Fluidoterapia subcutânea em gatos – O que é?
Olá!
Já contei pra vocês aqui no blog que o Mingau sofre de uma doença chamada insuficiência renal crônica, ou seja, os rins dele não funcionam tão bem como os de um gato saudável, e por isso ele precisa de cuidados especiais.
Para entender melhor sobre essa doença recomendo ler o post: Insuficiência renal em gatos.
Na época eu disse que o Mingau ainda não precisava de soro, mas infelizmente esse dia chegou e hoje o Min é um gato que faz a fluidoterapia subcutânea, um tratamento feito com aplicação de soro subcutâneo.
No post de hoje vou contar para vocês o que é esse tratamento, para que ele serve e como é realizado!
Fluidoterapia subcutânea em gatos
Gatos com insuficiência renal tem os rins funcionando em menor escala. Isso significa que o sangue deles não consegue ser filtrado com eficiência, fazendo com que o corpinho do gato acumule substâncias que deveriam ser eliminadas pela urina. A principal delas é a creatinina, que inclusive é através dela que analisamos como está o funcionamento do rim do gato.
Bem resumidamente falando, quanto mais creatinina tem no sangue, menos o rim está funcionando e mais grave é a doença.
Mas é sempre bom lembrar que atualmente a medicina veterinária está bem avançada e está conseguindo manter a vida dos gatos com insuficiência renal o mais saudável possível, mesmo com o gato estando com o nível de creatinina alto.
Bom, um dos tratamentos (e o mais indicado pelos veterinários) para gatos renais é fluidoterapia subcutânea.
Nesse tratamento é injetado uma quantidade de soro debaixo da pele do gato. Esse soro vai estimular o corpinho do gato a diminuir a concentração de creatinina (e outras sustâncias nocivas) e manter a hidratação.
A quantidade de soro e o intervalo das sessões é recomendado pelo veterinário.
O Mingau está utilizando 250ml de soro a cada 5 dias.
Como é feito?
Basicamente uma agulha é colocada debaixo da pele do gato, aquela que parece que fica “solta” nele, sabe?
Por essa agulha o soro vai sendo injetado, e num primeiro momento todo o soro fica acumulado em um só lugar, formando uma “bola” de soro debaixo da pele. Depois esse soro vai se espalhando e penetrando lentamente no corpinho deles.
O tratamento é simples e pode ser realizado em casa, com a orientação inicial do veterinário, que vai indicar os produtos que precisam ser comprados (soro, equipo, agulhas, vitaminas, etc…) e vai ensinar como aplicar.
As primeiras sessões devem ser realizadas com supervisão do veterinário, depois que você se sentir seguro pode fazer sozinho.
Sou eu quem aplico o soro no Mingau e já estou ficando craque nisso, hehe!
Segundo a veterinária dele, a única coisa que dói um pouco e na hora da picada da agulha. A entrada do soro na pele não dói nada, então não é tão ruim assim para eles.
O Mingau fica meio nervoso na hora, mas agora depois de quase 10 sessões ele já tá começando a acostumar e reclama cada vez menos.
Falei bem por cima sobre o assunto porque sei que vocês ficaram curiosas a respeito desse tratamento, mas não tenho muito conhecimento para falar mais profundamente sobre o assunto.
Tentei apenas explicar para que serve e dizer que a fluidoterapia é um tratamento seguro e eficaz, que vai melhorar muito a qualidade de vida do seu gatinho.
Dá dó de furar ele? Dá. Mas sei que é pro bem dele, então faço! Aliás, faço qualquer coisa por aquela bola peluda! <3
Se vocês tiverem alguma dúvida, pode perguntar que se eu souber, eu respondo, hehe.
E convido os veterinários a comentar nesse post e acrescentar (ou corrigir) mais informações sobre a fluidoterapia subcutânea em gatos!
Beijokas!
Adriana
Oi, vc aplicou soro no mingau e assim ele nao precisou ser internado?? Qual cidade e bairro ensina a aplicar em casa? Meu gato ta internado mas ta complicado de pagar as diarias dele 🙁 é possivel o soro em casa com as dicas? Foi qual bairro e cidade?
Manu Alves
Olá Adriana!
Se for o soro subcutâneo dá pra aplicar em casa sim, conheço vários donos de gatos renais que fazem em casa.
Para esse tipo de tratamento não é necessário internação, até porque o procedimento dura 10 minutos.
Agora, se for o soro venoso, que é utilizado principalmente em casos agudos da doença, é necessário ficar internado na clínica mesmo.
Moro em São Paulo, mas quem ensina a aplicação é o veterinário. 😉
Beijokas!
Tatiana
Olá, meu gatinho também precisou de soroterapia, fez a primeira aplicação no vet e ontem fizemos em casa. O soro aplicado desce para a patinha direita dianteira dele, e hoje observamos que ele está mancando um pouco com essa patinha. Será que isso é normal?
Manu Alves
Olá Tatiana!
Não sei te dizer….sugiro que consulte o veterinário. 😉
Beijokas!
Claudia
Olá Manu! Adorei sua explicação! Tenho um gato com suspeita de insuficiência renal, porém, como está com um pouco de infecção e tomando antibiótico, estamos fazendo a fluido…… sem contar que ele foi ao pediatra”pois não fazia mais cocô. Seu Mingau teve alterações intestinais? Mais uma vez parabéns
Bjks, Clau
Manu Alves
Olá Claudia!
O Mingau atualmente não está mais fazendo fluido. Levei ele em um especialista em felinos e ele não precisa, acredita?
Se você puder levar o seu em um especialista vale bem a pena!
O Mingau não teve nenhuma alteração intestinal!
Beijokas!
Claudia
Oi Manu, obrigada pela dica! Ontem ele passou o dia no soro e fez novo exame de uréia e creatinina….. Uréia praticamente normalizou (caiu de 93 para 63 e creatinina de 3.4 para 2.9) põem o intestino não funciona bem com lavagem. Hj vai passar dia no sido novamente. Mas se intestino não funcionar terá que operar, Rainho. Depois te conto. Bjks
Feliz pelo Mingau não precisar mais de fluido ?????
Manu Alves
Conta sim!
Beijokas!
Helen
Oi Cláudia como ficou seu gatinho?
Rochelle Veras
Manu, tudo bem? Poderia passar o contato do especialista?
Manu Alves
Já te passei no Insta, né? Mas vou deixar o link da clínica aqui também:
http://www.vetmasters.com.br
O médico do Min é o Dr. Valdo Reche.
Beijokas!
Eloise
Minha gatinha está com insuficiência renal crônica, já fiz 4 sessões de fuidoterapia em casa de 150 ml, com bolsa de 250 ml, agora não estou encontrando a bolsa com 250 ml, só de 500 ml, o soro que sobra pode ser utilizado ? Tem que jogar fora ? Alguém pode me responder ?
Um dia minha Nina pode ficar livre disso ? Ou vai ter que fazer a vida toda ? Ou sozinha e não consigo aplicar sozinha e tenho que pedir pra meus vizinhos me ajudarem e nem sempre estão disponíveis…
Faço a fluidoterapia a cada três dias
Obrigada
Manu Alves
Eloise, você precisa tirar todas essas dúvidas com o veterinário da sua gatinha, pois cada um tem uma conduta diferente.
O Mingau não está fazendo mais o soro, indicação de outro veterinário que levei, que é especialista em felinos.
Beijokas!
Suzana De Oliveira
Manu porque não esta mais fazendo mais o soro ?
Manu Alves
Porque levei ele em um especialista em felinos aqui em São Paulo e ele me disse que o grau de insuficiência em que o Mingau se encontra não é necessário soro!
Se você puder levar seu gatinho em um especialista, recomendo, viu? Muitos veterinários não sabem ao certo como cuidar dos nossos bichanos!
Beijokas!
Bárbara Bueno
O meu gato toma 500 ml da mesma bola de oro dividido em 3 dia alternado. Não precisa jogar fora não.
Manu Alves
Bom saber!
Obrigada pela informação, Bárbara!
Ouvi falar que tem que guardar na geladeira…procede?
Beijokas!
Denise
Eloise, acho melhor você não reaproveitar o soro, ele pode se contaminar e passar para sua gatinha. Minha veterinária não aconselha. Quanto a ter que aplicar soro a vida toda, dependo do tipo de doença que sua gatinha tiver, minha gatinha tem doença renal crônica, então terá que tomar soro a vida toda.
Manu Alves
Obrigada pela dica, Denise! Alguns veterinários dizem que pode guardar até 24 horas, mas nunca fiz assim.
E sobre ter que fazer soro pro resto da vida, depende muito do caso do gatinho também. O meu tem a renal crônica e atualmente não precisa mais de soro!
Beijokas!
Iolanda
Oi…
Vi que mencionou sobre especialista. Levei em uma na minha cidade, mas não fui feliz, tratou insuficiência renal como gastrite.
Vc poderia me fornecer o contato do seu?
Grata
Manu Alves
Claro!
É o Dr. Valdo Reche, o site da clínica dele é esse aqui:
http://www.vetmasters.com.br/medicina-felina/felinos.html
Beijokas!
Gustavo
Fui cliente da VetMasters por 10 anos. Eu levava meu gato lá. Meu gato envelheceu e teve doença renal crônica. Ele indicou tanto soro (150ml diariamente), que o sangue ficou diluído.
Depois tentou consertar a anemia usando eritropoietina…piorou. Indicou qualquer ração também, pois ele não aceitava a renal. Resumindo: 1 mês após o diagnóstico meu gato morreu! Foi muito sofrimento. Ele tinha 3,2 de creatinina…
Hoje tenho outro gato e levo em outro lugar. Quando precisei eles não foram muito disponíveis. Era difícil receber uma resposta para dúvidas (sempre e-mail né) etc.
Fico feliz por ter dado tudo certo com o Mingau lá ?
Manu Alves
Poxa, que pena Gustavo…foi com o Valdo mesmo ou com outro veterinário?
Mas infelizmente, existem alguns casos de gatinhos renais que infelizmente não resistem muito tempo, mesmo com nossos esforços. :'(
Por enquanto tá tudo certo com o Mingau, espero que continue! Obrigada! 😀
Beijokas!
Vanessa
Bom dia!
Meu gato tem 7 anos e 10 meses, de uns dias p cá percebi ele bebendo muita agua, a 3 membrana do olho estava cobrindo a metade do olho fez exames deu tudo normal, mas a creatinina 3.40 e ureia 85.. Fez dois dias de soroterapia e a creatinina só abaixou p 3.12… É normal isso? Demora mesmo p baixar? Ta comendo a ração golden gatos, bebe bastante agua e vai pouco na caixinha, esta tomando pro rim em casa…estou nervosa, ele nem tinha sintomas, brincava, comia e bebia normal foi bem de repente..
Aguardo ansoosa
Manu Alves
Vanessa, eu realmente não sei te falar se é demora ou não pra baixar, você teria que ver com o veterinário.
Porém, gatos renais precisam comer ração renal, e a Golden não é renal. 🙁
Beijokas!
Luiza
Olá, meu gato está com insuficiência renal, e gostaria de saber de vcs se os gatos emagreceram???
Manu Alves
Geralmente os gatos com insuficiência emagrecem sim, mas é sempre bom conversar com o veterinário para saber se a perda de peso está dentro do considerado normal da doença ou se tem outro fator agravante. 😉
Beijokas!
Cecilia
Gente, põe no soro vitamina B e faça seus gatos comerem porque o fígado vira uma bola de gordura.
Deem comida em sachê para gatos renais e jogue um pouquinho de óleo de oliva extra virgem. Adicione uma colher de sopa com água e mexa. Procure um veterinário porque a doença renal aumenta a pressão do felino até ficar cego. Gosto de dar água de coco sempre. Procurar um veterinário de super confiança
Manu Alves
Sempre recomendo que procurem um veterinário antes de fazer qualquer coisa com os gatinhos. A ideia do óleo de oliva é bom, mas não é indicado para gatinhos obesos (tipo o Mingau), por isso é sempre importante ouvir o que o veterinário antes!
Beijokas!
Monique
Sabe me informar se e normal o gato urinar “agua” após a fluidoterapia ?
Meu gato tem apenas 8 meses está com creatina 11 e uréia 400
Fez desobstrução ficou internado e agora estamos tratando em casa
Manu Alves
Não sei te falar, Monique, isso precisa ser verificado com o veterinário.
Mas você tem certeza que é água? Não é só a urina diluída após a fluido?
Beijokas!
