Como recuperar cabelo elástico

Olá!

Você ultrapassou do ponto com as químicas e o resultado foi um cabelo mega elástico?

Deixou o descolorante mais tempo do que o indicado no cabelo e quando enxaguou o cabelo estava loiro, mas também detonado?

Você puxa seu fio e ele está mais elástico que os braços da Mulher Elástica dos Incríveis?

Calma, não se desespera! Esse post é pra você!

Pois eu vou te ensinar como recuperar um cabelo elástico! E eu sei que funciona porque eu também já passei por isso, viu miga? Acho que toda mulher já passou, né? Hahahaha!

Vem comigo!

Como recuperar cabelo elástico

A primeira coisa que você precisa saber é que você não vai recuperar seu cabelo de um dia para o outro com um tratamento só. São várias etapas que precisam ser seguidas e com muita paciência, você vai chegar lá.

O tempo de recuperação vai depender do grau de dano e também do tipo de cabelo. Quanto mais danificado, mais tempo você vai demorar para conseguir recuperar.

Não desista no meio do caminho, pois quem espera sempre alcança! 😀

Vamos para as dicas!

1 – Comece com uma reconstrução ácida

De cara é preciso que você precise reconstruir esse fio, afinal se ele está elástico assim é porque ele perdeu tudo o que sustenta esse fio e por isso você precisa repor.

A queratina é a principal proteína do cabelo e através da reconstrução você repõe essa proteína, então a reconstrução é o primeiro e o principal passo para a recuperação de um cabelo elástico.

Só que além da reconstrução é importante também equilibrar o pH desse fio, que deve estar todo alterado por causa da química que você fez e que resultou nesse cabelo elástico. E se o pH está alterado, miga, não tem tratamento que você faça que vá fixar nesse cabelo.

Então o primeiro passo para recuperar o cabelo elástico é uma reconstrução junto com equilíbrio do pH, também conhecido como reconstrução ácida. Eu já ensinei como fazer essa reconstrução aqui no blog, é só fazer:

Reconstrução ácida para cabelos super danificados e elásticos

OBS: Enquanto o cabelo estiver elástico não é recomendado o uso de NENHUMA fonte de calor. Por isso toda reconstrução deve ser feita à frio.

A reconstrução ácida deve ser feita a cada 15 dias, até o cabelo começar a apresentar sinais de melhora. Depois o intervalo deve ser aumentado para 30 dias.

2 – Continue com as reconstruções comuns

Depois de começar a com a reconstrução ácida, faça reconstruções comuns (sem a parte de equilibrar o pH) uma vez por semana.

O cabelo elástico precisa se reestruturar e só a reconstrução é que pode salvá-lo!

Mas lembre do que falei do tópico acima: nada de usar fonte de calor. Então não faça cauterizações por enquanto, ok? Faça apenas reconstruções que não usem secador ou chapinha.

O ideal é intercalar máscaras de queratina com máscaras reconstrutoras sem queratina, para você oferecer ao cabelo tudo o que o fio precisa para se reconstruir.

Máscaras repositoras de massa são uma boa pedida.

3 – Nos intervalos, muita hidratação e nutrição

Nós vamos reconstruir o cabelo uma vez por semana, certo? Nesses 6 dias de intervalo o cabelo vai precisar de muita água e óleo para ficar bem hidratado e nutrido, pois nem só de queratina vive o fio.

Então aproveite para hidratar e nutrir muito o cabelo, com máscaras hidratantes e nutritivas potentes, as melhores que você tiver.

E melhores máscaras não precisam ser caras! Atualmente na perfumaria você encontra muita coisa boa por preços super acessíveis!

E claro, não poderia deixar de citar a boa e velha umectação capilar para nutrir os fios! Além de ser barata, é excelente para ser utilizada entre reconstruções para deixar os fios maleáveis, também sendo muito importante no processo de recuperação de cabelo elástico.

Faça uma hidratação e uma nutrição uma vez por semana, no intervalo das reconstruções. A umectação pode ser feita também 1 vez por semana.

4 – Nada, nada, nadinha de secador e chapinha

Até rimou! Mas é muito importante que você não use nada de ferramenta térmica nesse momento, pois o cabelo elástico está muito frágil e qualquer calorzinho é sinônimo de ainda mais dano para o fio.

Então pelo menos no primeiro mês de tratamento, siga direitinho as orientação e não utilize nada de secador, chapinha e nem babyliss.

Depois no segundo mês, onde o cabelo estará mais saudável, talvez (talvez), você possa usar o secador em algum momento só para facilitar a vida. Mas se for usar, só com protetor térmico de qualidade e com temperatura morna.

Chapinha e babyliss nem pensar! Só depois que o cabelo estiver totalmente recuperado!

5 – Utilize leave-in hidratante

Já que você não vai poder usar secador e nem chapinha, aproveite para usar um hidratante sem enxágue que além de ajudar a manter a hidratação nos fios, vai também ajudar a mantê-lo mais bonito, com menos frizz e mais macio, ajudando também a deixar o aspecto do cabelo mais bonito.

A gente sabe que o cabelo elástico geralmente deixa o cabelo volumoso e com cara de ressecado e as vezes só uma escova pra dar jeito, mas como a escova aqui está proibida, vamos nos virar com os leave-ins.

Escolha um adequado para o seu tipo de cabelo e deixe na bolsa para ir reaplicando durante o dia quando necessário. 😉

6 – Nada de químicas!

Bom, sabemos que o que deixou seu cabelo elástico foram o excesso de químicas, né?

Então nem pensar em fazer mais química agora, miga! Primeiro a gente recupera esse fio e só depois a gente pensa em fazer alguma coisa!

Nada de querer mudar a cor, nada de querer fazer luzes e muito menos não inventa história de fazer progressiva para tratar fio porque isso “no ecziste”!

Progressiva é uma química e não trata cabelo coisa nenhuma! É um alisamento que pode piorar ainda mais o estado do seu fio, apenas maquiando o aspecto do cabelo, deixando-o esteticamente bonito, mas por dentro ele continuará danificado. Aí depois que a química sair minha amiga, o resultado é ainda pior!

Então primeiro vamos recuperar esse fio e quando ele estiver bonitinho e saudável, aí sim você pode fazer a química que quiser. Mas dessa vez com juízo, para não deixar o cabelo elástico de novo, combinado?


Gostou das dicas? Quem aí já sofreu com cabelo elástico? Tem alguma dica especial?

Me conta nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários