Fisioterapia: O curso de pilates
Olá!
Hoje eu vim com o último post da série em que vim falando um pouco mais sobre minha profissão, a fisioterapia.
Em um primeiro momento eu falei como foi o curso, no segundo post falei sobre a profissão propriamente dita e nesse terceiro falarei como foi o curso de pilates que fiz há alguns meses atrás.
O post sobre o curso também foi um assunto que vocês me pediram, por isso resolvi falar, ok?
Fisioterapia – o curso de pilates
Já fazia um tempinho que estava com vontade de fazer o curso de pilates, mas por falta de tempo (dinheiro, claro, hahaha) eu acabei demorando um pouco para fazer.
Até que esse ano eu consegui me organizar e finalmente realizei o curso!
A escolha do curso
Digitei “curso de pilates” no Google e recebi uns trocentos links de escolas diferentes, todas prometendo ser o melhor curso de pilates do Brasil.
Nesse primeiro momento fiquei bem em dúvida, afinal o curso não é nada barato e dá um medinho danado fazer o curso em um local que não é reconhecido.
E o fato do pilates ainda não ser um curso reconhecido pelo MEC atrapalha, pois não tem nem como consultar pra ter certeza da qualidade da escola que ministra o curso.
Inicialmente eu queria fazer ou o curso da The Pilates Studio Brasil (Inélia Garcia) ou da STOTT Pilates, que são os melhores cursos de pilates do Brasil, mas infelizmente esses cursos são extremamente caros e eu não tinha como pagar.
Então tive que procurar outro que fosse mais em conta. Nessas horas a melhor coisa é perguntar pros seus amigos da área para que eles indiquem o melhor, então fiz uma pesquisa rápida no meu perfil do Facebook e o local mais indicado foi a Metacorpus, que foi o lugar que eu escolhi.
Como é o curso?
Cada escola tem sua forma de dar o curso. Algumas dão aulas no meio da semana, outras dão só de sábado e domingo e por aí vai. Escolha o que esteja dentro do tempo que você tem disponível.
O da Metacorpus é realizado em dois fins de semana, de sexta, sábado e domingo das 8:00 as 18:00, e mais 30 horas de estágio obrigatório que deve ser feito no meio da semana, no próprio studio da Metacorpus onde o curso foi realizado (no meu caso, na unidade Paulista).
No curso você aprende um pouco da história do método e do criador, Joseph Pilates, os princípios do método e vários exercícios, básicos e intermediários.
As professoras ensinam como o exercício é feito, informam qual o grupo muscular está sendo trabalhado e depois os alunos precisam repetir e tudo que foi passado.
Também aprendemos um pouco de marketing e dicas para que possamos abrir e administrar nosso próprio studio de pilates.
No meio das aulas várias dinâmicas são realizadas para que o aluno aprenda a dar aula desde o começo do curso.
Nos estágios é preciso reforçar o aprendizado dos exercícios e reforçar também as técnicas de montagem e aplicação das aulas.
No final é realizada uma prova para avaliação do que o aluno aprendeu e a correção é feita individualmente, com o professor conversando cada questão com o aluno.
O curso é muito dinâmico, mas beeeem cansativo.
Ter aulas o dia inteiro por 3 dias consecutivos, mais os estágios no meio de semana, depois mais 3 dias consecutivos de aula e estágio de novo é bem puxado.
Mas dá pra aprender bastante coisa e sair do curso com uma boa bagagem para começar a trabalhar.
O curso da Metacorpus é bom?
Eu nunca fiz outro curso de pilates para comparar e dizer se esse é bom, mas na minha visão eu achei o curso bem completo e enriquecedor.
Claro que é um curso rápido e não dá pra ver tudo do método de uma vez só, mas achei que é um bom curso para quem quer iniciar a dar aulas de pilates.
Achei que em algumas horas no curso e no estágio as professoras colocavam uma pressão muito grande em cima dos alunos, e eu particularmente odeio fazer coisas sobre pressão. Isso foi algo que me atrapalhou um pouco, mas com a ajuda das minhas colegas de curso eu superei, rsrs.
Fora essa pressão excessiva e totalmente desnecessária (na minha opinião), achei o curso bem interessante.
Mas não dá para parar por aí. Conforme o tempo for passando, você for trabalhando e pegando experiência, vale a pena continuar se especializando e fazendo outros cursos para que você possa abrir mais sua base de conhecimento e possa se tornar um instrutor cada vez melhor.
Eu já tenho vários projetos de cursos na minha cabeça, espero que possa me especializar cada vez mais!
Fiz um post falando um pouco sobre o pilates, vale a pena dar uma olhadinha caso você não conheça muita coisa do método: Tudo sobre pilates
Tentei colocar as informações mais importantes no post e se você ficou com alguma dúvida, é só perguntar!
Lembrando que no Brasil só fisioterapeutas e educadores físicos podem dar aulas de pilates, então o curso é voltado apenas para esses profissionais. 😉
Beijokas!
Onde me encontrar?