5 dicas para cuidar dos cabelos longos

Olá!

Quem aí tá com o cabelo compridão?

O meu está bem longo, fazia um tempão que não deixava o cabelo desse tamanho!

Por isso mesmo eu tinha até esquecido dos cuidados que esse tipo de cabelo merece.

Mas agora eu já lembrei dos cuidados, estou pondo em prática e claro, vou dividi-los com vocês! 😉

Vem comigo que eu vou contar 5 dicas especiais para cuidar dos cabelos longos!

5 dicas para cuidar dos cabelos longos

1 – Cuidar da raiz

Muita gente acha que a parte mais importante dos cuidados com os fios longos são as pontas, né?

Bom, as pontas muito importantes, mas se você não cuidar da raiz o cabelo não crescerá saudável, além de aumentar o risco de queda e quebra do cabelo na raiz.

Por isso é importante cuidar da raiz utilizando shampoos específicos para cabelos longos (que cuidam da raiz e hidratam as pontas) ou para cabelos oleosos, que também ajudam a deixar a raiz limpinha e refrescar o couro cabeludo.

A esfoliação do couro cabeludo também é indicada a cada 15 dias, com produtos específicos para esse fim.

2 – Hidratar muito

Depois de cuidar da raiz, é hora de cuidar das pontas. Hidrate o cabelo semanalmente, pois o cabelo longo tem uma tendência maior ao ressecamento e por isso precisa de hidratação toda semana.

O ideal é seguir um cronograma capilar, mas se você não gosta ou não tem paciência, hidrate semanalmente intercalando uma máscara de hidratação e uma de nutrição. Uma vez por mês, use uma de reconstrução.

3 – Não durma com o cabelo molhado

O cabelo quando está molhado se torna mais elástico e frágil que o normal. Se você dorme com os fios ainda úmidos, existe uma maior chance que seu cabelo se quebre, principalmente quando ele é longo, já que geralmente fica prendendo em tudo que é lugar durante o sono.

O cabelo quebrado, além de deixar um aspecto feio, aumenta o frizz. Então vamos evitar a quebra e sempre seque o cabelo direitinho antes de dormir.

4 – Use protetor térmico

Se você usa secador e chapinha com frequência, o uso do protetor térmico é indispensável, principalmente para os longos.

Imagine que o cabelo longo é um cabelo “velho”, pois ele nasceu faz tempo lá do couro cabeludo e até chegar no comprimento que está, ele sobreviveu a muitas químicas, poluição, secador e etc.

Ou seja, um cabelo longo é um cabelo mais frágil, então usar ferramentas térmicas aumentam ainda mais a fragilidade do fio, aumentando o risco de ressecamento e quebra.

O protetor térmico vai proteger o calor do secador e dependendo do produto escolhido, vai hidratar e reconstruir o fio de cabelo. Por isso use sempre!

5 – Não use elásticos apertados

Aqui entra a mesma regra do tópico anterior: cabelo longo geralmente é mais frágil. E se você prende os fios num elástico muito apertado, a chance deles se quebrarem é muito grande.

Então ao prender o cabelo, não aperte muito os fios e nem use um elástico muito apertado.

Opte pelos prendedores que tem proteção de tecido em volta, pois eles protegem os fios.


E aí, gostaram das dicas?

Tem algum outro cuidado com o cabelo longo que vocês gostam e querem dividir comigo? Vou esperá-las nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários