Tag: Vida de gateira – Vida de Mingau
Olá!
Mês passado a Rê Vitrola fez um post mega fofo sobre as gatinhas dela, falando sobre a personalidade, sobre a ração, areia, brinquedos e etc.
Achei o post muito interessante e como sei que vocês amam o Mingau, resolvi fazer um post parecido com o da Rê. Principalmente agora, que falar da vida dos gatinhos virou uma tag, uhuuu! Vai lá nesse post da Mulher Vitrola e participa também: Tag: Vida de gateira.
Vem comigo conhecer minha bolota peluda de perto!
Vida de Mingau
Idade
Pode não parecer, mas o Mingau já tem 12 anos! Se você quer saber como ele apareceu aqui em casa, clica aqui e lê o post em que falo sobre a adoção dele.
12 anos de gato que equivalem a 64 anos humanos! Ele é considerado um gato sênior, mas eu chamo ele de véinho caduco mesmo, hahaha!
Apelidos
Eu chamo o Mingau de todos os nomes possíveis que vocês imaginarem! O coitado não deve nem saber o nome dele!
Mas os mais comuns são: bolota, fofucho, gatoso, zóiudinho da mamãe, bola de pelos ambulante, peludinho, bicho de mãe, Minga, Mingauzuto, delicinha, por aí vai. Eu só chamo ele de Mingau quando vou dar bronca.
E o mais engraçado é que quando eu chamo só Mingau, ele continua fazendo a travessura. Quando eu chamo “Mingau Alves França”, ele para na hora, hahaha!
Temperamento
O Mingau é simplesmente o gato mais dócil que eu já conheci na vida. Ele ama todo e qualquer tipo de carinho, em qualquer lugar e em qualquer hora.
Se você começar a coçar a cabeça dele ele se derrete todo a ponto de se jogar no chão.
Ele é extremamente bonzinho, não se irrita com nada. Eu vivo apertando a barriga dele e as vezes ele fica bravo, mas em nenhum momento ele me arranha ou me ataca. Aliás, ele deixa eu cortar as unhas dele de boa, o que parece ser bem difícil em outros gatos.
Mingau dorme o dia inteiro. Aí você me responde: “ué, gatos dormem muito, não dormem?”. Sim, dormem, mas o Mingau consegue dormir ainda mais, hahaha!
Não sei se é idade, mas ele fica o dia toooooodo na cama. Só levanta pra comer, beber água e ir no banheiro.
E é grudento. Muito grudento. Se eu estou em casa, pode ter certeza que ele está do meu lado. Se tô no quarto ele fica no quarto, se tô na cozinha ele fica na cozinha. Se eu for pro banheiro preciso levar ele junto, caso contrário ele fica miando na porta!
Personalidade
Mingau é o típico gato mimado. As coisas precisam ser EXATAMENTE do jeito dele. Caso contrário, ele faz birra.
Exemplo 1: Quando o Mingau ficou doente (vou falar disso mais abaixo) ele precisou comer uma ração especial para gatos com problemas renais. Comprei a Royal Canin que é a mais indicada pelos veterinários.
Uma semana depois o Mingau parou de comer e eu fiquei desesperada achando que a doença tinha piorado. Ele ficou quase 2 dias sem comer e eu não sabia o que podia ser, já que levei no veterinário e tava tudo certo com ele.
Aí eu descobri: ele simplesmente resolveu não gostar mais da Royal Canin. Queria outra marca. Sim, ele fez greve de fome. E sei lá o que aconteceria se eu não tivesse descoberto logo que ele não gostou da ração…
Exemplo 2: Esses dias eu coloquei caixa de areia dele mais pro centro do banheiro por um motivo que eu nem me recordo mais. Ele entrou, a caixa não estava onde ele queria e ele fez o que? Isso mesmo, fez xixi na cama. Mereço? Hahahaha!
Ah, e o Mingau tem compulsão alimentar. Quando ele se estressa por qualquer motivo que seja, ele come. Sério. Talvez isso explique os 6 quilos, né?
Areia
A caixa de areia do Mingau ficava na sacada da minha casa (que tem tela de proteção!) e como lá é bem ventilado, eu usava a areia da Pipi Cat convencional porque não tinha problemas com cheiro.
Mas então, eu disse pra vocês que Mingau era mimado, né? Certo dia ele resolveu não querer que a caixa ficasse mais na sacada, talvez porque era um pouco mais longe do meu quarto. E começou a fazer xixi em tudo o que é lugar até eu descobrir que ele queria a caixa de areia DENTRO do meu quarto, mais precisamente dentro do meu banheiro.
Só que lá a situação é mais complicada, o cheiro me incomodava muito e eu resolvi trocar de areia.
