Fluidoterapia subcutânea em gatos – O que é?

Olá!

Já contei pra vocês aqui no blog que o Mingau sofre de uma doença chamada insuficiência renal crônica, ou seja, os rins dele não funcionam tão bem como os de um gato saudável, e por isso ele precisa de cuidados especiais.

Para entender melhor sobre essa doença recomendo ler o post: Insuficiência renal em gatos.

Na época eu disse que o Mingau ainda não precisava de soro, mas infelizmente esse dia chegou e hoje o Min é um gato que faz a fluidoterapia subcutânea, um tratamento feito com aplicação de soro subcutâneo.

No post de hoje vou contar para vocês o que é esse tratamento, para que ele serve e como é realizado!

Fluidoterapia subcutânea em gatos

fluidoterapia-em-gatos-2

Gatos com insuficiência renal tem os rins funcionando em menor escala. Isso significa que o sangue deles não consegue ser filtrado com eficiência, fazendo com que o corpinho do gato acumule substâncias que deveriam ser eliminadas pela urina. A principal delas é a creatinina, que inclusive é através dela que analisamos como está o funcionamento do rim do gato.

Bem resumidamente falando, quanto mais creatinina tem no sangue, menos o rim está funcionando e mais grave é a doença.

Mas é sempre bom lembrar que atualmente a medicina veterinária está bem avançada e está conseguindo manter a vida dos gatos com insuficiência renal o mais saudável possível, mesmo com o gato estando com o nível de creatinina alto.

Bom, um dos tratamentos (e o mais indicado pelos veterinários) para gatos renais é fluidoterapia subcutânea.

Nesse tratamento é injetado uma quantidade de soro debaixo da pele do gato. Esse soro vai estimular o corpinho do gato a diminuir a concentração de creatinina (e outras sustâncias nocivas) e manter a hidratação.

A quantidade de soro e o intervalo das sessões é recomendado pelo veterinário.

O Mingau está utilizando 250ml de soro a cada 5 dias.

Como é feito?

Basicamente uma agulha é colocada debaixo da pele do gato, aquela que parece que fica “solta” nele, sabe?

Por essa agulha o soro vai sendo injetado, e num primeiro momento todo o soro fica acumulado em um só lugar, formando uma “bola” de soro debaixo da pele. Depois esse soro vai se espalhando e penetrando lentamente no corpinho deles.

O tratamento é simples e pode ser realizado em casa, com a orientação inicial do veterinário, que vai indicar os produtos que precisam ser comprados (soro, equipo, agulhas, vitaminas, etc…) e vai ensinar como aplicar.

As primeiras sessões devem ser realizadas com supervisão do veterinário, depois que você se sentir seguro pode fazer sozinho.

Sou eu quem aplico o soro no Mingau e já estou ficando craque nisso, hehe!

Segundo a veterinária dele, a única coisa que dói um pouco e na hora da picada da agulha. A entrada do soro na pele não dói nada, então não é tão ruim assim para eles.

O Mingau fica meio nervoso na hora, mas agora depois de quase 10 sessões ele já tá começando a acostumar e reclama cada vez menos.


Falei bem por cima sobre o assunto porque sei que vocês ficaram curiosas a respeito desse tratamento, mas não tenho muito conhecimento para falar mais profundamente sobre o assunto.

Tentei apenas explicar para que serve e dizer que a fluidoterapia é um tratamento seguro e eficaz, que vai melhorar muito a qualidade de vida do seu gatinho.

Dá dó de furar ele? Dá. Mas sei que é pro bem dele, então faço! Aliás, faço qualquer coisa por aquela bola peluda! <3

Se vocês tiverem alguma dúvida, pode perguntar que se eu souber, eu respondo, hehe.

E convido os veterinários a comentar nesse post e acrescentar (ou corrigir) mais informações sobre a fluidoterapia subcutânea em gatos!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

19 comments

  1. Oi, vc aplicou soro no mingau e assim ele nao precisou ser internado?? Qual cidade e bairro ensina a aplicar em casa? Meu gato ta internado mas ta complicado de pagar as diarias dele 🙁 é possivel o soro em casa com as dicas? Foi qual bairro e cidade?

    1. Olá Adriana!
      Se for o soro subcutâneo dá pra aplicar em casa sim, conheço vários donos de gatos renais que fazem em casa.
      Para esse tipo de tratamento não é necessário internação, até porque o procedimento dura 10 minutos.
      Agora, se for o soro venoso, que é utilizado principalmente em casos agudos da doença, é necessário ficar internado na clínica mesmo.
      Moro em São Paulo, mas quem ensina a aplicação é o veterinário. 😉
      Beijokas!

  2. Olá, meu gatinho também precisou de soroterapia, fez a primeira aplicação no vet e ontem fizemos em casa. O soro aplicado desce para a patinha direita dianteira dele, e hoje observamos que ele está mancando um pouco com essa patinha. Será que isso é normal?

  3. Olá Manu! Adorei sua explicação! Tenho um gato com suspeita de insuficiência renal, porém, como está com um pouco de infecção e tomando antibiótico, estamos fazendo a fluido…… sem contar que ele foi ao pediatra”pois não fazia mais cocô. Seu Mingau teve alterações intestinais? Mais uma vez parabéns
    Bjks, Clau

    1. Olá Claudia!
      O Mingau atualmente não está mais fazendo fluido. Levei ele em um especialista em felinos e ele não precisa, acredita?
      Se você puder levar o seu em um especialista vale bem a pena!
      O Mingau não teve nenhuma alteração intestinal!
      Beijokas!

      1. Oi Manu, obrigada pela dica! Ontem ele passou o dia no soro e fez novo exame de uréia e creatinina….. Uréia praticamente normalizou (caiu de 93 para 63 e creatinina de 3.4 para 2.9) põem o intestino não funciona bem com lavagem. Hj vai passar dia no sido novamente. Mas se intestino não funcionar terá que operar, Rainho. Depois te conto. Bjks
        Feliz pelo Mingau não precisar mais de fluido ?????

  4. Minha gatinha está com insuficiência renal crônica, já fiz 4 sessões de fuidoterapia em casa de 150 ml, com bolsa de 250 ml, agora não estou encontrando a bolsa com 250 ml, só de 500 ml, o soro que sobra pode ser utilizado ? Tem que jogar fora ? Alguém pode me responder ?
    Um dia minha Nina pode ficar livre disso ? Ou vai ter que fazer a vida toda ? Ou sozinha e não consigo aplicar sozinha e tenho que pedir pra meus vizinhos me ajudarem e nem sempre estão disponíveis…
    Faço a fluidoterapia a cada três dias
    Obrigada

    1. Eloise, você precisa tirar todas essas dúvidas com o veterinário da sua gatinha, pois cada um tem uma conduta diferente.
      O Mingau não está fazendo mais o soro, indicação de outro veterinário que levei, que é especialista em felinos.
      Beijokas!

        1. Porque levei ele em um especialista em felinos aqui em São Paulo e ele me disse que o grau de insuficiência em que o Mingau se encontra não é necessário soro!
          Se você puder levar seu gatinho em um especialista, recomendo, viu? Muitos veterinários não sabem ao certo como cuidar dos nossos bichanos!
          Beijokas!

  5. Oi…
    Vi que mencionou sobre especialista. Levei em uma na minha cidade, mas não fui feliz, tratou insuficiência renal como gastrite.
    Vc poderia me fornecer o contato do seu?

    Grata

  6. Bom dia!
    Meu gato tem 7 anos e 10 meses, de uns dias p cá percebi ele bebendo muita agua, a 3 membrana do olho estava cobrindo a metade do olho fez exames deu tudo normal, mas a creatinina 3.40 e ureia 85.. Fez dois dias de soroterapia e a creatinina só abaixou p 3.12… É normal isso? Demora mesmo p baixar? Ta comendo a ração golden gatos, bebe bastante agua e vai pouco na caixinha, esta tomando pro rim em casa…estou nervosa, ele nem tinha sintomas, brincava, comia e bebia normal foi bem de repente..
    Aguardo ansoosa

    1. Vanessa, eu realmente não sei te falar se é demora ou não pra baixar, você teria que ver com o veterinário.
      Porém, gatos renais precisam comer ração renal, e a Golden não é renal. 🙁
      Beijokas!

    1. Geralmente os gatos com insuficiência emagrecem sim, mas é sempre bom conversar com o veterinário para saber se a perda de peso está dentro do considerado normal da doença ou se tem outro fator agravante. 😉
      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *