Hidratação com glicerina

hidratação com glicerina

Olá!

Sempre que eu vejo algo por aí que promete cuidar do cabelo sem gastar quase nada, eu vou correndo testar. Porque se dá certo, eu venho contar aqui no blog!

Afinal, vocês sabem que eu faço de tudo pra ensinar pra vocês formas de se cuidar sem gastar muito dinheiro, e foi dessa frase que surgiu o post que eu escrevi na sexta feira! (vale a pena ler viu?)

E foi na fanpage do blog Mulher Vitrola que eu vi uma dica: hidratação com glicerina.

Gente! Glicerina! Vende em qualquer farmácia! A Rê disse que foi ótimo pra ela, então eu fiz no meu cabelo e também amei!

Lógico que eu vim aqui dividir a dica baratinha com vocês!

Hidratação com glicerina

Você vai precisar de:

  • Glicerina bi-destilada (1 colher de chá)
  • Um creme de hidratação qualquer de sua preferência (1 colher de sopa)

PS: A Renata usou Bepantol junto, mas o meu acabou e eu acabei não usando. E mesmo assim o resultado de hidratação foi perfeito. Acredito que com Bepantol o resultado será ainda melhor, mas se você não tiver pode ficar só na glicerina que também funciona.

PS 2: Existem dois tipos de glicerina: a de origem vegetal e a de origem animal. Se você for usar a vegetal você pode colocar uma quantidade maior de glicerina no seu creme. Se for a de origem animal (que é mais forte), é necessário usar uma quantidade menor. A minha é a animal, que você encontra facilmente em qualquer farmácia. Utilizei essa porque sei que você também vai conseguir achar fácil. Só lembre que ela precisa ser bi-destilada.

E para que serve a glicerina?

No cabelo ela vai agir como um “potencializador” do seu creme hidratante, ou seja, além de fazer com que a máscara hidrate mais, ela vai ajudar retendo a água no interior do fio do cabelo. O resultado é um cabelo super hidratado!

Como usar?

Misture glicerina com o creme de hidratação respeitando a proporção que eu falei lá em cima (1 colher de chá de glicerina para 1 colher de sopa de creme hidratante).

Lave o cabelo com o shampoo de costume, passe a mistura de creme e glicerina, coloque uma touca plástica e deixe agir no cabelo pelo tempo indicado pelo fabricante do creme.

Importante: O uso da touca plástica nesse caso é obrigatório e vou explicar o porquê. A glicerina ajuda realmente a reter a hidratação, mas em lugares com o tempo seco ao invés de reter, ela meio que “evapora” e leva junto a água do seu cabelo, causando um efeito contrário e deixando o cabelo ressecado. Por isso é primordial que o cabelo fique abafado com uma touca plástica ou de alumínio, assim a umidade é mantida lá dentro e a glicerina vai agir da forma certa. Não esqueça!

Depois do tempo de pausa do creme, enxágue normalmente, passe um pouco de condicionador e enxágue novamente.

Finalize como de costume.

Resultado?

Cabelo super, hiper, mega, master, blaster hidratado! Gente, nunca tive um resultado tão bom de hidratação na minha vida!

E olha que nem usei Bepantol, imagina se tivesse usado? Seria melhor ainda!

Eu ficava toda hora passando a mão no cabelo, de tão macio que ele estava! Ficou mais lisinho, brilhante…ai, muito amor!

Façam essa hidratação em casa, vocês vão adorar!

O que eu usei: A minha glicerina é da marca Farmax (a mesma que tá na imagem, paguei R$3,00) e o creme foi o Dove Reconstrução de Pontas Duplas (resenha em breve).

Dicas especiais:

  • Se você tinge o cabelo, espere pelo menos 48 horas antes de fazer essa hidratação. A glicerina penetra tanto no fio que ela pode alterar a pigmentação do cabelo e causar um desbotamento precoce. Depois de 2 dias a tintura já foi fixada, então não tem mais problema e você pode usá-la normalmente.
  • Por ela alterar a pigmentação, um cabelo tingido com tonalizante ou tintura semi-permanente pode desbotar mais rapidamente com a glicerina. Se esse for o seu caso não use com tanta frequência.

Gostou dessa dica? Me conta nos comentários o que achou!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

23 comments

  1. Adorei a dica, mas gostaria de saber se essa hidratação é daquelas q se mantém no cabelo, que tratam o cabelo, ou é daquele tipo q fica lindo na hora, mas depois q lava volta tudo como era antes?
    Obrigada.

    1. Olá Juliana!
      Isso vai depender do creme que você usa na mistura. A glicerina serve pra potencializar o efeito do creme, ela não pode ser utilizada sozinha.
      Então você precisa usar um creme que trata o cabelo!

      Beijokas!

  2. Manu, fiquei interessada, mas confesso que fiquei com um receio, devido ao fator desbotamento que você ressaltou no final do texto. Seu ruivo desbotou muito? Até tenho umas máscaras com alta concentração de glicerina na fórmula, mas nunca tinha ligado isso a mudança no ruivo. O que você acha? Seria uma hidratação melhor pra quem não tem o cabelo ruivo? Beijão! anita

    1. Então Anita, o meu já estava desbotado e logo em seguida eu tonalizei, não fez diferença.
      Mas foi como eu falei, se o cabelo é tingido só com tintura permanente, depois de 48 horas a glicerina pode ser usada normalmente porque ela não afeta mais nada.
      A glicerina só vai desbotar tinturas temporárias, como os tonalizantes.

      Beijokas!

  3. Oi Manu andei meio sumida mais tô de volta, adorei essa sua dica é maravilhosa mesmo.Manu gostaria que vç me desse uma dica eu costumo a usar muito pouca maquiagem apenas rímel, lápis sombra e pó tudo muito pouquinho e bem leve.Eu usava a base e o corretivo da avon porem me dava muitas espinhas minha pele já oleosa fica uma gordura só bem ruim mesmo, parei de usar e estou usando um adstrigente e um hidratante especifíco pro meu tipo de pele estou amando e o resultado foi excelente. Mais queria que vç me indicasse um corretivo e uma base BB pra minha pele que é oleosa Manu me ajuda???!!!\\\\\Bjus

    1. Olá Karol!
      Eu gosto bastante de bases em pó, pois além de dar uma boa disfarçada nas manchas deixa a pele bem sequinha. Uma opção BBB é a base em pó da Quem Disse Berenice!
      Mas se você quer algo líquido, eu te sugiro ou o BB Cream da L´Óreal, que além de hidratar, disfarça imperfeições e deixa a pele sequinha, ou uma base mesmo para pele oleosa, como a HD da Tracta!

      Beijokas!

  4. Eu fiz essa hidratação com um creme de bambu da Novex. Achei que hidratou bem, mas não sei se foi impressão minha a cor desbotou um pouco…
    Vou fazer outra vez daqui duas semanas pra ver se desbota mesmo ou foi somente impressão.
    Bjs!

      1. Então Manu, eu não entendo de tinturas, mas estou usando Igora, não sei se é temporária. Você sabe, cabelo ruivo em cada luz fica de uma cor, eu olho na luz branca parece que clareou…
        Vou usar de novo a glicerina, achei que ficou muito macio o cabelo.

  5. Olá.. acabei de conhecer seu blog e já fucei em tudo.. Amei!!
    Tenho o cabelo com mechas loiras e tenho feito hidratações fortes pq tenho medo de quebrar o cabelo devido a descoloração….
    Já testei o glicopan pet + bepantol e gostei bastante vc já usou?
    Essa da glicerina quero testar essa semana, mas minha pergunta é… meu cabelo desbota bastante, vc tem algum tonalizante ou outra coisa pra indicar pra cabelos loiros?
    Bj ♥

    1. Olá Camila!
      Que bom que gostou!
      Nunca testei o Glicopan mas já ouvi falar muito bem dele!
      Me diz uma coisa, para que tom seu cabelo costuma desbotar, pro dourado?
      Você pode usar o Richésse da L’Oréal, ele é um ótimo tonalizante que não agride os fios!

      Beijokas!

  6. Oi Manu, fiquei muito interessada sobre essa hidratação, tenho uma dúvida, quero dar luzes no meu cabelo, tem algum problema se eu hidratar meus cabelos com a glicerina antes de começar a descoloração das luzes ?

  7. Manu, estou com caspas comprei o shampoo head e shoulders, tem problemas se lavar com ele e depois fazer a hidratação com glicerina? será que irá causar alguma alteração.

    1. Não, uma coisa não tem a ver com a outra, pois máscaras hidratantes comuns não podem ser utilizadas na raiz e por isso não tem como causar alteração na caspa.

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *