Vaidade é sinônimo de futilidade?

Olá!

Eu ia começar a escrever um post sobre uma dica de tratamento baratinho para os cabelos e acabei fugindo totalmente do assunto quando comecei a escrever sobre o porquê de eu gostar tanto dessas dicas de “embelezamento caseiro”. Acabei deixando o post da dica pra depois e resolvi desabafar um pouco com vocês.

vaidade é sinônimo de futilidade?

Muita gente aqui sabe que minha intenção de criar o Desejos de Beleza desde o início foi tentar mostrar que toda e qualquer mulher pode ser bonita, basta ela se cuidar. Como sei que nem todo mundo tem dinheiro suficiente para comprar produtos caríssimos e importados, tento ao máximo dar dicas baratas para que todo mulher possa ter esse “direito” de beleza.

Sim, eu acredito que toda mulher tem o direito de ser bonita. Veja bem, ela tem o direito, não uma obrigação. Se ela quiser um cabelo legal, ela tem o direito de tratá-lo para que ele fique do jeito que ela bem entende. Como eu sei que ela talvez não tenha dinheiro o suficiente pra isso, eu tento ao máximo oferecer esse direito a ela, mostrando que dá para ter um cabelo bonito usando o produto da farmácia da esquina.

Aí começam as conversinhas fiadas:

Nossa, sério que você acha que toda mulher tem que ser bonita? Você só pensa em beleza exterior?

Veja bem a diferença: eu não acho que toda mulher tem que ser bonita. Eu só acho que se ela quer se sentir melhor com a aparência dela, ela tem todo o direito de conseguir isso! Do mesmo jeito que ela tem o direito de não seguir nenhum padrão de beleza ou moda, desde que ela se sinta feliz com isso!

Muita gente não sabe, mas uma autoestima baixa é capaz de destruir a vida de uma mulher. Ela não consegue se socializar com os amigos, não consegue se relacionar com os homens (ou mulheres, dependendo da orientação sexual) e tem até dificuldade de conseguir um trabalho legal. Muitas chegam a ter depressão por causa disso. Não depressão por se sentirem feias, mas  por se acharam inferior do que outras pessoas por causa da beleza ou por não conseguir coisas que ela deseja. Isso é grave!

Pode até ser uma realidade distante para alguém que esteja lendo esse post, mas isso acontece muito mais do que a gente imagina. Já aconteceu comigo!

E as vezes o simples fato de fazer uma hidratação no cabelo, uma maquiagem básica ou uma unha colorida faz ela se transformar de uma menina indefesa para um mulherão capaz de enfrentar qualquer coisa que ela vir pela frente. Uma mulher com autoestima elevada tem força para enfrentar obstáculos, para terminar aquele casamento que já não funciona mais, para enfrentar o preconceito do seu trabalho e conseguir subir de cargo, ou para simplesmente largar seu emprego chato e começar do zero pra trabalhar com o que sempre sonhou.

A autoestima não está relacionado só a beleza exterior, muitas vezes são uma série de fatores que fazem uma mulher ficar com a autoestima baixa. Mas se o que uma mulher vê no espelho é o motivo principal para a queda de sua autoestima, eu quero poder ajudá-la para que ela consiga gostar do que vê e enxergar a mulher linda e real que ela é!

E é isso que eu defendo! Defendo que toda mulher tem sim o DIREITO de se sentir bela! Por que na real toda mulher é linda exatamente do jeito que é, mas as vezes são necessários alguns “apetrechos cosméticos” para que ela consiga enxergar! E o que eu puder fazer para que ela enxergue a beleza dela, eu farei! Por isso que eu tento ao máximo mostrar aqui no blog dicas fáceis e baratas, para que até a mulher com menos condição financeira possa ter esse direito. É por esse motivo que em todos os meus tutoriais de maquiagem eu uso produtos nacionais, para que qualquer mulher que esteja na menor cidade no Brasil possa comprar os produtos também.

Não é preciso ter dinheiro para se sentir bonita! 😉

Claro que vez ou outra eu posto coisas mais caras, algumas eu ganho, outras eu compro, até porque eu também tenho leitoras com maior poder aquisitivo. Mas a intenção principal do Desejos de Beleza é essa : levar a beleza para todas!

Nossa, mas cuidar só da beleza? Por quê não ocupa uma parte desse tempo para ler um pouco mais e ver se consegue um pouco mais de cultura?

Por quê as pessoas pensam que só porque uma mulher gosta de falar de beleza ela automaticamente exclui todas as outras coisas da vida dela? Ela não pode gostar de maquiagem e literatura ao mesmo tempo? Ela não pode cuidar do cabelo enquanto termina sua tese de mestrado?

Sério, quando eu leio isso eu penso que mente minúscula é essa de achar que toda mulher que gosta de moda e beleza é fútil!

Uma mulher que se cuida faz isso porque gosta e porque quer se sentir bonita. Mas isso não a faz mais ou menos inteligente do que outras que não gostam disso.

Que tal abrir essa mente preconceituosa e parar de julgar as pessoas pelo que elas fazem ou deixam de se fazer?

Se você acha que para ser inteligente é preciso não ligar para moda e beleza, ótimo, faça o que tiver vontade! Mas a partir do momento que você julga alguém por causa de um comportamento, sua inteligência deixa de existir e dá lugar a para a ignorância! Pense nisso! 😉

Então, vou resumir o que eu quis dizer nesse texto:

– O Desejos de Beleza existe para que qualquer pessoa possa ter o direito de se sentir bonita!

– É um direito, não uma obrigação! Se você não gosta de usar nenhum tipo de cosmético e maquiagem, você tem o direito de simplesmente não usar. Você não será menos linda por causa disso!

– E se você acha que se preocupar com aparência é sinônimo de futilidade, eu apenas lamento por sua ignorância!

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Leyziele (30/08/2013)

    Concordo em tudo Manu! Tem muita gente desinformada por aí que abre a boca pra falar de coisas que não tem idéia.
    Adoro seu blog.

    • Manu Alves (30/08/2013)

      Pois é Leyziele!
      Só quem passa sabe como é né?
      Obrigada pelo carinho!

      Beijokas!

  • Karen o/ (30/08/2013)

    Que texto, heim? Adorei! Cada dia mais sua fã! Parabéns! =)

  • Re Vitrola (01/09/2013)

    Manu, eu fico até triste quando vejo aquelas imagens que o povo adorar compartilhar, do tipo “mulheres que surta com coisas de beleza X mulheres que surtam com livros”. Eu acho que não é bem por aí, acho que é sim possível gostarmos de nos cuidarmos, nos sentirmos mais bonitas e de leitura, de se manter informada… desde quando uma coisa anula a outra?

    Achei ótimo você colocar esse ponto de vista, parabéns pelo post!

    • Re Vitrola (01/09/2013)

      de se cuidar*

    • Manu Alves (01/09/2013)

      Pois é Re, nunca entendi isso!
      Quem gosta de beleza é burra e quem é inteligente não gosta de cuidar! Hahaha!
      Uma coisa não anula a outra, acho que só uma pessoa com a cabeça muito pequena pensa assim, rsrs.

      Obrigada! 😀

      Beijokas!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.