6 erros na hora da limpeza facial

Olá!

A limpeza facial é uma das etapas mais importantes do cuidado com a pele, pois se a pele não está bem limpa, os produtos que vem depois não vão conseguir penetrar da forma correta e não vão agir como deveriam.

Além disso, se a pele não estiver limpinha, a maquiagem também não fica bonita, viu? Então a limpeza é um passo super importante!

A gente sabe o básico: usar sabonete específico, esfregar direitinho, enxaguar…mas existem alguns erros bem básicos que a gente costuma cometer durante a limpeza facial que acabam passando desapercebidos e podem não oferecer uma limpeza completa como o esperado.

E no post de hoje é sobre isso que vou falar: 6 erros na hora da limpeza facial que você provavelmente deve estar cometendo!

6 erros na hora da limpeza facial

1 – Usar lenços demaquilantes e não lavar o rosto depois

Lenço demaquilante é maravilhoso, né? Afinal é super fácil de usar e retira toda a maquiagem de forma rápida e prática. Mas esses lencinhos são carregados de produtos químicos além do demaquilante usado para tirar a make, e por isso podem ser um pouco agressivos para a pele.

O ideal é sempre lavar o rosto com seu sabonete de uso diário logo após o uso desses lencinhos, para que não fique nenhum resíduo que possa causar males para seu rosto.

2 – Usar sabonetes muito agressivos para pele oleosa

A gente que tem pele oleosa sabe: dá vontade de passar soda cáustica na cara para ver se a oleosidade pára, né? Aí vamos para a farmácia e compramos o sabonete mais forte que tem lá para oleosidade.

Só que isso não é bom, viu? Porque pode causar o que eu já expliquei aqui no blog: efeito rebote.

Se você tira demais a oleosidade da sua pele, o corpo pensa: opa, essa pele tá ressecada demais! Vamos mandar mais óleo! E aí sua pele fica ainda mais oleosa!

O ideal é que você use sabonetes que retirem sim a oleosidade, mas que não sejam muito agressivos, ok?

3 – Lavar o rosto uma vez só pela noite

De manhã ok, você acorda e seu rosto está lá quase limpo, sujo talvez apenas da oleosidade natural, então tá tudo ok lavar o rosto uma vez só.

Mas aí você vai se arrumar e usa: tônico, hidratante, protetor solar, primer, base, corretivo e pó. No meio do dia vai lá e retoca o corretivo, o pó e joga uma aguinha termal por cima. Junta tudo isso com a oleosidade da sua pele e a poluição do dia a dia.

Já imaginou o tanto de coisa que acumulou na sua pele? Você acha que só uma esfregadinha com sabonete uma vez só vai resolver, miga? Não vai, é coisa demais!

Então pra deixar seu rosto beeem limpinho a noite, lave seu rosto com seu sabonete específico, enxágue e repita a operação passando o sabonete pela segunda vez, ok?

4 – Esfoliar o rosto todos os dias

A sensação gostosa que a pele fica após a esfoliação é tão gostosa, né? Dá vontade de fazer todo dia!

Mas não pode! Isso porque a esfoliação retira as células mortas e a barreira de proteção natural da pele. Se você faz esfoliação todos os dias, sua pele fica sem proteção.

A esfoliação deve ser feita apenas uma vez por semana.

5 – Não enxaguar os cremes de limpeza

Essa dica é mais indicada para quem tem pele seca e costuma usar sabonetes em creme para limpar o rosto.

Os sabonetes as vezes são tão cremosos que a sensação que dá é que eles são hidratantes, né? E aí dá vontade de deixar no rosto por mais tempo para usar como máscara ou até mesmo como hidratante.

Mas nem pensar, hein? Se o produto foi feito para enxaguar, ele deve ser enxaguado!

6 – Usar água muito quente para lavar o rosto

Essa é velha, mas como o inverno está chegando sempre vale sempre a pena repetir: nada de usar água muito quente para lavar o rosto!

A água muito quente é extremamente prejudicial para a pele, podendo causar ressecamento e envelhecimento precoce!

A temperatura ideal para lavagem do rosto é de morna para fria, nunca muito quente. 😉


E aí, você cometia algum desses erros na hora de lavar o rosto?

Me conta nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários