Olá!

Depois de váááários posts sobre celulite, vou falar de outro probleminha chato e que atinge não só as mulheres, mas os homens também: estrias.

As estrias muitas vezes incomodam até mais do que a celulite. Ainda quando estão localizadas em áreas não tão expostas como barriga e bumbum não incomodam tanto, mas as pessoas que tem estrias em braços e pernas geralmente ficam bem complexadas com o problema.

As estrias são lesões que acontecem após uma ruptura das fibras que sustentam a pele, causando esse aspecto e que pode alcançar uma grande extensão. Ambos os sexos podem ter estrias, mas as mulheres são mais propensas.
Os locais mais atingidos são: bumbum, seios, coxas, e região lombar da coluna, mas podem aparecer também nos braços, axilas e atrás dos joelhos.

As estrias costumam aparecer em situações em que a pele é esticada mais que o esperado. Adolescentes que crescem muito rápido, pessoas que engordam rapidamente, grávidas e pessoas que fazem musculação e ganham muita massa muscular. Na maioria das vezes, se a pessoa faz o exercício direitinho o ganho de massa é lento e a pele se adapta a esse crescimento, mas em casos em que há uso de anabolizantes e o crescimento é muito rápido, há uma maior chance de ter estrias.

As estrias podem aparecer pois dois motivos: mecânicos e hormonais.

Mecânicos: Quando a pele é tensionada excessivamente, as fibras elásticas se rompem e com isso aparecem as estrias. Observando o aspecto da pele com estria, realmente dá a impressão que a pele foi “rasgada”. Se você pegar algum material que tenha um grau de elasticidade e esticar ao máximo, uma hora ele vai romper. É a mesma coisa que acontece na nossa pele.

Hormonais: Os hormônios que estão aumentados na época do crescimento e na gravidez impedem a ação dos fibroblastos, células  responsáveis por manter e produzir as fibras elásticas na pele. Com os fibroblastos sem funcionar direito, a pele fica com menos fibras elásticas e com isso aparecem as estrias. Aqui o exemplo é um pouco diferente. Quando esticamos um material que não tem muita elasticidade ele se rompe com bem mais facilidade do que um material super elástico. Nosso corpo quando está com excesso de hormônios é como se fosse um material com pouca elasticidade.

Algumas pesquisas mostram que a causa principal das estrias são os hormônios, pois tanto no caso do crescimento, gravidez e até na obesidade há um alteração hormonal. Por isso que evitar as estrias se torna algo um pouco difícil de fazer, já que não conseguimos controlar nossos hormônios.

Já para a causa mecânica pode-se fazer dietas e exercícios físicos para evitar a obesidade, mas não dá para evitar que a barriga cresça na gravidez ou que um adolescente cresça na puberdade! Então o que mais ouvimos falar para evitar as estrias é o uso de hidratantes e óleos corporais.

Alguns estudos demonstram que os hidratantes podem evitar as estrias pois deixam a pele mais macia, hidratada e consequentemente mais “maléavel”, fazendo com que se adapte melhor a tensão excessiva da pele esticada. Já outros estudos mostram que os hidratantes não tem o poder de interferir na ação dos fibroblastos e fibras elásticas, e por isso não podem impedir que as estrias apareçam.

Infelizmente ainda não há nenhum estudo que comprove alguma dessas teorias, e também não saberemos se vamos ou não ter estrias. Então acho que qualquer forma de evitar é válida, mesmo que não comprovada cientificamente. Dizia minha avó que tudo que não mata, engorda. Nesse caso utilizar hidratantes na pele não faz mal nenhum, então não custa tentar né?

Eu quando ficar grávida vou me lambuzar de hidratantes, pois se alguma estria aparecer vou pelo menos ter minha consciência de “fiz minha parte!” Aliás, eu preciso falar para vocês um pouco sobre a diferença entre óleos e hidratantes.

O óleo corporal não hidrata! Ele não tem a capacidade de penetrar na nossa pele e hidratá-la, por isso ele fica apenas na parte mais superficial como se fosse uma película, que impede que a hidratação natural seja perdida. Ou seja, se sua pele está seca o óleo não vai adiantar muito, pois a função dele é manter a hidratação que no caso se uma pele seca, não existe!

Já o hidratante, como o próprio nome diz, consegue penetrar em áreas mais profundas e repor a água que a pele perde com o decorrer do tempo. É como se a gente desse água para a nossa pele beber, e isso é o mais importante para ela, ficar hidratada. Por isso para evitar as estrias (se isso realmente for eficaz), vocês tem que usar cremes hidratantes, e não óleos!

Mas poxa Manu, eu amo óleos, como eu faço? Vocês podem intercalar o uso desses produtos! De manhã usar um hidratante e a noite o óleo corporal, ou da forma que vocês preferirem!  Algumas pessoas gostam de usar hidratante todos os dias e óleo uma vez por semana, ou usar um hidratante e logo em seguida o óleo, assim dá para conseguir a hidratação e mantê-la por mais tempo.

“O que a pele falou para o hidratante? Nossa, nossa, assim você me hidrata!” 😐 Piadinha infame para terminar o post com bom humor, hahaha!

Semana que vem começarei a falar dos tratamentos para quem já tem as estrias e pretende pelo menos amenizá-las. Farei da mesma forma que a série sobre celulite, um tratamento por semana! Qualquer dúvida, já sabem, é só comentar!

Beijokas!

Comentários

comentários