Cuidados para peles oleosas e mistas

Olá!

Quem sofre com pele oleosa e mista sabe o quanto é difícil tratá-la, não é mesmo? Não podemos usar qualquer cosmético ou qualquer maquiagem, se não corremos o risco de ficar com a pele cheia de espinhas, com manchas e imperfeições.

A melhor forma de tratar da pele oleosa e mista é visitar um dermatologista para que ele possa te indicar o melhor tratamento para o seu caso. Mas enquanto você não faz essa visita, vou dar algumas dicas de produtos que podem te ajudar a evitar a oleosidade e as espinhas!

Limpeza

Independente do seu tipo de pele, a limpeza é um passo importante que deve ser feito duas vezes por dia. No caso das peles oleosas e mistas, esse passo ajuda a retirar o excesso de oleosidade e impurezas, deixando a pele com oleosidade controlada e pronta para os próximos passos dos cuidados.

Você pode usar o método que mais deseja: sabonete em barra, sabonete líquido ou espuma de limpeza. Para potencializar ainda mais a limpeza, você pode usar uma esponjinha ou escovinha facial, daquelas bem macias. Vejam abaixo algumas sugestões de sabonetes para peles mistas e oleosas:

Esfoliação

A esfoliação é importante pois ela ajuda a retirar todas as células mortas da sua pele e faz uma limpeza profunda, retirando qualquer impureza da sua pele. Fazendo a esfoliação com uma certa frequência, você consegue controlar ainda mais a oleosidade e o aparecimento de espinhas. O ideal é que você visite o dermatologista para ele lhe informa qual o intervalo ideal entre uma esfoliação e outra.
Normalmente você pode esfoliar a pele uma vez por semana, mas se você faz isso e sente que sua pele resseca muito, sugiro fazer a cada 15 dias.

OBS: Em peles muito acneicas, não é indicado fazer a esfoliação. Isso porque as esferas que fazem parte desse produto podem machucar a pele muito inflamada, e ainda por cima levar o foco de infecção de uma acne para outro lugar e com isso formar novas espinhas. Nesses casos mais graves, a melhor coisa é visitar um dermatologista.

Vejam abaixo algumas sugestões de esfoliantes:

Tonificação

Tonificar a pele é o último passo da limpeza. O tônico ajuda a retirar resíduos de poluição e maquiagem que a limpeza não conseguiu retirar, deixando a pele totalmente limpa para receber a hidratação. Além disso, o tônico ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Sugestões de tônicos:

Hidratação

Muita gente pensa que só porque a pele é oleosa ela não precisa de hidratação, mas isso não é verdade! Toda pela precisa de hidratação, e a oleosa e mista não foge à regra!  Se você lavar e tonificar a pele e não hidratar, pode acontecer o “efeito rebote” e sua pele pode ficar ainda mais oleosa. Vou exemplificar como isso funciona:

Você lavou, tonificou e sua pele ficou totalmente sem oleosidade. Seu organismo entende isso como se a pele estivesse ressecada, então manda a informação para as glândulas sebáceas para que elas trabalhem ainda mais para compensar o que foi perdido. Então sua pele vai fabricar duas vezes mais oleosidade, entendeu?

Se você hidratar sua pele, o organismo vai perceber que “tá tudo bem” e não vai fazer nada diferente do normal.  Mas não pode ser qualquer hidratante, tem que ser um específico para peles mistas/oleosas, que conseguem hidratar sua pele sem aumentar a oleosidade. Vejam algumas opções:

Proteção Solar

Já vi muitas meninas reclamando que não usam filtro solar porque a maioria deles é oleoso é causa espinhas, e isso não deixa de ser uma verdade. A maioria dos filtros solares realmente são oleosos, mas hoje já existem diversas opções exclusivas para as peles mistas e oleosas e que ajudam até a controlar a oleosidade.
E o melhor tratamento de pele que existe no mundo é: FILTRO SOLAR! Usando um filtro sempre, você consegue manter a beleza da sua pele por muito mais tempo, retarda os efeitos de envelhecimento da pele e previne manchas e rugas.
E o filtro solar tem que ser usado TODOS os dias, mesmo no inverno ou nos dias que você fica em casa. O mínimo de FPS que você deve usar todo o dia é o 15, e tem que ser reaplicado a cada 4 horas. Vejam abaixo algumas sugestões:

Maquiagem

É sempre necessário ficar de  olho na formulação da maquiagem que você utiliza. De nada adianta fazer um belo tratamento e usar um base oleosa, vai tudo por água abaixo! Escolha bases oil-free ou em pó, que também ajudam a prevenir o excesso de oleosidade da pele. E depois do uso, SEMPRE retire toda a maquiagem com um demaquilante de sua preferência e que também seja oil-free.

Acho que é isso meninas! Cuidando direitinho vocês sempre terão uma pele de bebê. Lembrando mais uma vez que esses produtos são para serem utilizados até a visita de um dermatologista, pois ele é o profissional certo para indicar para vocês o melhor tratamento de pele!

Qualquer dúvida já sabem, é só perguntar nos comentários!

Beijokas!

Comentários

comentários

  • Alyne (04/04/2012)

    Oie onde você compra este produtos na Nyx e tão difícil para eu achar …
    Bjus

    • Manu Alves (04/04/2012)

      Olá Alyne!
      Algumas lojas de shopping tem stands da Nyx, mas eu acho os preços bem caros aqui no Brasil!
      Então eu compro nesse site ó: http://www.beautyjoint.com/
      É baratinha e confiável, mas como é estrangeira precisa de cartão internacional!

      Beijokas!

  • Carla Andrade (09/05/2013)

    Prefiro sabonete em barra, mas a esteticista disse que os liquidos são os melhores, principalmente para peles com acne.

    • Manu Alves (09/05/2013)

      É questão de gosto, Carla.
      Eu gosto dos dois igualmente.

      Beijokas!

  • Bruna Iglesias (21/06/2013)

    Essa base da vult é totalmente oleosa!!

  • Manu Alves (21/06/2013)

    Bruna, eu tenho a pele oleosa, já usei a base da Vult e não tive problemas!

  • Adriana Jales (06/07/2013)

    boa dica

  • Bruna Iglesias (15/04/2014)

    Essa base da vult é totalmente oleosa!!

  • Daniela (26/05/2014)

    Nossa adorei seu blog!! Aumenta a autoestima.
    Beijos

    • Manu Alves (26/05/2014)

      Que bom que gostou Daniela!
      A intenção é essa, aumentar a autoestima sem precisar gastar rios de dinheiro!

      Beijokas!

Comenta, vai!

Your email address will not be published.

Acho que você também vai gostar

Here you can find the related articles with the post you have recently read.