Dicas para encontrar a base perfeita!

Olá!

Você adora maquiagem mas nunca conseguiu encontrar uma base perfeita, que deixa sua pele linda, não resseca e nem causa espinhas?

No post de hoje eu vou dar algumas dicas que vão fazer você encontrar de vez aquela base maravilhosa, que vai te deixar com pele de bebê!

Dicas para encontrar a base perfeita

1 – Saiba qual a textura ideal

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar sua base é saber qual a textura ideal para seu tipo de pele.

Se a pele for seca, opte pelas bases em creme tradicionais, que além de dar cobertura, ajudam a hidratar a pele.

Quem tem pele seca é melhor evitar o uso de base mate, pois ela resseca a pele e marca as linhas de expressão que são mais acentuadas em peles secas.

Se sua pele for oleosa e você usar base em creme, saiba que poucas horas depois sua pele vai escorrer óleo e base junto, além de aumentar o número de espinhas. Seu caso é o contrário da pele seca.

Peles oleosas precisam utilizar bases oil free (sem óleo na fórmula) e que tenham acabamento mate, pois elas ajudam a controlar o brilho da pele oleosa por mais tempo.

Peles oleosas também se dão muito bem com versões em pó, pois é o tipo de produto que melhor ajuda a controlar a oleosidade.

Peles normais são sortudas pois podem usar qualquer tipo de base!

2 – Escolha a cobertura desejada

Depois de saber que tipo de base é ideal para seu tipo de pele, é hora de escolher a cobertura desejada.

Você tem muitas manchas e quer esconder? Então precisa de uma base de cobertura média para alta, pois ela vai esconder todas as imperfeições que você deseja.

Mas se sua pele não tem manchas ou até tem, mas você não faz questão de escondê-las, use base de cobertura leve e leve para média, pois ela vai disfarçar algumas imperfeições enquanto uniformiza o tom da sua pele.

Bases de cobertura leve são ótimas para serem usadas no dia a dia, quando você quer apenas dar um “trato” no seu rosto sem parecer que passou reboco na cara!

3 – Teste no rosto, e não na mão!

Você pesquisou na internet e viu quais tipos de base são indicadas para sua pele e tem o acabamento que você precisa.

Aí você vai na loja escolher a cor e…testa na mão! Não pode, miga!

A mão tem geralmente um tom de pele mais escuro que o rosto, já que pega sol com mais frequência. Quando você testa na mão, existe uma grande chance de você errar o tom e levar um mais escuro.

O lugar ideal de testar a cor da base é mais ou menos na altura do queixo, assim você consegue ver uma cor que fique boa tanto para o rosto como para o pescoço, para que não dê diferença entre esses lugares.

4 – Escolha a cor correta

A cor de base ideal é aquela que se mistura com o tom do rosto. Não pode ficar nem mais clara e nem mais escura, mas sim no tom exato.

Então você tem que passar a base em uma parte do rosto e quando secar, tem que estar exatamente no tom do rosto, a ponto de você nem saber onde passou base e onde não passou!

E sempre espere secar bem antes de optar pela cor. Algumas bases oxidam e escurecem com o tempo, podendo deixar o resultado mais escuro do que o esperado.

Passe a cor no rosto, dê uma volta pela loja e só depois olhe no espelho de novo pra ter certeza que é a cor certa!

5 – A forma de aplicação muda tudo!

Bom, agora você escolheu a base certinha pra você! Escolheu o tipo, a cobertura, a cor… e agora, como passar?

Você pode aplicar base de diversas formas: com os dedos, pinceis, esponjas…cada tipo de aplicação oferece uma cobertura diferente:

  • Dedos: deixa a cobertura mais leve e o acabamento natural
  • Pincel tradicional de base: dá uma cobertura maior e um acabamento mais pesado
  • Pincel duo fiber: cobertura maior com acabamento mais natural
  • Esponja seca: cobertura maior e acabamento natural
  • Esponja molhada: cobertura média e acabamento natural

Dependendo do seu objetivo, você escolhe a forma de aplicação.

Eu particularmente só uso esponja agora (aquelas em forma de gota), pois acho mais fácil e na minha opinião, é a que deixa o acabamento mais natural mesmo que a base seja de alta cobertura.

Mas o ideal é que você vá testando até escolher a forma correta para o seu caso!

Dica especial

De nada adianta comprar uma base perfeita se sua pele não estiver bem tratada.

Então cuide direitinho da sua pele, lavando, tonificando e hidratando todos os dias, duas vezes ao dia, com produtos específicos para seu tipo de pele.

E use protetor solar todos os dias! 😉


Gostou das dicas?

Que tal me contar nos comentários qual a sua base preferida?

Beijokas!

 

Comentários

comentários