Enxaqueca: dicas para tratar e prevenir

Olá!

Ahhh, enxaqueca! Essa maldita que acompanha a minha vida por alguns anos!

Só quem tem enxaqueca sabe o quanto essa dor é chata!

Além de ser uma dor extremamente forte que impede de fazer qualquer coisa, vem acompanhada com enjoos, tonturas, queda de pressão e outros sintomas que podem ser diferentes de acordo com cada pessoa.

Com tantos anos convivendo com essa dor, vou dividir minhas experiências com vocês aqui no blog pra ajudar quem também sofre com enxaqueca!

Procure um médico!

Essa dica parece ser meio besta, mas tem muita gente que acha que uma dorzinha de cabeça qualquer não precisa de médico.

Ao contrário! A enxaqueca é uma doença, e assim como qualquer outra precisa ser tratada com medicamentos!

E não são analgésicos de farmácia! São medicamentos especiais, que precisam ser prescritos por um médico. Além disso é importante fazer uma bateria de exames para ter certeza de que essa dor de cabeça realmente não tem outra causa específica.

Por isso é primordial que antes de qualquer coisa você procure um profissional! O médico indicado para os tratamentos de enxaqueca é o neurologista!

Tente descobrir a causa da sua dor

Toda vez que você sentir dor de cabeça, pense bem em tudo o que você fez e comeu naquele dia.

Se você não tem boa memória, faça uma espécie de diário de sua rotina, pelo menos nas primeiras semanas até que você descubra a origem de sua enxaqueca. Anote a hora que acordou, o que comeu, e se tiver dor, anote a hora que a dor começou.

Faça isso e veja se o dia que você teve dores teve alguma relação com algo que você comeu ou algo da sua rotina.

Na maioria das vezes a enxaqueca é desencadeada por algum alimento ou algo que você fez ou deixou de fazer.

Por exemplo, no meu caso a dor sempre vem quando eu não durmo direito, quando eu não me alimento bem ou quando eu fico nervosa. A parte de ficar nervosa não dá para evitar, mas a do sono e da alimentação dá, né? Então eu sempre tento dormir e me alimentar bem, assim consigo evitar algumas crises.

Evite os analgésicos

Eu sei que é difícil, principalmente quando temos dor.

Ter dor é horrível e a gente só quer tomar todos os remédios do mundo até que ela passe.

Mas tomar analgésicos em excesso faz com que seu organismo fique resistente aos medicamentos. Com o tempos os medicamentos deixam de fazer efeito e nada mais resolve para curar sua dor.

Por isso o ideal é sempre tratar a enxaqueca com os medicamentos prescritos pelo médico e evitar ao máximo tomar analgésicos!

Evite alguns alimentos

Existem alguns alimentos que podem desencadear crises de enxaqueca. São eles: molho de tomate, leite e derivados, chocolate, glutamato monossódico, frituras, café, caldos prontos, salgadinhos, shoyu, refrigerantes de cola, embutidos, vinhos e amendoim.

Mas, não são todos eles que causam dor, e muito menos em todo mundo. O ideal é que você faça testes e descubra se alguns desses alimentos pode desencadear dor em você.

Algumas amigas minhas que sofrem com enxaqueca relatam que tem dor quando tomam leite, já eu não sinto nada.

Aliás, eu não sinto dor quando como nenhum desses alimentos que citei, mas como falei, vai de cada pessoa. Por isso fique de olho e veja se alguns deles pode te fazer mal!

É importante que você conheça seu corpo e saiba o que te faz mal!

Descubra se você tem aura

Algumas pessoas que tem enxaqueca tem uma espécie de “pressentimento” da dor, ou seja, elas sabem exatamente quando a dor vai começar. Esse “pressentimento” é chamado pelos médicos de aura.

Cada pessoa tem uma forma diferente de ter essa aura, que nada mais é do que uns sintomas diferentes que antecedem a enxaqueca.

Eu tenho. No meu caso, eu começo a sentir um peso nos olhos, que ficam pequenos e uma sensação de sono, mesmo que eu tenha acabado de acordar. Quando eu tenho isso já vou correndo tomar o medicamento que meu médico me indicou, assim eu evito de ter a dor.

Se caso eu resolva não tomar, PIMBA! A dor vem!

Por isso é importante você descobrir os sintomas que antecedem suas crises, assim muita dor pode ser evitada!

Mas saiba que nem todo mundo que tem enxaqueca tem aura.

Tenha uma vida saudável

Se alimentar bem e praticar exercícios físicos ajuda bastante a diminuir as crises de enxaqueca, por dois principais motivos:

  1. Um corpo saudável funciona melhor, e obviamente tudo começa a melhorar, inclusive as crises da enxaqueca;
  2. Exercícios físicos diminuem o stress, um dos motivos que podem causar enxaqueca. Praticando exercícios físicos você evita um dos fatores de risco da dor!

Além de se alimentar bem e praticar atividade física, uma boa noite de sono é primordial para evitar as crises!

