A importância da vitamina D na saúde dos seus filhos
Sabia que a vitamina D é essencial para a saúde? Em especial, para as crianças?
E sabia que suplementos alimentares de vitamina D são uma ótima maneira de garantir que elas recebem o nível adequado de vitamina D?
É uma componente essencial das funções biológicas, que contribui para o funcionamento correto do sistema imunitário e para os ossos mais fortes. Sem ela, as crianças podem criar diversos problemas de saúde.
Apesar de ser conhecida como uma “vitamina do sol”, é difícil obter a quantidade necessária apenas através da exposição direta ao sol.
Esta exposição pode contribuir para a absorção desta vitamina essencial, mas na maioria dos casos, é necessário consumir alimentos ricos em vitamina D ou suplementos alimentares para obter a dose ideal diária.
Felizmente, existem várias maneiras de obter a vitamina D, vejamos alguns alimentos que os nossos filhos devem inserir para que tenham uma saúde ótima.
Fontes de vitamina D
Existem fontes naturais onde podemos encontrar esta vitamina. Alguns alimentos ricos em vitamina D incluem:
- Ovos
- Leite fortificado
- Queijo
- Salmão
- Sardinha
- Atum
- Cogumelos
Para garantir que os seus filhos recebam uma quantidade adequada de vitamina D diariamente, é aconselhável que encontre um equilíbrio alimentar, com base nestes alimentos, e ajuste às necessidades do organismo introduzindo um suplemento alimentar.
Mitos sobre a vitamina D
Os mitos comuns sobre a vitamina D são diversos e alguns podem ter resultados negativos para a saúde.
Algumas pessoas acreditam que a vitamina D é produzida em quantidades suficientes quando se está exposto à luz solar, mas isso é totalmente falso.
Outro mito é que é produzida em quantidades suficientes através da alimentação, o que também não é verdade.
Riscos da falta de vitamina D
A deficiência de vitamina D pode ter consequências para a saúde dos seus filhos:
- Pode levar a um risco aumentado de desenvolvimento de osteoporose e doenças cardiovasculares em crianças.
- A deficiência também pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
- As crianças também podem desenvolver doenças infecciosas como bronquiolite, pneumonia e infecções do ouvido.
- Problemas no desenvolvimento físico e imunológico.
- As crianças que sofrem de deficiência de vitamina D também podem ter um sistema imunológico comprometido. Esta deficiência pode levar a um aumento do risco de infecções respiratórias, como bronquite, asma e outras infecções virais e bacterianas.
Como você pode ver, os riscos para a saúde de uma deficiência de vitamina D nas crianças são muito reais. Se suspeita que os seus filhos não estão recebendo suficiente, é aconselhado falar com o seu médico sobre o melhor tratamento para a deficiência.
O que achou do conteúdo? Me conta nos comentários!
Onde me encontrar?