Comprei a de sílica e todos os meus problemas acabaram! 😀
Gente, esse areia é maravilhosa! Não deixa cheirinho de jeito nenhum e dá menos trabalho, já que com ela você não precisa tirar o xixi, só o cocô. Muuuuito bom!
A areia que eu uso é a de cristal de sílica, também da Pipicat. Pago R$17,00 na embalagem de 2kg que dá pra 1 mês.
Saúde
Em 2011 o Mingau foi diagnosticado com insuficiência renal, ficou 1 semana internado para se recuperar e desde então a doença vem se mantendo estabilizada.
A insuficiência renal não tem cura, mas em casos mais leves como o do Mingau dá para manter a doença estabilizada com uma boa qualidade de vida pro gatinho.
No caso do Mingau, eu tenho que ter alguns cuidados especiais pela doença e também pela idade.
De 6 em 6 meses ele faz vários exames. São eles:
- Ultrassonografia de abdômen
- Ecocardiograma com doppler
- Hemograma completo
- Creatinina
- Fósforo
- Potássio
Dá uma dózinha de ter que fazer todos os exames, mas é pelo bem dele, né?
Medicamentos
Para manter o rim dele funcionando normalmente, o Mingau toma todos os dias uma medicamento chamado Fortekor.
E para manter os níveis de fósforo e potássio dentro da normalidade, ele toma 1 comprimido de 75mg de hidróxido de alumínio todos os dias. O medicamento é manipulado para que a dose seja dada corretamente.
Ração
O Mingau não pode comer nenhum outro tipo de ração que não seja renal. Além disso, ele não poder comer sachê e nem petiscos. O que não é um problema pra ele já que (pasmem) ele não gosta de sachê.
Atualmente existem 4 marcas de rações que tem em suas linhas ração para gatos renais: Hill’s, Royal Canin, Equilíbrio e Vet Life.
O Mingau não come Royal Canin, então eu alterno essas outras 3 marcas para ele não enjoar.
Brinquedos
Além de mimado e compulsivo alimentar, Mingau tem transtorno de déficit de atenção, hahahah!
Ele não brinca com nenhum brinquedo por mais de 2 minutos. Você dá o brinquedo, ele brinca por um tempinho e depois vira a cara e vai embora.
Sabe essas coisas que deixam gatos loucos? Linhas, laser, joguinhos de iPad? Então, são 2 minutos de brincadeira e depois ele cansa.
Então eu nunca gastei dinheiro com brinquedo porque eu sei que é dinheiro jogado fora. E não, ele não gosta de caixas!
E aí, gostaram de saber um pouco mais da vida do Mingau?
Beijokas!
Re Vitrola
Mincal, o gatinho à distância que eu mais amo <3 ele é fofo demais e morro de vontade de apertar ele! Achei muito fofa essa foto de vocês dois antes e depois, fiquei com lagriminha nos olhos <3
Sobre isso da ração, só a Mary é chata. As outras são super de boas, comem qualquer sabor. A Mary não. Trocou de molhinho, pronto, não quer mais.
Amei, amei esse post sobre esse fofuro!
Beijos,
Re
Manu Alves
Ah, eu amo essa foto de nós dois! <3
Acho que Mary se daria muito bem com o Mingau, hein? Hahahaha!
Beijokas!
Andreia Rodrigues
O Mingau é lindo e fofo! Tenho dois gatinhos e ri muito quando você conta as manias do Mingau! Parabéns!
Manu Alves
Obrigada Andreia!
Só esse Mingau mesmo pra ter tantas manias, haha!
Beijokas!
Ludmila
Tô apaixonada pelo Mingau!
Será que todo gato velhinho fica parecido? Parecia que eu tava lendo o diário da Meow, minha gata mais velha de 11 anos.
Tô com um problema porque ela decidiu que fazer xixi no chão em qualquer lugar é ok… quero morrer!!!! Vou ver ser compro mais uma caixa (já tenho três) pra varanda. Quem sabe, né? 🙂
Ela também tem compulsão alimentar, come até passar mal e vomitar, mas ela adora aqueles biscoitinhos de gato, já sachet é jogar dinheiro fora!
Adorei o post!
Beijos!
Manu Alves
Nhaim!
Será que os velhinhos são iguais ou a Meow (que nome fofo!) é gêmea do Mingau?
Sobre o xixi, tem certeza que ela não tá fazendo isso pra chamar sua atenção pra algo? Fica de olho!
E o Mingau também come até vomitar…que raiva, ração tá cara pra ficar desperdiçando assim, hahah!
Beijokas!
Ludmila
Nem sei, viu… ela é tão cheia de mania.
Vai saber… De repente ela não gosta que eu lave a cortina da sala! Risos.
Gatos e suas manias 🙂
Beijos!
Manu Alves
Não duvido nada que seja isso, hahaha!
Beijokas!