Evite fumo e álcool

Essa dica serve para qualquer doença, né?

O álcool e o fumo são extremamente prejudiciais para a saúde, e são péssimos para quem tem enxaqueca!

Então se você sofre desse mal, evite ao máximo esses dois vilões!

PS: A Paula Abrahão fez um post super legal sobre perfumes pra quem tem enxaqueca! Se você tem enxaqueca e sofre com dor quando sente o cheiro de algumas fragrâncias, vale a pena dar uma olhadinha no link dela!


E você, tem mais alguma dica para evitar a enxaqueca?

Me conta nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Erilene (20/06/2014)

    o blog da paula abrahao fez um post de perfumes para quem tem enxaqueca e no final ela citou seu blog vc viu ? foi no dia 11 de junho.eu vie através do blog 2beauty na categoria links bacanas.

    • Manu Alves (20/06/2014)

      Oi Erilene!
      Eu já tinha visto o post da Paula, e ia linkar ele aqui porque achei super interessante, mas nem sabia que ela tinha me linkado também!
      Obrigada por avisar! 😀

      Beijokas!

  • Paula A. (20/06/2014)

    Enxaqueca, essa linda! hahah
    Tenho há mais de dez anos, já fiz vários exames, fui em médicos diferentes e me recusei a fazer o tratamento que eles indicaram – um neuro que foi mega grosseiro na consulta e falou “olha, ou você toma remédio a vida inteira ou para de comer tudo”. Outros deram a opção de tomar 2 remédios: um deles aumentava o apetite (oi, eu já sou uma draga) e o outro podia causar amnésia temporária. ÓTIMAS opções! hahahah

    Acabei tentando diminuir o consumo de cafeína, embutidos (cortei geral), chocolate e leite (que já nem sou fã), e evito tomar analgésicos tbm pra não viciar, só tomo quando tenho algum compromisso e já estou sentindo aquela dorzinha esperta. Ah sim, também tenho aura às vezes – e quando bate eu já posso cancelar meu dia inteiro pq sei que vai ser uma daquelas enxaquecas incríveis de passar o dia vomitando e rolando na cama querendo morrer.

    Mas vamos seguindo, né… quem sabe um dia, do mesmo jeito que chegou, ela vai embora? xD

    E obrigada por linkar o post aqui, espero que ajude um pouquinho <3

    • Manu Alves (21/06/2014)

      Nossa, eu já tinha ido em todos os neurologistas da Zona Leste que o meu convênio atendia e não tinha gostado de nenhum!
      Até que eu finalmente achei um que foi legal e que tá me dando um tratamento eficaz, minhas crises diminuíram muito!
      Ele me disse que o tratamento era longo e que eu não podia parar de vez, que tinha que diminuir a medicação aos poucos. E disse que EU tinha que saber o que me fazia mal!
      O medicamento que eu tomo não me dá nenhum efeito colateral, ainda bem!

      Torço pra que os cientistas descubram uma cura, tipo um antibiótico, que você toma 7 dias e pimba, nunca mais tem dor! Que sonho, haha!

      Obrigada a você pelo link também! <3

      Beijokas!

  • Karen o/ (25/06/2014)

    Oi! :3

    Eu sempre senti muita dor de cabeça… Não passava um mês sem sentir aquela dor chata nas sobrancelhas e no meio da testa… Como tenho rinite, e a dor de cabeça aumentava muito em crises alérgicas, e estava começando a sentir dor no peito, resolvi procurar um pneumologista. Fiz exame de sopro, raio x, e fui diagnosticada com sinusite (além da rinite que eu já tinha) que podia vir a desencadear uma bronquite. Tomei 3 caixas de antibióticos (5 dias, pausa de 5 dias, totalizando um mês de tratamento). A dor no peito passou, mas ainda tenho dor nas sobrancelhas, acompanhada ou não da rinite… Além disso, tenho gastrite nervosa… Que quando ataca, também me dá dor de cabeça… Será que eu tenho enxaqueca também? Acho que vou passar num neuro…

    Beijo!

    • Manu Alves (26/06/2014)

      Olá Karen!
      Você usa óculos? As vezes dor no meio da testa pode ser nos olhos também, procura um oftalmologista!
      E um neuro também, assim já descobre logo o que é!

      Beijokas!

      • Karen o/ (26/06/2014)

        Já fui em um… Não preciso de óculos.. Acho que vou num neuro mesmo…

        • Manu Alves (27/06/2014)

          Vai em um neuro então, talvez seja enxaqueca mesmo!

          Beijokas!

    • Manu Alves (26/06/2014)

      Eu já sabia disso também!
      Vou morreeeeeer! Hahahaha!

      Beijokas!

      • Karen o/ (26/06/2014)

        Que vai morrer o quê, muié! ¬¬’

        • Manu Alves (27/06/2014)

          Hahahaha!
          Um dia eu vou! E se depender da minha enxaqueca, vai ser de AVC ou infarto, hahaha!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.