Olá!

Na semana passada fiz um post explicando o que é a celulite, as causas, e porquê ela é formada no nosso corpo (aqui). No post eu falei que vários métodos são utilizados para tratar esse problema chatinho, mas qual deles realmente é eficaz? E qual é o melhor?
Como um post só falando de tudo ficaria muito grande, semanalmente farei um post exclusivo sobre cada tratamento a fim de ajudar vocês a escolher o melhor método para tratar a celulite. Hoje falarei da Drenagem Linfática Manual.

Imagem: Laser Care

A drenagem linfática manual foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder. Ele percebeu que a maioria dos seus pacientes sofriam com retenção de líquidos e por isso passou a tratá-los com massagens que estimulavam a drenagem da linfa nos vasos linfáticos, conseguindo ótimos resultados.
A drenagem linfática é uma massagem realizada através de pressões suaves, lentas e rítmicas, que acompanham o trajeto do sistema linfático no corpo humano. Isso resulta em uma drenagem dos líquidos no organismo aumentando a quantidade de urina e com isso, eliminando as toxinas do nosso corpo.

Existem dois métodos para a realização da drenagem linfática, a de Vodder e a de Leduc (nome dos terapeutas que desenvolveram as técnicas). Cada terapeuta utiliza a técnica que achar melhor e na maioria das vezes utilizam as duas ao mesmo tempo.
A sessão de drenagem começa com a “abertura” dos linfonodos com técnicas especiais, preparando-os para receber e drenar toda a linfa. Depois dos linfonodos abertos, a massagem começa com movimentos lentos e suaves, seguindo uma direção específica dos vasos linfáticos. Essa é a hora que toda a linfa acumulada é levada para os linfonodos e drenada. No final os linfonodos são “fechados” para finalizar todo o processo.

Os profissionais que são habilitados a fazer drenagem linfática são os esteticistas e fisioterapeutas. Nenhuma outra pessoa pode fazer esse tipo de massagem, pois por mais simples que pareça, é uma técnica que exige muita atenção e conhecimento do corpo humano. Se feita de forma errada e sem tomar os cuidados necessários, o resultado pode ser muito perigoso, por isso informe-se sempre e faça seus tratamentos com um profissional conhecido e renomado.

Na celulite, o objetivo básico da drenagem linfática é drenar todo o excesso de líquido acumulado na pele e com isso diminuir a probabilidade da fibrose (aquela célula dura que falei aqui). A fibrose está diretamente ligada à celulite, e diminuindo esse processo você consequentemente a diminuirá também.

Mas a drenagem linfática ajuda ou não no tratamento da celulite?


Algumas coisas tem que ser levadas em consideração: quanto menor é o grau da celulite, melhor é o resultado do tratamento. Mulheres com celulite grau 1 e 2 podem conseguir uma resposta muito satisfatória com drenagem linfática, já os graus 3 e 4 conseguem uma leve ou nenhuma melhora.
Um outro detalhe a ser observado é que para conseguir um bom resultado são necessárias várias sessões de drenagem. Segundo um estudo que avaliou o quão eficaz era a drenagem linfática no tratamento da celulite (artigo completo), a autora concluiu que a drenagem linfática é sim um bom tratamento (respeitando o fato de que quanto maior o grau, pior o resultado). Outro ponto abordado é que vários atendimentos são necessários para se conseguir uma resposta significativa (entre 10 e 20 sessões). Então não adianta começar um tratamento hoje e esperar ver o resultado amanhã.

Conclusões: se sua celulite é leve, apenas as sessões de drenagem linfática podem ser eficazes no seu tratamento. Se for um pouco mais grave, a drenagem é indicada como tratamento auxiliar, ou seja, junto com outros tratamentos específicos para a celulite.

Algumas clínicas utilizam aparelhos específicos para drenagem linfática e que também geram ótimos resultados. Eu particularmente gosto mais da drenagem linfática manual mas isso é uma coisa muito pessoal. Se na clínica que você frequenta existem as duas formas, peça para sua terapeuta fazer as duas e escolha a que você se sinta melhor!

Lembrando que todo e qualquer tratamento estético ajuda a diminuir o aspecto da celulite. Mas curar e deixar a pele 100% sem ela, é impossível! 😉

Ficaram com alguma dúvida em relação à drenagem linfática? Comentem e eu terei o maior prazer em respondê-las!

Beijokas!

Comentários

comentários