Ana Luisa Gómez
Tenho aprendido bastante com todos os comentários aqui. Estou com uma gatinha de 14 anos, pequena, problema renal creatinina 2.10 ureia 91. Estava aplicando 200ml cada 3 dias, só que observei que seu comportamento mudou, ficou mais nervosinha, não está dormindo, me parece estranho?? estou colocando um jatinho de remédio homeopático na gengiva,mas…não vi eficacia (dado pela Vet), urina bastante após aplicação, agora estou dando só 150ml cada 2 dias, terei que leva-la novamente para fazer outro hemograma visto que se passaram 4 meses do último exame. Come bastante, fica isolada das outras, dou Royal Canin Renal “Especial”, essa abre o apetite.
Me chamou a atenção o comentário da Eucilane Jandre Dos Santos sobre o soro – é o mesmo comentário de duas Vet que atendem minhas mascotas que as vezes não é necessário injetar tão seguido, incluso uma vez por semana é suficiente. Só que para isso tem que ser orientado pelo Vet após hemograma.
Meu último comentário, Eu sou sozinha e claro nunca conseguiria colocar o soro visto que ela tenta fugir, fiz uma bolsa que caiba comodamente, com ziper na parte das costas e franzido com uma cinta para o pescoso e amarrar (sem enforcar rsrsr) e uma janela na lateral, espaço suficiente para injetar o soro.
Agradeço seus comentários sobre minhas dúvidas.
Manu Alves
Ana, esse negócio de soro é algo muito complicado.
Eu já tinha lido em vários lugares que o soro só é necessário quando o gatinho está desidratado. Então levei o meu em um especialista em felinos aqui de São Paulo super renomado e tive a confirmação. Ele suspendeu o soro do meu gato (ele tem creatinina 2.4) e o tratamento dele é baseado apenas em ração renal (isso é primordial, viu…eu no seu caso trocaria a especial pela renal), muita água (fontes estimulam o gatinho a beber mais) e ômega 3 em cápsulas. Só.
Depois disso ele ficou muito mais saudável, pois o soro também estressava demais e deixava ele meio cabisbaixo.
Claro, eu não saio por aí falando pra todo mundo parar de dar o soro porque em alguns casos ele é sim indicado, mas na maioria das vezes não tem necessidade. O ideal é levar em um especialista em gatos, pois ele sim vai saber exatamente como tratar o gatinho.
Beijokas!
Izilda de Jesus Ferreira
Estou também com uma gatinha com insuficiência renal,Já está a dois meses tomando o soro, Agora o Vet, vai entrar de férias e estou apavorada de não conseguir aplicar o soro nela. O último exame não abaixou quase nada,Tenho medo de ela não aguentar ficar muito tempo sem o soro 02 semanas até ele voltar, Ela está comento Ração para renal ,mas não gosta do sachê. Pode me dizer o que posso fazer para ajudar. Grata. Namastê.
Manu Alves
Olá Izilda!
Atualmente o Mingau não faz mais soro, mas eu fazia em casa normalmente, no começo dá um medinho mesmo mas depois que a gente pega a prática fica bem fácil, não tem porque dar errado.
Pede pra ele te ensinar direitinho, não vai ter erro, várias pessoas fazem em casa. 😉
Beijokas!
Izilda de Jesus Ferreira
Muito grata! Vou tentar não quero que nada de mal aconteça a ela! Fique com os anjos. Namastê. Shanti.
Manu Alves
Por nada!
Beijokas!
Aline
Manu! Obrigada pelas informações.
Você saberia me dizer o preço da consulta com o Dr. Valdo? Meu gatinho está internado há 3 dias, a ureia abaixou, de 134 pra 80 porém a creatinina subiu de 5,4 pra 6,2. Os vets estão tratando como normal, mas eu suspeito que tem algo errado! Pelo que li por aí, creatinina maior que 5,0 começa a se enquadrar em fase grave/terminal 🙁
Manu Alves
Aline, a consulta com ele custa em média R$300,00, mas você pode ligar no consultório que eles te falam o valor direitinho.
Não sei te falar isso de que essa quantidade de creatinina se torna terminal! 🙁
Pelo menos nunca ouvi falar nisso…mas realmente é um nível alto, melhor levar em um especialista mesmo!
Beijokas!
Grazielle
Olá Aline, não sei como está seu gatinho no momento, mas há uma semana descobri que meu filho tem DRC , ele ficou internado semana passada por 3 dias fazendo fluido, de 8.3 baixou para 2.4 a creatinina, ureia ainda alta, também desconheço essa informação de terminal. Apesar dos médicos me darem poucas esperanças, pois c 48 h de fluido só tinha baixado para 8.1, mas no último exame veio essa surpresa maravilhosa. Procure outro vet. Todos os vets da clínica e a minha vet estão surpresos com meu bb, mas mesmo com nível tão alto, ele não parecia, comia, bebia e brincava. Hj estou tratando em casa tb, fiz duas soroterapia cutânea até o momento. Amanhã vou novamente na vet dele para ver o que ela diz. Boa sorte com seu filhinho.
Flávia Coutinho
Oi Manu, tenho duas gatinhas com renal crônica. Estou dando reansl direto e sachês mas uma delas está muito sem apetite. Acontece isso com algum gatucho de vcs?
Manu Alves
Com o Mingau o máximo que aconteceu foi ele enjoar da marca de ração renal. Comprei outra e funcionou…mas é importante consultar o veterinário nesses casos pra ver o que pode ser feito. 😉
Beijokas!
Maria Costa
Muito triste dizer isso mas preciso de uma resposta, meu gatinho ficou alguns dias sem comer, não comia os nada ,ja estava perdendo peso mas aparentemente estava bem, só rejeitando a comida levei na veterinária ela aplicou o soro no sub cutâneo daí o gato veio a ficar pior voltei com ele pra veterinária ela fez exame nele foi diagnosticado doença no fígado, aplicou o soro de novo mas não resolveu nada ele veio a óbito até agora não entendo nada o que acontece u.alguém pode me dizer?
Manu Alves
Ai, Maria, a única coisa que posso dizer é que é uma doença meio silenciosa…as vezes a doença já estava num nível muito grave mas não foi percebida, então quando o tratamento foi feito não deu tempo de fazer nada. 🙁
Meus sentimentos! :'( <3
Nayara
Maria… o que aconteceu com o seu gatinho é que ele parou de comer, o que piorou e muito o caso dele!
Esse problema no figado provavelmente tenha sido lipidose hepática! Agora vc sabe, gatos não podem NUNCA ficar sem comer. Lipidose hepática realmente mata!
Sinto muito pelo seu gatinho!
Manu Alves
O veterinário me falou isso uma vez, gatos nunca podem ficar sem comer. 🙁
Obrigada pela sua contribuição!
Beijokas!
Ethiene Ishiara Rempel
Boa tarde meninas …descobri no final de agosto que minha gata de 16 anos tem irc.. mudei de SP para Florianópolis e não conhecia muita coisa aqui . ..levei ela na zoonose e estava acompanhando o caso … mudei a ração para renal, dei ômega 3 e foi cuidando, começou a sentir muito enjoo e levei pra fazer a fluidoterapia subcutânea..apos a fluido ela ficou ruim 2 dias seguidos com mais ânsia e vomitando muito ..nao querendo comer …levie novamente na zoonose e a médica pediu para eu levar en una clínica para tomar soro intravenoso com vitamina por 3 dias … eu levei e no dia seguinte estava enjoada novamente…levei ela mais una vez na zoonose e eu pedi encaminhamento para nefro …passei ela na nefro e estou tendo que fazer a fluido subcutânea todos os dias na minha filhinha… que sofrimento … ela mia toda vez qur a furo… ela receitou 250ml todos os dias porque ela esta bem desidratada…comecei a dar faz 3 dias.. eu to sofrendo muito em ter qye fazer isso com ela ..sem contar as vezes qye duro e ela se mexe e a agulha sai…ontem eu furei ela 3 vezes pra ter uma ideia ..nao consigo dar o soro todo todos os dias …. até pensei se não daria pra furar e deixar aquele cateter e tirar a agulha durante o procedimento …pq da muito medo a agulha dentro dela …pergubtei pra nefro quanto tempo teria que ficar dando soro todos os dias…ela disse qur vai depender o quadro de melhora dela … comprei soro pela internet… to usando a agulha 30/8 … aquela normal . ..vou ver se compro aquela com a gravata borboleta… o que mais me aflige é que a área da veterinária aqui é muito cara… tudo tudo ..absurdo …aqui não tem hospital público . ..quem não tem condições infelizmente não cuida pq aqui os veterinários não são flexíveis… até tentou conversar com alguns pra tirar dúvida e eles mandam eu fala4 com o meu veterinário . … eu to quase voltando pra sp com ela …. sei que tem hospitais públicos… o tratamento é bom ?
Manu Alves
Ethiene, o hospital público aqui de São Paulo é muito bom!
Mas se você vier para São Paulo e tiver um pouco de condições financeiras, consulte sua gatinha com o Dr. Valdo da clínica Vetmasters.
Ele é especialista em doença renal em gatos, o melhor do Brasil, estou passando meu gato com ele agora.
A vida do Mingau melhorou muito depois que comecei o tratamento com ele, vale a pena!
Beijokas!
Marilyn Madade
Minha gatinha de 15 anos foi diagnosticada com insuficiência renal em jan/2018, estágio 2, ela não comia, mas tinha fome, estava com ânsia e vomitava, a Vet receitou um estimulador de apetite (Mirtazapine 3.5mg a cada 3 dias) a dose depende do peso e condições q só o veterinário pode receitar pq o assunto é sério e gatos são pequenos e delicados. Ela também tinha problemas para defecar (por causa da doença estava muito seco, duro como pedra e saindo com sangue), então passei a dar 1/2 colher de azeite de olive extra virgem a cada 2-3 dias. Ela não gosta/come ração especial ou comida úmida (dessas para problemas renais), então está comendo uma papinha feita de peito de frango, clara de ovo e chuchu. Também toma B12 e taurina. Vamos voltar no Vet em jan2019, estamos lutando e sobrevivendo.
Marilyn Madade
Minha gatinha tem 15 anos e foi diagnosticada com insuficiência renal estágio 2 em janeiro2018. O 1o Vet prescreveu ração/sache renal, mas ela nem provou, o Vet disse que ela (com sorte) sobrevivesse mais 2 anos. Fomos ao 2o Vet pq ela parou de comer e estava tendo ânsia de vômito, a Vet receitou Mirtazapine 3.5mg a cada 3 dias (depende do peso e sintomas e só o Vet pode saber) e então começou a ter dificuldade para defecar (muito seco e duro, saindo com sangue) então passei a dar 1/2 colher de azeite de oliva extra virgem a cada 2-3 dias e ela melhorou, ficou até melhor disposta, voltou a brincar. Ela também toma B12 e taurine.
Em jan/2019 vamos voltar no Vet para avaliar a situação atual.
Manu Alves
De onde você é, Marilyn? Se for de São Paulo te recomendo consultar sua gatinha com o veterinário do Min, o Dr. Valdo. Depois que comecei a levar ele lá a qualidade de vida dele é outra!
Beijokas!
Yara Cecília
Oii Meu gato tem 16 anos, e também foi diagnosticado com problema no rim. Hoje fiz sozinha em casa a segunda aplicação de fluidoterapia, mas sangrou quando eu tirei a agulha. Já aconteceu isso com vc? Eu estou preocupada
Manu Alves
Já aconteceu comigo, Yara, mas foi bem pouquinho sangue. O ideal é conversar com seu veterinário para ter certeza que está tudo certo.
Beijokas!
Samara
Oi Manu tudo bem? Meu filho Pierre também tem insuficiência renal crônica, eu só descobri porque ele estava tendo crises de convulsão, ele fazia xixi fora da caixinha, e começei a observar, eu o adotei adulto já, então ele já veio com os traumas da rua tadinho, eu o levei na veterinária, fazemos todos os exames, ultrassom do rim, creatinina, de sangue, até que constatou DRC, faço o soro nele toda semana, uma vez por semana, e ele toma fenobarbital( gardenal) manipulado para as convulsões, alem da ração renal, graças a Deus está tudo controlado, uma dica, não esperem tanto para levarem seus filhinhos ao veterinário de confiança, qualquer mudança diferente observem, pois gatos são diferentes de cachorros, eles são muito mais reservados, beijos a todos, cuidem com amor e respeito dos seus companheirinhos ❤️
Manu Alves
Com esses cuidados todos o Pierre vai viver uma vida linda e feliz por muuuuito tempo! <3
Beijokas!