Pontas duplas, tem jeito?

Olá!

Algumas amigas e leitoras sempre reclamam que tem muitas pontas duplas e que nada dá jeito. Bom, infelizmente, é isso mesmo. Dependendo do estado das pontas duplas elas realmente não tem jeito. Mas dá pelo menos para tentar fazer com que elas não voltem, sabiam?

Pois é meninas, se as pontas dos seus cabelos estão bem danificadas, não tem jeito.

O fio do cabelo literalmente se parte em dois (ou em mais partes, dependendo do caso), e quando isso acontece não tem mais como “colar” as partes. Para que vocês entendam melhor, vejam abaixo essa imagem que mostra como é uma ponta dupla vista ao microscópio:

Que feio né? Parece um bicho! E esta ponta está mais para quíntupla do que dupla, rsrs.

Nesse caso não tem jeito, tem que cortar. Isso porque se deixar assim essa ponta pode se abrir e deixar todo o cabelo desse jeito, e ainda não há produto de cabelo que consiga consertar o estrago dessa foto. Pode até amenizar o problema, mas “curar” não.

E porque as pontas duplas se formam?

As pontas duplas se formam por ressecamento dos fios e também por excesso do uso de ferramentas térmicas (secador, baby-liss e chapinha), poluição, raios solares, uso de produtos químicos, etc. Como o cabelo fica muito fraco por causa desses problemas, as pontas se abrem e se formam as pontas duplas.

Depois que elas estão lá, não há mais o que ser feito a não ser cortar. Não tenha medo, corte o que for necessário e logo logo seu cabelo crescerá novamente.

Pronto, cortei. Tem como evitar que as pontas duplas voltem?

Tem sim! Essa é a parte boa! Se você tomar alguns cuidados dá para evitar que elas voltem:

  • Hidrate semanalmente;
  • Lave seu cabelo com produtos específicos para o seu tipo de cabelo;
  • Evite ao máximo o uso de ferramentas térmicas, e ao usá-las utilize sempre um bom protetor térmico;
  • Faça reconstruções a cada 30 dias para cabelos normais e a cada 15 dias para cabelos quimicamente tratados (progressivas, relaxamentos, tinturas e descolorações);
  • Utilize reparador de pontas todos os dias, e dê preferência para os que tem filtro solar em sua formulação;
  • Corte o cabelo regularmente. O ideal é de 3 em 3 meses, mas se cuidar direitinho dá para estender esse prazo por até 6 meses. Isso é importante para que o cabelo possa respirar melhor, e com isso ficará sempre saudável;

Tiraram todas as dúvidas sobre pontas duplas? Se ainda restou alguma, façam nos comentários que terei prazer em respondê-las!

Beijokas!

Comentários

comentários

Você também vai gostar desses posts:

4 comments

    1. Amanda, geralmente as pontas duplas são bem ressecadas, e ao pegar uma dá pra perceber que o final do fio está partido em duas partes (ou até 3, dependendo do caso).

      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *