Validade dos cosméticos e maquiagens

Olá!

Você com certeza já deve ter tido dúvida sobre a validade dos cosméticos e das maquiagens, né?

Isso porque muitas vezes a validade vem escrita na embalagem externa, ou é impressa no produto com uma tinta que some rápido. E no final a gente fica sem saber se o produto está ou não vencido!

No post de hoje eu vou falar do prazo de validade de alguns dos principais cosméticos e maquiagem que a gente costuma usar.

E aí, ao abrir o seu cosmético, vale a pena colocar uma etiqueta com a data de abertura, já que a maioria da validade dos cosméticos conta a partir da data que foi aberta.

Dessa forma você saberá exatamente quando abriu seu produto e quando ele estará vencido!

Validade dos cosméticos e maquiagens

Bom, geralmente os produtos vem com a data de validade impressas na caixa, na embalagem externa ou no próprio frasco do produto.

Aqui no Brasil é lei que todos os produtos contenham data de validade, que conta independente do produto ter sido aberto ou não. O que pra mim, não faz muito sentido, rsrs.

Já nos outros países a data de validade é contada sempre a partir da abertura do produto, através de um símbolo que informa quantos meses aquele produto vai durar após aberto. O símbolo é esse:

Se sua embalagem não veio com esse símbolo, ou a data de validade já não está mais visível, saiba qual a validade dos cosméticos e maquiagens, de acordo com sua categoria:

Cosméticos:

  • Esmaltes – 8 a 24 meses
  • Filtro solar – 6 meses
  • Cremes faciais – 6 meses
  • Produtos de cabelo – 1 ano
  • Perfumes – 3 a 5 anos

Maquiagem:

  • Máscara de cílios – 6 meses
  • Gloss labial –  de 6 a 12 meses
  • Bases com fórmula aquosa – 12 meses
  • Batons – 48 meses
  • Bases com fórmula oleosa – 18 meses
  • Sombras compactas – 36 meses
  • Delineador – de 6 a 12 meses
  • Corretivo – 18 meses
  • Pó, iluminador e blush – 18 a 24 meses

O local de armazenamento dos produtos pode alterar o vencimento

Os seus produtos devem ser guardados sempre em locais secos, frescos, ventilados e longe de umidade. Por isso não é bom guardar seus cosméticos no banheiro, já que lá a umidade é muito grande.

Guardar seus produtos em locais úmidos (principalmente maquiagem) pode diminuir a validade deles até pela metade do tempo!

Assim como se você deixar toda sua maquiagem em uma nécessaire no fundo do armário, a validade também diminuirá, já que seus produtos estarão em um local abafado e sem ventilação.

Guarde seus produtos em armários no quarto e sempre que possível, abra as portas para ventilar a parte interna de vez em quando.

Posso usar produto vencido?

Se o produto estiver com uma semana ou duas de vencido, não tem problema nenhum usar.

Mas se o vencimento já estiver passado muito tempo, primeiramente observe a textura e cheiro do produto. Se ele continua com textura, coloração e cheiro originais, você pode usar algumas vezes. Mas compre outro assim que puder.

Maquiagens geralmente são itens que costumam durar até mais tempo que o vencimento, então se estiverem com textura, coloração e perfume normais, podem ser usados. Mas se te causarem algum tipo de reação ou alergia, pare de usar imediatamente.

Hidratantes e perfumes também seguem a regra da maquiagem: se tiverem com textura e perfumes normais, podem ser usados por um pouco mais de tempo.

Agora, dermocosméticos que contém algum tipo de princípio ativo (controle de oleosidade, anti-rugas, etc.) já são diferentes. O princípio ativo contém validade e depois de um tempo, ele deixa de fazer o efeito esperado. A validade do produto é contada exatamente de acordo com esse princípio ativo.

Ou seja, produtos com ativos específicos precisam ser usados sempre dentro da validade, pois caso estejam vencidos, não farão o mesmo efeito. A regra também serve para os protetores solares, já que o ativo protetor também possui data de validade.

Não use produtos químicos vencidos

Tinturas, água oxigenadas, progressivas, alisantes e relaxantes são químicas fortes que geralmente tem maior risco de causar irritações e alergias, além de serem produtos mais perigosos de serem utilizados.

Se vencidos, o risco de causar problemas sérios é muito grande. Então aqui, vale a regra de NÃO usá-los caso estejam vencidos, em nenhuma hipótese, ok?


E aí, você já sabia todas essas informações a respeito da validade dos cosméticos?

Dá uma olhadinha aí se tem alguma coisa pra vencer e já deixa fácil pra você usar logo! Você pode inclusive pegar uma caixinha e deixar tudo que está pra vencer em um lugar acessível, pra você já ir usando tudo.

Eu descobri que tenho um hidratante aqui que vence o mês que vem, ou seja, já tô usando tudinho pra acabar logo!

Beijokas!

Comentários

comentários

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.