Como cuidar de cabelos mistos
Olá!
Você já deve ter percebido que nas prateleiras das perfumarias você encontra produtos para vários tipos de cabelos: ressecados, danificados, oleosos, tingidos, com progressiva, enrolados, lisos…
Porém, quem tem cabelos mistos sofre muito com isso, porque na maioria das vezes esse cabelo não se encaixa em nenhuma dessas características acima, não é mesmo?
Para quem não sabe, o cabelo misto é aquele tipo de fio que é super oleoso na raiz e mega ressecado nas pontas.
Se você tem esse tipo de cabelo, não se desespere!
No post de hoje vou dividir com vocês dicas exclusivas para cuidar dos cabelos mistos!
Como cuidar de cabelos mistos
1 – Opte por shampoos transparentes
Nos cabelos mistos a raiz costuma ser bem oleosa, por isso é preciso evitar shampoos hidratantes, pois eles não tem um poder muito bom de limpeza e podem inclusive até deixar o cabelo pesado e sem vida.
Por isso opte por shampoos transparentes, de preferência para cabelos oleosos, que deixam o cabelo bem limpinho e ainda ajudam a controlar a oleosidade.
Só é preciso ter um cuidado especial:
2 – Shampoo só na raiz!
Shampoos para cabelos oleosos geralmente limpam tão bem que podem inclusive ressecar um pouco os fios, podendo ser prejudicial para as pontas secas dos cabelos mistos.
Por isso, ao lavar o cabelo, use shampoo transparente apenas na raiz, não passe nas pontas!
Não se preocupe, a espuma e a água que escorrerão pelas pontas serão suficientes para deixar as pontas limpinhas também!
3 – Mantenha as pontas hidratadas com tratamentos constantes
As pontas dos cabelos mistos costumam ser bem ressecadas, então a única forma de reverter isso é hidratando bastante, até duas vezes na semana.
Mas o segredo aqui é tomar bastante cuidado e passar a máscara SÓ nas pontas!
Se você tem cabelos danificados pode inclusive seguir um cronograma capilar, utilizando os produtos tomando esse mesmo cuidado de passar as máscaras só nas pontinhas.
4 – Não esqueça do condicionador
Já falei aqui no blog várias vezes que é obrigatório passar condicionador após a hidratação. E nos casos dos cabelos mistos, isso se torna ainda mais obrigatório.
O condicionador ajuda a selar as cutículas e manter a hidratação dentro do fio, o que é super importante em cabelos que estão com pontas bem ressecadas.
E aqui é preciso seguir a mesma regra da máscara: passe apenas nas pontas, nunca na raiz. 😉
5 – Abuse dos leave-ins
Os leave-ins são hidratantes sem enxágue, ou seja, hidratam o cabelo mesmo após a lavagem e continuam hidratando no decorrer do dia.
Quem tem cabelos secos podem abusar desse tipo de produto, pois o leave-in vai devolver a hidratação perdida com o tempo.
Só que no caso dos cabelos mistos, é preciso tomar exatamente o mesmo cuidado: passe APENAS nas pontas secas.
6 – Mantenha um bom reparador de pontas na bolsa
O reparador de pontas ajuda a reparar as pontinhas secas e forma uma espécie de película protetora em volta dos fios, protegendo e mantendo a hidratação do cabelo.
Use todos os dias e mantenha um na bolsa para reaplicar do decorrer do dia quando sentir que as pontas estão começando a ficar ressecadas.
7 – Corte o cabelo regularmente
Em casos de pontas muito secas e danificadas talvez o único remédio seja mesmo a tesoura.
Então, de vez em quando, passe no cabeleireiro e peça para ele tirar só as pontinhas secas. Isso vai ajudar a manter o cabelo saudável e hidratado.
Os cabeleireiros indicam o corte das pontas a cada 3 meses. Se você está apenas mantendo o tamanho do cabelo, essa pode ser uma boa frequência.
Se está deixando crescer, cuide MUITO bem dos cabelos e aumente esse intervalo para 6 meses. 😉
Quem aí tem cabelos mistos?
Me contem quais os cuidados que vocês tem com seus cabelos! 😀
Beijokas!
Onde me encontrar?