Olá!

Começo falando que eu morro de inveja das negras! Além da pele delas ter uma cor linda e ser praticamente perfeita, elas ainda envelhecem menos! A pele negra tem menor incidência de rugas e flacidez, por ter uma estrutura com mais colágeno e músculos mais resistentes! Ahhh…que invejinha!

Enquanto as branquelas tem que usar quilos de produtos de beleza, as mulheres negras podem relaxar um pouco mais, mas isso não significa dizer que não precisam de cuidados!

A maioria das meninas negras não cuidam muito da pele, por acharem que não é necessário. Mas a pele negra precisa sim de alguns cuidados especiais, principalmente porque o excesso de melanina faz a pele negra ter uma maior incidência de manchas, e as vezes por uma simples falta de cuidado básico, a pele que era perfeita pode ficar manchada.

O ideal nesses casos é sempre visitar uma dermatologista, mas nesse post vou falar um pouco dos cuidados básicos que toda mulher de  pele negra precisa ter.

Não há muita diferença entre pele negra e branca em relação ao tipo de pele (mista, seca, ou oleosa). Geralmente a pele negra costuma ser mais seca, mas isso não é regra.

Se a pele for seca, um hidratante potente pode resolver. Mas se a pele for oleosa, é necessário tomar alguns cuidados extras.

O excesso de oleosidade pode aumentar a incidência de acne. Quando há uma inflamação local (como acne, por exemplo) a pele produz mais melanina na região, só que a pele negra responde mais rapidamente nesses casos, gerando uma hiperpigmentação e fazendo com que a pele negra fique bem mais susceptível a manchas.

Por isso que é muito importante evitar que a acne apareça na pele negra, para evitar o aparecimento de manchas. Para isso, é necessário lavar o rosto duas vezes por dia com um sabonete líquido especial para peles oleosas, usar um hidratante que controle a oleosidade e usar SEMPRE o filtro solar.

Filtro solar? Negras não precisam usar filtro solar! ERRADO!!!

A pele negra tem realmente muito mais melanina, e por isso ela está mais protegida dos raios solares do que a pele branca. A pele branca tem 15 vezes mais chances de ter câncer de pele do que a negra, mas isso não significa dizer que os negros não precisam usar filtro solar.

Viram o que eu falei no parágrafo anterior? A pele negra está MAIS protegida, mas não TOTALMENTE! Então os raios solares podem também ser prejudiciais e os negros também podem ter câncer de pele.

Por ter grande quantidade de melanina, a pele negra também tem maior probabilidade de ter melasmas, aquelas manchas grandes que aparecem na maioria das vezes em mulheres grávidas, mas que na verdade pode aparecer por qualquer tipo de alteração hormonal (uso de anticoncepcionais e  hormônios) e exposição prolongada ao sol. E o que fazer para evitar isso? FILTRO SOLAR!

Então minhas lindas negras e mulatas, usem protetor solar todos os dias, com no mínimo FPS 15. Isso fará bem tanto para manter a beleza como também para manter a saúde. 😉

Esses simples cuidados já são suficientes para que a pele que já é perfeita da mulher negra, continue  sempre perfeita!

Apenas uma dica: tomem cuidado ao procurarem algum tratamento estético para a pele. Tratamentos agressivos como peelings e aplicação de ácidos podem ser prejudiciais para a pele negra. Isso porque esses tratamentos causam inflamação, e como falei anteriormente, a pele negra responde de maneira diferente as inflamações e é mais propensa à manchas. Então nunca façam nada sem antes ter um bom acompanhamento de uma dermatologista. 😉

Beijokas!

Comentários

comentários