Chapinha todo dia faz mal?
Olá!
Acho que depois do secador, a chapinha é uma das ferramentas mais utilizadas pelas mulheres.
Isso porque muitas mulheres amam o efeito liso que só a chapinha consegue oferecer.
Mas na hora de usar a chapinha sempre bate aquela dúvida: usar chapinha todo dia (ou toda vez que você lava), faz mal?
Nesse post vou tirar de vez todas as dúvidas referentes a chapinha e responder essa questão que assola todas as mulheres que amam cabelos lisos!
Chapinha todo dia faz mal?
A resposta pra essa pergunta é: DEPENDE!
Se você não seguir os cuidados necessários, seu cabelo vai sim ficar mega ressecado e danificado.
Porém se você cuidar direitinho e seguir todas as recomendações desse post, você pode usar a chapinha todo dia sem medo!
A maioria dos profissionais de beleza confirmam que chapinha todo dia não faz mal desde que você cuide bastante do seu cabelo e utilize produtos específicos.
Marco Antônio de Biaggi, um dos cabeleireiros mais famosos do Brasil (e um dos meus ídolos!) já confirmou isso em uma matéria especial para a revista Cosmopolitan (antiga Nova) nessa matéria, pergunta 48.
E o que é preciso fazer para evitar que a chapinha estrague o cabelo?
1 – Primeiramente comece utilizando shampoo e condicionador que ajudem a diminuir o volume e o frizz, pois isso facilita a escovação e faz com que não seja necessário passar a chapinha várias vezes na mesma mecha para que ele fique 100% liso.
2 – Depois opte por um protetor térmico de qualidade, pois ele é o principal produto que vai ajudar a proteger seu cabelo da ação do calor do secador e de chapinha. O protetor térmico é indispensável e se você puder comprar apenas 1 produto, que seja o protetor.
3 – Nunca utilize a chapinha com o cabelo molhado, pois isso danifica demais os fios. Seque o cabelo totalmente com o secador antes de pranchar.
4 – Passe a chapinha em mechas finas, respeitando mais ou menos uns 2cm da raiz e deslize até as pontas sem parar em nenhum lugar. Deixar a chapinha parada em uma parte do cabelo pode causar queimaduras e até quebrar os fios.
5 – Se o seu cabelo for muito volumoso ou difícil de alisar, opte por protetores térmicos com efeito defrizante, que facilitam a escovação e o alisamento da chapinha.
6 – Se o cabelo for muito enrolado ou crespo, faça uma escova antes de utilizar a chapinha. Fazer a escova antes deixa o resultado liso mais natural e duradouro e evita que a chapinha resseque ainda mais os fios, pois para alisar um cabelo crespo sem escova é necessário passar a chapinha muitas vezes na mesma mecha, o que faz com que o cabelo fique muito ressecado e danificado.
7 – Depois de terminar o processo de alisamento com chapinha, utilize um óleo capilar de qualidade (argan, de preferência) para finalizar o cabelo. O óleo vai ajudar a manter a hidratação dos fios, evita a formação de pontas duplas e ainda dá bastante brilho.
8 – Cabelos que são muito expostos à altas temperaturas são mais propensos a ressecamento, por isso é primordial que o cabelo receba uma hidratação profunda pelo menos 1 vez por semana.
9 – Não utilize a chapinha em cabelos sujos, pois os resíduos de produtos e oleosidade em contato com altas temperaturas pode danificar os fios. Sempre lave e seque o cabelo antes de usar a chapinha.
Seguindo essas dicas você pode utilizar a chapinha todos os dias sem medo!
Beijokas!
Michelli
Oi Manu sei que esse post não tem nada a ver com coloração mais andei pesquisando e vi suas transformações para ficar ruiva.Meu cabelo também está louro e quero ficar ruiva usando a casting creme gloss 834 sei que é tonalizante mais quero começar assim porque caso eu nao goste fica mais fácil de tirar.Gostaria de saber se vc pode me dar algumas dicas.Agradeço desde ja.
Manu Alves
Já te respondi no inbox, Michelli.
E como disse lá, só tonalizante não é capaz de deixar um cabelo escuro ruivo.
No máximo dá alguns reflexos. 😉
Beijokas!