A importância de um veterinário especialista em felinos
Olá!
Tempos atrás eu fiz um post aqui no blog falando sobre a fluidoterapia subcutânea em gatos, já que até então o Mingau, com insuficiência renal, iria precisar fazer. Para quem quiser ler, o post está no link abaixo:
E para entender sobre insuficiência renal felina:
Quando fiz o post sobre a fluidoterapia eu disse que o Mingau iria ter que fazer o soro sempre, né? Isso me deixou triste, afinal era muito chato ter que ficar furando o bichinho duas vezes por semana!
Mas, se tem que fazer a gente faz, né?
Só que eu sou o tipo de pessoa que gosta sempre de se manter informada a respeito de tudo. Então desde que descobri a doencinha do Mingau, tô sempre de olho em tudo o que sai a respeito da insuficiência renal.
Até que um dia eu li em um post do blog Gatoca uma entrevista com o Dr. Valdo Reche, um dos maiores especialistas em doença renal felina do país. Nessa entrevista ele desmistificava muita coisa a respeito da doença, principalmente a respeito da fluidoterapia. Vou deixar o link aqui embaixo para vocês lerem:
Nessa matéria o Dr. Valdo diz basicamente que nem todo gato precisa de soro. Que o soro é necessário quando o gato está desidratado e nem sempre tem relação com o valor da creatinina.
Então comecei a pensar: será que o Mingau precisa mesmo do soro? Será que tô fazendo ele sofrer à toa?
Não pensei duas vezes e levei o Mingau em consulta com o tão poderoso Dr. Valdo Reche!
O doutor é requisitado e a agenda é lotada! Eu agendei a consulta para mais de 1 mês na frente, mas esperei porque queria falar com O CARA mesmo!
Dia da consulta, cheguei na clínica, que fica na região do Pacaembu aqui em São Paulo. A clínica tem espaço exclusivo para gatos, o que achei maravilhoso!
Na hora da consulta, além do Dr. Valdo, tem mais uma equipe de veterinários junto com ele. Enquanto você conversa, ele te escuta atentamente e pergunta TODOS os detalhes do gatinho.
Depois de me ouvir atentamente, me explicou tudo sobre a doença, me acalmou dizendo que hoje, mesmo a insuficiência renal não tendo cura, é uma doença que tem um bom controle.
Que realmente o soro subcutâneo só é indicado nos casos de gato desidratado (e isso o veterinário é que precisa avaliar). O Mingau foi avaliado e a resposta veio na hora: Mingau estava super hidratado e NÃO precisava de soro subcutâneo!
Além do exame físico super minucioso, foi realizado mais alguns exames de sangue e urina (outros que ele nunca tinha feito, como o de proteinúria, que informa se o gato está perdendo proteína pela urina).
O Mingau não estava perdendo proteína pela urina então o medicamento que ele estava tomando (Fortekor) também foi suspendido, porque ele não precisava. Vocês tem noção que o Min tomou um medicamento por quase 5 anos sem ter necessidade? Pois é! 🙁
Resultado da consulta: O Mingau, mesmo com a doença renal, é um gato super saudável. Não precisa de soro e nem de medicamento.
O que ele precisa? Apenas ração renal (ele me recomendo a Hill’s), estimular a beber bastante água (que o Min já faz depois que eu comprei a fonte) e dar ômega 3 (de uso veterinário, se chama Ograx), porque segundo ele o Ômega 3 ajuda a desacelerar a doença renal.
Já faz quase 1 ano dessa consulta e hoje o Mingau está mais saudável que nunca! A qualidade de vida dele está maravilhosa, ele continua um gato comilão, brincalhão, dorminhoco, bebe bastante água e o fato de não precisar mais do soro deixou ele muito mais feliz e ativo.
Como disse o Dr. Valdo, a intenção de um tratamento felino não deve se basear na quantidade de dias vividos, e sim na qualidade desses dias. E eu concordo com ele!
Mês que vem tenho retorno com o Dr. Valdo e o conselho que eu dou para vocês, donos de gatos com doença renal (ou qualquer doença mais difícil de tratar) é essa: leve seu gato em um especialista em felinos!
Gato não é um cachorro pequeno e o tratamento deles é completamente diferente! Passar seu bichinho em um especialista faz toda a diferença na vida dele!
Hoje eu e o Mingau estamos muito mais felizes e eu devo isso ao Dr. Valdo Reche!
Para quem mora em São Paulo e deseja se consultar com o Dr. Valdo, esse é o site da clínica dele: www.vetmasters.com.br
No site tem o endereço e o telefone para marcação de consulta. Parar marcar consulta com ele demora pelo menos um mês, mas se você tem pressa, pode marcar com a equipe porque todos os veterinários possuem supervisão dele e todos são igualmente competentes!
Beijokas!
Onde me encontrar?