O que é efeito rebote?

Olá!

Provavelmente vocês já devem ter ouvido falar em “efeito rebote“, né?

Mas vocês sabem o que isso significa? E que isso pode atrapalhar o seu tratamento de pele, cabelos e até o seu emagrecimento?

Se não souberem, acompanhem o post que eu vou explicar direitinho!

Nosso corpo é uma máquina muito perfeita!

Essa máquina fica o dia inteiro trabalhando para oferecer o melhor possível para nosso bem estar. Controla nossa temperatura, nossa pressão arterial, protege contra os agentes externos causadores de doenças, entre tantas outras coisas.

Quando qualquer uma dessas coisas sai da faixa de normalidade, o corpo já começa a fazer as alterações para que ele tente voltar ao seu estado natural o quanto antes.

Quando está muito calor e nossa temperatura começa a elevar, o corpo começa a trabalhar para tentar nos resfriar e trazer a temperatura próxima ao normal, que no ser humano, é de aproximadamente 36,7º. Para isso ele começa a liberar líquido do corpo através do suor, como se fosse uma forma da gente “tomar um banho” para se refrescar.

Quando está frio, nosso corpo faz com que os músculos tremam, para que isso gere um pouco mais de calor e esquente o corpo.

Muito inteligente esse nosso corpinho né?

Agora vamos trazer esse exemplo para nossa pele e cabelos, para entendermos melhor sobre o efeito rebote.

A oleosidade da pele serve como um hidratante natural. O sebo produzido pelas glândulas sebáceas deixa a pele hidratada e também protege contra agressões externas. No caso dos cabelos, o sebo hidrata os fios e protege o couro cabeludo.

Só que as glândulas sebáceas muitas vezes acabam produzindo sebo demais (pele e cabelo oleosos) ou de menos (pele e cabelos secos). Essa falta ou excesso de sebo pode ser causado por vários fatores, desde internos como externos.

Por isso que nós trabalhamos “aqui fora” para controlar isso, usando produtos especiais para controle de oleosidade em casos de pele oleosa e hidratantes em caso de pele seca. O mesmo fazemos com os cabelos usando shampoos específicos.

Aí a gente pensa: Ah, se eu tenho pele oleosa, preciso tirar esse sebo todo da minha cara! Vou usar algo bem forte, que tira tudo e mais um pouco do sebo do meu rosto!
Ou: Vou lavar meu rosto com sabonete de pele oleosa e não vou passar hidratante!

E aí “estranhamente”, sua pele fica ainda mais oleosa e com muito mais espinhas que antes! Mas por quê? Por causa do efeito rebote!

Como eu falei lá em cima, o corpo fica o tempo todo trabalhando pra deixar tudo funcionando direitinho. Se a glândula sebácea fabrica uma quantidade X de óleo por dia (não importando se é muito ou pouco, é isso que ela costuma fabricar), ela vai continuar fazendo isso todo dia. Quando a gente passa algo que retira TODA a oleosidade do rosto, a glândula sebácea entende que tem algo errado, então vai fabricar bem mais óleo por dia pra compensar aquilo que tá faltando. E aí sua pele vai ficar duas vezes mais oleosa que antes!

Isso que o corpo faz de fabricar algo em excesso para compensar uma perda, chama-se efeito rebote.

O mesmo acontece com cabelos caso usemos um shampoo que deixa o cabelo seco demais. O couro cabeludo vai fabricar ainda mais sebo, que vai deixar o cabelo mais oleoso que o normal.

Mas Manu, então como faz pra tratar pele oleosa sem causar efeito rebote? Utilizando produtos específicos que retiram o excesso de oleosidade, mas que também hidratem o suficiente para que o corpo perceba que a pele está hidratada, assim ele não vai querer fabricar mais óleo para isso.

É por isso que toda pele oleosa precisa de hidratante, mas é preciso que seja um produto específico, que vai hidratar e não vai aumentar a oleosidade e nem as espinhas.

O efeito rebote não acontece só na nossa pele, mas em várias outras coisas no nosso corpo. Um exemplo bem clássico é o efeito rebote no emagrecimento, também conhecido como efeito sanfona.

A mulher está acima do peso e quer emagrecer rapidamente, fazendo uma dieta maluca que a faz perder 20 quilos em 1 mês. Perda de peso rápida faz com que o corpo entenda que tem algo errado, e vai fabricar muito mais gordura que o normal. Quando a mulher para a dieta, ela engorda tudo de novo rapidamente, isso quando não fica ainda mais gordinha do que era antes.

Por isso que o processo de emagrecimento tem que ser feito lentamente (e com acompanhamento), para que o corpo se acostume com sua nova forma e entenda que o seu emagrecimento está ocorrendo de forma natural. Com isso você perde peso e nunca mais o recupera!

Deu pra entender direitinho o que é efeito rebote? Se ainda restou alguma dúvida, é só perguntar nos comentários! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Bia Muniz (07/04/2014)

    Nossa eu tenho muito medo disso acontecer no meu cabelo, sabe quando a pessoa se empolga com um tratamento hehehe sou eu, mas tento maneira pra isso não acontecer, e pior que antes eu nem imaginava que podia acontecer isso, sempre bom estar por dentro e saber cuidar direitinho!!!
    Bjsss =]

  • Erilene (08/04/2014)

    adorei o post tirou todas as minhas duvidas.

  • Juliana (14/04/2014)

    Eu acho super difícil comprar creme para o rosto que não deixe mais oleoso. Sempre vejo se é oil free, se é indicado para pele oleosa… mas essas coisas estão só na embalagem, pq na prática é bem diferente q acontece. A minha pele até nem é tããooo oleosa, mas qualquer hidratante, creme antiidade ou protetor solar que eu uso fica mil vezes mais oleosa (no verão), uma meleca brilhando. Um horror mesmo! O único produto q não deixa mais oleosa é o protetor famoso Minesol. E o ruim é q produtos em gel me arde a pele, acho q é pq tem álcool né.

    • Manu Alves (14/04/2014)

      Ju, você tá tentou o hidratante em gel da Clinique? Ele é caro, mas compensa viu?
      Outra coisa, quando for escolher (se você quiser comprar, hehe) não adianta escolher esses oil free, realmente não funcionam. Compre sempre algum que tenha controle de oleosidade, como o Normaderm da Vichy ou o Effaclair da La-Roche Posay!
      E o Minesol é um amor mesmo!

      Beijokas!

  • Karen o/ (24/06/2014)

    Oi Manu!! Quanto tempo!?

    Efeitinho chato, heim? Bem que ele podia agir quando engordamos repentinamente… Dai o nosso corpo iria perceber que há algo errado, e nos faria emagrecer para voltarmos ao normal.. Hahaha… Oh, vida! :/

    • Manu Alves (24/06/2014)

      Muito tempo mesmo Karen! Que bom que voltou!

      Isso acontece também, viu? Mas geralmente em pessoas que são magrinhas por muito tempo!
      Eu mesma sempre fui magrela e de vez em quando, consigo engordar um pouco, como agora. Mas se eu mudar minha rotina de exercícios e alimentação em pouco tempo eu perco tudo o que ganhei!
      Acredite, pra quem é magrela isso não é bom, hahaha!

      Beijokas!

  • Fabiola (23/12/2015)

    Me esclareceu muito. Obrigado pelo texto. Deu para entender bem.

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.