Cuidados com o couro cabeludo

Olá!

Toda vez que a gente fala em cuidar do cabelo sempre pensamos apenas nos tratamentos para os fios, né?

É creme pra lá, óleo pra cá,  finalizador aqui, protetor térmico acolá…mas a gente esquece de algo que é super importante para a saúde do cabelo como um todo: o couro cabeludo!

É do couro cabeludo que sai o cabelo, que cresce o cabelo, e se a gente não cuida do couro cabeludo a chance dos fios nascerem frágeis e com queda é muito grande!

No post de hoje eu vou comentar quais são os principais cuidados que a gente precisa ter com o couro cabeludo, para mantê-lo sempre saudável e, consequentemente, ter também cabelos saudáveis!

Ah, outra coisa: couro cabeludo saudável estimula o crescimento dos fios. Então se você tá no Projeto Rapunzel, se joga nas dicas!

Cuidados com o couro cabeludo

1 – Não use as unhas para esfregar

Ao lavar o seu cabelo, nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas. Isso porque as unhas podem arranhar e machucar o couro cabeludo, deixando-o muito sensível.

O correto é esfregar com a ponta dos dedos.

2 – Evitar água muito quente

A água muito quente, assim como nos fios, pode causar ressecamento excessivo, deixando o couro cabeludo mais propenso a causar queda de cabelo.

O ressecamento excessivo também faz com que o couro cabeludo acabe tendo que fabricar mais óleo para repor o que foi perdido, deixando a área mais oleosa que o normal. E óleo em excesso tende a causar caspa, seborreia e atrapalhar o processo de crescimento dos fios.

3 – Não usar condicionadores e máscaras na raiz (com exceções)

Via de regra, não se deve usar condicionadores e máscaras na raiz porque elas podem aumentar a oleosidade e deixar resíduos no couro cabeludo.

Mas porque eu coloquei que existem exceções? Porque existem produtos que podem sim ser usados no couro cabeludo, como os condicionadores de limpeza e as máscaras que são liberadas para no-poo, ou seja, livre de parabenos, sulfatos, óleo mineral, parafina e silicones insolúveis.

Se os produtos forem liberados, eles podem ser usados na raiz. Mas se não forem liberados ou caso você não saiba se são, melhor evitar e usá-los apenas nos cabelos, respeitando pelo menos uns três dedos para baixo do couro cabeludo.

4 – Enxaguar bem

Independente do produto escolhido, é importante que você enxágue muito bem o couro cabeludo para que nenhum resíduo fique por lá.

O excesso de resíduos também pode estimular a oleosidade excessiva do couro cabeludo, e nós já sabemos o que isso pode causar!

5 – Não usar finalizadores na raiz

A ideia de não usar finalizadores na raiz é o mesmo de não usar condicionador e máscara: pode deixar o couro cabeludo cheio de resíduos e aumentar a oleosidade.

Mesmo sendo liberado, não passe o produto na raiz, ok? Passe nas pontas e use só a mão sujinha de creme em cima, para não deixar a região com excesso de creme.

6 – Secar bem antes de dormir

Nunca durma com o cabelo molhado, nunca!

Dormir com couro cabeludo úmido pode aumentar a oleosidade, causar caspa e ainda pode ser uma região propícia para crescimento de fungos!

Tudo isso deixa o couro cabeludo doente, podendo atrapalhar o crescimento dos fios e ainda por cima aumentar a queda capilar.

Se lavar o cabelo e ao dormir ele ainda estiver úmido, use secador!

7 – Faça limpeza profunda regularmente

Por mais que a gente evite usar produto na raiz, uma hora ou outra o couro cabeludo vai estar cheio de resíduos, seja por um pouco de produto que você passou sem querer, a oleosidade natural, a sujeira da nossa mão quando a gente passa os dedos no cabelo, a poluição e etc.

Por isso é muito importante que o couro cabeludo receba uma limpeza profunda para retirar toda essa sujeira, para deixar o couro cabeludo bem limpinho e estimular a circulação do local.

Isso deixará a região sempre limpa e saudável, pronta pra deixar o cabelo crescer!

Para isso, use os shampoos esfoliantes ou esfoliantes específicos para couro cabeludo. Eles foram desenvolvidos para serem utilizados diretamente na raiz e além de limpar, retiram as células mortas deixando a região totalmente limpa e saudável.

Existem vários produtos para esse fim nas perfumarias. Basta escolher aquele que mais te agrada e que seu bolso possa pagar. 😉

Quem tem cabelo oleoso pode usar o esfoliante uma vez por semana. Cabelos normais, uma vez a cada 15 dias. E cabelos secos ou danificados, uma vez por mês.


E aí, gostou das dicas de cuidados com o couro cabeludo?

Você sempre cuidou direitinho dele ou nunca deu muita bola para o seu courinho cabeludinho?

Pois se não cuidava, comece a cuidar agora. Afinal, cabelo saudável se começa pela raiz! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários