Qual a relação entre pH e os nossos cabelos?
Olááá!
Para começo de conversa, você sabe o que é pH? Já deve ter ouvido falar na escola nas aulas de química mas a essas alturas quem vai lembrar desses detalhes? Mas saiba que essa aulinha chata pode nos ajudar a cuidar melhor de nossos cabelos. Ihhh…você faltou nessa aula né…não se preocupe, vou te relembrar como isso funciona!
O pH é o potencial hidrogênico, que determina o grau de acidez ou alcalinidade de todo produto que possua água em sua fórmula (quase tudo!), inclusive nosso corpo e nossos cabelos. Essa escala vai de 0 a 14, onde o 7 é o neutro, e valores menores que esse (0 ao 6) são ácidos e valores maiores (8 a 14) são básicos.
Nossa pele e nosso cabelo tem pH levemente ácidos. A pele tem pH entre 5,5 e 6,5 e o cabelo tem pH entre 4,5 e 5,5. Ao perceberem isso, os pesquisadores mostraram em seus estudos que um produto com pH baixo penetra mais na fibra capilar e com isso proporciona maior nutrição e hidratação aos fios.
Quando um produto passa por alisamento químico (progressivas, marroquinas e escovas em geral) o cuidado com os fios precisa ser redobrado. O pH desse shampoo deve ser capaz de abrir as escamas do fio para limpá-lo, mas sem agredir a cutícula capilar. Os condicionadores e máscaras de tratamento devem ter pH ainda mais baixo, para que assim os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, resultando em uma excelente hidratação que facilita a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.
Então se vocês tem algum tipo de alisamento químico no seu cabelo, comprem sempre produtos com pH baixo. Geralmente esses produtos vem com o pH na própria embalagem para que você saiba o que está comprando.
Duas marcas acabaram de lançar produtos com pH baixo, a Seda e a Dove.
A Seda cocriou com o expert Mauro Freire (NÃO MAURO, VAI ESTRAGAR TUDO!) a nova linha Seda Pós Alisamento Químico que contém a tecnologia Escova Perfect que com pH baixo, foi desenvolvida especialmente para garantir que a fibra capilar recupere a nutrição e hidratação. Com isso, você terá a sensação de cabelo recém-alisado todos os dias até a próxima ida ao salão. Os produtos devem ser utilizados a partir da realização do alisamento químico, e assim você não vai estragar tudo!
A Dove também acaba de lançar sua linha Pós Progressiva que proporciona tratamento completo e delicado aos cabelos prolongando em até 70% o efeito do alisamento entre as lavagens. Além dos produtos tradicionais, a linha conta com um Kit de Reposição de Keratina, para repor toda a queratina perdida no processo pós-escova progressiva.
Você encontra os produtos Seda e Dove nas melhores perfumarias, supermercados e farmácias de todo o Brasil. Para conhecer melhor os produtos acessem os sites das marcas:
www.seda.com.br e
www.dove.com.br
*Informações enviadas pela Assessoria de Imprensa Unilever e postada no blog de forma gratuita.
Beijokas!
Michele
>Oi Manu! Sempre acompanho o blog e sigo suas dicas, o que foi uma salvação para meus fios! Queria uma dica sobre a Selagem Térmica/Plástica dos fios da Cadiveu, vc conhece? Sabe se seus efeitos são legais? Estou pensando em fazer, já q está difícil me livrar definitivamente das escovas progressivas… Um abraço e obrigada!
Manu Alves
>Olá Michele, tudo bem?
Olha só, essa é aquela que faz no salão né? Porque eu testei um kit caseiro de plástica de fios da Cadiveu e amei! Se for parecido com esse vale a pena. Os cabelos ficam bem macios e restaurados, mas não sei te dizer se essa que faz no cabeleireiro é diferente. Sei que todos os produtos da Cadiveu são bons, então em relação a qualidade não já com que se preocupar, mas o resultado realmente não sei te falar porque nunca fiz!
Se tiver mais alguma dúvida pode perguntar!
Beijokas!
Manu Alves
>Só corrigindo: Em relação a qualidade não HÁ com o que se preocupar…rsrs…