Dicas para encorpar cabelos finos
Olá!
Você tem o cabelo muito fininho? Ou até tem o cabelo numa espessura normal mas está sentindo ele ficando mais fino com o tempo?
Se o seu cabelo é fino de nascença não há muito o que ser feito, afinal essa é a estrutura de nascença do fio. Dá sim para investir em alguns produtos para auxiliar a deixar o cabelo mais forte, mas não dá para mudar demais.
Mas se o seu cabelo está afinando é preciso tomar alguns cuidados para reverter esse processo e, principalmente, evitar que isso aconteça.
Dicas para encorpar fios finos
Primeira coisa que precisamos descobrir é porque o cabelo está afinando. Abaixo estão os principais motivos para que isso possa acontecer:
- Deficiências nutricionais
- Alterações hormonais como o hipotireoidismo
- Processos químicos (progressivas, clareamentos, tinturas, etc.)
- Uso de ferramentas térmicas me excesso (secador, chapinha e babyliss)
Se você desconfia de alterações hormonais ou sente que pode ser algo nutricional, a melhor coisa é procurar um dermatologista para que ele possa realizar exames e verificar se está tudo certo.
Se tiver alguma alteração hormonal ele irá te encaminhar para um endocrinologista para que isso possa ser tratado. Se for nutricional, ele irá te prescrever alguma vitamina ou te encaminhar para o nutricionista (ou os dois!).
Se o problema está sendo causado por processos químicos ou uso de ferramentas térmicas em excesso, isso pode ser tratado em casa mesmo!
Bom, é óbvio que a melhor forma de resolver isso é evitar ou diminuir o uso das químicas. Você não precisa necessariamente parar, mas é importante seguir algumas dicas:
- Progressivas e relaxamentos só devem ser realizados a cada 6 meses. Ao realizar o retoque, peça para o cabeleireiro aplicar o produto só na raiz, evitando as pontas que já possuem química;
- Luzes e reflexos devem ser retocadas a cada 3 meses ou mais, aplicando descolorante apenas na raiz crescida;
- Tinturas devem ser retocadas a cada 30 dias ou mais, e a tinta deve ser aplicada apenas na raiz. Nas pontas o ideal é aplicar apenas tonalizante para realçar a cor.
- Secadores devem ser usados no máximo duas vezes na semana. E sempre com o uso de protetor térmico antes;
- Já a chapinha e o baby liss devem ser usados uma vez por semana. E também com o uso de protetor térmico antes.
Ao evitar a repetição de química nas pontas e diminuir o uso das ferramentas térmicas, você evita que seu cabelo fique danificado, enfraquecido e fino.
Mas Manu, meu cabelo já está fino! E agora?
Continue com as dicas acima, para evitar que os fios fiquem ainda mais finos e fracos.
E agora é preciso tratar e reconstruir esse fio para que ele possa se restaurar e voltar a ser encorpado.
O melhor tratamento para esse tipo de problema é a reconstrução, pois ela devolve a massa capilar perdida após os processos químicos, restaurando e encorpando novamente o fio. Abaixo seguem algumas receitas de reconstrução capilar que você pode fazer em casa mesmo:
Você também pode comprar máscaras reconstrutoras que vão auxiliar na reconstrução capilar. Veja algumas sugestões:
Se você tem o cabelo fino de nascença, esses procedimentos também podem ser realizados para deixar o seu fio mais forte e saudável, ok?
E uma dica bem legal para ambos os casos é a hidratação de gelatina, que deixa os cabelos mais grossos e encorpados:
Para finalizar, é importante você fortalecer seu cabelo de dentro para fora. Uma alimentação saudável ajuda muito, mas se quiser pode investir nos suplementos vitamínicos que além de fortalecer, auxiliam no crescimento e evitam a queda. Esses são os dois que já testei:
Agora que você já conhece todas as dicas, basta colocá-las em prática para se livrar de vez dos cabelos fininhos e enfraquecidos!
Beijokas!
Onde me encontrar?