de iodo terapia. Só que ele me pediu alguns exames que vou fazer essa semana e me encaminhou para 2 endócrinos especialistas, pra que eu escutasse tbm a opinião delas e ele fechasse um parecer.
Sempre fui muito ativa, pura energia e nunca gostei de dormir de tarde. Acontece que tenho estado com muito sono e gostaria de saber se é normal.
Gostaria tbm de saber se tem alguém no grupo que tinha na tireóide o papilifero e não precisou de iodo terapia.
Manu Alves
Cris, é normal o sono no início até os hormônios se estabilizarem.
Depois é vida normal!
Desculpe a demora, mas fiquei afastada do blog esses dias!
Beijokas!
solange
oi mto obrigado por suas informaçoes, estava apreensiva, fiz a cirurgia e vou ter que fazer a iodoterapia… agora estou mais tranquila obrigado msm.
abraço.
Manu Alves
Que bom que gostou Solange!
Boa sorte no seu tratamento! 🙂
Beijokas!
Talita Souza
Manu amei seu texto e principalmente seu vlog sobre a iodoterapia, fiz minha cirurgia em 23/02, mega recente, mas me sinto bem, assim como vc tbm fui diagnosticada com câncer,e terei que fazer a iodoterapia, sabe me emocionei quando li a última frase de seu texto “Peguei o resultado do exame após alguns dias, levei no meu cirurgião e graças a Deus, eu estava livre do câncer! “, como Deus é bom, creio também que isso não passou de uma grande susto, até mesmo pq na mesma data em que fiz os exames que acusou o tumor, também constou um câncer de colo de útero, mas este eu fui curada por Jesus, sem sequer precisar fazer algum tipo de tratamento. E assim sigo , com muita fé e crendo que este já não existe mais, feliz em conhecer seu testemunho. Bjos vou te seguir no insta…
Manu Alves
Que bom que o post e o vídeo te ajudaram de alguma forma!
Boa sorte no seu tratamento, que tenho certeza que dará tudo certo! 😉
Beijokas!
Luciane
Olá Manu.. sei q já se passaram um tempinho do seu post..mas que bom q vc está bem…minha mãe tomou iodo em comprimido hj quarta feira de manhã as 10hs pra fazer exame cintilografia na sexta feira …só que as 00hs ela me ligou q estava passando mal e fui levar ela no médico..fiquei com ela torno de 2 horas perto dela…qd voltei pra casa tomei banho td troquei a roupa..mas tô preocupada com meus filhos..será que posso passar radiação pra eles pq estive com ela..ou somente ela que não pode ter contato direto com ela…ah ela tomou remédio e veio pra casa pra voltar fazer o exame dois dias depois…Estou mega preocupada pq sou super leiga no assunto…se souber e puder me ajudar..muito obg..Deus abençoe…É fiquei feliz em ver como vc é uma mulher de fibra…bjoss
Manu Alves
Não se preocupe, Luciane, pois o iodo tomado para a cintilografia é em uma quantidade bem menor, não fazendo mal para quem está por perto.
Beijokas!
Luciane
Obg.manu por me responder…Deus te abençoe sempre..bjoss
Manu Alves
Por nada!
Beijokas!
Tom
Olá …
Nossa vi seu depoimento agora fiquei mais tranquilo pq eu nunca tive né gripe, quando de repente me deparei com esse turbilhão todo.
Já fiz minha cirurgia e agora está marcado a iodo para o dia 29/07 estou meio ansioso e com medo disso não dar certo não ser eficaz
Mas vendo vc no vídeo vendo a simplicidade com que vc lidou com isso me deixa mais confortado.
Deus te abençoe muito e te mantenha assim, linda e engajada a ajudar pessoas. Depois volto aqui pra lhe contar como foi
Manu Alves
Que bom que gostou, Tom!
Boa sorte no tratamento!
Beijokas!
Adriana
Oi Manuela, eu notei que após ter tomado o iodo, eu perdi completamente o paladar. Aconteceu com vc também?
Manu Alves
Minina, aconteceu sim!
Se você não tivesse me perguntado eu nem lembraria, mas aconteceu!
Acho que fiquei quase 1 mês sem sentir direito o gosto das coisas! Mas depois volta ao normal, viu?
Beijokas!
Eliza
Manu demorou 1 mes para voltar o paladar pois fiz a iodoterapia tem 7 dias e nao estou sentindo gosto de nada!!!estou achando pior que a dieta sem iodo acredita!! Sempre fui chata pra gosto das coisas e nao sentir afeee!!!!!
Manu Alves
Eliza, eu não lembro ao certo o tempo que demorou para voltar, acho que mais ou menos 1 mês mesmo!
Eu lembro, e é horrível essa sensação. Mas depois volta ao normal!
Beijokas!
Adriana
Obrigada por tanras informaçoes! De tudo o que eu li foi o que melhor me.explicou e acalmou!
Carcinoma Papilifero Folicular nao encapsulado….PCI nessa semana, obrigada mesmo pela ajuda! Vou mais confiante!
Monica
E a visão? Fiz iodoterapia há 4 dias. Estou com dores de cabeça e enchergando mal, com óculos mas meio embaçado.
Manu Alves
Não tive nada na visão, Monica. Não tive dores de cabeça e enxergava normalmente.
Beijokas!
Márcia
Olá Manu gostei muito do seu relato e vídeo sobre o seu tratamento. Eu fiz a retirada de um microcarcinoma papilífero há quase um mês. Estou sem saber o que fazer pois meu irurgião disse que eu não preciso fazer a iodo, mas minha endocrinologista disse para fazer. E agora o que eu faço?
Manu Alves
Se sua endocrino pediu pra fazer, melhor fazer. Pela pra ela fazer a solicitação pro convênio ou SUS!
Beijokas!
Carla Lizandra
Boa tarde, parabéns pela iniciativa, consegui tirar algumas dúvida e me senti um pouco tranquila com o que está por vir.Minha mãe foi diagnosticada com carcinoma papilífero, categoria VI. Ela irá fazer cirurgia daqui a 10 dias. Queria saber qto tempo vc demorou após a cirurgia para começar o tratamento com iodo, como tb queria saber depois da cirurgia que cuidados são necessários, estou perguntando pois como minha mãe não mora na minha cidade e irá fazer a cirurgia aqui,e ficar no meu Apartamento,então queria de certa forma antecipar e me preparar para os cuidados que preciso ter..Obg e aguardo sua resposta.
Manu Alves
Olá Carla!
Demorei uns 2 meses para fazer o tratamento de iodo.
Sobre o pós operatório, tem um vídeo no meu canal do Youtube falando sobre isso (canal Desejos de Beleza), dá uma olhadinha nele!
Beijokas!
Cristiane
Pq vc demorou 2 meses para fazer o tratamento com iodo ?
Manu Alves
1 mês pra se recuperar da cirurgia e 1 mês para a preparação pré iodo!
Tatiana
Boa tarde, Manu
Vou fazer minha cirurgia dia 17/11/16 , meu psicológico ainda não conseguiu aceitar que tenho câncer na tireoide, tem dias que me abalo demais outros estou melhor ,me isolo ou quero todos ao meu lado, para mim está super complicado ,mas ao ler seus post fico um pouco mais calma e acabo tento um pouco mais de força para lutar e saber que tem varias pessoas que passa o que estou passando ajuda porque lutar sozinha é muito difícil ….bjsss
Manu Alves
Olá Tati!
A cirurgia é super simples. Tem um vídeo no meu canal falando sobre a cirurgia, anestesia e pós operatório, dá um assistidinha depois!
Beijokas!
Ximena
Sim Manu adoro seus relatos, tati eu acabei de fazer a cirurgia tiroidectomia total e é super tranquilo, estava mega ansiosa mas é tranquilissimo
Beijao
Manu Alves
Obaaa! Boa sorte na recuperação!
Beijokas!
Denise
Parabéns pela sua preocupação com as pessoas , em compartilhar sua experiêcia. Deveria existir mais pessoas como vc no mundo.
Manu Alves
Obrigada pelas palavras! <3
Beijokas!
edelviz barbosa lira
Boa tarde fui submetida à tireoidectomia total em 01/07/2015. Resultado da biopsia: Carcinoma Papilifiro. Foi tranquilo depois que passou mas na hora voce pira o cabeção. Estava com minha filha pequena, apenas 01 aninho e foi ela que ajudou na descoberta. Mamava no peito e puxava a pele do meu pescoço e repetia dodoi mamae, dodoi mamae. Fui ao espelho e descobri o enorme nódulo. na hora fiquei assustada depois cai em perfeito estado de tranquillidade que incomodava as pessoas.Antes
da iodoterapia segui uma dieta e as orientações depois, sou alergica a iodo, antes foi feito uma dessensibilização pelo proprio medico onde aplica a radiação.
Estou relatando isso hoje para lembrar que e tranquilo para quem tem resultado de Carcinoma Folicular ou Papilifiro, mas há outros tipos de cancer de tireoide: o Anaplasico e o Indeterminado. O segundo foi diagnostica em uma uma colega de trabalho e foi terrivel para ela, pois fez 20 sessões de radioterapia e para tal precisou ficar sem o hormonio. Outrossim, no meu Estado só há tratamento particular ou por plano, pelo SUS as pessoas são enviadas para outro Estado.
Bj
Manu Alves
Muito obrigada pelo seu depoimento!
Sim, existem os outros tipos de câncer, mas o paplífero é o mais comum.
Beijokas!
Norma
Boa tarde! Manu. Assisti o video seu. Sucesso na sua vida. Obrigada pelas informações. Operei em dez/2016. Só agora q a medica encaminhou p o Iodo depois de 1 ano. Estou confiante e tranquila. Deus no Comando. Abraços
Manu Alves
Que bom que gostou, Norma!
O tratamento é super simples, continue com Deus no comando que vai dar tudo certo!
Beijokas!
Gerusa Gonçalves
Oi Manu, vi seu video sobre a iodoterapia, achei muito esclarecedor. Obrigada pela sua contribuição!! Uma pergunta: Vc sabe me dizer se no hospital pode abrir a janela do quarto?? Beijos!!
Manu Alves
Não pode,Gerusa! Tem que ficar fechada!
Beijokas!
Marly
Boa noite Manu adorei seu vídeo me ajudou muito,pois irei fazer oiodoterrapia agora dia 14/02/17 e me tirou todas as dúvidas e estou mais animada que nosso Deus continua lhe abençoado vc… Obrigada beijos
Manu Alves
Que bom que gostou Marly!
Vai lá no meu canal do Youtube (http://www.youtube.com/desejosdebeleza) que eu postei vários vídeos sobre a dieta e os cuidados pós iodoterapia!
Beijokas!
Gerusa Gonçalves
A minha pergunta sobre a janela do quarto é porque meu marido fará o tratamento e por ficar isolado, ele tem receio de ficar tudo fechado por ele ser claustrofóbico!
Manu Alves
O quarto é grande, acho difícil ter claustrofobia porque é o lugar é bem espaçoso.
Beijokas!
Gil
Manu, li seu depoimento no Estadão de hoje, que traz matéria sobre incidência de câncer entre pessoas mais jovens.
Também eu passei por todo esse processo na tireoide (2 cirurgias e iodo em 2016 e ainda em acompanhamento…) e concordo que o mais importante é como encarar as coisas.
Todo mundo sabe que diagnóstico de câncer causa um ‘terremoto’, mas é preciso ir em busca de uma fortaleza interior para poder seguir adiante serenamente. Não é fácil, claro, então o melhor é ir vivendo um dia de cada vez mesmo, com foco naquilo que realmente importa.
É um momento em que se começa a repensar a vida..
Manu Alves
Olá Gil!
Que bom que gostou da matéria!
Uma vez eu li um estudo (não lembro aonde) que dizia que as pessoas que tinham um pensamento positivo no tratamento do câncer conseguiam se curar com mais facilidade, enquanto que os pessimistas as vezes não conseguiam a cura.
É extremamente difícil receber o diagnóstico, mas já que ele existe e não tem como reverter, vamos enfrentá-lo de uma maneira mais positiva possível, né?
Beijokas!
Gil
(faltou no texto de antes..)
Ontem li um artigo bastante “diferente” no jornal USA Today. O título é How I’m happy in the face of cancer
Aqui o link:
http://www.usatoday.com/story/opinion/2017/02/04/cancer-happy-jewish-glioblastoma-dying-column/97417504/
Manu Alves
Li o artigo, muito interessante a visão dele!
Confesso que no lugar dele não sei se conseguiria ser tão otimista assim, rsrs.
Mas pelo menos no meu caso eu consegui ser. E não foi nada forçado, sabe? Não acordei pensando: “ah, tenho um câncer mas vou ser otimista.”
Simplesmente fui levando e enxerguei a doença de outra forma.
E espero que outras pessoas possam fazer o mesmo!
Beijokas!
Valdirene
Obrigado pelo esclarecimento vou fazer mês que vem vc mim ajudou muito perdi o medo.Deus te abençoe
Manu Alves
Que bom que gostou!
Beijokas!
Tamara
Boa tarde Manu, fiz minha iodoterapia quarta feira, e foi super tranquilo não tive reação nenhuma, só estou um pouco ranciosa porque o médico disse que depois de 8 dias poderia voltar minha vida normal ,shopping ,supermercado ,beijar ,ter contato com as pessoas normalmente, confesso que estou com medo porque as pessoas que fez o procedimento dá iodoterapia passaram 15 dias insolados.
Manu Alves
Algumas pessoas tomam doses maiores de iodo e por isso precisam ficar mais tempo no isolamento.
Beijokas!
Neuza cordeiro de souza
Eu fiz a cirurgia parcial tireoide com nódulo com resultado de grau |||ainda não me falaram de há necessidade de iodoterapia
Manu Alves
Eu acho que quando a cirurgia é parcial não é necessário a iodoterapia, mas só o médico mesmo pra confirmar.
Beijokas!
Tamara
Obrigada amor.
Manu Alves
Por nada!
Beijokas!
Tamara
Olha eu de novo, depois que vc passou os 5 dias isolada, no 6° dia vc teve medo de ter contato com as pessoas de casa, seu gatinho, gestante ou crianças ? E quanto foi sua dose ? Beijocas ?
Manu Alves
Não tive medo, confiei no que os médicos falaram.
No 6º dia a primeira coisa que fiz foi apertar meu gato, hehe! Não sei a dose que eu tomei, os médicos não falaram e eu também não perguntei.
Beijokas!
Tamara
Obrigada mais uma vez e parabéns pelo seus vídeos são fantástico ????
Manu Alves
Que bom que gostou!
Beijokas!
Eluan
Olá! Passei por todo esses processo é agora já faz 7 dias que fiz a iodoterapia, serpearei talheres pratos copos toalhas e dormi na minha cama, só uma dúvida, terei que jogar fora os objetos que separei como lençóis, copos,talheres,toalhas,etc? Ou é só lavar para usar novamente?
Manu Alves
É só lavar normalmente, mas lave separado dos outros objetos e roupas de cama.
Beijokas!
Ivete Pinto Lazarotto
Que bom foi ver seus depoimentos. Isso me tranquiliza. E como vc está hoje?
Manu Alves
Estou bem, tem post e vídeo aqui no blog falando da minha vida pós tratamento. 😉
Beijokas!
Sônia Bissaco
Oi Manu, gostei muito de ler seus depoimentos, Muito esclarecedores, hoje é dia 15 de setembro de 2017,fiz a cirurgia total da tireóide ,em julho passado, já fiz uma cintilografia,e segunda agora fiz a iodoterapia, estou portanto isolada, senti alguns sintomas como náuseas, vômitos,e inchou meu pescoço,mas estou bem melhor,coisa passageira, tenho dúvidas ainda não consegui esclarecer é a respeito da cicatriz, vc passou algum tipo de protetor solar nela,ou alguma pomada para clarear , estou com o máximo de cuidado,mas gostaria de saber quanto a isso,pois o verão está chegando e tenho receio que ela fique escura.quanto ao resto ,estou confiante que já estou livre do câncer.E gostaria de falar que gostei muito do modo como vc expôs tudo,com tanta naturalidade e a maneira positiva que transmite tudo, isso é muito importante! Obrigada por enquanto
Manu Alves
Olá Sônia!
Eu usava protetor solar normal, mas tive quelóide e ainda não tratei.
É só usar protetor solar que ela não fica escura! 😉
E que bom saber que gostou do blog!
Beijokas!
Eveline
Oi Manu, amei todo post. Estou passando pelo mesmo tratamento tem uma semana que fiz a iodoterapia mas estou com umas glândulas inchadas e um pouco dolorida lado direito q é onde tinha o nódulo mas fiz tireoidectomia total. Será que é normal está inchado ainda? Desde já agradeço. Se alguém puder compartilhar se também ficou assim. Bjs guerreiras ,*
Manu Alves
Eu não fiquei inchada, mas já ouvi relatos que o é normal inchar após a iodoterapia.
De qualquer forma, o ideal mesmo é conversar com médico pra ter certeza se está tudo bem!
Beijokas!
Maria Tereza Frederico Bortoloni
Oi Manu
Fiz a iodoterapia dia 17/11 e depois de 10 dias mreu suor está com mau cheiro.
Vc acha q tem alguma coisa há ver?
Grata bj
Manu Alves
O ideal é perguntar pro médico, Maria, pois esse efeito colateral eu nunca tinha ouvido falar!
Beijokas!
Ismael
Minha esposa fez a iodoterapia,mas ela não ficou em quarto isolado,fez e foi para casa,única recomendação foi de não ficar perto de mulher grávida e crianças. Manter certa distância, não dormi na mesma cama nada disso foi pedido.
Manu Alves
Depende da dose tomada, Ismael…em alguns casos a dose de iodo é baixa e não é necessário o isolamento no hospital. Existem casos e casos. 😉
Beijokas!
Leila am
Olá fiz tireoidectomia em março/17 e queria saber se alguém teve alteração ciclo menstrual
Manu Alves
Eu sempre tomei anticoncepcional então nem deu pra saber se tive alteração, Leila, afinal o anti controla, né?
Vamos ver se alguém responde!
Beijokas!
Daniela
Boa
Manu vou fazer iodoterapia depois de 1 ano da cirurgia ,já estava tranquila depois do seus depoimentos fiquei mais confiante.
Manu Alves
Que bom que gostou!
Tem alguns posts aqui sobre os cuidados e a dieta que é preciso fazer antes da iodoterapia!
Beijokas!
Franciele
Fui diagnosticada com câncer de tireóide em setembro 2018 dia 06/11/2018 fiz a cirurgia estava com metástase quinta dia 14/02/19 farei a iodoterapia assumo que estou com um pouco de frio na barriga Mas estou bem confiante
Manu Alves
Aqui no blog tem vídeo com todos os detalhes sobre a preparação e a iodoterapia. Depois dá uma olhadinha!
Beijokas!
Cris
Oi Manu. HOJE é dia 18 de novembro de 2019 e está fazendo 21 dias que tirei total. Graças a Deus que correu tudo bem, e olha que sou bariátrica. Estou tomando levoid 100, cálcio e vitamina D. No resultado da biópsia deu papilifero, mas confinado na tireoide bem pequeno 0,5 cm; então, pelo resultado, meu cirurgião disse que provavelmente eu não iria precisar de iodo terapia. Só que ele me pediu alguns exames que vou fazer essa semana e me encaminhou para 2 endócrinos especialistas, pra que eu escutasse tbm a opinião delas e ele fechasse um parecer.
Sempre fui muito ativa, pura energia e nunca gostei de dormir de tarde. Acontece que tenho estado com muito sono e gostaria de saber se é normal.
Gostaria tbm de saber se tem alguém no grupo que tinha na tireóide o papilifero e não precisou de iodo terapia.
Manu Alves
Conheço pessoas que fizeram a cirurgia e não precisaram de iodo!
Beijokas!
CLAITON DEVENS
Oi Manu!! Com 15 anos de idade fui diagnosticado com doença de (Graves) é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireóide. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.
A causa é incerta, mas acredita-se que os anticorpos estimulam uma produção de hormônios tireoidianos. Pode ser diagnosticado pelo aumento de volume da tireóide e pelo excesso de hormônios produzidos pela glândula no sangue.Tive muitos problemas gerados pela altíssima produção hormonal, várias cirurgias como: cálculo urinário, cálculo salivar, formação de esporões nos joelhos, e a lista é grande; além de estar sempre com vários problemas de saúde como: gripes fortes, pneumonia, enxaquecas fortes, isso até uma alta dosagem de remédio sem intenção me colocar em coma em uma viagem de férias com a família. Fiz a cirurgia, removendo por completa a tireoide, na época estava com 22 anos e pesava 69kg, o que é muito pouco para uma pessoa de 1.81. Tive algumas complicações na cirurgia, fiquei novamente em coma por alguns dias. Após duas semana ainda no hospital, a voz voltou e consegui então ter a certeza que não a perderia, em alguns casos acontece isso. Sem sair do hospital já estava me sentindo bem melhor, sem tremores, taquicardia, antes sem esforço chegava a 140 normalmente..Hoje tenho 42 anos, agora então com um controle rígido com a comida peso 89kg mas se descuidar rapidinho chego em 100kg..único problema q sinto até hj, nunca consegui equilibrar meus hormônios, ou seja: sempre tenho que alterar as doses do remédio! Atualmente tomo puran de 300mg! Mas vida que segue, gostei de ler os relatos do pessoal no seu post, e ver a sua passagem pelo hospital com o iodo!! Forte abraço
Manu Alves
Obrigada pelo seu relato!
Sobre alterar a dose do remédio, é normal, viu? Já troquei várias vezes!
Beijokas!
Tatiane
Muito bom seus posts
Vou fazer iodo terapia daqui uns dias, tô bem apreensiva (não mais que minha mãe que já passou por vários cânceres)
Tô tentando levar a vida normalmente, fingindo pra mim mesma que o meu probleminha é mais daquelas gripes chatas com dor de garganta, gosto ruim na boca, etc…
Confesso que tenho medo, mas Bóra lá, tenho que alcançar a cura, pois tenho um filho lindo de 4 anos, e por ele vou com esses tratamentos “muito loco” haha
Bjus
Manu Alves
É vida normal, Tatiane!
Beijokas!