Progressiva ou botox? Qual a diferença?

Olá!

Uma das coisas que mais ouço falar na minha vida de blogueira é a seguinte frase: não faço mais progressiva, estraga o cabelo! Agora só faço botox!

MAAAS, qual será a diferença entre progressiva e botox? Realmente o botox estraga menos o cabelo?

Progressiva ou botox? Qual a diferença?

Progressiva

A escova progressiva tem ingredientes químicos que alteram a estrutura original do fio do cabelo, com o objetivo de diminuir o volume e alisar o cabelo.

Existem basicamente 4 ingredientes que conseguem alisar os fios: amônia, hidróxido de sódio, guanidina e formol.

O formol, como sabemos, só é liberado na quantidade de 0,2% como conservante dos produtos, já que ele é altamente tóxico e pode trazer inúmeros malefícios para a saúde.

Porém alguns fabricantes de progressiva acabam acrescentam o formol em suas fórmulas mesmo sendo proibido, por isso é importante tomar cuidado e sempre perguntar para o cabeleireiro a marca que está sendo utilizada e se ela realmente não possui formol.

Os outros ingredientes são liberados, mas ainda sim danificam a estrutura dos fios. Por isso é importante sempre tratar o fio de cabelo que recebeu a química da progressiva, além de dar um intervalo de pelo menos 6 meses entre um alisamento e outro.

Botox

Inicialmente o botox foi desenvolvido com a única intenção de tratar os fios. Quem trouxe essa nomenclatura foi a L’Oréal Professionnel com um produto reconstrutor que, na época, vinha em ampolas que lembravam os frascos de botox, por isso o nome.

A progressiva, por causa de todo aquele problema do formol e também por danificar muito os fios, acabou ficando com uma má fama e muitas pessoas deixaram de realizar o procedimento.

O que algumas marcas fizeram? Reformularam a fórmula da progressiva utilizando uma química mais fraca, chamando o procedimento de botox, e começaram a vender essa química como uma reconstrução que ajuda a diminuir o volume o frizz do cabelo, que em alguns casos, pode até alisar os fios.

Então o botox nada mais é que uma progressiva, que contém apenas uma química mais fraca! Por ter essa química mais fraca o resultado é um cabelo menos liso e que dura menos. Mas no final, é tudo progressiva!

Mas Manu, todo botox é assim?

Na verdade não! Alguns produtos de botox realmente servem apenas para reconstruir e restaurar os fios. E para saber a diferença é bem fácil:

– Se o cabeleireiro te disser que esse botox é uma reconstrução diminui o volume e alisa os fios, saiba que não é apenas um tratamento, e sim uma química!

– Se na hora de aplicar você sentir um cheiro forte, saiba que aquele produto tem formol (ou algum ingrediente alisante) e por isso também é química.

Ou seja, alisou e tem cheiro forte? É progressiva, e não tratamento!

E a selagem, onde entra?

A selagem também é uma progressiva! Como falei anteriormente a progressiva ficou com má fama por causa dos problemas que ela causava.

Para contornar isso os fabricantes e alguns cabeleireiros começaram a oferecer o mesmo serviço de progressiva mas com outro nome, para facilitar a venda do procedimento.

Selagem, escova gradativa, escova de chocolate, escova de açúcar, etc, são todas a mesma coisa: escovas progressivas!

Concluindo…

A progressiva é um procedimento químico que alisa os fios de forma permanente, ou seja, ao realizar a química o cabelo ficará liso e não voltará mais ao estado que era antes. E quanto mais vezes você fizer, mais liso será o resultado (por isso se chama progressiva, o resultado é progressivo).

O botox de tratamento reconstrói e restaura os fios, e existem alguns tratamentos que realmente fazem apenas isso.

Porém, na maioria das vezes, o botox contém uma química que ajuda a alisar os fios. Se o botox que você realizou deixou seu cabelo mais liso (mesmo após a lavagem) ou apresentou um cheiro forte na hora da aplicação, significa que você fez uma progressiva, que só foi te vendida como botox para te enganar.

Selagem e outras escovas aleatórias: também são tipos de progressiva e só tem o nome diferente para ludibriar o cliente, vendendo uma química que é tão forte como a progressiva e aparenta ser mais fraca por causa do nome. Mas é tudo a mesma coisa! 😉


Restou alguma dúvida sobre o tema?

Pergunta nos comentários que eu te respondo!

Beijokas!

Comentários

comentários