Acidificante caseiro

Olá!

Você sabe para que serve o acidificante para os fios?

Como o próprio nome diz, o acidificante ajuda a acidificar o cabelo, ou seja, ele ajuda a equilibrar o pH dos fios.

Cabelos danificados e que passaram por processos químicos como tinturas e alisamentos geralmente ficam com o pH alto, deixando a cutícula dos fios abertas.

Quando a cutícula dos fios ficam abertas o cabelo não consegue segurar os tratamentos que nós colocamos e o resultado disso? Cabelos porosos, sem vida, quebradiços, ressecados e cada vez mais danificados.

A gente até tenta seguir o cronograma capilar, faz vários tratamentos, mas parece que nada funciona, né? E não funciona mesmo, porque tudo que a gente coloca no cabelo sai depois na lavagem, já que as cutículas estão abertas e não seguram nada lá dentro.

Por isso todo cabelo que faz tratamento químico precisa acidificar o cabelo, só assim para conseguir recuperá-lo das agressões. Alguns mais precisam de mais vezes, alguns menos, tudo depende da química utilizada. Mas se fez química, precisa acidificar!

Existem vários acidificantes prontos na perfumaria prontos para serem comprados. Os mais conhecidos são o Acidificante da K Pro e o Banho de Vinagre da Magic Color.

Mas se você não quer gastar muito dinheiro para acidificar os fios, vem comigo que no post de hoje eu vou te ensinar a fazer um acidificante caseiro!

Acidificante caseiro

Eu vou ensinar duas receitas de acidificante caseiro. A mais conhecida, que eu não gosto muito, e minha preferida que vem logo em seguida. Você escolhe a que mais gosta, ok? As duas são feitas com vinagre, ou seja, um ingrediente que com certeza você tem em casa!

Receita 1

Você vai precisar de:

  • 150 ml de água fria
  • 30 ml de vinagre de maçã
  • 1 borrifador

Como fazer:

Lave seu cabelo com shampoo de preferência e logo em seguida, hidrate com a máscara de hidratação indicada para o seu tipo de cabelo ou a escolhida para o dia do cronograma capilar.

Depois de enxaguar a máscara, borrife a mistura de água e vinagre por todo o cabelo, deixe agir por 3 minutos, enxágue e finalize como de costume.

Pronto, seu cabelo estará acidificado!

Eu não curto muito essa receita do vinagre e água porque eu particularmente acho que ela só acidifica, não oferece nenhum benefício a mais. A próxima eu acho melhor, porque além de acidificar, ajuda a hidratar os fios e se assemelha muito aos acidificantes profissionais! 😉

Receita 2

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de condicionador (Pode usar o Yamasterol inclusive)
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Como fazer:

Misture o condicionador com o vinagre de maçã e reserve.

Lave seu cabelo com shampoo e hidrate normalmente com a máscara escolhida. Enxágue, passe a mistura de condicionador e vinagre, deixe agir por 3 minutos e enxágue novamente.

O resultado é um cabelo acidificado e muito mais hidratado! Sério gente, essa receita se assemelha muito aos acidificantes profissionais, por isso é minha queridinha!

Faça as duas, compare e depois me conta qual a sua preferida!

Observações

– O acidificante deve ser usado com cautela, pois se usar demais, o cabelo pode ficar com o pH muito baixo, cutículas muito fechadas e isso pode danificar os fios. A frequência ideal de uso vai variar de acordo com o tipo de cabelo:

  • Cabelos muito danificados e porosos: usar uma vez por semana até o cabelo se recuperar, depois diminuir para 15 dias e depois, usar apenas uma vez por mês para manutenção;
  • Cabelos danificados: usar uma vez a cada 15 dias e depois de recuperado, usar uma vez por mês para manutenção;
  • Cabelos com alisamentos (progressivas, relaxamentos e etc) e tinturas: usar uma vez por mês

– O vinagre de maçã pode ser substituído por qualquer outro. Qualquer vinagre pode ser usado na receita, porém o de maçã é indicado por ter o cheiro mais suave e também por ter alguns outros benefícios. Mas no quesito acidificante, qualquer um pode ser utilizado.


E aí, gostou da dica do acidificante caseiro?

Faça aí na sua casa e depois me conta o que achou, combinado?

Beijokas!

Comentários

comentários