O óleo certo para o seu cabelo

Olá!

Eu sempre digo aqui no blog que a umectação capilar é um dos tratamentos que eu mais gosto, já que além de ser maravilhoso para os fios, é barato e muito fácil de fazer!

Mas uma dúvida que sempre surge aqui no blog é: qual óleo ideal para meu tipo de cabelo?

E é sobre esse assunto que vamos conversar hoje!

O óleo certo para o seu cabelo

De uma maneira geral todos os óleos tem benefícios para os fios e podem ser usados sem medo. Na verdade existe apenas uma regra: ele precisa ser 100% vegetal e natural, ou seja, ele precisa ter origem a partir de vegetais ou frutas, e não conter nenhum tipo de mistura.

Porém alguns óleos acabam se saindo melhor em determinados tipos de cabelo, trazendo ainda mais benefícios se forem usados de acordo com sua necessidade. São eles:

Argan e abacate – Crespos e cacheados

Os fios crespos e cacheados são naturalmente mais ressecados e por isso precisam de óleos potentes, que além de nutrir, auxiliam a manter a hidratação dentro do fio de cabelo.

Esses óleos também ajudam a controlar o frizz, muito presente em cabelos cacheados e crespos.

Buriti e Macadâmia – Cabelos Lisos e Finos

Os cabelos lisos e finos também precisam de nutrição, mas se o óleo for muito pesado existe uma grande chance de deixar os fios pesados e oleosos.

O óleo buriti e macadâmia tem excelente ação nutritiva, mas por serem mais leves não pesam nos fios e podem ser usados em cabelos lisos, finos ou qualquer fio que pese com facilidade com o uso de óleos.

Coco e Murumuru – Cabelos danificados

O óleo de coco é um queridinho com toda a razão! Além de nutrir o óleo de coco ajuda a restaurar a fibra capilar, restaurando os fios danificados por processos químicos.

O óleo de murumuru é ainda melhor, pois reconstrói e fortalece o fio, evitando a quebra.

Rícino – Cabelos finos e frágeis

Cabelos muito finos são propensos a quebra, assim como os que estão fragilizados por processos químicos ou uso excessivo de ferramentas térmicas.

O óleo de rícino ajuda a nutrir e também ajuda a engrossar o fio, deixando-o mais forte e encorpado.


Todos os óleos acima também auxiliam na manutenção da saúde dos fios, deixando o cabelo mais saudável e brilhante!

Você pode inclusive misturar dois óleos para conseguir dois benefícios! Basta misturá-los em partes iguais.

A forma de aplicação não tem segredo: basta passar o óleo nos fios secos e massagear até a completa absorção. Deixe agir por no mínimo duas horas (mas quanto mais tempo ficar, melhor).

Depois do tempo de ação, basta lavar o cabelo com shampoo (transparente, para retirar melhor o excesso) e finalizar o cabelo do jeito que você achar melhor (máscara + condicionador ou só condicionador).


Agora me conta: dos óleos que citei acima, qual o seu preferido?

Minha forma preferida é misturar o óleo de coco com o de rícino! 😉

Beijokas!

Comentários

comentários