Dica de Aplicativo: Waze GPS Social e Trânsito

Olá!

A dica de aplicativo de hoje foge um pouco do tema moda e beleza, mas tenho certeza que será de grande interesse para a maioria das mulheres (e alguns homens também)!

O Waze é uma mistura de aplicativo de GPS com rede social de trânsito, que conheci semana passada através do Blog do iPhone e achei tão legal que quis dividir a dica com vocês.

Quem tem carro sabe que as vezes é muito complicado dirigir pelas grandes cidades, já que quando vamos em algum lugar pela primeira vez a chance de se perder é muito grande! Os homens sempre dizem que as mulheres são mais propensas a isso, mas acho que eles também se perdem bastante, a diferença é que não param pra perguntar o caminho só pra não dar o braço a torcer que estão perdidos, haha!

Eu confesso que tenho um bom senso de direção, dificilmente me perco nos lugares (menos em Santo André, pois tenho uma capacidade enorme de me perder nessa cidade, rsrs). Mas ir em um local pela primeira vez sempre é complicado. Quem tem iPhone e iPad sabe que o aplicativo de mapas não tem instruções por voz, o que dificulta um pouco seu uso. Depois do iOS 6 então, que não usa mais o Google Maps, o negócio ficou ainda pior. Comprar um aplicativo de GPS é uma saída, só que custa caro demais pro meu bolso (cerca de 40 dólares).

Se você quer um aplicativo de GPS legal, com instruções curva a curva por voz, divertido e ainda de graça, baixe o Waze! E não é só pra iPhone não, também tem sua versão pra Android! 😀

Mexer no Waze não tem segredo, pois ele está todo em português. Logo que você baixa ele vai perguntar se você quer baixar o pacote de voz em português, é só aceitar e aproveitar tudo o que o aplicativo pode oferecer!

Logo que você começa a usar o aplicativo, é necessário fazer um cadastro, que vai ser o seu perfil social no Waze. Depois explicarei com detalhes para que servirá esse perfil.

Na opção Navegar, você pode escolher entre alguns dos seus favoritos que você cadastrou ou digitar o endereço na parte de cima.

Digitei na busca a  Avenida Paulista, em São Paulo:

O aplicativo mostra o local pesquisado e a distância que o local está de você. Ao tocar na opção Ir, o aplicativo vai começar a rota com instruções de voz curva a curva! É muito amor!

Logo que baixei o aplicativo fiz um teste vindo de um local para minha casa, só pra ver se o aplicativo acertaria direitinho. E funcionou!

O mapa aparece escuro nas imagens porque tirei esses prints a noite, então ele muda de cor para facilitar a visualização. De dia o mapa é clarinho.

No menu que fica do lado esquerdo, tem várias opções interessantes.

Você pode parar a navegação, adicionar alguma parada ou escolher alguma rota diferente da que o aplicativo de sugeriu.

Na opção Alertas, você consegue visualizar todos os problemas que estão ao seu redor, como trânsito, acidentes, blitz policial, etc.

Na rota que você está seguindo, o aplicativo mostra todos os semáforos e radares. Se você estiver em um local e o aplicativo te avisar que tem um radar, mas na verdade não tem, você pode avisar que não existe. O aplicativo trabalha praticamente com a colaboração dos usuários, por isso é legal sempre ajudar quando puder para tornar as informações o mais reais possíveis.

O Meu Waze é o perfil que você criou, como eu falei lá em cima. Quanto mais você usa o aplicativo, você se torna um Wazer mais experiente. Eu ainda sou um Wazer bebê, e só vou “subir” para um Wazer mais avançado quando dirigir com ele por 160km. E você vai subindo e se tornando um Wazer mais legal de acordo com o uso do aplicativo, é muito divertido!

Você pode conectar sua conta no Facebook ao seu perfil do Waze, ver quais amigos também usam o aplicativo e saber se eles estão próximos de você, assim como eles também podem ver onde você está. Não quer que seus amigos te vejam no mapa? Não se preocupe, é só ativar a função “Tornar Invisível”.

Nas Categorias, (opção que aparece lá na primeira imagem), você pode achar estabelecimentos especiais que estão perto de onde você está, como lanchonetes, cinemas, postos de gasolina, etc.

Como falei anteriormente, o Waze é um aplicativo que conta com a colaboração de seus usuários. Se você está em um engarrafamento, avise o aplicativo e as pessoas próximas sobre ele. É só tocar do lado direito da tela e as opções vão surgir. Como exemplo coloquei Trânsito, é só escolher entre moderado, intenso ou parado e enviar. Pode colocar uma foto junto ou até uma dica: “trânsito pior na faixa da direita”. Todos os Wazers que estão ao redor receberão sua dica, assim como você poderá receber várias dicas de outros usuários!

Quando você está dirigindo, no mapa aparece a rota a ser seguida, semáforos, radares e também os usuários que estão dirigindo perto  de você! É muito engraçadinho, você olha no mapa e vê os carrinhos ao redor! Se quiser, pode conversar com um deles na opção Bate Papo. Não recomendo isso pois vocês sabem o quanto é perigoso trocar mensagens dirigindo, certo?

Outra coisa interessante é que o aplicativo é “inteligente”. Se você está dirigindo em uma via a 60km/h e de repente começa a dirigir a 20km/h, o Waze entende que aquela região tem trânsito, então automaticamente o aplicativo envia a informação para a central e informa para todos os Wazers que a via está com trânsito (a rua fica vermelhinha, como no mapa da Avenida Paulista lá em cima).

O Waze também consegue identificar quais os caminhos que você costuma usar e guarda essa informação. Quando ele for traçar uma rota, vai usar as vias que você usa sempre.
Exemplo: Você costuma ir para a Zona Sul de São Paulo pela Marginal Pinheiros, mas o aplicativo mostrou uma rota pela Avenida 23 de Maio. Como você usou a Marginal para ir, da próxima vez que ele traçar a rota, vai usar a Marginal também. Legal né?

Estou apaixonada por esse aplicativo, por que ele é excelente! Com ele consegui ir pra Santo André sem me perder, olha que maravilha, rsrs!

E o melhor de tudo, totalmente grátis! Recomendo muito que baixem o Waze, vale muito a pena!

Apenas sugiro que comprem um carregador veicular, porque ele usa bastante bateria!

Prós: GPS com comando de voz, oferece ótimas informações sobre o trânsito e ainda é divertido.

Contras: nenhum!

O aplicativo está disponível para iPhone e iPad 3G (precisa de chip pra conectar o GPS) e é gratuito, é só acessar o link: Waze GPS Social e Trânsito – iOS

Tem pra Android? Tem! Todas comemora! Também é gratuito e está disponível na Google Play no link: Waze GPS Social e Trânsito – Android

 Se baixarem o Waze, me contem nos comentários o que acharam!

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Marry (15/11/2012)

    Muito bacana !!

    • Manu Alves (16/11/2012)

      Olá Marry!
      É muito legal esse aplicativo, adorei!

      Beijokas!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.